Detran-PI intensifica ações educativas de trânsito e orienta turistas no litoral

Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PI) iniciou, neste fim de semana, as ações educativas da campanha “Detran nas Férias” nas principais praias do litoral piauiense. A iniciativa integra a campanha “Piauí, seu destino de Verão”, do Governo do Estado, ressaltando a importância de um trânsito seguro, especialmente para os turistas e pessoas que atuam na região.

Durante as atividades, equipes do Detran desenvolvem ações de conscientização nas praias, com abordagem e distribuição de material educativo, sobre os cuidados essenciais nas rodovias, enfatizando os perigos do consumo de álcool e a responsabilidade que cada condutor deve ter ao dirigir. A temática faz parte do Pacto Intersetorial pela Redução de Acidentes e Mortes no trânsito.

A diretora-geral do Detran-PI, Luana Barradas, reforça a importância do trabalho do órgão. “Estamos alinhados com a campanha estadual e oferecemos nosso apoio para garantir que as férias dos piauienses e turistas sejam aproveitadas com segurança. A prevenção é a melhor forma de evitar acidentes, e o nosso objetivo é educar e conscientizar para que todos possam desfrutar desse verão sem preocupações”, enfatiza.

As ações educativas continuarão até o próximo dia 28 de janeiro, com visitas a diversas praias do litoral, promovendo a conscientização e distribuindo materiais informativos sobre a importância da moderação e segurança no trânsito.

Pacto Intersetorial

O Pacto Estadual está alinhado com o Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans), que orienta os gestores estaduais a implementarem ações visando diminuir mortes e lesões no trânsito, em conformidade com a Nova Década de Segurança no Trânsito da ONU. No Piauí, a meta é reduzir em até 50% o número de mortes no trânsito até 2030.

FONTE: Governo do Piauí

Motorista é preso após forjar o próprio sequestro em Parnaíba

De acordo com o major Galeno, comandante do 27º BPM, o empresário acionou a Polícia Militar, afirmando que seu funcionário estava tentando aplicar um golpe do falso sequestro, alegando que o caminhão da empresa havia sido furtado por dois criminosos, que exigiam a quantia de R$ 1.500,00 para que ele e o caminhão da empresa fossem libertados.

Foto: Divulgação/PM-PIMotorista e dois comparsas presos pela PM de Parnaíba

Motorista e dois comparsas presos pela PM de Parnaíba

“O empresário foi informando pelo funcionário que tinha sido sequestrado e que as pessoas estavam cobrando um valor para liberá-lo, caso contrário iria matá-lo e o empresário ficou meio que sem saber o que fazer. Aí ele foi conseguiu contato com a PM e passamos a trabalhar essa informação. Rastreamos o caminhão, que foi encontrado com a carga perfeita. Então fomos verificar como localizar o cativeiro do possível sequestro e identificamos que o motorista estava no bairro Frei Higino”, explicou.

Ao chegar ao local, conhecido como uma área de venda de entorpecentes, os policiais abordaram o motorista e os outros dois suspeitos. Os três foram encaminhados para a Central de Flagrantes de Parnaíba e na delegacia o motorista confessou a comunicação de falso crime. Ele declinou que era usuário de drogas e que viu a oportunidade de ter acesso ao dinheiro para manter o vício.

Em razão disso, ele foi autuado por crime de estelionato e será submetido a audiência de custódia nessa quarta-feira (24).(Brunno Suênio/Gp1)

Sesapi realiza treinamento clínico e vigilância de ISTs em Parnaíba

A capacitação será voltada para profissionais da atenção básica, hospitalar e vigilância dos municípios e irá tratar do cenário epidemiológico da sífilis, HIV/Aids e tuberculose no Piauí, bem como os trabalhos de vigilância epidemiológica para esses agravos, métodos de prevenção, diagnóstico e tratamento mais adequados. No âmbito da tuberculose, será trabalhado junto aos profissionais o manejo clínico adequado dos pacientes, diagnóstico, acolhimento de casos na atenção primária e fluxo de atendimento de pacientes.

O objetivo principal do treinamento é capacitar os profissionais que atuam na atenção primária a levar um atendimento mais qualificado para a população, tendo um manejo adequado de cada caso e de cada doença, melhorando, assim, a resolutividade dos atendimentos e assistência à saúde da população. Além disso, o treinamento também irá qualificar os dados registrados em todo o estado, permitindo um trabalho de vigilância mais eficiente.

A coordenadora de ISTs da Sesapi, Karinna Amorim, destaca que os treinamentos também estão sendo realizados em outras cidades e a ideia é qualificar todas as regiões de saúde de forma igual.

“Até o momento, já foram realizados em Bom Jesus, Uruçui e Picos. Pretendemos reunir profissionais para que possam receber atualizações e contribuir na disseminação de informações no território. A Sesapi vem somando esforços no sentido de  enfrentamento dessas doenças e alcance das metas de eliminação, para tanto é necessária a qualificação do cuidado, organização da rede e articulação entre os atores envolvidos”, fala a coordenadora.

Os profissionais podem se inscrever para o treinamento por meio do link: https://forms.gle/vzAzjZn7cYCzK67L9

Ascom

Guerra de pesquisas na eleição de Teresina prejudica o processo

Ontem (22), duas pesquisas foram divulgadas no mesmo dia. A primeira, do instituto Credibilidade, enfrenta tanta desconfiança ao longo de sua história que já deveria ter mudado, pelo menos, o nome. Ela dá vantagem ao candidato deputado Fábio Novo, com pouco mais de 47%, enquanto Silvio Mendes tem 28%, Dr. Pessoa alcança 4% e Tonny Kerley quase 2 pontos percentuais. 

Já a pesquisa do Portal AZ, cujo idealizador Arimatéia Azevedo está condenado e preso por prática de chantagem e extorsão, apresenta um resultado totalmente diferente: na simulação estimulada, Silvio Mendes aparece na frente com 44% e Novo com 38%, seguido de Dr. Pessoa com 3%. O Instituto Data AZ trás resultados na sua sondagem espontânea, mostra um empate técnico entre Silvio e Novo. As pesquisas são registradas: a do AZ sob o número 05470/2024 no TRE e a do Credibilidade sob o número 08392/2024 na Justiça Eleitoral.(Silas Freire)

Regina Casé e Estêvão Ciavatta exaltam as belezas do Piauí durante viagem ao estado

A apresentadora e atriz Regina Casé esteve de férias no Piauí durante este mês de julho. O roteiro de viagem contemplou os pontos turísticos do Parque da Serra da Capivara, em São Raimundo Nonato, o Delta do Parnaíba e, ainda, a primeira capital piauiense, Oeiras. Em suas redes sociais, Casé ressaltou a importância histórica do parque, além da riqueza natural do Delta.

Regina Casé e Estêvão Ciavatta exaltam belezas do Piauí durante viagem ao estado

Regina Casé e Estêvão Ciavatta exaltam belezas do Piauí durante viagem ao estado

A apresentadora esteve de férias com os filhos, o marido – o diretor Estevão Ciavatta, a filha – a diretora Benedita Zerbini e o genro – o fotógrafo João Paulo Januário. Em suas redes sociais, Casé publicou diversas fotos dos locais visitados no Piauí e falou da experiência de visitar o berço do homem americano. “Viagem emocionante ao Piauí, Serra da Capivara! Férias dos meninos e eles aprendendo tanto quanto na escola. Nós também, através das pinturas rupestres, descobrindo uma nova perspectiva do que é ser humano”, postou.

O diretor Estevão Ciavatta, em suas redes sociais, exaltou a experiência de vir ao Piauí pela primeira vez. “O Piauí é um lugar misterioso, com histórias tão antigas que nos levam de corpo e alma para milhares de anos atrás. Mas é o lugar do presente também, dia-a-dia de gente trabalhadora e valente! Paisagens naturais vivas e vibrantes! Viajar em família, reconhecendo os valores de cada cantinho dessa terra foi um sonho”, publicou o diretor, que pôde experienciar ainda o artesanato no litoral piauiense, além de conhecer a carnaúba, árvore típica da região.

A família esteve também no Delta do Parnaíba, o único delta em mar aberto das américas. Lá, eles visitaram as dunas do delta além de acompanhar a revoada dos guarás, uma das atrações mais visitadas no delta.

Revoada dos guarás

-A revoada dos guarás é um dos passeios mais famosos no Delta do Parnaíba, onde é possível acompanhar o encontro de vários guarás vermelhos no final da tarde. O passeio começa saindo do Porto dos Tatus, seguindo até a Ilha do Caju, ocorrendo sempre entre 17h e 18h, durante o pôr do sol.

Fonte: CCOM

Acidente na PI-301, em Cocal, deixa cinco pessoas feridas, incluindo criança

Um grave acidente de trânsito na PI-301, no município de Cocal, a 268 km de Teresina, deixou cinco pessoas feridas, entre elas uma criança de 5 anos, na tarde deste domingo (21).

Foto: Divulgação/Polícia Militar do PiauíAcidente na PI-301, em Cocal, deixa cinco pessoas feridas, incluindo criança

Acidente na PI-301, em Cocal, deixa cinco pessoas feridas, incluindo criança

De acordo com a Polícia Militar, o motorista do veículo seguia em direção a Bom Princípio do Piauí quando perdeu o controle em uma curva, colidindo contra o muro de uma residência próxima à rodovia.

Com a batida, duas pessoas estão em estado grave, enquanto as outras três, incluindo a criança, sofreram apenas ferimentos leves. Todas as vítimas foram socorridas por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

Além do SAMU, a Polícia Militar prestou os primeiros socorros, e uma guarnição do Corpo de Bombeiros também foi acionada para auxiliar no resgate. Até o momento, não há maiores informações sobre o estado de saúde das vítimas

Fonte: Portal AZ

Veja quanto o candidato pode gastar em todas as cidades do Piauí em 2024

Fábio Novo, Sílvio Mendes e Dr Pessoa são pré-candidatos à Prefeitura de Teresina. O limite de gastos no primeiro turno ultrapassa a marca de R$ 3 milhões. | Reprodução/Divulgação

Fábio Novo, Sílvio Mendes e Dr Pessoa são pré-candidatos à Prefeitura de Teresina. O limite de gastos no primeiro turno ultrapassa a marca de R$ 3 milhões. | Reprodução/Divulgação

Nesta quinta-feira, 18, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) anunciou os limites de gastos para as campanhas de prefeito e vereador nas eleições municipais de outubro de 2024. As regras estabelecidas pelo TSE devem ser seguidas por todos os partidos e coligações em cada um dos 5.569 municípios do Brasil.

Em Teresina, a capital do Piauí, o teto de despesas para as campanhas de prefeito no primeiro turno é de R$ 3.242.903,24. Caso ocorra um segundo turno, o valor permitido para gastos será de R$ 1.297.161,29. Já os candidatos a vereador poderão gastar até R$ 308.272,66.

Os limites de gastos foram definidos e publicados através da Portaria TSE nº 593/2024. Os detalhes podem ser consultados na edição extra nº 121 do Diário da Justiça Eletrônico ou no portal DivulgaCandContas, que oferece informações específicas por cargo e circunscrição.

CLIQUE AQUI E VEJA O VALOR CIDADE A CIDADE

Além dos limites financeiros, o TSE também estabeleceu regras para a contratação de pessoal de campanha. Estes limites estão detalhados na Portaria TSE nº 594/2024.

Limites de Gastos para Outros Municípios do Piauí:

  • Parnaíba:

    • Prefeito: R$ 981.456,93
    • Vereador: R$ 117.864,37

    Picos:

    • Prefeito: R$ 459.300,32
    • Vereador: R$ 63.248,69

    Piripiri:

    • Prefeito: R$ 454.529,95
    • Vereador: R$ 79.870,71

    Floriano:

    • Prefeito: R$ 532.364,04
    • Vereador: R$ 211.506,70

    Esses valores representam o teto de gastos que os candidatos poderão utilizar durante o período de campanha, visando garantir uma disputa eleitoral justa e transparente. Para mais detalhes e informações específicas sobre outros municípios, os interessados podem acessar o anexo da Portaria-TSE nº 593/2024 no site do TSE ou no DivulgaCandContas. (Francy Teixeira)

Governo do Estado nomeia 205 novos bombeiros militares na segunda (22)

Governo do Estado nomeia 205 novos bombeiros militares na segunda (22)

Governo do Estado nomeia 205 novos bombeiros militares na segunda (22)

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Segurança Pública, comemora, na segunda-feira (22), os 80 anos do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Piauí. Na oportunidade, será realizada a formatura dos 205 novos soldados bombeiros militares da instituição aprovados em concurso realizado no ano passado e que participaram do curso de formação. 

O evento será realizado a partir das 9h, no Ginásio Arena Verdão, localizado na rua Rui Barbosa, região Centro-Norte de Teresina e contará com homenagens a autoridades e promoções de militares da corporação.

De acordo com o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Piauí, coronel José Rêgo, o evento marca dois momentos importantes para a instituição. 

“Além da celebração dos 80 anos de existência do CBMEPI, será realizada a formatura de 205 novos soldados bombeiros militares que estarão à disposição da população em todo o estado. Esse é mais um dos momentos históricos que nossa instituição vivencia, graças ao apoio do governador Rafael Fonteles e do nosso secretário da Segurança Pública, Chico Lucas”, pontuou o militar.

Fonte: CCOM

Filho de Lula teria xingado Janja em mensagem de Whatsapp

Circula pelas redes sociais prints de uma conversa de Whatsapp atribuída ao filho caçula do presidente Lula em que ele teria chamado a primeira-dama, Janja Lula, de oportunista e se referido a ela com uma palavra de baixo calão. As imagens divulgadas pelo site Metrópoles seriam de uma conversa de Luís Cláudio Lula da Silva com sua ex-esposa, Natália Schincariol. O site afirma que a conversa faz parte dos arquivos relacionados à investigação do filho do presidente por violência doméstica.

Filho de Lula teria xingado Janja em mensagem de Whatsapp - (Reprodução/Redes Sociais)Reprodução/Redes Sociais

Filho de Lula teria xingado Janja em mensagem de Whatsapp

Na conversa, o contato que seria Natália pergunta ao contato que seria Luís Cláudio “O que vai fazer hoje?”, ao que ele responde “Tô indo tomar café. Mais tarde assino um termo de compromisso com aquela empresa que te mostrei. Final da tarde vou ver meu pai”. Natália, então, diz “Que chique. Queria um café preto”. Então Luís Cláudio escreve “A p*** vai estar junto”. Na mesma conversa, o filho mais novo de Lula teria chamado Janja de “oportunista”.

Filho de Lula teria xingado Janja em mensagem de Whatsapp - (Reprodução/Metrópoles)Reprodução/Metrópoles

Filho de Lula teria xingado Janja em mensagem de Whatsapp

filho caçula do presidente Lula foi alvo de uma investigação por violência doméstica contra sua ex-esposa, Natália Schincariol. Segundo o Boletim de Ocorrência registrado pela vítima, ele teria lhe agredido com cotoveladas além de praticar violência verbal e psicológica durante uma briga. A ocorrência foi registrada em janeiro deste ano na Delegacia da Mulher de São Paulo.

Natália chegou a afirmar no BO que precisou se afastar do trabalho por conta das lesões sofridas e que chegou a ser hospitalizada com crises de ansiedade. Segundo seu relato, Luís Cláudio teria se referido a ela com palavras como “doente mental e gorda”.

Na segunda-feira (15), a polícia concluiu o inquérito e não indiciou Luís Cláudio alegando que não foram encontradas lesões no corpo da vítima nem indícios de abuso psicológico. A investigação do caso poderá seguir sob competência do Ministério Público de São Paulo. O órgão decidirá se prosseguirá com o inquérito ou se o arquivará.(O Dia)

Professor Idelmar Cavalcante é finalista do Prêmio Jabuti Acadêmico

Troféus Jabuti | © Divulgação
Troféus Jabuti | © Divulgação
Câmara Brasileira do Livro (CBL) divulgou nesta quinta (18) os cinco finalistas de cada uma das 29 categorias da primeira edição do Prêmio Jabuti Acadêmico. A cerimônia de entrega da premiação ocorrerá em 6 de agosto, no Teatro Sérgio Cardoso, em São Paulo, onde serão revelados os vencedores das categorias distribuídas nos eixos de Ciência e Cultura e Prêmios Especiais. As editoras Blucher (13) e Dialética (12) lideram a lista de editoras entre os finalistas. Cinco autores independentes também passaram para a seleção final.

“Estamos muito animados com a proximidade da grande festa de laureação. O Prêmio Jabuti Acadêmico é um reconhecimento, uma forma de valorizar ainda mais, obras das áreas científicas, técnicas e profissionais. Cada etapa, cada novo anúncio de semifinalistas e finalistas, mostra a qualidade da produção acadêmica e científica brasileira”, comemora a presidente da CBL, Sevani Matos.

O Prêmio foi criado em 2024 e é dedicado às áreas científicas, técnicas e profissionais, visando valorizar, reconhecer a excelência e divulgar os autores e editores que se dedicam a esses segmentos no Brasil. Os autores premiados em cada uma das categorias receberão uma estatueta e um prêmio de R$ 5 mil.

PROFESSOR DR. idelmar

O Prof. Dr. Idelmar Gomes Cavalcante Júnior, docente do curso de História da UESPI do campus de Parnaíba, é finalista na categoria Artes do Prêmio Jabuti Acadêmico com o livro sobre o dramaturgo piauiense Benjamim Santos
Título: Inventário de uma memória consagrada: Benjamim Santos nos interstícios do teatro pernambucano (1960-1970) | Autor(a): Idelmar Gomes Cavalcante Jr. | Editora(s): Cepe Editora.
(Fonte:https://www.publishnews.com.br/materias)

Estados ‘de esquerda’ têm cidades mais violentas

O ranking do Anuário Brasileiro de Segurança Pública revela que as três cidades brasileiras mais violentas estão em estados com governadores que apoiaram o presidente Lula (PT) nas Eleições de 2022. No topo, Santana, no Amapá do governador Clécio Luís (SD); a taxa de mortes violentas intencionais (MVI) atingiu 92,9% em 2023. A cidade é seguida por Camaçari, com taxa de MVI em 90,6%; e Jequié, com MVI em 84,4%; todas duas na Bahia, do governador petista Jerônimo Rodrigues.

Estranho no ninho

O Mato Grosso é o único estado com governador oposicionista (Mauro Mendes-União) no top 10. Sorriso, em 4º, tem taxa de MVI em 77,7%.

Tá em todas

Quando apurada a letalidade policial, estados esquerdistas nadam de braçada. Jequié, outra vez na Bahia de Jerônimo Rodrigues, leva o topo.

Rio destoa

Angra dos Reis, no Rio de Janeiro de Cláudio Castro (PL), é a segunda com maior letalidade policial. É o único estado oposicionista no ranking.

Apoiadores de Lula

O ranking da letalidade policial têm ainda outras duas cidades do Amapá, quatro da Bahia e duas de Sergipe, governado por Fábio Mitidieri (PSD).(Cláudio Humberto)

Deputados preparam CPI dos ‘amigos de Lula’

Wesley e Joesley Batista. Foto: Twitter

Wesley e Joesley Batista, figuras controvertidas da J&F – Foto: reprodução de redes sociais.

As suspeitíssimas benesses conferidas aos irmãos Joesley e Wesley Batista, donos da J&F, JBS etc., entraram na mira de deputados federais, que correm para coletar assinaturas, instalar a CPI e investigar a edição da Medida Provisória 1232/24 e a relação dos irmãos com o alto escalão do governo Lula (PT). “Fazer ‘esquema’ está no DNA dos governos do PT. Foi assim no passado e os maus exemplos, como esse, estão se repetindo no presente”, conclui Ricardo Salles (PL-SP), autor do pedido.

Sem risco de calote

A MP reforçou caixa da Amazonas Energia permitindo pagamento para termoelétricas recém-compradas pela Âmbar Energia, dos dois irmãos.

Amigos do rei

“Não é possível admitir que uma MP seja editada para o exclusivo benefício de amigos do presidente Lula”, destaca o pedido de CPI.

Escondido

As 17 reuniões com membros do Ministério de Minas e Energia, incluindo o ministro, e omitidas da agenda, também entraram na mira da CPI.

Tic tac

O autor lembra a prisão dos Batistas, suspeitos de gatunagem na Lava Jato, “É questão de tempo para voltarem todos para a cadeia”, diz Salles.(CláudioHumberto)

Férias: Equatorial reforça equipes e ações no litoral do Piauí

Foto: Ascom

A Equatorial Piauí informou que reforçou as equipes e a manutenção das redes no litoral do Piauí devido ao período de férias escolares.

Segundo a empresa, foram realizados investimentos no valor de R$ 4 milhões em obras de reforço, manutenções, limpezas de rede, instalação de novos transformadores e instalação de novos religadores (equipamento que reduz o tempo de restabelecimento em caso de interrupção) na região, além de, criar um plano de ações operacionais para o período.

Os investimentos somados ao Plano Operacional de Férias têm o intuito de reforçar o abastecimento de energia elétrica na região. Para executar o plano de ações estão envolvidas 35 equipes, entre engenheiros, técnicos, operadores e eletricistas mobilizados para atender toda e qualquer eventual ocorrência relacionada ao fornecimento de energia elétrica.

“Dentre as ações, estão sendo realizadas lavagens de rede por todo o litoral devido a agressividade do salitre na região. Também foram realizadas inspeções nos circuitos que atendem a região Norte, com troca de componentes em fim de vida útil e também manutenção preventiva e corretiva nas regiões de Parnaíba, Luís Correia, Cajueiro da Praia e Ilha Grande do Piauí”, destacou Vinícius Colbert, Gerente de Relacionamento com o Cliente da Equatorial Piauí.

O plano de ações foi especialmente montado para garantir que o grande público que se desloca para a região no período possa se divertir com tranquilidade. As equipes de plantão estarão posicionadas em locais estratégicos das cidades para possibilitar o rápido atendimento em caso de ocorrências.

Canais de atendimento

A Equatorial Piauí também estará disponível em seus canais de atendimento através do 0800 086 0800, ou por meio da Clara, atendimento de inteligência artificial via whatsapp pelo número (86) 3228-8200, por mensagem de texto ou pelo nosso site com mais informações www.equatorialenergia.com.br

PEC do fim da reeleição deve ser votada ainda em 2024

No Senado, o sentimento é um só: que a PEC que extingue a reeleição de presidente, governador e prefeito seja amplamente discutida ainda este ano, logo após a eleição, e se tente votar ainda em 2024.

Pelo menos esse é o pensamento do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, e do relator da matéria, senador piauiense Marcelo Castro, que disse ao Congresso em Foco que foi um erro do Congresso instituir a reeleição, que não existia em 1997, e agora o erro precisa ser corrigido.(Silas Freire)

Barra Grande se torna um dos principais pontos turísticos do Brasil e recebe quase 30 voos por dia

O Aeroporto de Barra Grande, sob a administração do governo do estado, tem se destacado como um importante ponto de entrada para turistas e empresários. Com funcionamento 24 horas, a estrutura não possui limite para o número de voos diários e, recentemente, recebeu 21 aeronaves em um único período.

FOTO: 180GRAUS

A maioria dos visitantes vem do Maranhão, Fortaleza e Pará, com um aumento de turistas estrangeiros esperado para os próximos meses. Em março, um turista espanhol desembarcou no aeroporto, sinalizando o início de uma nova fase internacional para a região. A expectativa é de que, entre setembro e outubro, a alta temporada traga mais visitantes estrangeiros, aproveitando os ventos fortes característicos dessa época do ano.

A inauguração do aeroporto facilitou não apenas a chegada de turistas, mas também de empresários, que têm investido na região. Um exemplo é o aumento da procura por empreendimentos locais. Segundo informações, muitos turistas chegam de carro, enquanto outros preferem voar até Parnaíba e, de lá, fretam voos para Barra Grande.

FOTO: 180GRAUS

O aeroporto opera sem restrições de horário, com voos sendo autorizados mediante solicitação prévia. “Eles precisam entrar em contato comigo para pedir a solicitação de pouso. Envio um e-mail autorizando e, se necessário à noite, também faço a liberação e os testes de balizamento”, explicou Bruno Ferreira, administrador do aeroporto. Recentemente, houve uma decolagem às 4 horas da madrugada, demonstrando a flexibilidade e capacidade operacional do local.

Com a previsão de receber aproximadamente 200 aeronaves durante a alta temporada, a administração do aeroporto está otimista quanto ao crescimento contínuo do fluxo de passageiros. A chegada de turistas e empresários promete movimentar ainda mais a economia local, consolidando Barra Grande como um destino cada vez mais procurado.

FOTO: 180GRAUSFOTO: 180GRAUS

(180Graus)

Imepi autua 39 empresas nas cidades de Piripiri e Parnaíba

Das 85 empresas vistoriadas, 39 receberam auto de infração por cometer algum tipo de irregularidade na venda dos produtos.

Produtos apreendidos - Foto: ASCOM

Produtos apreendidos – Foto: ASCOM
Fiscais do Instituto de Meteorologia do Estado do Piauí (Imepi) autuaram 39 estabelecimentos comerciais nas cidades de Piripiri e Parnaíba. Ao todo, a fiscalização apreendeu mais de 100 produtos, entre cabos e fios elétricos, pneus, isqueiros, adaptadores de tomada e panelas.

Das 85 empresas vistoriadas, 39 receberam auto de infração por cometer algum tipo de irregularidade. O material foi recolhido e levado para o depósito do setor da Qualidade, na sede do Imepi.

Segundo a diretora-geral do Imepi, Patrícia Leal, o alto índice de material apreendido é resultado da intensificação de fiscalizações no interior do Piauí.

“Diariamente nossos fiscais estão nas ruas da capital e do interior do Piauí para combater o uso de produtos falsificados e proteger o consumidor. Temos encontrado um número elevado de materiais irregulares e que podem causar prejuízo no bolso e na saúde da população. Por exemplo, um pneu irregular pode ocasionar um acidente grave no trânsito, um cabo e fio elétrico pirata pode gerar um curto-circuito em uma casa, além de aumentar a tarifa de energia da residência. Diante dessas situações, temos intensificado nosso trabalho para levar mais segurança ao consumidor”, ressalta.

Ao ser constatada a irregularidade, o comerciante e o fabricante recebem auto de infração e podem pegar uma multa que varia entre R$ 100 a 1,5 milhão, a depender do porte da empresa, reincidência e nível de violação.(Isabella Monteiro)

Seis e Meia está de volta com shows de Tuia e Ana Vilela em quatro cidades do Piauí incluindo PHB

O show em Teresina acontece no dia 23 de julho, no Theatro 4 de Setembro

Os cantores Tuia Lencioni Ana Vilela são as próximas atrações do projeto Seis e Meia. A dupla se apresenta nas cidades de Teresina, Oeiras, Piripiri e Parnaíba, cantando os seus maiores sucessos.

Além de tocar “Linda Juventude”, os músicos também farão duetos de outros sucessos de Tuia, um dos precursores do Rock Rural, e de Ana Vilela, conhecida pela icônica música “Trem-Bala”.

O show em Teresina acontece no dia 23 de julho, no Theatro 4 de Setembro. A abertura do Seis & Meia será feita pelo cantor e compositor de Teresina, Ravel Rodrigues. As vendas dos ingressos terão início nesta terça-feira (16), a partir das 8h, na bilheteria do Theatro.

Nas demais cidades, os ingressos estarão a venda a partir de quinta-feira (18). O show acontece em 24 de julho em Oeiras, no Cine Teatro da cidade. Em 25 de julho, é a vez de Piripiri, no Teatro João Claudio Moreno. Em Parnaíba, a apresentação acontece no Teatro Saraiva, no dia 26 de julho.

O ingresso custa R$ 40  e 1 kg de alimento não perecível. A meia entrada custa R$ 20  e 1 kg de alimento não perecível.(piauihoje)

Apac reúne a advocacia piauiense em grande evento festivo

No último sábado, 13, a advocacia  do Estado esteve reunida  para avaliar o resultado da agenda de visitas realizadas aos profissionais do Direito em todos os territórios piauienses. 
A reunião aconteceu  num restaurante da zona leste durante uma feijoada das  amigas e dos amigos da advocacia, promovida pela Associação Piauiense da Advocacia (APAC).
No primeiro semestre, a APAC cumpriu um extenso cronograma de visita aos municípios, o  que permitiu a realização de um diagnóstico sobre os desafios enfrentados pelos profissionais dentro da realidade socioeconômica regional onde ele atua, além de levantar várias pautas importantes para advocacia piauiense. 
A feijoada das amigas e amigos da advocacia marca o encerramento desta primeira etapa do trabalho e o início das comemorações do Dia do Advogado, celebrado dia 11 de agosto. É também uma  oportunidade de congregar os colegas de profissão, seus familiares e amigos em uma ampla reunião festiva, como forma de reconhecer o importante papel que os advogados e advogadas desempenham na sociedade. 
“Esse evento serve para fortalecer os laços da nossa categoria e nos permite celebrar as conquistas alcançadas até aqui”, detalhou o advogado Raimundo Junior, membro da APAC. Segundo ele, ainda existe um grande caminho a ser percorrido, mas com uma categoria unida e fortalecida será possível resgatar o orgulho de ser advogado reconhecendo o valor da profissão na construção de uma sociedade mais justa e igual.