Governo inicia transição da prestação dos serviços da Agespisa para Aegea

Reunião de transição dos serviços da Agespisa para Aegea
Reunião de transição dos serviços da Agespisa para Aegea

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Administração (Sead), deu início ao período de transição da prestação dos serviços da Agespisa para a Aegea, empresa concessionária dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário da Microrregião de Água e Esgoto do Piauí (MRAE).

Para isso, foi formado um Comitê de Transição com representantes da Sead, que vai liderar o processo, Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Estado do Piauí (Agrespi), Agespisa, Aegea e MRAE por meio dos representantes dos prefeitos dos municípios piauienses que não são atendidos pela Agespisa. O contrato com a concessionária foi assinado no final de dezembro de 2024.

“A função do Comitê de Transição é facilitar a interlocução e interação entre as equipes do poder concedente, operadores pré-concessão, agência reguladora e concessionária, possibilitando a troca de informações referentes aos aspectos essenciais para a transição dos serviços. Nessa fase também é realizado um registro formal dos bens reversíveis, que são aqueles que ao fim da concessão retornam para o poder concedente que neste contrato é a MRAE-PI”, explicou o secretário da Sead, Samuel Nascimento, destacando ainda que em breve será lançado um Plano de Desligamento Voluntário (PDV) para os servidores da Agespisa.

Durante o período de transição, que é a fase de operação assistida, a empresa faz o mapeamento dos sistemas existentes, identifica as prioridades técnicas e operacionais e faz seu plano de investimentos alinhado com as metas contratualmente previstas. É também nesta etapa que as informações, processos e rotinas operacionais da Agespisa e dos Serviços Autônomos de Água e Esgoto (Saaes) serão repassados para a concessionária. Ao longo desse estágio, que pode durar até 180 dias, os operadores atuais de saneamento seguem executando normalmente os serviços de água e esgoto e atendendo aos clientes.

Na operação assistida serão realizados, ainda, os mapeamentos das estações de tratamento e outros ativos dos sistemas de água e esgoto por meio do Infra Inteligente, programa da Aegea que utiliza drones, GPS, topografia de precisão e câmeras 360º para criar gêmeos digitais dessas estruturas, possibilitando uma análise mais detalhada e assertiva de cada um deles, calculando a vida útil dos equipamentos e programando as melhorias identificadas.

De acordo com a superintendente de Parcerias de Concessões da Sead (Suparc), Monique Menezes, será realizado um workshop sobre o tema. “Vamos realizar ainda em janeiro esse evento, que será organizado em conjunto pela MRAE, com alguns órgãos do Estado e a Aegea para falar desse novo arcabouço regulatório que está sendo instalado no estado no setor de saneamento”, destacou a superintendente que representa a Sead no Comitê de Transição.

Atendimento e empregabilidade

A Aegea, por meio da Águas do Piauí, vai implantar uma central de atendimento que funcionará 24 horas, para solucionar demandas da população, onde quer que estejam. Além do telefone, o contato com a concessionária poderá ser feito pelo WhatsApp, site, aplicativo e lojas de atendimento presencial em alguns municípios.

O Call Center do grupo Aegea vem para Teresina. Atualmente, o grupo gera 390 empregos neste setor na capital piauiense. A expectativa é que esse número chegue a 1.000 empregos diretos. Quanto ao serviço específico de saneamento, a empresa deve gerar 800 empregos diretos e 6.000 indiretos. Serão priorizadas as contratações de mão de obra e fornecedores locais, gerando renda para o estado. A Aegea também já está analisando currículos de celetistas e terceirizados da Agespisa para serem aproveitados pela concessionária.

O diretor-presidente da Águas do Piauí, Guilherme Dias, apontou a importância da prestação do serviço. “Através da Águas do Piauí nós vamos conseguir transformar a  realidade do estado, trazer água para a casa das pessoas e tratar o esgoto. Assim, vamos conseguir gerar emprego no interior. Além de trazer R$ 9,6 bilhões em investimentos para o Estado, manter as famílias no interior com qualidade de vida”, afirmou. (Fonte: CCOM/PI)

Aeroporto de Parnaíba se reinventa com investimento milionário e promete impulsionar o turismo no litoral

Com 53 anos de existência, o Aeroporto Internacional de Parnaíba é um marco no desenvolvimento econômico da cidade. Fundado em 1971, o local começou a receber intervenções estruturais em 2022, quando a empresa AeroPHB assumiu a administração do equipamento por meio de uma Parceria Público-Privada com o Governo do Estado do Piauí. Desde então, diversas ações de manutenção e revitalização vêm sendo realizadas com o objetivo de modernizar a infraestrutura aeroportuária e aumentar a segurança para colaboradores e usuários.

Atualmente, as obras estão em fase avançada, com investimento superior a R$ 42 milhões nesta primeira etapa. Segundo Rodolpho Santos, diretor do consórcio responsável, os esforços têm se concentrado em adaptar o aeroporto às exigências técnicas e operacionais, garantindo sua capacidade de atender a um número maior de voos e passageiros.

“A gente fez um trabalho muito intenso aqui para deixar o aeroporto adequado com todas as condições técnicas para continuar sua operação e estar preparado para ter operações muito maiores. Então, a gente pode, com segurança, dizer que o aeroporto tem todas as condições para receber qualquer tipo de aeronave. Agora, a gente foca nesse trabalho de ampliação desse serviço”, disse Rodolpho Santos, líder do consórcio SBPB (AeroPHB).

O projeto de ampliação inclui melhorias na pista de pouso, reforma do terminal de passageiros, modernização dos sistemas de iluminação e comunicação, além da criação de áreas destinadas ao comércio e lazer. Essas mudanças buscam atender à crescente demanda do setor aéreo e integrar o aeroporto à dinâmica turística da região.

“A gente tá respondendo a uma coisa que a população de Parnaíba já identificou: esse é um espaço privilegiado na cidade. As pessoas vêm aqui no fim do dia para passear com os filhos, correr. Então, esse pedaço do Boulevard do aeroporto é uma resposta a essa demanda reprimida que já existia. Dentro desse conceito, nessa primeira fase, a gente já entrega um Boulevard com lojas, um espaço gastronômico, uma academia, uma farmácia e duas quadras de beach tennis. Essa estrutura estará pronta nos próximos meses e já começará a funcionar para atender a essa demanda”, destacou Rodolpho.

Rodolpho Santos, em entrevista à TV Costa Norte.

Apesar dos avanços, Rodolfo também apontou desafios a serem superados para fortalecer o fluxo turístico na região do litoral piauiense. Entre eles, destacou a necessidade de ampliação das opções no setor hoteleiro, algo que, segundo ele, requer maior atenção das autoridades locais e da Superintendência de Turismo.

“A gente tem desafios. Meu papel aqui é, com essa ambição de fora, provocar a ambição de Parnaíba. Quais são esses desafios? Organizar os nossos serviços, os transfers e o transporte. Também precisamos motivar os empresários a aumentarem a capacidade hoteleira, que ainda é muito baixa. Isso é um desafio muito grande. Existe, sim, um espírito empreendedor em Parnaíba. Prova disso é que, mesmo sem termos concluído as obras, já temos mais de 40 pessoas na fila de espera para ocupar os espaços comerciais do aeroporto. As pessoas querem trabalhar e empreender”, afirmou.

Outro ponto destacado foi a alta nos preços das passagens aéreas, um problema que reflete a realidade nacional, mas impacta diretamente a atratividade do destino.

“A gente pretende mudar isso rapidamente. Quero deixar claro que, às vezes, as pessoas veem uma passagem para Parnaíba custar até R$ 8.000, vindo de São Paulo, com escala, sem nem ser um voo direto. Para vocês entenderem, o aeroporto de Parnaíba só fica com a tarifa de embarque, que hoje é de R$ 72. Então, do valor total da passagem, apenas R$ 72 ficam no aeroporto. O que queremos dizer com isso é que apostamos no fluxo. O aeroporto só funciona como negócio se tiver muita movimentação, e isso é prova inequívoca de que acreditamos que essa movimentação vai aumentar”, explicou Rodolfo.

Com as melhorias em andamento, a expectativa é que o Aeroporto Internacional de Parnaíba se consolide como um importante hub regional, impulsionando o turismo e o desenvolvimento econômico no litoral piauiense.  (Lucas Zadoque/PCN))

Governador Rafael Fonteles entra de férias e passa cargo a Themístocles Filho

Governador Rafael Fonteles e vice-governador Themístocles Filho

Governador Rafael Fonteles e vice-governador Themístocles Filho

O governador do Piauí, Rafael Fonteles, transmitiu oficialmente o cargo de chefe do Executivo estadual para o vice-governador Themístocles Filho, no final da tarde dessa terça-feira (7). Fonteles, que estará de férias por 12 dias, a partir desta quarta-feira (8), cedeu temporariamente a função de governante, que será exercida por Themístocles Filho até o dia 19 de janeiro.

O governador destacou que este período de afastamento é uma oportunidade para descansar ao lado de sua família após dois anos de gestão. “Estou aqui transmitindo o cargo para o vice-governador Themístocles, que vai conduzir muito bem os destinos do Estado durante esse período”, afirmou o governador.

Antes de se ausentar, o governador participou da cerimônia de posse do novo presidente do Tribunal de Justiça do Piauí, desembargador Aderson Nogueira, que ocorreu na noite de terça-feira (7), no plenário do TJ-PI. A solenidade foi sua última agenda oficial antes do início das férias.

Parnaíba: polícia prende padrasto suspeito de envenenar família

Parnaíba: polícia prende padrasto suspeito de envenenar família

Francisco Pereira envenenou o arroz, suspeita a polícia

A Polícia Civil do Piauí confirmou, na manhã desta quarta-feira (8), a prisão de Francisco Pereira, de 53 anos, principal suspeito de envenenar o arroz que causou a morte de quatro membros de sua família durante um almoço no dia 1º de janeiro, em Parnaíba, no litoral do estado.

De acordo com a investigação, o veneno utilizado foi o terbufós, um composto químico tóxico amplamente empregado em pesticidas. A substância foi detectada no prato de arroz com feijão e farinha consumido pelas vítimas. O crime ocorreu dentro da residência onde estavam 11 pessoas, nove delas precisaram ser hospitalizadas, incluindo Francisco Pereira, que recebeu alta médica no mesmo dia.

As vítimas fatais incluem os irmãos Manoel Leandro da Silva, de 18 anos, e Francisca Maria da Silva, de 32 anos, além dos dois filhos de Francisca: Igno Davi Silva, de 1 ano e 8 meses, e Maria Lauane Fontenele, de 3 anos. Uma menina de quatro anos segue internada em estado grave na UTI pediátrica do Hospital de Urgência de Teresina (HUT).

Francisco Pereira é padrasto de Francisca Maria e marido da mãe dela, que não consumiu o alimento contaminado. Segundo testemunhas, ninguém teria entrado na residência no dia do crime, o que reforçou as suspeitas sobre ele. À polícia, o homem declarou ter ingerido apenas os peixes que não estavam envenenados.

A Polícia Civil encontrou vestígios de terbufós na casa do suspeito e marcou uma coletiva de imprensa para as 10h desta quarta-feira, na qual detalhará as circunstâncias da prisão e os desdobramentos do caso. Francisco deverá responder pelos crimes de homicídio e feminicídio.

O envenenamento de Francisca Maria já havia deixado outras marcas trágicas na família. No final do ano passado, dois de seus filhos, Ulisses Gabriel, de 8 anos, e João Miguel, de 7 anos, morreram após consumirem cajus contaminados com chumbinho. Na ocasião, uma mulher foi presa como principal suspeita de adicionar o veneno às frutas.

A polícia segue investigando as motivações e possíveis conexões entre os dois crimes, que devastaram a família.(piauihoje)

Não descarto autoria interna ou externa familiar”, diz delegado que investiga envenenamentos de família em Parnaíba

Por Yala Sena

O delegado Abimael Silva, da Delegacia de Homicídios de Parnaíba, informou que já ouviu 13 pessoas no crime do envenenamento de nove pessoas de uma mesma família durante almoço no dia 1º de janeiro. Quatro pessoas já morreram, entre elas duas crianças, uma de três anos e outra de um ano e oito meses. 

Na madrugada desta terça-feira (7), a mãe das duas crianças que morreram em outubro do ano passado também envenenadas, Francisca Maria da Silva, morreu após seis dias internada no Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA), em Parnaíba. 

“A Polícia Civil não descarta nenhum tipo de autoria seja interna ou externa familiar. Estamos apurando e com o decorrer das oitivas a gente possa fazer esclarecimento desse fato logo em breve”, disse o delegado, que preside o inquérito. 

“Já ouvimos 13 pessoas, ainda faltam alguns esclarecimentos, está faltando verificar alguns detalhes e vamos requerer testemunhas, familiares para esclarecer alguns pontos. Estamos na linha de descobrir a autoria do crime para saber quem inseriu o veneno no arroz, que foi consumido pela família”, garantiu Abimael Silva. 

Quando ocorreu o envenenamento, 11 pessoas estavam na residência na cidade de Parnaíba. 

“Estamos buscando quem acessou a casa nos últimos dois dias antes do envenenamento”, disse o delegado Regional de Parnaíba, Williams Pinheiro.

Segundo ele, o resultado da perícia que apontou que as pessoas foram intoxicadas por substância venenosa já indica que houve homicídios. 

“Nada está sendo descartado. O inquérito está avançando e com o resultado do laudo pericial fica confortável afirmar que houveram homicídios. Agora o foco é apontar a autoria, se foi uma pessoa, duas ou três envolvidas no crime”, disse o delegado regional. 

Polícia Civil contabiliza números da 1ª e 2ª Divisão de Tráfico de Parnaíba em 2024

A Polícia Civil do Piauí contabilizou os números referentes ao trabalho realizado pela 1ª e 2ª Divisão de Tráfico de Parnaíba no ano passado.

Em 2024, a unidade policial deu cumprimento a 173 mandados de busca e apreensão e realizou a prisão de 60 pessoas ligadas ao crime de tráfico de drogas.

As ações do ano passado resultaram também na apreensão de 93 kg de drogas como maconha, cocaína e crack, bem como foram incineradas 250 kg de entorpecentes. No total, 14 armas de fogo foram apreendidas, tendo sido recuperados 106 celulares, 08 carros e 16 motocicletas.

Em valores, cerca de R$ 1.000.000,00 ( um milhão de reais) oriundos do tráfico foram bloqueados  judicialmente e outros R$ 53.700,00 apreendidos durante as ações policiais.

Com informações da Polícia Civil.

Vereador de Teresina discorda da deputada Gracinha com relação à expulsão de deputados do PP

Trair os aliados não é “pensar diferente”. Aliar-se com quem está destruindo o Piauí não é “pensar diferente”. Eles merecem a expulsão porque estão apoiando o partido que está destruindo o Piauí há 22 anos e isso não se pode ser conivente com isso.

Pode ser uma imagem de 3 pessoas e texto que diz "Petrus Evelyn @petrusevelyn 10s Discordo da deputada. Os deputados Marden, Bárbara e Thales apoiaram O PT. Faz sentido dizer que isso é "pensar diferente"? Não! Eles querem ficar do lado do partido que está destruindo o Piauí há 20 anos e merecem a expulsão. Gracinha Mão Santa diz que foi contra ultimato para tirar deputados do PP"

A opinião discordante é do vereador de Teresina Petrus Evelyn, sobre declaração da deputada do PP Gracinha.

Fonte:O Piauiense

Dengue matou mais do que Covid-19 no Brasil

Mortes por dengue atingiram a triste marca de 5.972 ao longo do ano passado. (Foto: Tony Oliveira/ Agência Brasília)

Fechados os números de óbitos de 2024, as contas do Ministério da Saúde apontam que houve mais mortes por dengue em 2024 do que por covid-19. Números extraídos do Painel de Monitoramento de Arboviroses, mantido pela pasta da Saúde, registram 5.858 mortes confirmadas em razão da covid-19 em 2024. Já as mortes por dengue atingiram a triste marca de 5.972 ao longo do ano passado. Há ainda outras 908 mortes em investigação, o que pode elevar o número. A informação é destaque na Coluna Cláudio Humberto deste domingo (5).

O número de casos de dengue também bateu recorde histórico, são 6.484.890 só no ano passado.

Os estados com maior número de casos prováveis são São Paulo (2,1 milhões), Minas Gerais (1,6 milhão) e Paraná (656 mil).

A pasmaceira do Ministério da Saúde e a disparada dos casos da doença renderam a Lula, entre opositores do pestista, a alcunha de presidengue. (Diário do Poder)

Candidatura de Gusttavo Lima à Presidência cria alvoroço entre os fãs do cantor

O cantor Gusttavo Lima anunciou seus planos de ingressar na política em 2026, concorrendo à Presidência da República. A notícia foi divulgada em primeira mão pela coluna Grande Angular e rapidamente tomou conta das redes sociais, gerando grande repercussão.

Foto: Reprodução

Diversos fãs manifestaram apoio à possível candidatura do “Embaixador”. Um deles declarou: “Tem meu voto e dos meus seguidores fiéis”. Outro comentou: “Eu voto nele fácil. Com as opções que temos, ele é um forte candidato”.

Para alguns, Gusttavo Lima é visto como alguém capaz de trazer mudanças ao país devido à sua experiência em gestão. Um internauta destacou: “Agora vai! O cara administra a carreira dele brilhantemente, saindo do nada e hoje [sendo] milionário, além de ter real popularidade”.

Por outro lado, houve críticas e comentários céticos. Um usuário escreveu: “Esse rolê do Gusttavo Lima querer se candidatar a presidente é típico de quem não tem mais onde colocar dinheiro, está enjoado do trabalho e quer se aventurar”. Além disso, a declaração do cantor sobre o agronegócio também gerou controvérsia: “O setor do agronegócio não aguenta mais pagar impostos e não ter benfeitorias para investir em seus próprios negócios”. Em resposta, um internauta ironizou: “‘Corta para o Plano Safra: R$ 400 bilhões. Se isso não for benefício para o agronegócio, não sei o que é benefício pra ele”.

Fonte: Metrópoles

Falta de atitude: Diário Oficial ainda não publicou os nomes dos novos secretários da gestão Novo Francisco

Prefeito Francisco Emanuel e vice, Darllan Barros

Até hoje pela manhã o Diário Oficial do Município ainda não tinha publicado os nomes que comporão a equipe de governo do prefeito Francisco Emanuel, o que demonstra desorganização completa do novo prefeito. E isto está sendo usado como desculpa para não efetuarem pagamentos, principalmente de servidores que amargaram um final de ano tristes. 

A pergunta que não quer calar: o que fizeram com o dinheiro da prefeitura que não conseguiram pagar a quem deviam? Será que pagaram os empréstimos feitos e que foram gastos na campanha milionária do novo prefeito? É preciso que informem à população a realidade dos fatos.

Perícia coleta peixes mortos em lagoa para investigação de caso de suposto envenenamento em Parnaíba

 Antônio Nunes, perito-geral do Piauí | Reprodução/TV Meio

Antônio Nunes, perito-geral do Piauí | Reprodução/TV Meio

perícia ambiental realizou, na quarta-feira (1), a coleta de peixes mortos na Lagoa do Bebedouro, em Parnaíba, para investigar uma possível ligação entre os animais e o caso de envenenamento que resultou na morte de Manoel Leandro Silva, de 17 anos, além da internação de outras oito pessoas da mesma família. 

EXAMES NA FAMÍLIA

De acordo com Antônio Nunes, perito-geral do Piauí, amostras de estômago, sangue e urina foram recolhidas das vítimas internadas nos hospitais Nossa Senhora de Fátima e Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA). Também foram coletados alimentos consumidos pela família, como os peixes doados e arroz cozido. Os laudos sairão em três dias.

“Além disso, devido ao relato de peixes mortos na Lagoa do Bebedouro, nossa equipe recolheu amostras da água e dos peixes encontrados na margem. Não estamos afirmando que há uma relação direta com o caso, mas consideramos essa possibilidade para aprofundar a investigação”, explicou Antônio Nunes.

A família havia recebido peixes do tipo manjuba e outros alimentos em uma cesta básica doada na noite do dia 31 de dezembro. A perícia busca identificar se os peixes ou os alimentos estão contaminados, além de determinar se há ligação com os peixes mortos na lagoa.

Caso de envenenamento de irmãos

O incidente aconteceu na mesma casa onde, no ano passado, dois meninos da família morreram após ingerirem cajus envenenados. A polícia investiga se há conexão entre os episódios ou se trata-se de um caso isolado.

O governo do Piauí precisa tirar da zona de intenções a promessa de concurso público na educação

banner-concurso-publico-ja | MOVA-SEPijamas

O governo do Estado não tem dados facilmente disponíveis, mais certamente 2024 foi um ano em que se aceleraram os pedidos de aposentadorias de servidores e inatividade de policiais.
Uma ideia desse número crescente se pode ter com a publicação de 154 portarias de aposentadorias de servidores estaduais na última edição do Diário Oficial do ano. A maioria dos aposentados é de professores.

Concurso já

Com cada vez mais professores aposentados e cada vez menos professores efetivos, o governo do Piauí precisa tirar a promessa de concurso público na educação da zona das intenções, aquelas das quais o inferno está cheio. (Portalaz)

Deputado Florentino Neto em videoconferência discute projeto de restauração da Catedral de Nossa Senhora Mãe da Divina Graça

O deputado federal Florentino Neto participou, na manhã desta segunda-feira, de uma videoconferência com Dom Edivalter Andrade, bispo diocesano de Parnaíba, Padre Edimar, ex-pároco da Catedral, Padre Hilderlan, pároco da Catedral, Conselheiro Kennedy Barros, presidente do Tribunal de Contas do Estado, Ingrid Persi, secretária de Cultura do Estado, Teresinha Ferreira, superintendente do Iphan, e a arquiteta Diana, do Iphan. 
“Discutimos sobre a necessidade, o projeto e os recursos assegurados para a restauração da Catedral de Nossa Senhora Mãe da Divina Graça. Também cobramos que a autorização do Iphan e as licitações sejam realizadas com a maior brevidade possível, garantindo que esta obra tão importante para nosso patrimônio histórico e cultural se concretize. Seguimos firmes nesse compromisso”, enfatizou Florentino.

Réveillon de Luís Correia: Caju Produções se pronuncia após morte de faccionado em show

A Cajú Produções, integrante do grupo Ativa, que engloba diversas marcas como a Kalor Produções, se pronunciou neste domingo (29/12) sobre o incidente ocorrido na madrugada de domingo durante o show de Wesley Safadão em Luís Correia, no litoral do Piauí. O fato envolveu a morte de um homem, quando o indivíduo foi impedido de entrar no evento por estar armado.

A organização manifestou pesar pelo ocorrido e reafirmou que a programação do Réveillon de Luís Correia continuará conforme o planejado, com dois dias de festa e apresentações confirmadas para o dia (31/12), incluindo os shows de Murilo Huff, Seu Desejo e Psirico. A segurança do evento será reforçada, com a garantia de aumento no efetivo policial, conforme acordado com a Secretaria de Segurança do Governo do Estado. Confira:

Foto: Reprodução.

NOTA DE ESCLARECIMENTO

A organização do Réveillon de Luís Correia, lamenta o incidente ocorrido na madrugada deste domingo, 29 de dezembro, quando um homem foi impedido de entrar no evento por estar armado.

O mesmo após sacar uma arma, foi alvejado por policiais a paisana, que estavam monitorando o acusado na área externa, ao espaço delimitada para o evento.

Informamos que a programação do Réveillon segue conforme planejado, com apresentações na terça-feira (31) de Murilo Huff, Seu Desejo e Psirico, com a garantia por parte da Scretaria de Segurança , do Governo do Estado, de uma previsão de aumento ainda maior do efetivo policial , que já é consideravelmente grande em todo o litoral.

Sempre priorizando a segurança e o bem-estar de todos os presentes , estamos certos do sucesso da maior virada da história do Piauí.

Atenciosamente,
Réveillon de Luís Correia.

Entenda o caso:

Foto:Homem é morto durante tiroteio em evento na praia de Atalaia, em Luís Correia

O incidente ocorreu por volta das 2h da madrugada de domingo, quando Marcos Alves de Souza, de 41 anos, identificado como integrante de uma facção criminosa do Ceará, tentou entrar no evento armado. Ao ser impedido pela segurança, o suspeito sacou uma pistola e disparou no chão, causando pânico entre os presentes.

Informações preliminares apontam que três indivíduos, supostamente policiais a paisana, que estavam próximos tentaram conter o suspeito, mas, ao perceberem que ele tentava sacar a arma novamente, efetuaram disparos contra ele. Marcos caiu na areia, foi neutralizado e recebeu os primeiros socorros ainda no local

O suspeito, que possuía mandado de prisão em aberto por envolvimento com a facção GDE, foi neutralizado e recebeu os primeiros socorros ainda no local, mas não resistiu aos ferimentos e morreu. Sua esposa, que estava com ele e inicialmente apresentou identidade falsa ao ser encaminhada para atendimento médico, também está sendo investigada.

Prefeitura de Parnaíba tem contas boqueadas e mantém atrasos em pagamentos de servidores

Pode ser uma imagem de dinheiro e texto

A prefeitura de Parnaíba, no final da famigerada gestão da Gracinha do Mão Santa, está encerrando seus dias da pior forma possível, embora tente encobrir os desmandos com uma cortina de fumaça, promovendo festas de final de ano, depois de encher a cidade de pisca-pisca.

Segundo infirmações do Sindicato dos Servidores Municipais “Falta pagar os contratos da Saúde, o 13° do complemento do Piso da Enfermagem, o Incentivo dos Agentes de Endemias e aposentados”. Sem se falar nos fornecedores, cujos empresários deveriam fazer como fizeram os de Teresina que solicitaram a prisão do prefeito Dr. Pessoa.

Sexta-feira passada, dia 20, o Tribunal de Contas do Estado publicou em seu Diário Oficial Eletrônico o bloqueio das contas da prefeitura (falta de prestação de contas), a mesma que apregoam estar organizada, possuir uma gestão que é modelo, enfim, uma série de baboseiras que só convencem mesmo os que se deixaram imbecilizar ao longo destes 8 anos que estão findando. (B.Silva)

Hotel da Serra da Capivara, no Piauí, atrai turistas de várias partes do mundo

Reinaugurado oficialmente em 19 de abril de 2024, o Hotel da Serra da Capivara, localizado em São Raimundo Nonato, é fruto de uma parceria público-privada (PPP) com o Governo do Estado do Piauí. Após uma ampla reforma, o espaço se tornou um ponto estratégico para acolher visitantes interessados no turismo histórico e arqueológico do Parque Nacional da Serra da Capivara. Desde sua reabertura, o hotel já recebeu turistas provenientes da América, Ásia e Europa.

Segundo a gerência do hotel, o local tem atraído uma grande diversidade de visitantes, incluindo grupos de estudantes de Teresina, Santa Catarina, Estados Unidos, China e Indonésia. O turismo de aventura também tem movimentado a região, recebendo pessoas de diversas partes do Brasil.  

Hotel da Serra da Capivara/Divulgação

   

Pesquisadores internacionais, vindos de países como Estados Unidos, Inglaterra e Suécia, também estiveram hospedados no Hotel da Serra da Capivara. Além disso, uma equipe de fotógrafos coreanos escolheu o local como base para suas atividades na região.

Celebridades brasileiras também marcaram presença. Entre os nomes que se hospedaram no hotel estão o cineasta Ricardo do Carmo, a atriz Regina Casé e o ator Cláudio Manoel.

O hotel oferece uma estrutura moderna e confortável, com 50 quartos climatizados, todos equipados com frigobar, Wi-Fi gratuito, cofre e banheiro privativo. O complexo inclui ainda auditório, academia, piscina, área de convivência, restaurante, loja de artesanato local, sala de reuniões, spa e lavanderia.

O Restaurante Pedra Furada, aberto ao público, é uma atração à parte. Com cardápio da chef Lorena Dayse, ex-participante do reality show MasterChef, o menu apresenta pratos exclusivos que valorizam a gastronomia regional.

Reconhecido como o maior parque de sítios arqueológicos e pinturas rupestres do mundo, o Parque Nacional da Serra da Capivara é uma preciosidade do sertão piauiense. Seus circuitos de passeios e museus contam a história dos primórdios da ocupação humana nas Américas, atraindo pesquisadores e turistas do mundo inteiro.

Fonte: Portal A10+

Brasil lançará carteira de identidade nacional para cães e gatos em 2025

Imagem ilustrativa

Imagem ilustrativa

A partir de 2025, cães e gatos no Brasil terão uma carteira de identidade nacional, um marco na proteção animal no país. O documento, que integra o Cadastro Nacional de Animais Domésticos, sancionado pelo Governo Federal, será gratuito e conterá um número único de 15 dígitos vinculado a um banco de dados nacional.

Com informações detalhadas sobre o animal e seu tutor, como nome, raça, histórico de saúde e endereço, a carteira permitirá maior controle sobre a saúde e bem-estar dos pets. Além disso, o QR Code exclusivo na carteirinha facilitará a identificação em casos de perda ou emergências, reforçando o combate ao abandono e aos maus-tratos.

Os tutores deverão acessar a plataforma oficial do governo para cadastrar seus animais, fornecendo dados pessoais e informações sobre o pet. A medida é vista como um avanço na implementação de políticas públicas voltadas à proteção animal.

Bombeiros intensificam ações de segurança no litoral piauiense neste fim de ano

Com a chegada das festas de fim de ano e o aumento do fluxo de turistas e moradores no litoral do Piauí, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado (CBMEPI) tem intensificado suas ações de prevenção para garantir a segurança nas praias e pontos turísticos da região. Desde o dia 20 de dezembro, equipes de militares de Teresina estão prestando apoio ao efetivo do 3° Grupamento do CBMEPI em Parnaíba, atuando de forma estratégica na prevenção de acidentes e no resgate de banhistas.

Foto: Reprodução/Governo do PiauíCorpo de Bombeiros reforça segurança no litoral

Treinamento aquático essencial para situações de risco de afogamento.

Os bombeiros passaram por um treinamento aquático intensivo nos dias 18 e 19 de dezembro, com foco em técnicas essenciais para situações de risco de afogamento, como nado de aproximação, nado tesoura, uso de flutuadores, técnicas de transporte e atendimentos pré-hospitalares. Essas habilidades são cruciais para garantir uma resposta eficiente às emergências no mar.
De acordo com o comandante do 3° Grupamento, tenente-coronel Christian, as ações preventivas têm sido amplamente realizadas nas praias de Atalaia, Coqueiro, Pedra do Sal e na Lagoa do Portinho, todos destinos turísticos populares. As equipes estão demarcando áreas seguras para banho, monitorando as condições do mar e oferecendo orientações educativas para banhistas sobre os riscos aquáticos.
“Essa integração entre os efetivos permitirá uma cobertura mais ampla e eficiente, proporcionando suporte em locais de grande concentração de pessoas. Temos, em conjunto com a Secretaria de Segurança Pública, e com o Governo do Estado, o compromisso com a segurança da população e a preservação da vida. A colaboração dos banhistas, respeitando as orientações das equipes, é fundamental para o sucesso dessa missão, que une profissionalismo, dedicação e cuidado em cada ação realizada”, afirmou o tenente-coronel Christian.
O Corpo de Bombeiros também alerta para cuidados essenciais, como a supervisão constante de crianças em ambientes aquáticos, a necessidade de evitar o consumo de bebidas alcoólicas antes de nadar e a atenção aos níveis da maré. 

Fonte: Governo do Piauí

Secretário Daniel Oliveira destaca impacto da revitalização da Lagoa do Portinho no turismo e meio ambiente

Durante a inauguração da revitalização da Lagoa do Portinho, realizada nesta sexta-feira (27/10) pelo governador Rafael Fonteles, o secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Daniel Oliveira, ressaltou os efeitos positivos da obra no ecoturismo e na preservação ambiental no Piauí. O projeto, que contou com investimentos superiores a R$ 6,7 milhões, trouxe melhorias significativas para a infraestrutura da área, mas, para Oliveira, o mais importante é o impacto que a revitalização terá a longo prazo, tanto para o meio ambiente quanto para a economia local.

Foto: 180graus

“Essa é a maior obra de revitalização na área do turismo e ecoturismo no litoral do Piauí”

Em sua fala, o secretário destacou o valor da obra para o turismo e a preservação ambiental: “O Governo do Estado está muito feliz com essa entrega, que representa a maior obra de revitalização na área do turismo, ecoturismo e preservação ambiental no litoral do Piauí. Essa é apenas a primeira etapa de uma série de intervenções que vão tornar o lugar ainda mais acolhedor e atrativo, protegendo o meio ambiente e gerando emprego e renda”, afirmou.

Oliveira destacou também a importância de oferecer uma infraestrutura adequada para o turismo: “Hoje, entregamos um novo estacionamento, área de lazer, praça de eventos e uma estrutura física totalmente revitalizada. Estamos criando as condições para que a Lagoa do Portinho, um dos maiores cartões postais do Piauí, possa receber os turistas com a qualidade que eles merecem.”

Foto: 180graus

“Plano de manejo vai garantir a proteção da lagoa”

Um dos principais focos da revitalização foi a preservação ambiental, especialmente no que diz respeito ao abastecimento da lagoa, que em anos anteriores enfrentou secas severas. Oliveira garantiu que um novo plano de manejo foi implementado para proteger as fontes de água que abastecem o local. “Estamos dando total atenção à área ecológica da Lagoa do Portinho. Um novo plano de manejo foi implementado para proteger córregos, rios e riachos que garantem o abastecimento da lagoa. Queremos evitar que a seca de 2017 e 2018 se repita, mesmo com as mudanças climáticas”, explicou.

Quando questionado sobre a possibilidade de uma nova seca, o secretário foi cauteloso, destacando que as mudanças climáticas são imprevisíveis. “Ninguém pode afirmar com certeza que a lagoa não vai secar novamente, já que as mudanças climáticas são dinâmicas. Mas o que podemos garantir é que o Governo do Estado está atento, com intervenções baseadas na engenharia e ciência, para garantir a preservação e perpetuidade desse patrimônio natural”, afirmou Oliveira.

Foto: 180graus

“Modelo de revitalização será levado a outras áreas do litoral”

O secretário também falou sobre a possibilidade de expandir esse modelo de revitalização para outras áreas do litoral piauiense. “Esse projeto é um exemplo do compromisso do Governo do Estado com o turismo sustentável. A Lagoa do Portinho agora conta com uma infraestrutura totalmente adequada para receber os turistas. Esse modelo será levado a outras regiões do litoral, visando sempre o equilíbrio entre o desenvolvimento econômico e a preservação ambiental”, concluiu.

Foto: 180graus
Foto: 180graus
Foto: 180graus

 

Arnaldo Cezar Coelho curte o litoral do Piauí ao lado de Rafael Fonteles

Recentemente, a atriz Regina Casé e outros nomes de destaque também foram vistos curtindo as belezas naturais da região.

O renomado ex-comentarista de arbitragem Arnaldo Cezar Coelho, conhecido pela famosa frase “a regra é clara”, aproveitou a temporada de descanso no litoral piauiense, na famosa praia de Barra Grande.

Arnaldo Cezar Coelho, ao lado do governador Rafael Fonteles, no litoral do Piauí – Foto: Reprodução/ Redes sociais

Durante sua estadia, Arnaldo, acompanhado do governador Rafael Fonteles e da primeira-dama Isabel Fonteles, se encontrou com importantes figuras.

Arnaldo Cezar Coelho no litoral do Piauí – Foto: Reprodução

O empresário Diógenes Medeiros também esteve presente, proporcionando momentos de lazer e descontração.

O litoral do Piauí tem se tornado cada vez mais um destino desejado por personalidades famosas.

Recentemente, a atriz Regina Casé e outros nomes de destaque, como um apresentador de Band, também foram vistos curtindo as belezas naturais da região.

O estado, embora com uma costa menor em extensão, possui um dos litorais mais deslumbrantes do mundo, com suas águas cristalinas e praias de areia branca, atraindo turistas de todo o Brasil e do exterior. (Lupa1)