Voo saiu de Campinas, não pousou em São Luís, nem em Teresina, foi conseguir em Parnaíba

EMERGÊNCIA: Voo saiu de Campinas, não pousou em São Luís, nem em Teresina, foi conseguir em Parnaíba

Voo de São Luiz teve que pousar em Parnaíba

Um Airbus A320 da companhia Azul precisou declarar emergência na tarde desta quarta-feira (19) devido ao baixo nível de combustível, após encontrar dificuldades para pousar em dois aeroportos por conta do mau tempo. O voo AD4781, que partiu de Viracopos, em Campinas (SP), às 13h23, tinha como destino final São Avião Campinas São Luís (MA), mas enfrentou condições meteorológicas adversas ao tentar aterrissar. Com informações do imirante.com

Com chuva intensa, trovoadas e ventos superiores a 35 km/h em São Luís, a tripulação optou por desviar para Teresina (PI), onde novamente não conseguiu pousar. Diante do cenário, o piloto declarou emergência ao controle de tráfego aéreo de Teresina, utilizando o código “mayday fuel”, que indica uma situação crítica relacionada ao nível de combustível. Seguindo orientação do controle, a aeronave foi direcionada para Parnaíba (PI), onde pousou em segurança às 17h49.

De acordo com normas da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), uma aeronave deve declarar emergência quando seu combustível for suficiente para menos de 30 minutos de voo. As regulamentações exigem que haja reserva para cobrir o trajeto original (Campinas-São Luís), uma alternativa de pouso (São Luís-Teresina) e um tempo extra de autonomia.

Após o pouso em Parnaíba, a aeronave foi reabastecida e seguiu viagem para São Luís, onde os passageiros desembarcaram. Em nota, a Azul destacou que o procedimento ocorreu “em total segurança” e atribuiu a situação às condições climáticas desfavoráveis. A companhia reforçou ainda que todas as medidas adotadas visam a segurança dos passageiros e da operação. (pensarpiaui)

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.