Florentino Neto destaca avanço das obras do Hospital Universitário de Parnaíba

As obras do Hospital Universitário de Parnaíba (HU-UFDPar) seguem avançando conforme o cronograma de execução, com o início da etapa de fundação da edificação. Os serviços de concretagem das sapatas, estruturas responsáveis pela sustentação da base do prédio, já estão em andamento, representando um importante avanço na implantação do empreendimento.

Florentino Neto destaca avanço das obras do Hospital Universitário de Parnaíba – Foto: Divulgação

A execução da obra contempla, nesta primeira fase, a construção do bloco ambulatorial, prédio administrativo, áreas de apoio, acessos internos e estacionamento. A área destinada ao estacionamento já passou pela etapa de terraplanagem e segue em preparação para as próximas etapas dos serviços.

Com investimento estimado em cerca de R$ 180 milhões, o Hospital Universitário de Parnaíba será um equipamento estratégico para a expansão da assistência em saúde, do ensino, da pesquisa e da extensão no litoral do Piauí. A unidade fortalecerá a formação dos estudantes da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar), ampliando espaços para estágios, residência médica e produção científica.

O reitor João Paulo destacou que o empreendimento representa um marco para a universidade e para toda a região, ao integrar educação, inovação e atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo ele, o hospital ampliará a capacidade de formação na área da saúde e contribuirá para consolidar Parnaíba como referência regional em assistência médica.

Florentino Neto destaca avanço das obras do Hospital Universitário de Parnaíba – Foto: Divulgação

Quando concluído em sua totalidade, o Hospital Universitário contará com 120 leitos, incluindo 20 de UTI, ampliando o atendimento de média e alta complexidade e reduzindo a necessidade de deslocamento de pacientes para outros centros.

O deputado federal Florentino Neto ressaltou que o Hospital Universitário é resultado de um esforço conjunto e representa uma conquista histórica para Parnaíba e para todo o litoral do Piauí.

“Essa obra simboliza um grande avanço para a nossa região, porque une saúde, educação e desenvolvimento. O Hospital Universitário vai ampliar o atendimento à população, fortalecer a formação dos nossos estudantes e transformar Parnaíba em um importante polo regional de saúde e conhecimento. É um compromisso que estamos acompanhando de perto para garantir que esse sonho se torne realidade”, afirmou o parlamentar.

Florentino Neto destaca avanço das obras do Hospital Universitário de Parnaíba – Foto: Divulgação

A implantação do HU-UFDPar conta com o apoio da bancada federal, com destaque para a articulação do deputado Florentino Neto, que lutou pelo projeto desde suas etapas iniciais por entender a importância do investimento para o fortalecimento da saúde pública e da educação superior no Piauí.

Governo faz mais empréstimos de R$ 1,5 bilhão

O Projeto aprovado na Comissão de Finanças segue para votação em plenário

A Comissão de Fiscalização e Controle, Finanças e Tributação (CFCFT) da Assembleia Legislativa do Piauí encaminha nesta quinta-feira (25) para votação em autorizações de empréstimos do Governo do Estado nos valores de $150 milhões de dólares, R$ 698,8 milhões de reais e 95 milhões de reais.

Durante a votação dos empréstimos, o deputado Gustavo Neiva (PP) se posicionou contra, afirmando que “nós estamos nos encaminhando para um caminho muito perigoso; estamos comprometendo as finanças do Piauí a curto, médio e longo prazo”. Fábio Novo rebateu, dizendo que os valores tomados estão sendo utilizados para acelerar o progresso do Estado.

A operação de crédito de 150 milhões de dólares, em valores atuais equivalente a 781,5 milhões de reais, será utilizada para o Programa Estradas Seguras, com ações voltadas à recuperação, melhoria, segurança viária, resiliência climática e modernização da gestão da infraestrutura rodoviária estadual. O empréstimo será tomado junto ao Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD). O relatório na Comissão foi elaborado pelo deputado João Mádison (MDB).

Para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde, o valor de R$ 698,8 milhões será conseguido com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O Executivo justifica que a operação se dá “pela necessidade de ampliação, modernização e fortalecimento da infraestrutura da rede pública estadual de saúde, com vistas à melhoria da qualidade da atenção integral prestada à população piauiense, assegurando atendimento regionalizado, equânime e em tempo oportuno”. Também coube a João Mádison a elaboração do parecer.

Por fim, R$ 95 milhões serão conseguidos com a Caixa Econômica Federal (CEF), no âmbito do Programa Saneamento para Todos. O Governo explica que o montante será utilizado para obras com módulos sanitários – conjuntos que incluem vaso, lavatório, chuveiro, sistema de tratamento de dejetos e reservatório de água. O Executivo aponta que o empréstimo beneficiará 3.519 famílias na zona rural piauiense. O parlamentar Fábio Novo (PT) foi o relator da matéria na Comissão.

Também estiveram presentes na reunião o presidente da Comissão, Franzé Silva (PT), o líder do Governo no Legislativo, Dr. Vinícius Nascimento (PT), e os deputados Hélio Isaías (PT), Wilson Brandão (PP), Nerinho (PT), Dr. Gil Carlos (PT) e Henrique Pires (MDB).(politicapiaui)

Lideranças de Parnaíba anunciam apoio para pré-candidatura de Breno Macedo

Uma reunião com 2 mil pessoas, em Parnaíba, marcou o apoio da suplente de vereadora Jessica Garcez, Luizinho Campos, Jorge Calango, subtenente Ludgar, Erenildo ao pré-candidato a deputado estadual pelo Partido Verde (PV) Breno Macedo.

Para o pré-candidato, o apoio recebido pelos amigos de parnaibanos é muito importante. “O município de Parnaíba é lugar que as pessoas visitam para descansar e aproveitar as belezas naturais. É uma cidade acolhedora e com povo amoroso, por isso me comprometo em trabalhar por uma cidade melhor para todos”, acrescenta.

 O pré-candidato enfatiza a importância do apoio dos parnaibanos nesta caminhada, e reafirma o compromisso de trabalhar por um Piauí mais justo para todos. “Saio daqui de Parnaíba com a certeza de que estamos no caminho certo e com o sentimento de gratidão a todos vocês que estão com o nosso grupo nesta caminhada”, finaliza. (parlamentoPiaui)

 Fonte/Créditos: Assessoria

TCE multa prefeita de Buriti dos Lopes por irregularidades em dispensa para compra de veículos novos

O Tribunal de Contas do Estado do Piauí julgou procedente uma representação contra a Prefeitura de Buriti dos Lopes e aplicou multa de 2.000 UFRs à prefeita Laura Rosa (PP) por irregularidades identificadas nas Dispensas Eletrônicas nº 010/2025 e nº 011/2025, destinadas à aquisição de veículos novos para o município.

A decisão unânime acolheu o parecer do Ministério Público de Contas e concluiu que a administração municipal descumpriu regras da nova Lei de Licitações (Lei nº 14.133/2021), comprometendo princípios como transparência, publicidade e prestação de contas.  

TCE multa prefeita de Buriti dos Lopes por irregularidades em dispensa para compra de veículos novos

   

Segundo o acórdão, a denúncia apontava que o edital estabelecia um prazo de entrega considerado incompatível com a realidade do mercado de veículos novos, já que não levava em conta etapas obrigatórias como emissão de nota fiscal, emplacamento, regularização documental e transporte até o município. Também foram questionadas a exigência de atestado de capacidade técnica sem justificativa legal, a falta de clareza sobre a entrega dos veículos já emplacados e a indicação de marca e modelo específicos sem fundamentação técnica, circunstâncias que poderiam restringir a competitividade entre fornecedores.

Durante a instrução do processo, a prefeita alegou que a representação teria perdido o objeto porque o procedimento inicial não foi concluído. O argumento, porém, foi rejeitado pelo Tribunal. Para o relator, ainda que a dispensa eletrônica não tenha prosperado, permanecia a necessidade de analisar a legalidade da contratação direta realizada posteriormente e de verificar se foram cumpridas as exigências legais de transparência.

Na análise dos autos, o TCE concluiu que a Prefeitura deixou de cadastrar o procedimento e a contratação direta nos sistemas Licitações Web e Contratos Web, não publicou os atos no Portal da Transparência nem no Portal Nacional de Contratações Públicas (PNCP) e ainda deixou de fornecer informações solicitadas pela fiscalização. A Corte destacou que essas omissões impedem o acompanhamento da contratação pelos órgãos de controle e pela sociedade, além de dificultarem a verificação de pagamentos e da execução do contrato.

Além da multa aplicada à prefeita, o Tribunal emitiu alertas para que o município passe a observar rigorosamente a legislação nas próximas contratações, evitando exigências restritivas sem justificativa técnica e garantindo que todos os procedimentos de contratação direta sejam devidamente cadastrados e divulgados nos sistemas oficiais, assegurando transparência e ampla concorrência.

Fonte: Portal A10+

Anúncio do Porto de Luís Correia é “Improviso e propaganda eleitoreira”, diz Ciro

O senador Ciro Nogueira (PP) postou em seu perfil no X (ex-Twitter) uma crítica ao governador Rafael Fonteles (PT), a respeito do anúncio do suposto funcionamento do Porto de Luís Correia. De acordo com o que se tem divulgado na imprensa, Rafael garante que o Porto fará a primeira operação de exportação para a China, enviando mais de 110 mil toneladas de minério de ferro via navio.

No anúncio, não foi detalhada a logística da operação. A operação não permitiria a chegada de um grande navio.

Ciro Nogueira e Rafael Fonteles (Foto: Reprodução/Ricardo Morais)

“Mais uma tentativa de enganar a população: quem entende de logística sabe que sem dragagem de verdade e calado, a operação do Porto de Luís Correia não passa de propaganda eleitoreira. Navio isolado bem longe da costa, em alto-mar precisando de barco menor pra transbordo, não é porto funcional, é improviso”, disparou Ciro.

O senador criticou a falta de estrutura real para a operação, destacando que o governador tenta se promover por ser este um ano eleitoral. O fato se somaria a diversas outras divulgações feitas “antes da hora”.

“Sem infraestrutura robusta e dragagem definitiva, a pressa em fazer barulho é pura propaganda política. E das ruins. Governador, se for pra fabricar uma obra pra servir de vitrine pra projeto de reeleição, ao menos escolha uma que funcione”, concl uiu.(Guilherme Freire)

 

Foragido de Parnaíba é preso na zona Sudeste de Teresina

Homem preso nesta quarta-feira (24) | ReproduçãoHomem preso nesta quarta-feira (24) | Foto: Reprodução

Um homem identificado como Robismark Ferreira da Silva foi preso na tarde desta quarta-feira (24) durante uma ação da Polícia Militar do Piauí, no conjunto Dirceu I, zona Sudeste de Teresina.

De acordo com informações do 8º Batalhão da Polícia Militar, uma equipe realizava rondas de rotina na região quando avistou um casal acompanhado de uma criança comercializando produtos de limpeza. Segundo os policiais, o homem apresentou comportamento suspeito ao perceber a aproximação da viatura, o que motivou a abordagem.

Durante a verificação dos dados do suspeito, os policiais constataram que ele é natural da Paraíba e possuía um mandado de prisão em aberto. Diante da situação, foi dada voz de prisão ao indivíduo.

Após a detenção, Robismark Ferreira da Silva foi encaminhado à Central de Flagrantes para a adoção dos procedimentos legais cabíveis. A Polícia Militar não informou detalhes sobre o processo que originou o mandado de prisão.(Rauena Pinheiro)

Chuva intensa surpreende moradores e interrompe programação na Beira-Rio em Parnaíba

Embora o mês de junho costume registrar as últimas precipitações da temporada chuvosa no litoral piauiense, a forte chuva que atingiu Parnaíba e parte da região na tarde, noite e madrugada desta quinta-feira surpreendeu moradores pelo grande volume de água acumulado em poucas horas.

A precipitação, considerada atípica para o período, deixou muita gente impressionada e provocou transtornos em alguns pontos da cidade. Na Avenida Beira-Rio, onde uma multidão acompanhava a transmissão da partida da Seleção Brasileira contra a Escócia pela Copa do Mundo, o público precisou deixar o local temporariamente em busca de abrigo devido à intensidade da chuva.

Após uma breve estiagem, a chuva voltou a cair durante a madrugada, reforçando a sensação de mudanças no comportamento climático da região.

Recentemente, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) havia previsto a possibilidade de chuvas esporádicas para o período, mas a intensidade do fenômeno chamou a atenção dos parnaibanos.

TCE bloqueia pagamentos da Prefeitura de Parnaíba a empresa contratada para processos seletivos

O Tribunal de Contas do Estado do Piauí determinou que a Prefeitura Municipal de Parnaíba, adminsitrada pelo prefeito Francisco Emanuel Cunha de Britose abstenha de realizar qualquer pagamento à empresa Passaporte PDH – Seleção e Desenvolvimento Humano, Assessoria e Consultoria Técnica, contratada para realizar dois processos seletivos simplificados no município. A decisão, do conselheiro substituto Alisson Felipe de Araújo, atende parcialmente a um pedido de suspensão apresentado em denúncia que questiona a regularidade da contratação.

Francisco Emanuel, prefeito de ParnaíbaFrancisco Emanuel, prefeito de Parnaíba

A denúncia aponta supostas irregularidades na contratação da empresa para conduzir os Processos Seletivos Simplificados de número 001/2026, vinculado à Secretaria de Educação, e 002/2026, vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania. Segundo o denunciante, haveria falta de clareza sobre o procedimento licitatório utilizado, deficiência no detalhamento do que foi efetivamente contratado, fragmentação irregular da despesa entre as duas secretarias e dúvidas sobre a capacidade técnica da empresa para realizar os certames.

Os representantes da Prefeitura de Parnaíba, intimados a se manifestar, apresentaram justificativas que indicam, segundo a decisão, que a contratação decorreu de um pregão eletrônico regularmente realizado, e que a existência de contratos separados para cada secretaria se justificaria pela divisão orçamentária entre as duas pastas. A empresa contratada também apresentou documentos para comprovar sua qualificação técnica. Ainda assim, o relator entendeu que esses elementos não são suficientes para descartar, por ora, a necessidade de uma análise mais aprofundada sobre a regularidade da contratação.

Apesar de não ter encontrado motivos para suspender os processos seletivos em andamento, o conselheiro identificou um ponto que demanda cautela imediata. A denúncia menciona a emissão de empenhos que somam R$ 310.153,44 vinculados aos contratos firmados com a empresa. Embora os representantes do município tenham informado que ainda não houve liquidação ou pagamento desses valores, e que a remuneração da empresa ocorreria por meio das taxas de inscrição pagas pelos próprios candidatos, o relator considerou prudente impedir qualquer movimentação de recursos públicos em favor da contratada até que a Corte conclua a análise do caso. 

A decisão cautelar bloqueia, especificamente, qualquer pagamento, liquidação, transferência, repasse ou desembolso de recursos municipais em benefício da empresa, até que o Tribunal de Contas se manifeste de forma definitiva sobre o assunto. O prefeito de Parnaíba, Francisco Emanuel Cunha de Brito, e demais gestores municipais ligados às secretarias envolvidas foram cientificados sobre o teor da decisão, que não impede a continuidade dos processos seletivos simplificados, mas veda qualquer movimentação financeira relacionada ao contrato sob suspeita enquanto durar a apuração. (Lupa1)

Projeto que veda uso de linguagem neutra em órgãos públicos avança na Alepi

Projeto que veda uso de linguagem neutra em órgãos públicos avança na Alepi

Durante a reunião conjunta das comissões técnicas da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) desta quarta-feira (24), o projeto de lei que veda o uso da chamada “linguagem neutra” ou “linguagem não binária” nos órgãos e entidades da Administração Pública direta e indireta do estado do Piauí foi aprovado com relatoria do deputado Gustavo Neiva (PP). Proposição de autoria de Henrique Pires (MDB) agora segue para ser apreciada pelo Plenário da Casa.

A linguagem não-binária, também conhecida como linguagem neutra, é um conjunto de adaptações linguísticas que evitam a marcação obrigatória de gênero (masculino ou feminino). O objetivo central é incluir pessoas transexuais, não-binárias e intersexuais, que não se identificam exclusivamente com nenhum dos gêneros tradicionais.

O Projeto de Lei Ordinária (PLO) visa proibir que sejam alteradas as regras oficiais estabelecidas pelo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa para incluir “símbolos, sinais, vogais ou construções estranhas ao padrão culto, tais como “x”, “@”, “e”, “elu”, “amigues”, “todxs”, “todes”, ou equivalentes”. Tais expressões não podem constar em comunicações dos órgãos públicos, como editais, portarias, atos administrativos, comunicações internas ou externas. A proposição não proíbe o uso de tais termos pelos indivíduos públicos em suas esferas privadas, desde que não interfira na comunicação oficial ou nos atos formais da Administração Pública.

Gustavo Neiva diz que não acredita em vantagem Rafael: “o Governo que não teve condições colocar água na torneira do piauiense”

O deputado estadual Gustavo Neiva (PP) criticou o Governo do Estado e afirmou não entender a lógica das pesquisas de intenção de voto que apontam 80% para Rafael Fonteles (PT), visto que o interior Piauí ainda passa por “problemas básicos”.

De acordo com Neiva, o grupo político dominante no Piauí, liderado pelo PT nas últimas décadas, não tem direito de pedir o voto de confiança da sociedade, visto que não solucionou problemas básicos como o abastecimento.

Deputado estadual Gustavo Neiva (Foto: Ricardo Morais/OitoMeia)

“Não consigo entender essas pesquisas sendo divulgadas com 80%. Não acredito que 80% dos piauienses, que não têm, minimamente, os serviços básicos, ainda vão dar um voto de confiança a um grupo que não consegue resolver minimamente o problema de abastecimento de água”, comentou.

O deputado exemplificou a própria cidade, Porto Alegre do Piauí, que fica às margens do Rio Parnaíba, mas mesmo assim ainda sofre com a falta d’água.

“Na minha cidade, que fui prefeito, Porto Alegre do Piauí, às margens do Rio Parnaíba, nunca faltou água e lá agora falta água diariamente. Isso se repete em todo o estado do Piauí. Um Governo que não teve condições de minimamente colocar água na torneira do piauiense, como vai olhar no olho do eleitor e pedir voto de confiança mais uma vez, se uma coisa básica ele não conseguiu resolver? Como que o Governo não se envergonha de uma realidade dessa? A gente percebe a indignação da população e a gente está confiante no voto livre e consciente”, concluiu. (OitoMeia)

Jornalista piauiense é condenada por chamar Michelle Bolsonaro de “ex-garota de programa”

Além da indenização, o juiz Leonardo Maciel Foster, da 1ª Vara Cível de Brasília, determinou a exclusão de dois vídeos publicados no Instagram contendo as declarações e a divulgação de um direito de resposta a ser definido pela ex-primeira-dama. Michelle Bolsonaro chegou a solicitar a remoção imediata dos conteúdos por meio de liminar, mas o pedido foi negado. Até a publicação da decisão, os vídeos já não estavam mais disponíveis na plataforma.

Foto: Reprodução/InstagramMichelle Bolsonaro e Teônia Pereira

Michelle Bolsonaro e Teônia Pereira

Na sentença, o magistrado ressaltou que Teônia Pereira se apresenta como jornalista e que, nessa condição, deveria observar os princípios da atividade profissional, incluindo a apuração prévia das informações antes de sua divulgação. Segundo o juiz, o material apresentado pela defesa da jornalista não foi suficiente para comprovar a afirmação de que Michelle Bolsonaro teria atuado como garota de programa. Entre as provas anexadas estava um vídeo de uma suposta ex-esposa do presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, mas o conteúdo não levou à conclusão apontada pela jornalista.

A ação também abordou declarações feitas por Teônia Pereira sobre supostas passagens policiais de familiares de Michelle Bolsonaro. Nesse ponto, porém, o magistrado considerou que a jornalista apenas reproduziu informações já publicadas por outros veículos de comunicação, que presumidamente realizaram o trabalho de apuração. Com esse entendimento, o pedido de indenização formulado pela ex-primeira-dama foi reduzido para R$ 15 mil. (Izabella Furtado/Gp1)

Michelle abala candidatura de Flávo afirmando ter sido maltratada e humilhada por ele

Ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro quando gravou vídeo denunciando Flavio Bolsonaro.

A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) tornou pública uma grave desavença familiar e política com o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), pré-candidato à Presidência da República escolhido pelo ex-presidente Jair Bolsonaro. Em dois vídeos publicados nas redes sociais, Michelle relatou ter sido “maltratada” e “humilhada” pelo enteado durante uma conversa telefônica.

“Telefonei para ele, tentei algumas vezes, mas ele não atendeu. Algumas horas depois, ele retornou. Mas, sinceramente, para falar o que ele me falou, seria melhor se ele não tivesse ligado”, desabafou Michelle. “Ele foi muito ríspido, me desrespeitou e me maltratou no telefone. E eu não tinha feito nada contra ele.”

Ainda segundo a ex-primeira-dama, Flávio disse que ela deveria “ficar fora das decisões do partido”, alegando que Michelle “havia chegado ontem e não entendia nada de política”. Diante da crítica, ela afirmou ter se recolhido: “Entendi que ele não queria o meu apoio ou que este era insignificante. Fiquei na minha e assim permaneço”.

Durante todo o depoimento, Michelle se refere ao senador apenas como “Flávio”, “meu enteado” ou “pré-candidato”, evitando o sobrenome Bolsonaro.

Flávio tentou minimizar crise

Horas após a divulgação dos vídeos, Flávio Bolsonaro transmitiu uma live nas redes sociais momentos antes do jogo do Brasil contra a Escócia, pela Copa do Mundo de 2026. Vestindo uma máscara do atacante Neymar e ao lado da esposa, ele minimizou o episódio.

“Hoje é dia de jogo, nada nem ninguém me aborrece. Vamos tratar de coisa boa, vamos tratar de futebol”, declarou. Flávio também informou que visitou o pai, Jair Bolsonaro, em prisão domiciliar na manhã desta quarta-feira (24) e disse que o ex-presidente “está forte”, “antenado” e o teria incumbido da missão presidencial.

Origem da crise: aliança com Ciro Gomes no Ceará

A rusga exposta por Michelle remonta ao fim de 2025, após um comício do PL em Fortaleza. Na ocasião, a ex-primeira-dama criticou abertamente as negociações do partido para formar palanque no Ceará com o ex-governador Ciro Gomes (PSDB), que havia feito duras críticas a Jair Bolsonaro durante o mandato presidencial.

Do palco do evento, Michelle apontou para o deputado federal André Fernandes (PL-CE), um dos articuladores da aproximação, e classificou a aliança como “precipitada”. Os dois não se falam desde então, segundo ela.

O episódio acentua divisões internas no PL e expõe uma rachadura pública na família Bolsonaro às vésperas do ciclo eleitoral de 2026.(Diário do Poder)

Parnaíba intensifica combate ao descarte irregular de lixo com multas de até R$ 5 mil

Parnaíba intensificou o combate ao descarte irregular de lixo em diversos pontos da cidade. A Prefeitura, por meio da Secretaria de Serviços Urbanos e Defesa Civil, instalou placas de advertência e ampliou as ações de fiscalização para coibir uma prática que provoca transtornos à população, favorece a proliferação de doenças e compromete a imagem urbana do município.

A iniciativa busca conscientizar moradores sobre a destinação correta dos resíduos e atender a uma demanda recorrente da população por uma cidade mais limpa. As medidas contemplam tanto áreas atendidas pela coleta regular quanto locais onde o acesso ao serviço ainda enfrenta dificuldades.

De acordo com o secretário Felipe Silva, existe uma atuação conjunta com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente para identificar infratores e aplicar penalidades nos casos de reincidência. As multas podem chegar a R$ 5 mil para quem for flagrado descartando resíduos ou mantendo acúmulo de lixo em áreas públicas.

Em alguns pontos, os resultados já são percebidos. Na Rua Transtabuleiro, por exemplo, a combinação entre sinalização, fiscalização e monitoramento por câmeras contribuiu para reduzir o problema. O mesmo ocorreu em um trecho da Rua Anhanguera, na região do Balão da Guarita.

Apesar dos avanços, locais como a Avenida Padre Vieira ainda registram descarte frequente de lixo e entulho. A Prefeitura orienta que a população denuncie irregularidades por meio do telefone (86) 99506-7109, permitindo que as equipes realizem a verificação e adotem as medidas cabíveis.

(Daniel Santos/PCN)

Gracinha cobra melhorias em serviços essenciais para a população piauiense

Gracinha cobra melhorias em serviços essenciais para a população piauienseGracinha Mão Santa | Reprodução/Instagram

Entre os principais pontos abordados, a parlamentar destacou problemas no abastecimento de água e no saneamento, especialmente em regiões do Norte do Estado. Ela defendeu a fiscalização rigorosa dos contratos, a revisão de cláusulas que possam prejudicar os consumidores e a apresentação de um cronograma claro de investimentos.

A deputada também cobrou melhorias no atendimento da Equatorial no Piauí. Segundo Gracinha, a população precisa de respostas mais rápidas, prazos definidos e soluções efetivas para problemas relacionados ao fornecimento de energia em ruas, bairros e comunidades.

Na área da saúde, a parlamentar demonstrou preocupação com falhas no atendimento e defendeu maior acompanhamento das obras, reformas e investimentos em hospitais. Para ela, é fundamental garantir que os recursos públicos sejam aplicados de forma eficiente e que a população tenha acesso a um serviço digno e de qualidade.

A deputada também reforçou a importância da cultura e das tradições locais, destacando festas juninas, quadrilhas e celebrações populares como expressões da identidade do povo piauiense.

Ao final, Gracinha afirmou que o último ano de mandato exige ainda mais compromisso, fiscalização e ação concreta.(Ari Carvalho)