A Secretaria de Segurança Pública do Estado mantêm sem funcionamento, em sua estrutura, cinco viaturas do tipo Citroën C4 Lounge, que deveriam estar sendo utilizadas pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa, da Polícia Civil. No entanto, ainda não se fez sequer a transferência da documentação.

Foto de viatura parada há um ano, publicada originalmente pelo portal GP1
Foram obtidas por meio de convênio com a Secretaria Nacional de Segurança Pública, do Ministério da Justiça, e chegaram em novembro do ano passado. Portanto, faz um ano que o governo federal disponibilizou essas viaturas para o estado do Piauí. Sendo que as mesmas continuam em desuso.
No dia 13 de dezembro daquele ano o governador Wellington Dias (PT) fez a solenidade de entrega à Secretaria de Segurança. O governo federal não foi mencionado. O então secretário de Segurança, Fábio Abreu, disse na época que a segurança do Piauí estava avançando e que vários órgãos seriam beneficiados com novas viaturas de combate ao crime, a exemplo do DHPP, Polícia Militar e Greco (Grupo de Repressão e Combate ao Crime Organizado).
Na oportunidade, ele falou em “aquisições” e não em convênio com o governo federal. Faz parte da estratégia do governo do estado de esconder as ações do governo de Jair Bolsonaro em prol do Piauí. O governo do estado teria apenas que pintar com os dizeres dos órgãos policiais contemplados e em seguida regularizar a documentação dos veículos.
Mas isso não foi feito. Pelo menos de acordo com o atual secretário, Rubens Pereira, que garante: as viaturas estarão em uso já a partir dessa sexta-feira (04). Ele disse que houve problemas no Detran/PI por conta da pandemia e que isso impediu a legalização dos veículos.

>>> Viaturas entregues pelo governo federal ainda não foram nem transferidas
“Os carros nos foram entregues em dezembro, já em março ocorreu a pandemia, a partir daí, com o processo de licenciamento já parado, tivemos que esperar, e só recentemente retomamos o contato para a regularização. Vamos precisar pagar alguns valores e em seguida tudo está normalizado. Mas os carros começarão a atuar nesta sexta-feira”, disse Pereira.
Os veículos pertenciam à União. Para serem usados em nível local precisam de um licenciamento para o estado. Na prática, ainda estão em nome do governo federal e precisam ser transferidos para a Secretaria de Segurança do Piauí. (Toni Rodrigues)