Demanda no último dia para regularizar o título ultrapassa capacidade de atendimento do Cartório Eleitoral de Parnaíba

O prazo para regularização do título de eleitor encerrou nesta quarta-feira (08/05). A data é limite também para tirar o título de eleitor; coletar a biometria; transferir o domicílio eleitoral; atualizar dados no cadastro eleitoral.

O Cartório Eleitoral de Parnaíba, responsável pela 3ª e 4ª Zonas Eleitorais, distribuiu hoje 600 fichas para os cidadãos que buscaram pelos serviços na data limite, que corresponde a 150 dias antes da eleição, conforme o Tribunal Superior Eleitoral.

Diante da alta demanda registrada, o Cartório vai continuar os atendimentos amanhã (09/05), às 07h no Centro de Qualificação Jeanete Souza; mas unicamente para quem recebeu a ficha hoje. A iniciativa se deve aos servidores trabalharem somente até às 18h. Portanto, o atendimento no dia seguinte será concluído quando os cidadãos forem acolhidos.

Piauí é contemplado com 55 obras em cinco eixos do Novo PAC Seleções, anuncia W. Dias

Lula confia plenamente no amigo Wellington Dias

Lula confia plenamente no amigo Wellington Dias

O ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, anunciou em suas redes sociais que o Piauí foi contemplado com 55 obras e equipamentos no Novo PAC Seleções, anunciado hoje (08) pelo presidente Lula. Os resultados para cada estado e município ainda não está disponível no sistema do governo federal.

“Estamos animados com os cinco eixos do programa, que incluem renovação de frota de transporte público, urbanização de favelas, contenção de encostas, abastecimento rural e regularização fundiária. Vamos celebrar mais esse avanço para o nosso Estado!”, disse o ministro.

As novas obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) estão orçadas no valor de R$ 18,3 bilhões, incluindo R$ 1,7 bilhão para a prevenção de desastres. Todas as propostas de obras de contenção de encostas enviadas pelos municípios do Rio Grande do Sul foram contempladas.

Além da prevenção a desastres, as demais modalidades executadas pelo Ministério das Cidades são abastecimento de água, urbanização de favelas, regularização fundiária e renovação de frota do transporte público.

O Novo PAC Seleções foi lançado em setembro do ano passado para que estados e municípios inscrevessem suas propostas. Os investimentos são de R$ 65,2 bilhões no total.

Site da UFPI fica fora do ar depois de invasão hacker com ofensas a Lula

O site oficial da Universidade Federal do Piauí (UFPI) foi alvo de uma invasão hacker na manhã desta quarta-feira (8). O invasor deixou mensagens ofensivas e criticou a segurança baixa do sistema. Após a detecção da invasão, o site foi retirado do ar.

O ataque acontece um dia após estudantes ocuparem a reitoria em protesto por melhorias na infraestrutura e segurança do campus de Teresina.

Foto: ReproduçãoMensagens de ódio ao presidente Lula foram deixadas no site

Mensagens de ódio ao presidente Lula foram deixadas no site

Por volta das 7h, a página inicial do site da UFPI exibia uma tela preta com uma foto do presidente Lula (PT) e mensagens ofensivas dirigidas aos estudantes que participaram da manifestação. O invasor também criticou a segurança digital da universidade.

Foto: ReproduçãoMensagem deixada pelo invasor

Mensagem deixada pelo invasor criticando a segurança da instituição

Cerca de 30 minutos após a invasão, o site saiu do ar e segue sem possibilidade de acesso.

A assessoria de imprensa da UFPI informou que está apurando o incidente em conjunto com a Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) da instituição e deve divulgar um comunicado oficial ainda hoje. O caso será investigado pela Polícia Federal.

Ocupação da Reitoria

Na terça-feira (7), estudantes ocuparam a reitoria da UFPI em Teresina, reivindicando melhorias nas condições da residência universitária, combate ao assédio e solução para problemas estruturais. Após uma reunião com o reitor Gildásio Guedes, ficou acordado que os pontos mais críticos seriam discutidos em uma nova reunião no dia 16 de maio, e a reitoria seria desocupada.(Portalaz)

Eleitores se aglomeram para regularizar Título dois dias antes do fim do prazo, em Parnaíba

Eleitores se aglomeram para regularizar Título dois dias antes do fim do prazo, em Parnaíba

Está chegando o prazo final para a regularização do Título Eleitoral. Em Parnaíba, nesta segunda-feira (06), muitos eleitores se aglomeraram em frente ao Centro de Qualificação Profissional Joana de Moraes Souza (Jeanete Souza), no bairro Nossa Senhora do Carmo. 

O atendimento ao público das 3ª e 4ª zonas eleitorais seguem funcionando no local devido à reforma que está sendo realizada no prédio onde normalmente aconteciam os atendimentos, na Avenida Nossa Senhora de Fátima. 

Até 8 de maio, os cidadãos devem se dirigir ao local para regularizarem sua situação com a Justiça Eleitoral para poderem exercer o poder do voto. 

Os atendimentos acontecem das 7 às 18h, mas só estão sendo atendidos os cidadãos que estiverem presentes na fila no momento da distribuição das senhas. Portanto, é importante estar cedo por lá para garantir o atendimento. (Lucas Zadoque)

Invasão de terras no litoral é a busca por novas rotas de tráfico

Relatos de André Pessoa 

Sobre os atos criminosos que se denuncia no litoral do Piauí, como a reportagem de  Carlo Madero, da Folha, das milícias que invadem terras, o jornalista André Pessoa faz relatos surpreendentes. 
“Fiz uma grande reportagem sobre o tema para Rolling Stone. O que está acontecendo no litoral do Piauí é a busca por novas rotas de tráfico”.

Foto: IBGEMapa do litoral do Piauí

Mapa do litoral do Piauí

Litoral estratégico 

Diz André: “com o sul e sudeste cada vez mais “controlados”, eles vão expandindo as áreas de ação. O trânsito naval, terrestre e aéreo entre Bolívia, Paraguai e Peru via centro-oeste e norte, passando pelas bordas da Amazônia, virou a grande rota. O litoral do Piauí é muito estratégico. Fica entre dois grandes portos – São Luís e Fortaleza – , com fiscalização complementamente diferente dos grandes centros”.

Foto: ReproduçãoJornalista André Pessoa

Jornalista André Pessoa fala da escolha estratégica do litoral piauiense pelas milícias para rota do tráfico

Ilha violenta 

“A violência nas cidades da região é resíduo desses grandes organismos que vão se estabelecendo como milícias. No município de Ilha Grande (um dos menores do Piauí e o mais violento de todo estado), ouvimos histórias de crianças com 13, 14 anos que choravam pedindo ao líder do bando para matar um inimigo e, com isso, ser aceito na organização”, conclui o jornalista.  Pior que o Estado polícia sabe de tudo isso. (Portalaz)

Cocaína avaliada em R$ 133 milhões é apreendida em Picos; maior apreensão do país

A droga estava entre uma carga de milho a granel dentro de um caminhão de carga

A droga estava entre uma carga de milho a granel dentro de um caminhão de carga

A maior apreensão de cocaína registrada no país em 2024 ocorreu neste domingo (05) na cidade de Picos, a 316 km de Teresina. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PR), foram apreendidos quase 800 kg da droga durante abordagem ao condutor de um caminhão na BR-316. A droga está avaliada em R$ 133 milhões.

Segundo a PRF, o caminhão de cor branca era conduzido por um homem de 36 anos, acompanhado por um passageiro de 32 anos. Inicialmente, a abordagem ocorreu na BR-020, em Santo Antônio Lisboa. Diante da falta de internet para consulta e insegurança no local, os policiais solicitaram que o motorista se dirigisse à Unidade Operacional da PRF em Picos para uma verificação mais detalhada.

Durante a abordagem, os ocupantes ficaram bastante nervosos e deram respostas inconsistentes às perguntas dos policiais, levantando suspeitas sobre a carga. Após uma minuciosa inspeção, foram encontrados nove comprimidos de nobésio (rebite) na cabine do veículo, além de 42 “trouxinhas” de cocaína em posse do passageiro, que informou que vinha vendendo a droga quando paravam em postos de combustível.

Em consultas aos sistemas da PRF, constatou-se que o condutor já tinha antecedentes criminais por porte ilegal de arma de fogo, enquanto o passageiro admitiu ter sido pego anteriormente com uma pequena quantidade de drogas. Com base nessas informações e no comportamento suspeito dos ocupantes, os policiais decidiram aprofundar a inspeção na carga.

Em meio à carga de milho que era transportada pelo caminhão, foram encontradas diversas substâncias análoga a cloridrato de cocaína e 100 tabletes de substância análoga a pasta base de cocaína. Diante dos fatos, o motorista e passageiro foram presos em flagrante e conduzidos à Delegacia da Polícia Federal de Teresina (PI) para os devidos procedimentos cabíveis.

Fonte: PRF

Whindersson Nunes anuncia 1.000 cestas básicas para o RS por dia

A doação 

Em postagem no Twitter/X, o humorista piaiuense Whindersson Nunes anunciou que entregará 1000 cestas básicas por dia, a partir de segunda-feira, para várias cidades no Rio Grande do Sul.

Foto: InstagramWhindersson Nunes

Whindersson Nunes também fazendo esforços para ajudar os gaúchos flagelados

Segurança 

Com receio de que a doação que anunciou possa ser alvo de desvios, Whindersson informou que um segurança pessoal está no estado gaúcho fazer a entrega junto e evitar desvios. 

Por helicóptero 

Ele disse que quando não houver possibilidade de entrega por terra por caminhão, deverá usar um helicóptero para deixar nos pontos de ajuda possíveis!

O comediante 

Lula querendo fazer graça, dá pena. Chega em Porto Alegre em meio a uma comoção geral pela tragédia climática que destrói vidas, o mané grita para a mídia: “estou torcendo pelo Grêmio e Internacional”. 

Foto: ReproduçãoLula no RS

Lula fazendo piada é a figura mais sem graça. O gaúcho sofrendo e ele falando em futebol
(Fonte:Portalaz)

Madonna. Por que é absurdo prefeitura e estado darem R$ 20 mi pro show

Madonna

Madonna

Revista Fórum – Poderia responder essa pergunta com uma frase: Porque é festa de centenário de um banco que lucrou R$ 35,6 bilhões no ano passado e não precisa dessa ajuda.

As pessoas estão falando o tempo todo no lucro que a cidade terá, que serão quase R$ 300 milhões que entrarão na cidade, o aumento do número de turistas, que R$ 20 milhões não representam nada perto do que a cidade vai ganhar em imagem e impostos.

Concordo plenamente. Mas prossigo: os R$ 20 milhões seriam necessários para uma instituição bancária que lucrou o que lucrou? Esses bancos que, sabemos hoje, voltaram a subir os juros do rotativo, aquele que aperta a corda no pescoço do enforcado?

Os juros médios cobrados pelos bancos nas operações com cartão de crédito rotativo aumentaram de 411,9% ao ano, em fevereiro, para 421,3% ao ano, em março – o maior patamar desde dezembro de 2023, quando estavam em 442,1%. As informações constam do relatório de Estatísticas Monetárias e de Crédito, divulgado nesta sexta-feira (3/5) pelo Banco Central (BC). [Metrópoles]

O Itaú está simplesmente utilizando o maior salão de festas do país, dos maiores do mundo — a praia de Copacabana, conhecida no mundo inteiro há quase um século, local do maior Réveillon do mundo, para fazer sua festa de centenário, e a casa de festas ainda paga por isso?! Para ajudar no rachuncho de um banco?!

O Itaú não faria o show sem esses R$ 20 milhões (10 da prefeitura e 10 do estado)? A verdade é que prefeitura e estado já estão fazendo muito para a festa. A Comlurb no trabalho de limpeza para o show e o pós show, onde são esperadas um milhão e meio de pessoas. 

Segurança: serão deslocados 3 mil PMs, fora os demais policiais para a segurança do evento. Toda a logística do transporte urbano alterada.

A circulação dos moradores prejudicada, com fechamentos de ruas.

Por tudo isso o Itaú não está pagando. E vai fazer a festa do seu centenário nesse cenário privilegiado, onde montou um cercadinho privativo para 7500 convidados, afastando o público do palco de Madonna.

De nada disso o Rio reclama. Pelo contrário, o Rio é festeiro e basta andar por Copacabana desde o início da semana para ver que o Rio já respira o grande show que certamente será. E a recebe de braços abertos e aos fãs do mundo inteiro que para cá vieram ou estão vindo.

Já tivemos outros shows com 1,5 milhão, como o dos Rolling Stones. Com 3 milhões, de Jorge Ben Jor. E até um, entre 3,5 e 4,2 milhões, de Rod Stewart, no Réveillon de 1994, que entrou para o Guiness como o maior show gratuito da história. O da Madonna também vai bombar e nós cariocas estamos felizes com isso.

Mas precisavam prefeitura e estado doarem R$ 20 milhões para o Itaú? Um banco?! É um absurdo.

Raio atinge casa durante velório e deixa quatro feridos em estado grave em Caraúbas-PI

Queda de um raio

Um raio caiu em uma residência durante um velório na zona rural de Caraúbas do Piauí, município localizado ao norte do estado, deixou diversas pessoas feridas na tarde da quinta-feira (02). O fato ocorreu no povoado Vermelha, enquanto uma forte chuva atingia a região.

Cerca de 15 pessoas se encontravam no local. A descarga elétrica e destroços do impacto atingiu algumas das pessoas presentes, causando ferimentos de diferentes gravidades.

As vítimas do incidente foram socorridas e encaminhadas para diferentes unidades de saúde da região. Parte dos feridos foi levada ao Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA) em Parnaíba, enquanto outros receberam atendimento nos hospitais de Caraúbas do Piauí e Buriti dos Lopes.

No momento, ainda não há informações precisas sobre o estado de saúde de cada um dos feridos, mas que quatro pessoas estariam em estado grave no HEDA.

Com informações do Revista AZ

Acúmulo de água das chuvas prejudica casas e moradores no Alto Santa Maria

As chuvas que caíram sobre a cidade de Parnaíba têm afetado diversas moradias em situação de vulnerabilidade. Um exemplo está no Bairro Alto Santa Maria, nesta casa à Rua São Félix. A família está com a casa cada vez mais danificada com a frequente invasão das águas poluídas.  A situação tem afetado a saúde da família, que vive situação de risco com os danos a estrutura e segurança. A doméstica Mariana Pinho disse que sua filha de oito de idade, que faz tratamento contra o câncer, teve de ser retirada de lá devido a condição, e a casa está ficando danificada.“A casa esta toda alagada, toda brejada , o piso do quarto dos meus filhos esta cedendo, o quarto não está nada bom para eles dormirem, tirando que o quintal esta alagado, a água já esta transbordando para frente”, reclamou Mariana.

Já na Rua José Rodrigues da Silva, esta senhora Maria do Rosário Rodrigues, de 67 anos, também tem a casa invadida pelas águas da cheia. O local fica apodrecido e a casa sofrendo danos na estrutura. Este ano a situação está ficando cada vez mais grave. Recorda Rosário que já chegou a sair de casa fugindo do alagamento e teve a casa saqueada. Toda a problemática destas residências e outras se devem a um bueiro entupido à Rua 03 de Maio. Diante disto, as águas não escoam e se acumulam. A consequência está na insegurança, danos e poluição que trazem transtornos aos moradores. “Fizeram um bueiro ali, devido que não limparam mais, começou a chuva e entupiu a água não desce a chuva, a água vem toda para casa”, disse a aposentada Rosário Rodrigues.

A realidade e os desmentidos de Wellington Dias

Wellington e seus desmentidos 

Wellington Dias tem passado mais tempo tentando se explicar para a mídia do Piaui – sempre dócil e domada – do que nos seus afazeres de ministro de Lula.
Agora ele voltou fazendo desmentido de que não está em rota de colisão com o governador Rafael Fonteles. Está sim. Mas eles, como políticos, preferem seguir tão  gentis quanto insinceros.

Ministro Wellington Dias

Wellington Dias agora desmente a informação de que esteja brigado com Rafael. Vai passar o tempo desmentindo o óbvio

Também com lula 

Wellington está desgastado com Rafael desde a nomeação da mulher Rejane para o TCE.
E está também desgastado com Lula que só não o demitiu quatro meses depois de iniciado o governo, para não abrir vaga pro Centrão.(Portalaz)

Carros na praia e poluição luminosa ameaçam a sobrevivência de tartarugas no Piauí

Carros na praia e poluição luminosa ameaçam a sobrevivência de tartarugas marinhas no Piauí | Instituto Tartarugas do Delta

Recentemente, o nascimento de tartarugas marinhas maravilhou os banhistas que estavam nas praias do Coqueiro e do Arrombado, em Luís Correia, litoral piauiense. No entanto, você sabia que algumas ações humanas, além da poluição, são prejudiciais para a sobrevivência desses animais? Werlanne Mendes, bióloga marinha e integrante do Instituto Tartarugas do Delta, reforçou a importância da educação ambiental para a população. 

O Instituto, que é Organização Não Governamental (ONG), atua no trabalho de manejo e conservação de tartarugas marinhas e educação ambiental na região na região da Área de Proteção Ambiental Delta do Parnaíba. Conforme a bióloga marinha, o local realiza o trabalho de conservação através do monitoramento de praia, ações educativas com público escolar e atividades de envolvimento comunitário (oficinas de artesanato, ciclo de palestra, roda de conversa).

“Para trabalhar a sensibilização ambiental na comunidade, promovemos vivências de campo, para as pessoas conhecerem de perto o trabalho de conservação, realizamos exposições fotográficas, oficinas de capacitação e de envolvimento comunitário. Além disso, buscamos disponibilizar conteúdos que possam orientar sobre a conservação e boas práticas de sustentabilidade”, disse Werlanne Mendes.

Perigos para as tartarugas: “As principais ameaças no litoral piauiense são os veículos na praia e a fotopoluição (iluminação artificial de forma inadequada)”, completou a bióloga. Com a poluição luminosa, as tartarugas com dificuldade de retornar para o mar, por isso é importante ter o apoio dos proprietários de bares, restaurantes e pousadas para instalação de lâmpadas com proteção para evitar que o foco luminoso seja direcionado para o mar.

Ela afirmou que o litoral do Piauí está dentro de uma unidade de conservação federal de uso sustentável.

“Nessa região tem como atividade econômica o turismo e a pesca. A presença das tartarugas marinhas é um indicador de um ambiente saudável! Proteger as praias de desovas significa cuidado com o ecossistema, qualidade de vida e desenvolvimento socioeconômico”, disse.

DEU NA IMPRENSA: “Karnak pode retirar apoio de Hélio e apoiar Zé Hamilton”

O núcleo político do Karnak estaria estudando a possibilidade de mudar o apoio para a candidatura em Parnaíba, segundo fontes do Karnak.

Dr. Hélio pode ser persuadido a retirar sua candidatura a prefeito de Parnaíba, e o governo entraria com apoio ao ex-prefeito José Hamilton, tudo devido à aceitação impressionante do nome do candidato de Mão Santa , Francisco Emanuel, que está sendo chamado de o novo Francisco. Se continuar sendo aceito pelo eleitorado parnaibano, Francisco poderá impor uma derrota avassaladora ao governo na segunda maior cidade do Estado.(Encarando/Silas Freire)

Drogas e seis pássaros silvestres são apreendidos em boca de fumo em Parnaíba

Seis pássaros silvestres presos em gaiolas foram resgatados neste domingo (28), em um local de ponto de venda de drogas, em Parnaíba, litoral do Piauí. Além dos pássaros, a polícia militar também apreendeu diversas porções de entorpecentes.

Foto: Reprodução /Polícia MilitarDrogas, dinheiro, celulares e seis pássaros silvestres foram apreendidos na boca de fumo

Drogas, dinheiro, celulares e seis pássaros silvestres foram apreendidos na boca de fumo

Segundo o 2º BPM, a guarnição avistou um grupo de homens reunido em frente ao local, e ao se aproximar, um dos indivíduos tentou fugir para dentro do imóvel, deixando cair algumas porções de droga.

Apesar de seguir o suspeito para dentro do imóvel, os policiais não conseguiram capturar o homem, que fugiu do local. No entanto, durante a busca no interior da casa, aparentemente abandonada, foram encontrados diversos materiais de origem ilícita, incluindo drogas, dinheiro e os pássaros silvestres.

No total, foram apreendidas 90 porções pequenas de substância análoga a crack, uma porção grande (188g) de substância análoga a crack, duas porções pequenas de substância análoga a cocaína, uma porção pequena de substância análoga a maconha, além da quantia de R$ 244,30, um celular e seis pássaros silvestres.

Todo o material apreendido foi encaminhado para a Central de Flagrantes de Parnaíba para os procedimentos legais cabíveis. 

Fonte: Portal AZ

Dr. Hélio Oliveira anuncia emenda parlamentar para o Parnahyba Sport Club

Nesta semana, o deputado estadual e pré-candidato a prefeito de Parnaíba, Dr. Hélio Oliveira, reuniu-se com o presidente do Parnahyba Sport Club, Eureliano Barros, em um encontro marcado por discussões sobre o fortalecimento do esporte na região. Acompanhado pelo vereador André Neves, o parlamentar também visitou na manhã deste sábado (27/04) Casé Neves, membro diretor do clube, onde anunciou a destinação de uma emenda parlamentar no valor aproximado de R$ 100 mil para o clube de futebol parnaibano.

O anúncio ressalta o compromisso do pré-candidato com o desenvolvimento comunitário, especialmente entre os jovens, através do incentivo às atividades esportivas e culturais. Para Dr. Hélio, investir no esporte é investir no futuro da juventude, proporcionando-lhes mais oportunidades para explorar seus talentos e potenciais.

“Essa medida demonstra a importância do engajamento político e da parceria entre poder público e entidades esportivas locais para promover o bem-estar social e o desenvolvimento da comunidade. Com a emenda parlamentar, o Parnahyba Sport Club poderá fortalecer suas atividades e contribuir ainda mais para o cenário esportivo e cultural da região”, finaliza o parlamentar.

(Fonte:Sebastian Eugênio/180graus)

 

Wellington Dias compara governo Lula a orquestra que desafina

Orquestra que desafina 

Em entrevista publicada na edição impressa de O Globo neste domingo, o ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias (PT), senador licenciado pelo Piauí, usou duas vezes a palavra “orquestra” para se referir ao governo petista, que enfrenta dificuldades com um Congresso em que é minoria.
“A orquestra ainda tem uns instrumentos desafinados. Vamos ter que afinar cada vez mais para ter uma música muito bonita para o Brasil, disse ao explicar que é preciso organizar uma base parlamentar (a tal orquestra) mais afinada e confiante.

Wellington Dias fala da gestão Lula e diz que governo desafina

Wellington Dias fala da gestão Lula e diz que governo desafina

Longo prazo

Já iniciado o segundo ano de mandato do presidente, o ministro tem uma avaliação bastante temerária do tempo necessário para o governo ter confiança do Congresso e da opinião pública. Ele diz isso com base no primeiro mandato de Lula.
Wellington Dias afirmou a O Globo que no primeiro mandato, Lula só conseguiu organizar uma base política na metade de 2004 – segundo ano de gestão. Com base nessa premissa, ele acredita ser necessário pelo menos “esses dois primeiros anos para ganhar confiança”. 

Precisamos de diálogo

Cobrado publicamente na semana passada pelo presidente Lula para participar mais das articulações políticas, o ministro disse a O Globo que o governo precisa de mais diálogo.
“O presidente está certo quando chama para que não seja uma tarefa apenas do ministro de Relações Institucionais (Alexandre Padilha) e que seja de todo o time, para que possamos ir a cada estado conversar com os parlamentares, a partir daqueles que já compreendem a importância de assumir-se como governo”, disse o ministro.

Presidente do PT? Não!

Wellington Fias negou que vá assumir a presidência do PT em substituição á deputada Gleisi Hoffman (PR).
“Em nenhum momento isso foi tratado comigo. A presidente Gleisi Hoffmann é uma mulher extraordinária e segurou a barra em um momento duro que o Brasil viveu. Todos temos grande respeito por ela, disse o ministro.

Lista das demissões 

Desde os primeiros meses da gestão Lula, Wellington Dias tem sido cobrado por mais e melhores ações a frente do seu ministério. 
E volta e meia tem o nome na lista dos demissionários em eventual reforma do governo. (Portalaz)

Fim do sonho: repórteres se demitem da Globo

Rafael Ihara, Caio Maciel e Willian Kury tiveram a coragem de dizer 'tchau, Globo' para buscar realização e qualidade de vida em outro lugar

Rafael Ihara, Caio Maciel e Willian Kury tiveram a coragem de dizer “tchau, Globo” para buscar realização e qualidade de vida em outro lugar

Terra – Ser contratado pela Globo é o objetivo da maioria dos jornalistas interessados em TV. Mas cresce a frequência de repórteres que decidem deixar o canal após viver a experiência por um tempo. 

No dia 25 de abril, Willian Kury anunciou no Facebook o desligamento voluntário da emissora onde trabalhou por quase 5 anos. Além de repórter, foi apresentador plantonista de telejornais da GloboNews.

“Mais uma vez, felizmente, a direção da minha vida foi conduzida por mim”, escreveu. “Foi um ótimo período. Mas eu também já sabia que tinha que por um ponto final. Por mim. Por respeito a mim.” 

A mensagem sinaliza que Kury não se sentia devidamente reconhecido. Competente e carismático, ele apresentava qualificações para ser efetivado como âncora. 

No entanto, quem está do lado de cá do vídeo não sabe o que acontece nos bastidores da TV, onde fatores subjetivos – tais como amizade, vaidade e inveja – podem determinar a ascensão, a estagnação ou o boicote de um profissional. 

Em fevereiro, outro jornalista da Globo provocou surpresa ao se demitir. Caio Maciel trabalhou seis anos no canal. Seu bom desempenho o levou a apresentar o ‘Globo Esporte’, participar do ‘Jornal Hoje’ e do ’Jornal Nacional’. 

“A decisão de sair apertou meu coração. Me consumiu. Me fragmentou em tantas partes que tive que juntar tudo depois. Quando a gente sai de casa, machuca”, explicou em um post. “Mas, Caio, não era seu sonho? Sim! E você realizou tudo? Não. Na verdade, realizei muito mais do que poderia imaginar.” 

Caio revelou o motivo de deixar a companhia de mídia mais influente do país. “Depois de 15 anos como repórter, apurando, cuidando, minuciosamente escrevendo e contando histórias de outras pessoas, chegou a hora de eu cuidar um pouco mais da minha.” 

Agora, o jornalista está atrás das câmeras: integra a equipe de marketing do Grupo EP, dono da EPTV, uma das principais afiliadas da Globo no interior paulista. “Tô saindo das telinhas, mas sigo com objetivo de viabilizar cada vez mais um conteúdo de qualidade.” 

Movimento semelhante fez o repórter Rafael Ihara em dezembro de 2023. Desistiu da Globo depois de seis anos na reportagem. “Não via mais futuro ali”, argumentou. 

O jornalista se cansou da rotina estressante de gravações nas ruas, da pressão nas entradas ao vivo, dos longos plantões. A vida de um repórter de televisão não possui o glamour que o público imagina. Ihara passou a trabalhar em uma empresa de comunicação corporativa.

Fiepi vai comemorar Dia do Trabalhador com Programação festiva no Verdinho

O presidente da FIEPI, Antônio José de Moraes Souza Filho, na homenagem ao trabalhador parnaibano.

Em celebração ao dia 1º de Maio, dia do Trabalhador, o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Piauí, FIEPI, Antônio José de Moraes Souza Filho, vai realizar uma grande homenagem ao trabalhador parnaibano, com uma programação festiva no Centro Esportivo Dirceu Arcoverde, o Verdinho, com atividades de lazer e culturais. 

A celebração ao dia 1º de Maio, já virou uma tradição na agenda social da FIEPI, que presta uma bonita homenagem a classe trabalhadora de nossa cidade, com iniciativa do presidente Zé Filho, que está sempre promovendo ações em prol do trabalhador da indústria, realizando iniciativas na área educacional, profissional e de lazer, através do SESI e SENAI. 

A programação festiva de celebração ao dia do Trabalhador, começa bem cedinho, a partir das 7 horas da manhã, oferecendo ao trabalhador e visitantes, uma grande estrutura do complexo esportivo do Verdinho, com campo de futebol, quadra poliesportiva, piscina e área de lazer, que terá show musical e muito mais. 

By Carneiro Junior

Presidente do Sinte-PI nomeada pelo governador Rafael para o Conselho Estadual da Educação(?)

Paulina Almeida

Paulina Almeida foi nomeada pelo governador Rafael para o Conselho Estadual da Educação

Conselho

Não é por nada não, mas a presidente do Sindicato dos Professores do Piauí, a senhora Paulina Almeida, é íntima demais do governo, contra quem, por ofício do cargo, deveria manter uma distância segura.
A distinta senhora foi nomeada pelo governador Rafael Fonteles (PT) para compor o Conselho Estadual da Educação.(Portalaz)

Filhos de ex-deputado são presos suspeitos de tráfico de drogas no Piauí

Filhos de ex-deputado são presos suspeitos de tráfico de drogas no Piauí

Prisão feita pelo Departamento Estadual de Repressão ao Narcotráfico | Reprodução/Polícia Civil do Piauí

Polícia Civil do Piauí prendeu, na manhã desta sexta-feira (26), na zona Leste de Teresina, dois filhos do ex-deputado estadual Fernando Monteiro. Eles são suspeitos de tráfico de drogas sintéticas.

OPERAÇÃO: A ação policial faz parte da Operação de Número 17, liderada pelo Departamento Estadual de Repressão ao Narcotráfico (Denarc). O coordenador do Denarc, Samuel Silveira, comunicou que os mandados de busca e apreensão estão sendo executados em diferentes cidades, incluindo Teresina, Parnaíba, Sobral (CE) e Minas Gerais. 

Os dois filhos do ex-deputado foram presos em um condomínio de luxo situado na zona Leste de Teresina. Ainda estão sendo procurados pela polícia uma médica e um DJ, suspeitos de atuarem na distribuição dos entorpecentes.  “Esta é apenas a primeira de uma série de investigações que irão ocorrer. Tivemos um mandado de prisão em Parnaíba, um em Minas Gerais, dois na cidade de Sobral, no Ceará, e estamos aguardando o resultado dos outros estados”, disse Samuel Silveira.

A investigação revela que os dois irmãos auxiliavam no tráfico de drogas sintéticas de origem do estado do Ceará. “Com eles foram encontradas as drogas conhecidas como bala e LSD. A distribuição era feita por outro indivíduo atuante em Teresina. As diligências continuam na tentativa de prendê-lo”, falou o delegado.

Um dos filhos do ex-deputado estadual Fernando Monteiro foi capturado pela Polícia em um condomínio em Teresina (Foto: Reprodução/Polícia Civil)Um dos filhos do ex-deputado estadual Fernando Monteiro foi capturado pela Polícia em um condomínio em Teresina (Foto: Reprodução/Polícia Civil)

Conforme Samuel, essa é a primeira operação do Denarc com foco no combate à comercialização de entorpecentes, como LSD, ecstasy, anfetaminas, poppers e efedrina. “A ação visa, sobretudo, dar um enfrentamento a essa droga [LSD] que circula com mais vigor na noite em Teresina, mais especificamente na zona Leste da capital”, falou.

Drogas sintéticas apreendidas pelo Denarc (Foto: Polícia Civil)Drogas sintéticas apreendidas pelo Denarc (Foto: Polícia Civil)

As investigações começaram há 3 meses, após a polícia receber informações sobre o fornecimento de drogas sintéticas provenientes do Ceará.(Ananda Soares)