Rubens Vieira cumpre agenda de investimentos, obras e ações sociais no litoral do Piauí

O deputado estadual Rubens Vieira cumpriu uma intensa agenda institucional e social no litoral piauiense ao lado do prefeito de Parnaíba, Francisco Emanuel, e do governador do Piauí, Rafael Fonteles, nesta sexta-feira (22), acompanhando ações e investimentos voltados ao desenvolvimento da região.
A programação teve início na Prefeitura de Parnaíba, com a assinatura de ordens de serviço para obras e melhorias importantes no município. O momento reforçou o compromisso das lideranças com o avanço da infraestrutura urbana e com a execução de projetos que impactam diretamente a qualidade de vida da população.
Dando continuidade à agenda, as autoridades visitaram a Praia da Pedra do Sal, um dos principais cartões-postais do litoral piauiense, além de acompanharem de perto obras em andamento no município de Ilha Grande. As ações têm como foco o fortalecimento do turismo regional, a ampliação da infraestrutura e a geração de oportunidades econômicas para moradores da região.
Durante o dia, Rubens Vieira também participou de um café promovido pelo deputado federal Florentino Neto, encontro marcado pelo diálogo político e pela união de lideranças em defesa de investimentos e melhorias para o povo piauiense.

Mãe e filho são assassinados a tiros na porta de casa em Parnaíba

Por Izabella Lima

Foto: Reprodução / PMPI

Mãe e filho foram assassinados a tiros na noite desta sexta-feira (22) no bairro João XXIII, no município de Parnaíba, litoral do Piauí. As vítimas foram identificadas como Roseane Soares, de 42 anos, e Victor Soares, de 24 anos.

De acordo com informações do 27º Batalhão da Polícia Militar, Roseane estava sentada na porta da residência com o companheiro quando um homem em uma motocicleta de cor prata, usando capacete e roupas longas, passou pelo local. Pouco depois, o suspeito retornou e efetuou cerca de seis disparos de arma de fogo na direção de Roseane e do filho, Victor, que estavam na esquina da via.

Roseane não resistiu aos ferimentos e teve o óbito constatado ainda no local do crime. Já Victor foi socorrido por populares e encaminhado às pressas para o Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA). A equipe médica realizou os procedimentos de reanimação, mas o jovem não resistiu e faleceu por volta de 1h15 da madrugada deste sábado (23).

A Polícia Militar informou que a motocicleta utilizada pelo atirador havia sido roubada recentemente na Rua Arimateia Carvalho e estava sem a placa de identificação. A guarnição realizou diligências por toda a região, mas nenhum suspeito foi localizado até o momento. O local foi isolado para os trabalhos da perícia e o caso será investigado pela Polícia Civil.

Governador Rafael Fonteles entrega obras em cinco municípios do Norte do Piauí

Governador Rafael Fonteles entrega obras em cinco municípios do Norte do Piauí

governador Rafael Fonteles cumpre uma intensa agenda neste sábado (23) em cinco municípios do Norte do Piauí. Ele irá a Bom Princípio do Piauí, Caxingó, Buriti dos Lopes, Cocal dos Alves e Cocal para participar de inaugurações, visitas técnicas e homenagens.

Os compromissos começam às 7h em Bom Princípio, com visita às obras da pista de cooper de 2 km na Avenida Benedito D Rabelo. Às 10h, em Caxingó, Fonteles confere os trabalhos de recuperação da pavimentação na rodovia estadual PI-305, realizados pelo Departamento de Estradas e Rodagens (DER).

Em seguida, às 12h20, em Buriti dos Lopes, ocorrem inaugurações de 24.894,75 m² de pavimentação asfáltica em 26 ruas e da rodovia estadual PI-209, que liga a sede do município ao Povoado Barra do Longá.

Às 14h40, o governador visita a Unidade Básica de Saúde (UBS) Pedro Cardoso Veras em Cocal dos Alves, seguida pela inauguração de 7.015,30 m² de pavimentação asfáltica.

O dia encerra às 17h em Cocal, com uma homenagem a alunos medalhistas da rede municipal de Educação, na Praça de Eventos.

Fonte: Governo do Piauí – Notícias

Lula cumprirá agenda no Piauí entre junho e agosto, diz Rafael Fonteles

Lula cumprirá agenda no Piauí entre junho e agosto, diz Rafael Fonteles

Lula e Rafael Fonteles

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve visitar o Piauí entre junho e agosto para acompanhar obras e anunciar investimentos federais. A agenda inclui intervenções em rodovias, drenagem, segurança hídrica, saúde, educação e habitação. O governador Rafael Fonteles afirmou que, até o início oficial da campanha eleitoral, o foco permanece na administração estadual.

O que aconteceu

O governador do Piauí, Rafael Fonteles, confirmou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva realizará uma visita oficial ao estado entre os meses de junho e agosto. A declaração foi feita durante entrevista à TV Cidade Verde, nesta sexta-feira (22), enquanto o governador cumpria agenda no litoral piauiense.

Segundo Fonteles, a visita terá como principal objetivo acompanhar obras e investimentos do governo federal ligados ao novo PAC, com foco em infraestrutura, mobilidade urbana e segurança hídrica. Entre os projetos citados estão as duplicações das BRs 343 e 316, a obra de drenagem do Piscinão de Parnaíba, a Barragem Nova Algodões, em Cocal, e a adutora de Jaicós.

O governador também destacou investimentos na construção de novos Institutos Federais em Altos, Esperantina e Barras, além de ações na saúde em Luzilândia e da expansão do programa Minha Casa, Minha Vida, que prevê mais de 10 mil moradias no estado.

Fonteles afirmou ainda que a presença de Lula fortalece a base aliada em um período próximo ao calendário eleitoral, mas ressaltou que o debate político ficará restrito ao período autorizado pela Justiça Eleitoral, a partir de 16 de agosto.(pensarpiaui)

Justiça italiana derrota governo Lula e STF ao reconhecer perseguição a Zambelli

Carla Zambelli (Foto: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados)

Os seis juízes da Corte de Cassação, última instância judicial da Itália, negaram a extradição da ex-deputada federal Carla Zambelli (PL-SP). A Corte reconheceu, de forma explícita, os argumentos centrais da defesa: Zambelli é vítima de perseguição política no Brasil. Isso representa duro revés para o governo Lula (PT) e o ministro do STF Alexandre de Moraes, principal artífice das acusações. A prisão de Zambelli virou teste internacional sobre a credibilidade do Judiciário brasileiro. Perdeu, mané.

Constrangedor

A decisão italiana expõe, com clareza, o que vem sendo denunciado há anos: a judicialização da política e a politização da Justiça no Brasil.

Criminalização

Os juízes negaram extradição e validaram a alegação de que, no Brasil, dissidência política é criminalizada pelo aparato repressivo do Estado.

Perseguir não pode

Contaminar justiça com política viola princípios fundamentais do direito internacional que impedem extraditar em caso de “persecuzione politica”.

Cantando a bola

Recebeu tratamento de precedente incômodo o governo e STF insistirem em classificar opositores como “golpistas” ou “ameaças à democracia”.(Cláudio Humberto)

O caos que é o atendimento no Hospital Dirceu Arcoverde(HEDA) em Parnaíba

POR: Bernardo Silva

Meninos, eu vi. É uma loucura a gente acompanhar de perto o que seja o atendimento no Hospital Regional Dirceu Arcoverde- Heda, em dias de grande movimento. Eu estava lá, na noite de quinta-feira(21), acompanhando minha filha que teve um mal- estar e supôs tratar-se de um problema cardíaco grave, considerando que todos da minha família temos problemas do coração. Só para se ter uma ideia do quanto sofre quem necessita dos serviços daquele hospital, minha  filha ficou de 15 às 20 horas esperando para fazer um eletrocardiograma. Para concluir todos os exames necessários e ter um diagnóstico mais preciso do que ela sentia, ficou no HEDA até por volta de uma da manhã- DE 15 horas de quinta às primeiras horas de sexta-feira.

Os corredores nesta quinta-feira estavam assim

Caos total. Uma verdadeira muvuca. Corredores superlotados de pessoas- jovens e idosos. Alguns em leitos e outros cochilando em cadeiras; Pessoas gritando, reclamando com funcionários, exigindo pressa no atendimento, o que nem sempre era possível, não obstante pacientes haverem recebido aquela pulseira amarela que, segundo informam, por se tratar de urgência, deveriam ser atendidos em até uma hora de espera. Mas isso não nem sempre ocorre, como não ocorreu com minha filha.

FUNCIONÁRIOS DEDICADOS

O corre-corre dos funcionários era grande. Todos dando o melhor de si, não há como negar. Porém, muita demanda para pouca gente atender. E a direção do Hospital sabe disso e não toma providências. Funcionários, ao que soubemos, estão indo trabalhar até mesmo com problemas de saúde, porque a direção não os libera. E se alguém pede uma licença saúde não pode ser vista na rua resolvendo problemas pessoais porque será imediatamente desligada, por justa causa. Um rigor imenso que talvez não combine com o salário que a tal empresa ISAC paga. Ou seja, não pode haver redução de equipe porque não há substituto.

DENÚNCIA

Recebi uma denúncia e a encaminhei para uma pessoa lá de dentro pedir informações a respeito. Nunca recebi resposta. Eis a deúncia:

“Quero fazer uma denúncia. 

OS que comandam o hospital estadual ISAC , áa próxima de entrar em colapso. Não paga fornecedores, salários médicos atrasados, prestadores de serviços atrasado. Falta insumos, falta medicamento, falta material de limpeza. Segundo informação os profissionais estão levando papel para imprimir receitas, pois não tem na unidade. e a orientação que foi passada pela direção, foi para enviar por e-mail ao  paciente! Viva o SUS. Triste realidade.

OBS: Também só há uma máquina de raio X funcionando. A outra quebrada”.

ALÔ GOVERNADOR

Infelizmente este é o Piauí governado por um jovem que preferiu usar o mandato para conhecer o mundo às custas do dinheiro da população. Repassou a terceiros a responsabilidade de cuidar da saúde da população e o resultado é a tragédia em que vivemos. Os serviços de água e esgoto também está nas mãos de terceiros, porque o jovem governador gosta é de viajar, dançar pelo interior e fazer corridinhas, acompanhado de um monte de velhotes, inaugurando asfalto e calçamentos em todo o Estado. Este é o Piauí de oportunidades para políticos desumanos, que só querem do povo o voto. Depois, viram-lhe as costas.

Expectativa cresce sobre aumento do nível da Lagoa do Portinho após cheia da Barragem Jaburu I

A possibilidade de aumento no volume de água da Lagoa do Portinho tem gerado expectativa entre moradores da região litorânea do Piauí.

O motivo é a situação da Barragem Jaburu I, localizada na Serra da Ibiapaba, no Ceará, que atingiu grande volume de água após as fortes chuvas registradas nos últimos meses.

Com a barragem cheia, existe a possibilidade de liberação controlada da água acumulada, o que pode influenciar diretamente no abastecimento hídrico de áreas ligadas ao sistema natural que alimenta a Lagoa do Portinho.

A situação vem sendo acompanhada com atenção por moradores, ambientalistas e comerciantes da região, já que a lagoa é considerada um dos principais cartões-postais do litoral piauiense e há anos enfrenta períodos de redução significativa do nível de água.

Por enquanto, a expectativa é aguardar os próximos desdobramentos e possíveis decisões relacionadas à liberação do volume acumulado na barragem.

Wellington Dias amplia articulações por Vinícius e avança sobre espaços da própria base

As movimentações do ministro Wellington Dias para fortalecer a pré-candidatura do filho, Vinícius Dias, seguem ganhando intensidade na política piauiense. Mesmo com o lançamento recente do nome de Vinícius, Wellington passou a ampliar contatos com prefeitos e lideranças municipais em diferentes regiões do estado em busca de apoio político. Entre os gestores procurados estão nomes ligados a grupos que já possuem compromissos políticos e estruturas eleitorais em construção.

A movimentação alcança espaços tradicionalmente ocupados por lideranças do próprio grupo governista, incluindo integrantes do PT, MDB, PSD e outras siglas que fazem parte da base. Integrantes do meio político avaliam que Wellington acelerou a construção da candidatura do filho e ampliou a presença do projeto político em áreas consideradas estratégicas para parlamentares que já trabalham a consolidação de suas bases eleitorais. Com reuniões, contatos e articulações em sequência, Wellington mantém a estratégia de fortalecer Vinícius Dias para a próxima disputa eleitoral. (Silas Freire)

Rafael Fonteles autoriza nova etapa da Orla da Pedra do Sal e mais de R$ 50 milhões em asfalto para Parnaíba

O governador Rafael Fonteles assinou nesta sexta-feira (22) em Parnaíba ordens de serviço para novas obras de infraestrutura urbana e mobilidade, somando investimentos que devem ultrapassar R$ 50 milhões pavimentação asfáltica em diferentes regiões da cidade.

Rafael Fonteles autoriza nova etapa da Orla da Pedra do Sal e mais de R$ 50 milhões em asfalto para Parnaíba(João Albert)

Além disso, o governador também autorizou a terceira etapa da revitalização da Orla da Pedra do Sal, considerada uma das áreas turísticas mais importantes do litoral piauiense, com investimento de R$ 8 milhões e destacou a importância da integração entre estado e prefeitura para acelerar investimentos e ampliar os serviços públicos. “Quanto mais integração, aproximação e parceria tiver, melhor para acelerar os investimentos e as ações em benefício do povo em todas as áreas. Infraestrutura, saúde, educação e segurança são marcas da nossa gestão”, afirmou.

Uma das ordens de serviço prevê asfaltamento em uma área de mais de 100 mil metros quadrados, com investimento superior a R$ 9,3 milhões. Outra obra, executada pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Piauí (DER-PI), contempla quase 23 mil metros quadrados de pavimentação.

O prefeito Francisco Emanuel também ressaltou os resultados da parceria institucional. “Mais do que uma parceria política e administrativa, essa união é em favor da população. Estamos avançando na educação, na saúde e na infraestrutura para melhorar a vida de quem mora em Parnaíba”, afirma, enfatizando ainda que as obras de asfaltamento devem alcançar avenidas e corredores importantes da cidade, com recursos municipais, estaduais e federais.

Fonte: Governo do Piauí

Adesões da oposição ao karnak expõem dificuldade de Rafael em conquistar bases no interior

As recentes adesões de lideranças da oposição ao grupo do governador Rafael Fonteles começam a levantar dúvidas sobre o peso político real desses movimentos no interior do estado. Em várias cidades, o anúncio de alinhamento ao Palácio de Karnak não tem sido acompanhado pelo mesmo entusiasmo entre lideranças locais, apoiadores e grupos que tradicionalmente sustentam esses projetos políticos.

Em Altos, o caso do prefeito Maxwell da Marinha passou a chamar atenção. Após aderir ao governo e lançar o irmão como pré-candidato a deputado estadual pelo PCdoB, o cenário político no município continua marcado por divergências internas. Integrantes ligados ao próprio grupo mantêm posições conservadoras, perfil bolsonarista e críticas frequentes ao PT.

A avaliação que circula entre lideranças políticas é que a aproximação institucional ocorreu, mas sem capacidade de arrastar parte expressiva do eleitorado tradicional. O apoio anunciado no campo político não estaria produzindo o mesmo efeito entre as bases que acompanharam o grupo ao longo dos últimos anos. Em Oeiras, situação semelhante também ganhou espaço após a entrada do ex-prefeito Zé Raimundo na base governista. Depois do rompimento com o grupo ligado ao ex-prefeito B. Sá, a mudança de posição política não teria encerrado resistências.

Aliados históricos continuam apontando críticas à administração estadual, principalmente em temas ligados à saúde pública. O movimento reforça uma leitura que começa a ganhar força no cenário político: lideranças mudam de lado com rapidez, mas eleitor não assina acordo político. Em muitos municípios, o apoio formal ao Karnak ainda parece distante de representar apoio automático nas ruas.(Silas Freire)

Ciro Nogueira cumpre agenda no Piauí, defende continuidade das investigações

O senador Ciro Nogueira participou de encontros com lideranças políticas e falou sobre as investigações relacionadas à sua ligação com o banqueiro Daniel Vorcaro durante conversa com a imprensa do Piauí. Ao comentar o assunto, Ciro afirmou acompanhar as apurações com tranquilidade e declarou defender a continuidade das investigações até o completo esclarecimento dos fatos.

Segundo o senador, todo o processo deve ocorrer de forma transparente e dentro dos procedimentos legais. O parlamentar também afirmou estar seguro de que não existem fatos capazes de comprometer sua trajetória política e reforçou que permanece à disposição para quaisquer esclarecimentos necessários. Durante a entrevista, Ciro ainda destacou a importância de que todas as investigações ocorram com ampla análise e respeito ao devido processo legal, defendendo que cada situação seja tratada com imparcialidade. (Silas Freire)

Compre Ultragaz do Grupo Parnauto e concorra a Brindes

 No dia 31 de maio teremos o sorteio de brindes na Ultragaz do Grupo Parnauto, na Avenida Princesa Isabel, nº 250 ao lado da Praça da Lagoinha.

 Ultragaz do Grupo Parnauto é confiança de 26 anos com você!

Deputado do Maranhão trava empréstimo de R$ 1,3 bilhão enquanto Piauí pede mais R$ 1,6 bilhão em crédito nos últimos dias.

A suspensão do empréstimo de R$ 1,3 bilhão do governo do Maranhão ocorreu após ação popular apresentada pelo deputado estadual Rodrigo Lago. A medida foi acolhida pela Justiça, que determinou a paralisação de qualquer procedimento relacionado à operação, incluindo eventual assinatura contratual e liberação dos recursos. A decisão passou a gerar comparações com outros estados que seguem ampliando operações de crédito.

No Piauí, o governo Rafael Fonteles encaminhou nos últimos dias novos pedidos de empréstimos que somam aproximadamente R$ 1,6 bilhão. As novas solicitações chegam em meio ao crescimento das operações financeiras vinculadas ao Estado. Os valores se somam aos empréstimos já autorizados, contratados e em tramitação na atual gestão. Enquanto no Maranhão uma ação parlamentar interrompeu judicialmente uma nova operação bilionária, no Piauí os pedidos continuam avançando na Assembleia Legislativa, ampliando o volume de crédito solicitado pelo Estado.(Silas Freire)

 

 

 

 

 

Polícia investiga tentativa de homicídio contra homem em Parnaíba; vítima foi pisoteada e atropelada

A Polícia Civil do Piauí (PC-PI), por meio da Delegacia Especializada no Combate às Facções Criminosas, Homicídio e Tráfico de Drogas (DFHT) de Parnaíba, investiga uma tentativa de homicídio que aconteceu em frente a um bar no município. O caso aconteceu na madrugada do dia 18 de maio e foi registrado por câmeras de segurança, que mostram o momento em que a vítima é pisoteada por três homens e em seguida é atropelada.

Segundo informações do delegado Abimael Silva, que está à frente das investigações, um inquérito policial foi instaurado para apurar as circunstâncias e motivação do crime. “Já identificamos a maioria dos envolvidos. Agora estamos ouvindo as testemunhas”, declarou Abimael Silva.

Conforme o delegado, o homem que foi agredido e atropelado permanece internado no Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA) e está fora de perigo. A vítima afirmou que teme retaliações por parte dos agressores. No levantamento feito pela DFHT foi apontado que todos os envolvidos estavam embriagados, e que as agressões foram motivadas por discussões banais.

O tenente-coronel Delgado, comandante do 2º Batalhão da Polícia Militar, as forças de Segurança estão trabalhando juntas, e em breve irão prender suspeitos de ter envolvimento no crime. “Para não atrapalhar as investigações e operação em curso, vamos falar só após as prisões”, declarou o comandante.

Vídeo das agressões

Nas imagens capturadas pelas câmeras de segurança é possível ver que um homem sem camisa chega ao bar onde está a vítima, e a arremessa na rua. Em seguida, ele também passa a pisotear a cabeça do homem caído no chão, e recebe a ajuda de outro indivíduo para continuar as agressões.

Enquanto isso, um terceiro acusado, na direção de um carro, conduz o automóvel em direção à vítima, que chega a ficar com a cabeça debaixo do veículo. Logo depois o motorista atropela o homem que estava sendo agredido, e em seguida dá ré, passando novamente por cima da vítima.

As imagens seguintes mostram que o mesmo motorista desce do carro e se junta aos outros dois agressores, momento em que passa a desferir chutes na cabeça do homem. Ao tentar intervir na situação, uma mulher também foi agredida com um tapa.

Depois de 1 minuto, as agressões cessam, e o motorista atropela a vítima pela terceira vez. Populares que prestavam socorro ao homem agredido também quase foram atropelados, quando o condutor de outro veículo lançou o automóvel contra o indivíduo pela quarta vez.(GP1).

 

Rafael Fonteles autoriza início das obras de revitalização da Pedra do Sal em Parnaíba nesta sexta (22)

O governador Rafael Fonteles cumpre agenda, nesta sexta-feira (22/05), nos municípios de Parnaíba e Ilha Grande, no litoral do estado, com foco em obras de infraestrutura urbana, mobilidade e fortalecimento do turismo. Entre os compromissos, estão a assinatura da ordem de serviço para a terceira etapa da revitalização da Orla da Pedra do Sal e visitas técnicas a obras de asfalto nos dois municípios.

Em Parnaíba, a partir das 10h30, o governador participa da solenidade de autorização das obras de revitalização da Orla da Pedra do Sal, projeto que receberá investimento de R$ 8,3 milhões. A nova etapa prevê a construção de uma guarita de apoio, escola de surf, portal de entrada, pergolado e espaços de convivência, além de melhorias na acessibilidade e infraestrutura turística da região.

Rafael Fonteles

O projeto também inclui calçadão com piso intertravado (blocos de concreto), ciclofaixa, estacionamento, drenagem, recapeamento asfáltico, quebra-mar, sinalização viária e paisagismo com coqueiros, carnaúbas e mudas de casuarina.

Rafael Fonteles também assinará a ordem de serviço para implantação de asfalto de diversas ruas do município de Parnaíba, contribuindo com a infraestrutura de turismo, que é a vocação natural do município litorâneo.

A agenda inclui ainda visita técnica às obras de pavimentação asfáltica em 11 ruas do município de Ilha Grande. A intervenção contempla uma área de 14.753,50 metros quadrados de asfaltamento e é executada pela Secretaria da Infraestrutura (Seinfra), com o objetivo de melhorar a mobilidade urbana e as condições de tráfego na cidade. (Sebastian Eugênio)

União Brasil reforça pré-campanhas de Joel e Ciro

O União Brasil  deu continuidade ao ciclo de seminários políticos em Teresina. O mais recente ocorreu nesta quinta-feira,21, na zona norte da capital com presenças dos pré-candidatos ao governo, Joel Rodrigues (Progressistas), e ao Senado, Ciro Nogueira (Progressistas).

União Brasil e Progressistas são legendas aliadas no Piauí e nacionalmente formal uma federação partidária. Em Teresina as ações de pré-campanha do União Brasil são coordenadas pelo vice-prefeito Jeová Alencar. (Elivaldo Barbosa)

15 pessoas são presas com cigarros contrabandeados em Luís Correia

Durante a madrugada desta sexta-feira (22/05), a Polícia Militar do Piauí prendeu 15 pessoas suspeitas de envolvimento com contrabando de cigarros durante uma ação no Centronde Luís Correia.

De acordo com a PMPI, as equipes receberam a informação de que uma embarcação aportaria no Porto Safanelli transportando uma carga ilícita de cigarros de origem estrangeira. Com informações levantadas pelo setor de inteligência, os policiais começaram a monitorar o local e acompanhar o momento em que trabalhadores realizavam o transbordo das caixas da embarcação para veículos que fariam o transporte da carga.

Após o término do carregamento, a Polícia Militar abordou os suspeitos. Durante buscas, foram encontrados maços de cigarros estrangeiros em uma van utilizada na operação, o que confirmou a suspeita e levou à interceptação de um caminhão que saia do local.

Durante vistoria, os policiaus localizaram centenas de caixas de cigarros da mesma marca, sem documentação fiscal. Diante disso, os 15 envolvidos receberam voz de prisão e foram encaminhados, juntamente com os veículos e o material apreendido para a Delegacia da Polícia Federal em Parnaíba, onde foram realizados os procedimentos legais cabiveis. (Joyce Nirvana)