Os vereadores de Parnaíba começaram discutir as mudanças na nova composição da Câmara Municipal, com vistas às próximas eleições. Se depender da vontade da maioria o Legislativo local será aumentado em 6 novas vagas, passando dos 11 atuais vereadores para 17.
Os vereadores João Câncio Neto, Carlos Alberto(Beto) Teles, Gustavo Lima, Ronaldo Prado, Reinaldo Filho e Evalto Linhares defendem que as vagas sejam aumentadas para 17. “Serão suficentes e não teríamos que fazer novas reformas na Câmara, para criar novos gabinetes.Apenas deverão ser feitas adequações nos gabinetes atuais, a fim de recebermos os novos vereadores a serem eleitos nopróximo ano”, comenta o vereador Ronald Prado.
Os vereadores Fernando Gomes e Neta Castelo Branco são a favor de que as vagas sejam aumentadas para 19.”Aumentaria a representatividade da população na Câmara e evitaria que na disputa pela Mesa Diretora se repetisse o que vem ocorrendo atualmente, com apenas uma chapa concorrente, o que não é bom para a democracia porque a alternância no comando da Casa fica sempre entre um pequeno grupo”, diz Fernando Gomes.
A vereadora Neta acrescenta, entretanto, que a definição da nova composição do legislativo parnaibano só se dará no final de setembro. “Estamos também esperando as novas normas na Reforma Eleitoral em discussão no Congresso. Vamos considerar também se serão possíveis ou não as coligações proporcionais”, diz.