Usuários do Departamento de Trânsito do Piauí (Detran), vêm denunciando que desde dezembro de 2021 não conseguem realizar serviços relacionados ao Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam), pois o sistema encontra-se fora do ar desde então.
Em entrevista ao OitoMeia, o Analista de Mercado Emanuel Yves Feitosa, comentou que fazem 36 dias que tenta realizar a transferência e documentação de seus veículos, mas o Detran sempre informa que o sistema está fora do ar, mesmo que em suas redes sociais informem que o serviço já está sendo realizado.
“Porque vai fazer quase 40 dias que o sistema do Detran está fora, e fica postando fake news no insta falando que o sistema está operando, Mentira! É só olhar os comentários o tanto de gente que discorda e está prejudicada. Vou todo dia no Detran e lá falam a mesma coisa que o sistema está fora do ar e colocam previsão de toda segunda “Volta próxima segunda”, informou Yves.
Entretanto, o departamento alega que os serviços de primeiro emplacamento, transferências, comunicação de venda em cartório, vistoria, multas e emissão de taxas referentes a veículos podem ser realizados pelos usuários nos postos de atendimento ou na sede do órgão.
O Detran Piauí informou ainda que em conjunto com a Agência de Tecnologia de Informação (ATI) estão implementando um novo sistema de Renavam com o fim de proporcionar a população mais agilidade e modernidade aos serviços, entretanto essa implementação vêm ocorrendo desde o dia 17 de dezembro.
Já o atraso no cronograma de execução da migração dos sistemas teria sido motivado pelas intercorrências ocorridas no período, referentes às integrações e por vários ataques Hackers que ocorreram. Desde então, quase um mês após, a população ainda não consegue realizar esse serviço. (OitoMeia)