Executivos da Caixa tentam criar auxílio-creche de R$4,5 mil

Executivos da Caixa Econômica Federal tentaram aprovar um auxílio-creche de R$4,5 mil para presidente, vice-presidentes e diretores do banco. Ao todo, 52 pessoas poderiam ter acesso ao benefício, que acabou com o valor proposto barrado pela Secretaria de Coordenação e Governança das Estatais (Sest).

No entanto, a secretaria ainda liberou o pagamento de R$630,42. O valor é o mesmo pago aos demais funcionários do banco. A informação foi revelada pelo portal Uol.

A boquinha aprovada pelo conselho de administração foi informada em comunicado interno e confidencial da Caixa. O banco é presidido por Carlos Antônio Vieira, indicado ao posto por Arthur Lira (PP-AL) após demissão de Rita Serrano.

O conselho ainda conseguiu reajustar o auxílio-alimentação dos diretores, que ficou em R$1.542,55. O valor pedido era de R$1.969,10; mas mais uma vez foi barrado pela Sest. (Diário do Poder)

Flagrante em Parnaíba: PRF recupera veículo roubado em Recife (PE)

Na última quinta-feira (23/05), na BR-343, em Parnaíba (PI), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou uma apreensão de destaque. Um veículo Fiat/Strada Ranch At, conduzido por um homem de 18 anos, foi parado pela equipe de patrulheiros. A apreensão ocorreu devido a suspeitas levantadas durante a abordagem padrão.

FOTO: DIVULGAÇÃO/PRF

Ao solicitar os documentos do veículo, a equipe da PRF notou inconsistências nos elementos identificadores do automóvel. Uma investigação mais aprofundada revelou que o veículo tinha sido roubado em Recife (PE) no ano anterior, em maio de 2023.

O condutor afirmou ter adquirido o veículo recentemente, em uma troca, onde entregou um veículo Toyota Hilux em contrapartida. Ele apresentou trechos de conversas de negociação em um aplicativo de mensagens para respaldar sua declaração.

Diante das evidências, tanto o veículo quanto o condutor foram apreendidos e levados para a central de flagrantes de Parnaíba. O homem, inicialmente, responderá por Receptação.

Fonte: Cidades na Net

Vice de Dr. Hélio na eleição em Parnaíba

O vereador Daniel Jackson (Republicanos) se mantém como franco favorito para ser o candidato a vice de Dr. Hélio (MDB) na disputa pela prefeitura de Parnaíba.

Os dois estão aprofundando o diálogo e afinando o passo para entrar na campanha em perfeita sintonia. O nome do vereador, presidente da Câmara Municipal de Parnaíba com  reconhecida   liderança na cidade, conta com o apoio da base aliada governista.(Elivaldo Barbosa)

PHB: Homem troca carro roubado por um legalizado e acaba preso por receptação e estelionato

Um veículo Strada que dispõe de restrição de roubo em Recife foi abordado por volta das 10h de quarta-feira (22/05), no povoado Santo Onofre, na BR 343, zona Rural de Parnaíba. Agentes da Polícia Rodoviária Federal (PFR) fizeram a abordagem ao verificar que o carro estava sem um retrovisor foi feita a verificação do carro e constatado que os sinais identificadores estavam adulterados.

Em seguida, com as investigações, foi constatado que o veículo era produto de roubo em 2023 e clonado. O condutor informou aos policiais que havia feito um negócio e trocou sua Picape Hilux na Strada e desejava, diante do engano, retomar seu veículo. Uma Picape avaliada em R$ 120 mil.

Quando pela manhã desta quinta-feira (23/05), os policiais abordaram uma Toyota Hilux que era exatamente o veículo da transação criminosa, inclusive o motorista era o autor. O caso foi levado para a Central de Flagrantes junto aos envolvidos e aos veículos. Sob acusado foram imputados o crimes de receptação, roubo e estelionato.(Daniel Santos)

Ousadia

Governo anuncia mais uma etapa do Porto de LC para julho

O governo do estado, em meio a críticas da oposição em relação ao porto de Luís Correia, anuncia a entrega da próxima fase da programação para conclusão do Porto do Piauí.

Essa etapa será a urbanização, com um investimento de 13 milhões de reais, onde está sendo concluído o pátio de mercadorias, que comportará mercadorias de pequeno, médio e grande porte. A Secretaria das Cidades já anuncia a entrega desta etapa para julho próximo, acelerando o processo de conclusão do cerco portuário piauiense.(Silas Freire)

Vereadores parnaibanos: E o tal “estacionamento rotativo”

Foto ilustrativa

Diversas foram as audiências públicas realizadas na Câmara Municipal de Parnaíba, nas gestões de Zé Hamilton e Florentino, com vistas à implantação de estacionamento rotativa e/ou uma zona azul no centro da cidade, dado às dificuldades que todos encontram para estacionar na Praça da Graça após às 8 horas da manhã. Mas foi tudo tempo perdido. Conversa jogada fora, a exemplo de muitas outras audiências públicas, algumas propostas apenas porque o vereador proponente está carente de holofotes. E o assunto entrou no esquecimento dos vereadores, que parece terem medo de reivindicar ações da atual gestão.

E nada foi feito até agora, passados quase 8 anos da gestão da deputada Gracinha/Mão Santa, porque os vereadores não acham mais isso importante. Até a sinalização horizontal e vertical tem manutenção comprometida, porque até o dinheiro arrecadado nas multas era desviado para outros fins, causando prejuízos enormes aos donos de veículos.

Zé Hamilton: O único prefeito que ainda pensou em modernizar o trânsito da cidade

A última interferência feita para melhorar o trânsito de Parnaíba ainda foi em uma das gestões de Zé Hamilton, com a implantação do sistema de rotatórias na cidade, que deu uma visão de modernidade ao trânsito local, o que foi até criticado na época pelos adoradores do Mão Santa, que na rádio do atual prefeito viviam  chamando o Zé Hamilton de Zé Balão. DE lá para cá nada mais foi feito, muito embora a atual gestão se auto-proclame de primeiro mundo.E quanto tempo já passou, com o número de carrtos e motos aumentando todos os dias. E a Gracinha/Mão Santa nem fala nisso. E a população cala, embriagada por uma propaganda mentirosa que só atraso impõe à cidade. É uma lástima! (BS)

Equatorial Piauí é alvo de ação que pede R$ 100 mil em indenização por danos morais

Fiação elétrica

A Equatorial Piauí é alvo de uma ação civil pública que pede o pagamento de R$ 100 mil por danos morais contra moradores da cidade de União. A quantia será destinado ao Fundo Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor. Na ação o Ministério Público também pede a regularização das instalações elétricas do Loteamento Pierot.

Segundo o o promotor de Justiça Rafael Maia Nogueira, foi instaurado um procedimento para verificar denúncia de suposta instalação irregular de postes de energia no Loteamento Pierot, causando risco de morte aos moradores da região, além de prejuízos materiais por conta de constantes oscilações de energia.

Apesar de a Equatorial ter se manifestado sobre o assunto alegando que as devidas diligências já estariam sendo tomadas para sanar os problemas, com projeto de expansão da rede, a situação persistiu por cerca de dois anos.

“A demora na execução do projeto de expansão e troca dos postes de madeira configura falha na prestação do serviço e o risco de morte aos consumidores é evidente, haja vista que há fiação exposta próxima ao chão”, destacou Rafael Maia Nogueira.

Diante da urgência da situação, o Ministério Público pediu deferimento de tutela provisória de urgência para que a Equatorial seja compelida a realizar as adequações técnicas necessárias à expansão do serviço elétrico no Loteamento Pierot, no prazo de 30 dias úteis, com o objetivo de regularizar o serviço de fornecimento de energia elétrica, sanar e evitar constantes oscilações de energia, garantindo eficiente, regular, seguro e contínuo fornecimento de energia elétrica aos consumidores do loteamento.

Para isso, o Ministério Público pede que haja a promoção, entres outros itens, do atendimento de cerca de um quilômetro de rede e a retirada de “gambiarras” e “postes de madeira”, que apodrecem e causam risco de morte aos moradores da região. Em caso de não cumprimento do prazo do projeto de expansão elaborado pela Equatorial, o MPPI ainda pede a fixação de multa diária de R$ 2 mil.

O MP também pede a condenação da Equatorial Piauí ao pagamento de indenização de danos morais coletivos de R$ 100 mil, a ser destinado ao Fundo Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor.

Governo quer doar ao Paraguai helicópteros da PF que poderão fazer falta

Aeronaves que poderiam auxiliar o Rio Grande do Sul serão doadas (Foto: Reprodução/Youtube)

Avança na Câmara dos Deputados pedido do governo federal para doar dois preciosos helicópteros da Polícia Federal ao governo paraguaio, tudo na faixa. A tramitação na Comissão de Constituição e Justiça ocorre no momento em que as aeronaves poderiam ser empregadas em operações de resgate e recuperação do Rio Grande do Sul, a exemplo dos aviões e helicópteros particulares do empresário Luciano Hang, da presidente do Palmeiras, Leila Pereira, ou do jogador Neymar.

Nossa conta

Além de ganhar os helicópteros, o Paraguai não irá gastar nada nem mesmo para fazer o deslocamento entre Brasília e Foz do Iguaçu.

Uma gaita

O Ministério da Justiça estima só o traslado em R$103.613,63. A grana para bancar a viagem sairá do caixa da Polícia Federal.

Lado de lá

O MJ sustenta a doação dizendo que os helicópteros, modelo 412 Classic, vão ajudar o Paraguai na fiscalização da fronteira… com o Brasil.

Pode seguir

No início desta semana, o projeto avançou após José Medeiros (PL-MT) dar ok pela constitucionalidade, juridicidade e técnica legislativa do texto.(Cláudio Humberto)

Assinatura física para empréstimos a idosos no Piauí passar a ser obrigatória

Os deputados estaduais aprovaram no plenário da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) nesta quarta-feira (22) o projeto de lei que torna obrigatória a exigência de assinatura física na concessão de empréstimo a idosos em todo o estado. O texto foi Comissão de Defesa do Consumidor e do Meio Ambiente (CDCMA) e no Plenário da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi).

A deputada Simone Pereira (MDB), autora do PL, explicou que em janeiro deste ano foi publicada a Lei Estadual nº 8.281 que permite a substituição da assinatura física por todo e qualquer tipo de procedimento utilizado para assegurar a correta identificação do consumidor, como biometria, geolocalização, registro fotográfico, confirmação positiva de dados ou qualquer outro tipo de tecnologia capaz de garantir a legitimidade da contratação.

 - (Marcello Casal Jr./Agência Brasil)Marcello Casal Jr./Agência Brasil

“O escopo da referida Lei é a proteção dos idosos que, comumente, são vítimas de contratos fraudulentos, realizados, principalmente, por meios digitais, contudo, ao permitir que “procedimentos de segurança” substituam a assinatura física nos referidos empréstimos, as fraudes continuarão a acontecer, pois é justamente na adoção desses procedimentos de segurança que os idosos são ludibriados e induzidos a fornecerem seus dados, inclusive sua biometria, sem estarem cientes de que estão realizando empréstimos bancários”, defendeu a parlamentar.

Simone Pereira alegou que tem surgido várias legislações estaduais, exigindo a assinatura física nos contratos de empréstimos celebrados por pessoas idosas, a exemplo do que já ocorreu nos Estados do Ceará, Paraíba e Tocantins. Há também um Projeto de Lei Federal, de autoria do Senador Paulo Paim, que visa adotar essa exigência em todo o território nacional. “Somente através da assinatura física dos contratos é possível se aferir que o consumidor idoso está efetivamente ciente da natureza jurídica do negócio que está firmando”, justificou.(Otávio Neto)

G20 sem representantes das potências mundiais

O encontro G20 Social que acontece em Teresina parece ser, na verdade, um evento do Ministério do Desenvolvimento Social. Os representantes de peso das nações mais poderosas do mundo não compareceram como esperado.

Embora haja ali vozes consideradas internacionais, o evento frustrou os piauienses que esperavam algo que chamasse a atenção do mundo. Muitos críticos estão apelidando o G20 Social de “Genérico” pela falta de expressão internacional do encontro e pelo baixo interesse da mídia nacional e internacional. (Silas Freire)

Construções irregulares em Luís Correia podem inundar município

Muitas construções estão sendo feitas na cidade de Luís Correia, que podem, em um futuro próximo, trazer problemas irreversíveis, como inundações durante os períodos chuvosos.

As edificações estão sendo realizadas sobre lagoas aterradas, infringindo visivelmente as leis ambientais, bem diante da prefeitura e à vista do Ministério Público e da Secretaria Estadual do Meio Ambiente. Já é comum ver ruas alagadas na cidade litorânea após curtos períodos de chuva. Quando as tragédias acontecem, procura-se por culpados, mas ainda há tempo de cobrar ação do poder municipal, do judiciário através do Ministério Público, e da Secretaria Estadual do Meio Ambiente para prevenir desastres futuros.(Encarando)

Historiador diz que no Piauí o PT faz um governo de direita

Legenda de direita 

Em entrevista à revista de esquerda Fórum, o historiador pernambucano Jones Manoel Silva, cujo canal no Youtube tem 300 mil inscritos, disse que no Piauí o Partido dos Trabalhadores governa como uma legenda de direita.
No entendimento dele, o PT lidera “um governo reacionário”, permitindo que o Piauí seja “um dos estados que tem avançado produção de soja, desmatamento, degradação de biomas, desertificação, poluição de rios”.
Para Jones, a ação do governo do PT no Piauí “é uma tragédia”, sendo “um governo ruim, direitista, liberal”, em torno do qual “cria-se um pacto de silêncio”.

Foto: ReproduçãoJonas Manoel e o “raio x” da mudança do PT para a direita (foto Março Zero)

Jonas Manoel e o “raio x” da mudança do PT para a direita 

Mídia independente

No entendimento do historiador e youtuber, é importante que meios de mídia independentes são importantes para denunciar ações de um governo do PT que administra com ideias neoliberais que levam à privatização da empresa estatal de saneamento, a Agespisa, e a mudanças na política ambiental do estado.
Esses dois processos considerados como ações próprias de partidos de direita, têm sido mais percebidos em razão de uma articulação da mídia independente nordestina. 

Jones coleciona desafetos

Com um histórico de polemicas, o historiador que enxerga o PT no Piauí como líder de um governo de direita, é um colecionador de desafetos.
Ele ataca o PT em razão das defesas (tímidas) que o governo Lula faz da austeridade fiscal; critica Fernando Gabeira, 
Candidato a governador de Pernambuco pelo PCB, em 2022, Jones foi expulso do partido no ano seguinte.

Mídia convencional

Se meios que se consideram independentes e progressistas enxergaram uma guinada à direita de governantes de esquerda no Nordeste, como sublinhou Jones na revista Fórum, a mesma percepção teve o jornal Folha de São Paulo.
Vista como conservadora pela esquerda e como esquerdista pela direita, a Folha anunciou em 15 de janeiro do ano passado que no Maranhão, Bahia e Piauí, governadores do PT e PCdoB que viraram ministros de Lula tiveram recordes de desmatamento no cerrado durante seus governos (2015-2022).

Vem de longe

O PT venceu a eleição no Piauí pela primeira vez em 2002 com ajuda de velhas raposas conservadoras ou reacionárias da política local.
No período de 20 anos foi ficando mais com a cara dos antigos adversários com os quais se aliou que com o partido cheio de tendências e ideias revolucionárias.

A direita em casa

Em 2022, em vez de somente se aliar a políticos abrigados em partidos à sua direita, o PT do Piauí filiou deputados estaduais oriundos de partidos como o PFL, o PP e o PL de Jair Bolsonaro, como foi o caso de Janaina Marques, Hélio Isaías, Gustavo Xavier e Firmino Paulo.

Foto: DivulgaçãoJanaína Marques e Hélio Isaías, de partidos conservadores, hoje no PT

Janaína Marques e Hélio Isaías, de partidos conservadores, hoje no PT

Tucano vermelho

Mesmo o candidato a prefeito de Teresina pelo PT, Fabio Novo, tem uma origem na banda mais à direita do partido no Piauí. Novo foi filiado ao PSDB. (Portalaz)

Zé Hamilton promete retornar o gabinete do prefeito para a sede da Prefeitura na Itaúna

O pré-candidato a prefeito de Parnaíba, Zé Hamilton, em entrevista concedida ontem(20) à TV Costa Norte, disse que uma das coisas que fará – se eleito for – será retornar o gabinete do prefeito para a sede da Prefeitura na rua Itaúna. “Não tem sentido o prefeito ter o seu gabinete, para atender as pessoas, em outro lugar que não seja na própria prefeitura”, disse. Atalmente o gabinete do prefeito funciona no segundo andar da sede da Federação das Indústrias na Rua Riachuelo.

Foi o ex-prefeito que, em sua primeira gestão(1993 a 1996), solicitou ao então governador Freitas Neto, a doação daquele prédio onde funcionou o Centro Social Urbano (CSU) para a prefeitura, a fim de que a sede do governo saísse da Praça da Graça, na atual sede da Câmara O local estava pequeno), para o prédio atual. Inclusive por algum tempo ele facilitou o acesso dos servidores, que moravam na área mais central da cidade,  ao novo local de trabalho, oferecendo ônibus gratuito para o transporte das pessoas.

Na sua entrevista Zé Hamilton disse ainda que sua equipe está formatando seu plano de governo, com os setores educacão e saúde bastante adiantados. Prometeu ainda que, caso o povo lhe dê mais uma oportunidade de governar a cidade, a  criação de uma secretaria da juventude, para a execução de políticas públicas para jovens e a instalação de uma escola técnica de turismo, com o apoio das universidade, a fim de trabalhar a formação da mão obra de base. (Bernardo Silva)

 

Florentino na pré-campanha em Parnaíba

O deputado federal Florentino Neto (PT) reforça presença nos atos políticos do pré-candidato a prefeito de Parnaíba Dr. Hélio Oliveira (MDB), que é apoiado pelo governador Rafael Fonteles.

O parlamentar foi destaque em evento da pré-campanha no final de semana e confirmou presença em ato político que ocorrerá na próxima segunda-feira,27, com presença de Rafael Fonteles. Florentino tem revelado alinhamento político no bloco liderado por Dr, Hélio. (Elivaldo Barbosa)

Jovem de 19 anos é assassinada a tiros e irmão baleado após ter casa invadida em Parnaíba

Por Rebeca Lima 

Uma jovem de 19 anos, identificada como Lorena Santos Rocha, foi assassinada a tiros na madrugada desta terça-feira (21), no bairro Vazantinha, no município de Parnaíba, litoral do Piauí. Além dela, seu irmão, Pedro Lucas Santos Rocha, foi baleado no braço.

De acordo com a Polícia Militar, a mãe das vítimas relatou que suspeitos invadiram a residência pela porta dos fundos e já chegaram atirando.

Lorena Santos não resistiu aos ferimentos e faleceu no local. Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) constatou o óbito da jovem. Já seu irmão, Pedro Lucas, foi atingido no braço direito.

A PM acrescentou ainda que realizou diligências na região, mas até o momento ninguém foi preso. Também não há informações sobre a motivação do crime.A Polícia Civil de Parnaíba investiga o caso.

Pior saneamento básico do país está no Piauí, diz IBGE

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), entre 2010 e 2022, todas as regiões do Brasil tiveram um aumento no número de pessoas morando em casas com coleta de esgoto e sistemas de esgotamento, como rede coletora ou fossa séptica.

Mesmo com esses avanços, ainda existem 3.505 municípios onde menos da metade da população tem coleta de esgoto em suas casas. Além disso, em 2.386 municípios, menos da metade dos moradores vive em residências com sistemas adequados de esgotamento sanitário.

Foto: Carolina Gonçalves/ Agência BrasilSaneamento

O Piauí ocupa a pior colocação no ranking geral, 27, atingindo um dos piores índices em sua história em saneamento básico em todo o país segundo os últimos dados do IBGE no ‘Censo 2022’, tendo apenas uma cobertura de esgotamento sanitário de 18,07% dos domicílios.

O norte e o nordeste ainda ocupam as piores posições nacionais no quesito acesso a rede coletora de esgoto, infraestrutura de saneamento básico e tratamento de esgotamento, ao passo que as regiões sul e sudeste ocupam melhores posições nos dados do IBGE.São Paulo ocupou a primeira posição com 95,57% de cobertura.

Fonte: Com informações do Centro de Liderança Pública

Pescador fisga cadáver no rio durante pescaria em Luís Correia

Um corpo foi “pescado” durante uma pescaria no porto pesqueiro de de Luís Correia, neste domingo (19). Segundo o pescador, ele foi surpreendido ao pescar o cadáver, e o momento foi registrado em vídeo.

Foto: RepryPescador fisga cadáver durante pescaria em Luís Correia

Pescador fisga cadáver durante pescaria em Luís Correia

“Não foi meu dia de sorte. Vim pescar e de repente peguei foi um cadáver. O cara está fisgado na minha linha. Não vou mais nem pescar, vou é para casa”, afirmou o pescador no vídeo.

Após o incidente, os polícias Militar e Civil foram acionadas para atender a ocorrência. O Instituto de Medicina Legal (IML) de Parnaíba fez a remoção do corpo, cuja identidade ainda não foi divulgada. Até o momento, não há informações sobre a causa da morte.

Há especulações de que o corpo possa ser de um pescador do Ceará que está desaparecido, mas essa informação ainda não foi confirmada pelas autoridades.

Confira o momento registrado pelo pescador:

 

Fonte: Portal AZ

Novo chefe da Delegacia da Polícia Federal em Parnaíba toma posse

Toma posse novo delegado da PF em Parnaíba.
Foto: Lucas Zadoque.
A solenidade de posse ocorreu por volta das 16h desta sexta-feira, 17 de maio, no auditório da instituição na Avenida São Sebastião, bairro São Benedito. O evento contou com a presença da Superintendente Regional da Polícia Federal no estado do Piauí, Melissa Maximino Pastor, e demais autoridades e convidados.
Em entrevista ao infocopiauí.com, o novo delegado destaca os planos e metas a frente da delegacia. “Já estão sendo implementadas. A Polícia Federal se antever aos acontecimentos. A gente sabe que com a implementação do Porto aqui no município de Luís Correia, o desenvolvimento virá e consequentemente a criminalidade acompanhando. Mas a Polícia Federal tem que se antever a esses acontecimentos e se planejar. Já está acontecendo isso, de modo a fazer um eficaz combate a esse tipo de criminalidade.
Ronaldo Marcelo destaca ainda que as facções criminosas não deixarão de ser combatidas, sendo uma das principais metas, o combate às facções criminosas e também o combate à corrupção e contrabando. A tecnologia e inteligência serão aprimoradas, antecipando-se aos fatos para um trabalho eficaz e eficiente durante o período eleitoral de 2024, de modo a coibir os crimes eleitorais.
Carlos Alberto, agora ex-chefe da delegacia, após 6 anos na chefia, relata sua experiência durante esse período. “É uma experiência bastante gratificante, dada a relevância estratégica da delegacia de Polícia Federal para o porte do Piauí. Então nós podemos nesse período mantermos fiéis às diretrizes dos orgãos centrais para a região, porquê são elaboradas dentro de um planejamento estratégico. Nós conseguimos nesses seis anos cumprir as metas estabelecidas para nós.”
Indagado sobre sua nova missão, o ex-delegado informou que continuará servindo às atribuições do cargo como delegado, investigando em operações, trabalhando na inteligência, ou seja, com inquéritos, “que o lugar de onde o delegado nunca deve se retirar.”
Quem também participou da solenidade foi a superintendente da Polícia Federal no Piauí, Melissa Maximino, que falou dos desafios de gerir a PF. “O desafio de gerir a PF no Piauí é grande, especialmente pela extensão territorial, em razão de nós dispormos apenas da superintendência na capital e da delegacia de Parnaíba, ao norte. Então uma das nossas missões é buscar instalação da delegacia em Picos, para que possamos atuar mais enfaticamente no sul do estado”, ressaltou a superintendente da PF no Piauí.
Ainda segundo Melissa Maximino, os focos da PF no Piauí continuarão sendo o combate ao crime organizado, a repressão aos crimes de abuso sexual infantil, que segundo ela, nesses primeiros dias do mês de maio foram realizadas seis operações de combate ao abuso sexual infantil, com prisões de estupradores, e resgate de vítimas.
O combate ao crime também será intensificado nos aeroportos do estado. Nessa quinta-feira (17/05) foi realizada uma reunião no Aeroporto de Parnaíba para tratar de uma atuação mais profícua no combate ao crime organizado na cidade e aos crimes cometidos por intermédio dos aeroportos, buscando também a atuação nos portos. Uma das missões é a instalação do Grupo Especial de Polícia Marítima (GPOM) no Porto Piauí. (infocopiaui)

Ciro Nogueira propõe projeto para aumentar penas em crimes durante calamidades

O senador Ciro Nogueira, do Progressistas, apresentou o PL 1861/2024 no Senado Federal, propondo o aumento da pena para diversos crimes cometidos em situações de emergência ou estados de calamidade pública. A iniciativa visa garantir a segurança e proteção das vítimas de desastres naturais, após casos de crimes em abrigos no Rio Grande do Sul terem motivado a ação legislativa.

Ciro Nogueira reage e responde ao ex-comandante da Aeronáutica

O projeto abrange uma ampla gama de delitos, como invasão de domicílio, furto, roubo, estelionato, entre outros, cometidos em momentos de crise. Ciro Nogueira destacou que a proposta representa um avanço significativo rumo à garantia de justiça e responsabilidade em tempos de emergência, buscando coibir a impunidade e proteger as vítimas.

Além disso, o projeto inclui infrações como falsificação de documentos e emprego irregular de verbas públicas. Para o senador, é fundamental reconhecer a gravidade dos crimes cometidos durante calamidades e oferecer uma abordagem mais abrangente para lidar com essas situações, visando proteger os cidadãos e combater o comportamento criminoso.