Piauí recebe 5 mil doses da vacina Qdenga contra a dengue

As primeiras doses da vacina contra a dengue chegaram ao Piauí nesta sexta-feira (26). O estado recebeu 5 mil doses da vacina Qdenga, destinadas aos municípios do Território Entre Rios para a imunização de crianças e adolescentes de 10 a 14 anos.

Inicialmente, estava prevista a chegada de 21 mil doses, porém, devido à quantidade de volumes, o Ministério da Saúde decidiu fracionar a entrega, que agora deve ser concluída até o dia 30 de abril.

Carga com vacinas contra a dengue que chegou ao Piauí nesta sexta-feira (26)

Carga com vacinas contra a dengue que chegou ao Piauí nesta sexta-feira (26)

Segundo a Sesapi, o próximo passo é capacitar os municípios sobre a aplicação do imunizante, que é administrado em duas doses, com intervalo de 90 dias entre elas. “Vamos iniciar a capacitação na segunda-feira sobre como deve ser aplicada a vacina, o seu armazenamento, e a elaboração do cronograma de imunização de cada município. Após essa capacitação, as vacinas seguem para as cidades”, informou a coordenadora de Imunização da Sesapi, Bárbara Pinheiro.

Para receber a vacina, é necessário seguir alguns critérios. Se a criança ou o adolescente contraiu dengue, o imunizante só pode ser aplicado após 6 meses. Caso a contaminação pela doença tenha acontecido no intervalo das doses, deve ser mantida a data prevista para a 2ª dose, desde que haja um intervalo de 30 dias entre a infecção e a segunda dose.

A definição de um público-alvo e regiões prioritárias para a imunização foi necessária devido à capacidade limitada de fornecimento de doses pelo laboratório fabricante da vacina.Vacina Qdenga

Vacina Qdenga

Conforme o Ministério da Saúde, a vacinação contra a dengue não é indicada para indivíduos com imunodeficiência congênita ou adquirida, incluindo aqueles em terapias imunossupressoras, com infecção por HIV sintomática ou com evidência de função imunológica comprometida, e pessoas com hipersensibilidade às substâncias listadas na bula, além de mulheres gestantes ou em fase de amamentação.

É importante ressaltar que a vacina Qdenga não oferece proteção contra Zika, Febre Amarela e Chikungunya. A eficácia do imunizante é exclusiva para a prevenção da dengue.

Fonte: Com informações da Sesapi

Rafael Fonteles anuncia R$ 700 mil em investimentos na educação em três cidades

Rafael Fonteles e Washington Bandeira visitaram escolas em Caraúbas, Caxingó e Murici dos Portelas

Rafael Fonteles e Washington Bandeira visitaram escolas em Caraúbas, Caxingó e Murici dos Portelas

O governador Rafael Fonteles e o secretário de Estado da Educação Washington Bandeira assinaram ordens de serviço e autorizações de licitação de obras para reforma, ampliação, modernização e climatização de escolas nos municípios de Caraúbas, Caxingó e Murici dos Portelas, nesta sexta-feira (26).

Eles visitaram os municípios com o objetivo de anunciar investimentos na área da educação. A primeira visita foi realizada no Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Amaro Alves Portela, no município de Caraúbas. O valor do investimento da obra é de R$ 347.455,13 e contemplará quatro salas de aula, banheiros, laboratório de ciências, de informática, biblioteca, sala AEE, refeitório com cozinha, coordenação, secretaria, diretoria, almoxarifado, arquivo, sala dos professores, além da aquisição de materiais e equipamentos.

“É algo que eu considero de mais importante, pois é a que mais vai impactar as futuras gerações, capaz de romper o ciclo da pobreza no nosso estado. Essas escolas vão receber um investimento vantajoso e, mais importante do que isso, com um modelo pedagógico novo em que o aluno fica nove horas por dia na escola, além de aprender uma profissão de base tecnológica no Ensino Médio para ter chances de emprego de qualidade, ou até mesmo empreenderem”, disse o governador.

Já no município de Caxingó, houve a entrega de equipamentos, pelo Programa Caravana Acelera Seduc, no Ceti Professora Maria do Socorro Sampaio Martins, além da assinatura de ordem de serviço para manutenção da escola. O investimento dos equipamentos foi de R$ 214.589,44. A escola conta agora com novos conjuntos refeitório, chromebooks, fogão industrial, bebedouro, freezer, mesas, cadeiras, livros e computadores.

A obra da escola está orçada no valor de R$ 32.820,28, contemplando a ampliação do laboratório de ciências, uma sala de aula, revitalização e manutenção dos ambientes existentes.

“A Caravana Seduc hoje chegou nesta escola, que se tornou de Tempo Integral no ano passado e que já tem o curso técnico de Marketing Digital, trazendo bebedouro, kit aluno com livros novos de literatura piauiense, novos computadores, freezers, fogão e diversos equipamentos para proporcionar a modernização, que também passará por toda uma revitalização e adequação da sua infraestrutura para que fique no modelo ideal do Tempo Integral”, afirmou o secretário da Educação, Washington Bandeira.

Em Murici dos Portelas, mais uma ordem de serviço foi assinada. A Unidade Escolar Otávio Escórcio Gomes terá seu espaço educacional ampliado, modernizado e climatizado. Serão investidos na obra, R$ 187.252,11, contemplando salas de aula, laboratórios de ciências e informática, refeitório, cozinha, banheiros, sala dos professores, diretoria, secretaria, coordenação, pátio, além da aquisição de materiais e equipamentos.

Fonte: Com informações da Ascom

Detran-PI anuncia programação de ações em alusão ao “Maio Amarelo 2024”

Detran-PI anuncia programação de ações em alusão ao “Maio Amarelo 2024”

Detran-PI anuncia programação de ações em alusão ao “Maio Amarelo 2024” | Divulgação

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PI) anuncia uma ampla programação de atividades destinadas a sensibilizar os piauienses sobre a importância da adoção de medidas para segurança e preservação de vidas no trânsito. Coordenador do Pacto Intersetorial para Redução de Mortes no Trânsito, o órgão deve reunir ainda especialistas e estudantes em escolas da rede estadual de ensino.  

CAMPANHA MAIO AMARELO – Durante todo o mês de maio, serão intensificadas ações educativas da 11ª Campanha Maio Amarelo, uma iniciativa global que busca destacar os alarmantes índices de acidentes. Com o slogan “Paz no trânsito começa por você”, o Maio Amarelo 2024 visa estimular uma reflexão sobre o papel de cada indivíduo na construção cultural de um trânsito mais seguro.

PÚBLICO ALVO – De acordo com Luana Barradas, Diretora-geral do Detran, as ações serão voltadas para pedestres, ciclistas, motociclistas e condutores. “Importantes gestos, como o uso adequado de equipamentos de segurança e o respeito às regras de trânsito, podem contribuir significativamente para a melhoria das condições nas vias”, destaca a diretora.

OBJETIVOS – A programação integra as atividades do Pacto pela Redução da Mortalidade no Trânsito, programa lançado em 2023 pelo governo estadual e conduzido pelo Detran, que consiste num trabalho em conjunto com diversas secretarias, órgãos federais, municipais e entidades sociais, para mudança dos indicadores que apontam o Piauí como o terceiro estado com maior índice de acidentes no Brasil, sendo o primeiro quando se trata de motociclistas. O objetivo é aplicar políticas públicas para reduzir em até 50% o número de mortes no trânsito até 2030.

Detran-PI anuncia programação de ações em alusão ao “Maio Amarelo 2024” - Imagem 1

“A questão da segurança viária é uma reflexão que precisa estar presente no dia a dia de todos. Como cada um de nós contribui para a segurança no trânsito? É a partir dessa reflexão que as pessoas começam a buscar maneiras de tornar o trânsito mais seguro”, destaca Liliam Araújo, Diretora da Escola Piauiense de Trânsito.

DATAS PARA O EVENTO – O evento temático terá início com uma palestra no dia 2 de maio, na Escola Piauiense de Trânsito. O encerramento ocorre com uma corrida no dia 26. 

PROGRAMAÇÃO – Estão previstas diversas atividades, incluindo o Fórum da Inclusão da Pessoa com Deficiência em Floriano, nos dias 3 e 4, e o II Simpósio Piauiense Sobre o Trânsito em Campo Maior, no dia 8. Palestras, intervenções e ações educativas estão programadas em várias cidades, como Oeiras, Picos, São Raimundo Nonato, Valença, Simões, entre outras.

Além disso, serão realizadas palestras específicas direcionadas para motociclistas e sobre a presença das mulheres no trânsito.

Rafael Fonteles anuncia a construção de Lar da Criança em Parnaíba, Picos e Floriano

Governador Rafael Fonteles – Foto: ASCOM

O Lar da Criança Maria João de Deus, em Teresina, que acolhe crianças em situação de vulnerabilidade, está passando por uma reforma a partir da ação do Pacto pelas Crianças do Piauí.

Rafael Fonteles ressaltou a integração com os municípios em ações como a Carretinha da Saúde e o Programa de Alfabetização na Idade Certa. “A política voltada para a primeira infância, integrando várias secretarias, envolvendo os municípios, garante, de fato, uma atenção especial do poder público, da gestação aos seis anos de idade. Nossa expectativa é que isso avance cada vez mais”, disse.

Presente na solenidade, o deputado estadual Franzé Silva, presidente da Assembleia Legislativa, explica que este é o momento de colher os frutos da semente plantada há um ano. “O Poder Executivo tem um olhar especial para a primeira infância, acompanhando a trajetória de vida da criança. Construímos uma frente parlamentar da primeira infância para ter um destaque especial no financiamento de projetos nas mais diversas dimensões”, avalia.

Sobre o Plano Estadual da Primeira Infância

Durante a solenidade, aconteceu a abertura do Seminário Estadual da Primeira Infância, que apresentou diretrizes focadas no Plano Estadual. Conforme a superintendente de Assistência Social da Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc), Janaína Mapurunga, isso é importante para consolidar diagnósticos em diferentes áreas. “Vamos lançar, daqui a um mês, o documento definitivo do Plano elaborado ao longo dos seminários que realizamos”, revela.

O Plano Estadual da Primeira Infância é o resultado de seis seminários realizados nos territórios de desenvolvimento e da escuta ativa dos atores que fazem as políticas públicas e aqueles que acompanham a realidade do dia a dia das famílias. O Plano norteará as políticas públicas para os próximos 10 anos. (Isabella Monteiro)

Estado Piauí: 10 anos sem realizar concurso público para professor

Dez anos sem concurso no Piauí

No Piauí o último concurso para professor efetivo foi feito em 2014 pelo ex-governador Zé Filho, em seu curto e pouco eficiente mandato.
Na época, foram abertas 2.950 vagas para professores de 20 horas.

Foto: ReproduçãoEx-governador Zé Filho

Ex-governador Zé Filho

Os aposentados 

No mesmo período de 10 anos é possível que pelo menos dois mil professores tenham se aposentados, o que pode fazer com que a falta de professores efetivos no Piauí seja ainda maior que a média de 36% no país.

Pesquisa Amostragem / Costa Norte: Intenção de Voto Espontânea para Vereador em Parnaíba

A pesquisa de opinião pública sobre o cenário político da cidade de Parnaíba, realizada pelo INSTITUTO PIAUIENSE DE OPINIÃO PÚBLICA LTDA. – AMOSTRAGEM contratado pela TV COSTA NORTE, coletou dados entre os dias 16 a 19 de abril de 2024. A pesquisa foi devidamente registrada no Tribunal Regional Eleitora (TRE/PI) sob o número PI – 09394 / 2024, em 16 de abril de 2024.

Dados Principais:

  • Período de realização da coleta de dados: 16 a 19 de abril de 2024.
  • Margem de erro: 5,54% para mais ou para menos.
  • Número de entrevistas: 300 pessoas.

Resultados:

Gráfico 21: Intenção de Voto Espontânea para Vereador de Parnaíba

  • Batista do Catanduvas e Zé Filho: 2,00%
  • Neta: 1,67%
  • Daniel Jackson, Fortes Sampaio e Tererê: 1,33%
  • Beto, Geraldinho, Joãozinho da Unimagem, Renatinho, Ronaldo Prado e Thiago Vaqueiro: 1,00%
  • Taylon Andrade, Ana Flávia Azevedo, André Neves, Carlson Pessoa, Daniel Miranda, Diniz, Francisco Bigode, Gracinha, Hilder Monção, Irmão Marquinhos, Joseane Monção, Lucimar Lima, Paulo e Roberto William: 0,67%
  • Nenhum / ninguém: 5,67%
  • Nulo / branco: 0,33%
  • Não sabe / não opina: 60,00%

Gráfico 22: Outros Nomes Lembrados na Pesquisa Espontânea para Vereador

  • Almeida, Capela, Carlos Aguiar, Davi Soares, Dr. Reinaldo, Edcarlos Gouveia, Fátima Carmino, Francisco da Paz, Gustavo Lima, Haroldo Mercadinho, João Carlos Guimarães, João da Parnaíba, Josanha, Léo Firmeza, Mão Santa, Marone, Murilo, Netinho, Nilda, Patrícia, Rafael, Renato, Samarone, Seará do Povo, Victor Rufino Aragão, Zé Leale, Zé Pinto: 0,33% cada.

Considerações Finais:

A pesquisa revela uma dispersão significativa nas intenções de voto espontâneas para vereador em Parnaíba. Com 60% dos entrevistados afirmando não saber ou não opinar sobre seu voto e uma lista extensa de candidatos com baixos percentuais, o cenário eleitoral para a Câmara Municipal de Parnaíba ainda parece bastante aberto e indefinido.

  • Batista do Catanduvas e Zé Filho lideram a pesquisa com 2,00% das intenções de voto, seguidos por Neta com 1,67%.
  • A maioria dos entrevistados, no entanto, não mencionou nenhum candidato específico, com 5,67% afirmando que não votariam em nenhum ou não têm preferência.
  • A alta porcentagem de 60,00% de “Não sabe / não opina” destaca a necessidade de os candidatos trabalharem suas imagens e propostas para conquistar o eleitorado.

Esses dados são cruciais para entender as tendências e as preferências dos eleitores para a Câmara Municipal de Parnaíba, fornecendo insights valiosos para os candidatos e eleitores se prepararem para as eleições.

Continue acompanhando as divulgações dos dados da pesquisa nas plataformas da TV e Portal Costa Norte para uma compreensão completa e detalhada do cenário político-eleitoral de Parnaíba.

Últimos preparativos: Piauí e Governo Federal ajustam detalhes para receber representantes do G20

Um encontro híbrido, com representantes do Governo do Piauí reunidos no Palácio de Karnak e membros do Governo Federal (Ministério do Desenvolvimento Social, Ministério das Relações Exteriores e Presidência da República) em Brasília, foi realizado nesta terça-feira (23) para definir detalhes da 3ª Reunião Técnica da Força-Tarefa do G20 para Aliança Global contra a Fome e a Pobreza. O evento será realizado de 22 a 24 de maio em no Centro de Convenções de Teresina.

A reunião teve como objetivo elaboração da logística para transporte, hospedagem, comunicação e segurança, visando receber as 54 delegações estrangeiras que participarão do evento em Teresina. O superintendente de Gestão e Governança da Secretaria de Governo, Thyago Januário, afirma que o Piauí ganha destaque no combate à fome e à pobreza, o que resultou na oportunidade de sediar uma das reuniões técnicas que antecedem o G20.

Últimos preparativos: Piauí e Governo Federal ajustam detalhes para receber representantes do G20 - (Divulgação )Divulgação

Últimos preparativos: Piauí e Governo Federal ajustam detalhes para receber representantes do G20

“Nesse período, o Piauí evoluiu seu PIB, estando o crescimento entre os dez maiores do país e o maior na Região Nordeste. Vamos mostrar para os integrantes do G20 as políticas públicas de sucesso que resultaram na melhoria da condição de vida da população, para que possam ser implementadas em outras nações”, relata.

Foram selecionados 30 voluntários bilíngues para auxiliar na comunicação com as delegações e prestar apoio às coordenações. A programação está pré-definida e contará com jantar de boas-vindas, reuniões técnicas e visita de campo. O Piauí contará, ainda, com um estande oficial no evento para divulgação de produtos típicos e atrações turísticas.

G20 em Teresina

Composto pelas maiores economias do mundo, como a África do Sul, Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Austrália e Canadá, o G20 discute iniciativas econômicas, políticas e sociais, além de traçar estratégias internacionais para os problemas que afligem o mundo, como o meio ambiente e as mudanças climáticas.

Este ano, o Brasil sediará o G20, com destaque para a inclusão de cidades de todas as regiões do país, inclusive Teresina, no Piauí. Os principais temas discutidos nesta edição serão o comércio, desenvolvimento sustentável, saúde, agricultura, energia e combate à corrupção.

Na capital do Piauí, o encontro ocorrerá entre os dias 22 e 24 de maio e vai tratar sobre o combate à fome, à pobreza e à desigualdade. A inclusão de Teresina e de outras capitais fora do eixo Sul-Sudeste representa uma inovação nesta edição do Brasil. A descentralização das atividades visa transformar o G20 em um fórum mais inclusivo e acessível, ampliando sua representatividade.

Além de Teresina, o Brasil vai receber reuniões do G20 em Brasília (DF), Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Fortaleza (CE), Foz de Iguaçu (PR), Maceió (AL), Manaus (AM), Porto Alegre (RS), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Salvador (BA) e São Luís (MA)

Lula coloca Wellington Dias em novo teste de fogo com o Congresso

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversa com o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) cobrou, nesta segunda-feira (22), mais empenho de ministros na relação com o Legislativo, para aprovação de medidas de interesse do governo.

Lula deu as declarações durante evento no Palácio do Planalto de lançamento de um programa de renegociação de dívidas de microempreendedores individuais (MEIs), micro e pequenas empresas – o “Desenrola” dos pequenos negócios.

Entre os ministros citados por Lula para aumentarem o diálogo com deputados e senadores, está o piauiense Wellington Dias, hoje ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Dias, que é alvo constante de membros do chamado centrão (e até de fogo amigo), agora recebe outro teste de fogo: acalmar aqueles que buscam sua cabeça, ou melhor, sua cadeira.

Além de Dias, também foram cobrados o vice-presidente e também ministro Geraldo Alckmin, além do ministro da Casa Civil, Rui Costa. Ambos são considerados fortes interlocutores para um diálogo que impessa novas derrotas em votações importantes para o governo.

Parnaíba:Juíza determina prisão domiciliar para presas devido à falta vagas no semiaberto para mulheres

6.jpegAscom/ Defensoria Pública

Por Yala Sena

Em decisão pioneira no litoral do Piauí, a juíza Maria do Perpétuo Socorro Ivani de Vasconcelos, da 1ª Vara Criminal de Parnaíba, está determinando a soltura de mulheres da Penitenciária Mista e ordenando o uso de tornozeleiras eletrônicas em prisões domiciliares.    

O Cidadeverde.com entrou em contato com a Secretaria Estadual de Justiça e aguarda o posicionamento do órgão.

1.jpegA decisão da magistrada se deve à falta de Colônia Agrícola voltada para as mulheres e a superlotação do presídio.  Segundo a Defensoria Pública do Estado, a lotação na penitenciária mista teve um aumento de mais de 400% nos últimos anos, abrigando 652 presos quando a capacidade é de 125 internos.

Na penitenciária mista de Parnaíba existe uma ala que abriga as mulheres. No entanto, com o inchaço populacional dentro do presídio, a magistrada determinou a prisão domiciliar para as mulheres.

Na penitenciária, 40 mulheres cumprem penas e a decisão da juíza irá beneficiar sete apenadas do semiaberto harmonizado.

O defensor público, Antônio Caetano de Oliveira Filho, da 8ª Defensoria de Parnaíba, ressaltou que o fundamento da decisão não é simplesmente a superlotação, mas o fato de não ter prisão para mulheres cumprirem pena em regime semiaberto no estado inteiro.

“Só tem presidio feminino em Teresina e Picos, mas mesmo assim, sem espaço adequado para as que cumprem pena em regime semiaberto. As apenadas ficam em presídios fechados e elas precisam de espaços diferenciados”, disse o defensor. 

Na decisão, as presas podem sair para trabalhar, mas a partir das 18h até às 6h devem permanecer na residência com fiscalização eletrônica.

As apenadas são proibidas também de frequentar bares, casas noturnas, rinhas ou qualquer outro estabelecimento destinado a comércio ou armazenamento de substâncias ilegais. A Secretaria Estadual de Justiça divulgou nota sobre a decisão judicial.

A Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) informa que, sobre a obtenção de semiaberto harmonizado para as internas da Penitenciária Mista de Parnaíba, dispõe de tecnologia e servidores do Núcleo do Monitoramento Eletrônico capazes de fiscalizar as internas do regime, conforme a decisão judicial. A Sejus ressalta e manifesta ainda que o monitoramento é eficiente e uma alternativa mais econômica para os cofres públicos, além de uma possibilidade de enfrentamento ao problema da superlotação do sistema prisional. Por fim, a Sejus segue com as obras da construção de uma nova unidade penal no Norte do Estado, em Buriti dos Lopes, abrindo mais vagas no sistema.

Zé Filho teria alterado estatuto da Fiepi para entrar na disputa em Parnaíba

Ex-governador Zé FilhoReprodução/Instagram

Fonte altamente qualificada, pedindo preservação de seu nome em provável noticiário, informou a este repórter que o presidente da Federação das Indústrias do Piauí (FIEPI), ex-governador José Filho Moraes Souza, coordenou reunião em que teria sido alterado o estatuto da entidade de modo a permitir que ele possa se afastar para disputar uma eleição sem risco de perder a presidência.

Silêncio

O redator desta coluna procurou por mensagens três vezes no início da manhã de hoje o ex-governador, mas ele não respondeu aos questionamentos.

Questionamento

A principal pergunta feita nas mensagens ao ex-governador foi se realmente o estatuto da Federação sofrerá realmente alteração.

É do MDB

Ex-governador Zé Filho – Foto: Reprodução/ Instagram

Zé Filho Moraes Souza é filiado ao MDB e só poderia ser candidato pelo partido uma vez que o prazo de filiação partidária se esgotou no último dia 6.

Partido do Dr. Hélio

Dr. Hélio Oliveira – Foto: Lupa1

O MDB é o partido do deputado estadual Dr. Hélio, já lançado candidato do Governo à Prefeitura de Parnaíba.

Duas hipóteses

Zé Filho só poderia ser candidato a prefeito pelo MDB em duas hipóteses: se Dr. Hélio desistisse ou se disputasse e vencesse a convenção do partido.

Sem sinal

Até hoje pela manhã não havia sinal de que qualquer uma das hipóteses poderia prevalecer.

Amigos espalham

Amigos do ex-governador e presidente da FIEPI espalham na cidade que o ex-governador estaria no ponto para entrar na disputa.(Fonte: Coluna do Feitosa Costa)

Segurança cria grupo com 8 órgãos para impedir atuação de milícias em grilagem no litoral

Por Roberto Araujo

A Secretaria de Segurança Pública (SSP) publicou no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira (19) uma portaria que institui um grupo de trabalho interinstitucional para propor medidas para impedir a atuação de organizações criminosas que atuam com grilagem de terras no litoral do Piauí.

Farão parte do grupo os seguintes órgãos:

Ministério Público Federal
Ministério Público do Estado do Piauí
Polícia Federal
Defensoria Pública da União no Piauí
Defensoria Pública do Estado do Piauí
Núcleo de Regularização Fundiária do Tribunal de Justiça do Piauí
Secretaria de Patrimônio da União
Instituto de Terras do Piauí

O grupo foi instituído após o defensor público da União José Rômulo Plácido Sales apresentar ao secretário de Segurança Pública do Piauí, Chico Lucas, denúncia de que agentes do Estado, principalmente policiais, estariam cometendo o crime de formação de milícias para dar suporte à grilagem de terras no litoral piauiense

O secretário disse que, além da formação do grupo de trabalho, iria instituir investigação por parte do Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) da Polícia Civil e uma investigação da Corregedoria da Polícia Militar.

O defensor relatou, em entrevista à TV Cidade Verde na quarta-feira (17), que os levantamentos iniciais apontam que os agentes públicos do estado, incluindo policiais, estariam envolvidos em atos de destruição das moradias e das roças dos moradores locais, além de implantação de denúncias de crimes de menor grau contra os nativos.

“Eles usam da tática de denunciar qualquer ocupação de terras que essas pessoas façam, qualquer crime ambiental, por menor que seja, eles denunciam, mobilizam, jogam as forças públicas contra essas pessoas. E outra tática é se utilizar das milícias. Casas já foram incendiadas, roças já foram destruídas. Uma pessoa que foi pescar, que é pescador, quando retornou de madrugada, do mar, encontrou sua casa incendiada. Outra, tinha uma roça, foi embora para a cidade, quando chegou na roça, as cercas tinham sido destruídas, animais mortos, abordam pessoas e ameaçam com arma de fogo”, detalhou à ocasião

Questão fundiária em Cajueiro da Praia

Investigações paralelas na Polícia Federal e no Ministério Público Federal apuram as diversas denúncias de grilagem de terra em área da União, para a construção de empreendimentos. Pescadores e moradores de Cajueiro da Praia denunciam que posseiros e milicianos agem de forma violenta para coagir os moradores a deixarem suas casas.

Em novembro, duas operações da Polícia Federal cumpriram 32 mandados por grilagem de terras e venda ilegal de terrenos em Cajueiro da Praia. À época, oito pessoas foram presas na operação que apurava crimes ambientais, invasão e loteamento de terras da União. Foram removidas cercas, destruídas edificações clandestinas e devolvidos 82 hectares de terra à União.

As investigações indicaram que as invasões de terras de propriedade da União se intensificaram em 2020, durante o período da pandemia, com a destruição de cercas e o estabelecimento de novos marcos territoriais sem o conhecimento da Secretaria de Patrimônio da União (SPU), ou ainda mediante pedidos de utilização de imóvel junto a esta instituição com documentos com indícios de falsidade.

Em janeiro deste ano, o superintendente do Patrimônio da União (SPU) João Martins Neto já havia denunciado a formação de milícias e que estariam “acirrando” o conflito de terras em Cajueiro da Praia. Ele informou que as denúncias que chegaram à SPU foram repassadas à PF, à Justiça Federal e ao MPF.

“Mãosantistas” lançam em maio candidatura do “Novo Francisco”: ZH segue “comendo pelas beiradas”

O prefeito de Parnaíba  Mão Santa, que vinha relutando em falar sobre sua sucessão, finalmente resolveu marcar para 4 de maio o lançamento da pré-campanha do ex-secretário Francisco Emanuel, conhecido como “o Novo Francisco”.

Os Maosantistas precisam correr, pois o ex-prefeito Zé Hamilton está avançando na pré-campanha pelas beiradas, como diz o ditado popular. O novo Francisco precisa botar o pé na estrada para se tornar conhecido do eleitorado parnaibano.(Silas Freire/Edição:B. Silva)

PF: 15 mandados e R$ 1 mi em desvio de recursos por fraude de licitações no Piauí

PF: 15 mandados e R$ 1 mi em desvio de recursos por fraude de licitações no Piauí

PF: 15 mandados e R$ 1 mi em desvio de recursos por fraude de licitações no Piauí

A Polícia Federal, com o apoio técnico e operacional da Controladoria-Geral da União (CGU), deflagrou, nesta sexta-feira (19/4), a Operação 45 Graus, com o objetivo de desarticular associação criminosa voltada para prática de corrupção, lavagem de dinheiro e fraudes à licitação.

Policiais Federais e agentes da CGU cumprem 15 mandados de busca e apreensão, sendo 12 no município de Miguel Alves e três na capital Teresina. Todos os mandados foram expedidos pela 1ª Vara Federal da Seção Judiciária do Estado do Piauí. A Justiça Federal determinou ainda o desvio de bens e valores na ordem de R$ 1 milhão.

FOTO: PFPolícia Federal

Polícia Federal

As investigações, conduzidas pela Delegacia da PF em Parnaíba, iniciaram-se após auditoria técnica da CGU, que apontou diversos indícios de fraude em procedimento licitatório, realizado pelo município de Miguel Alves para contratação de empresas prestadora de serviços de manutenção e limpeza de ar-condicionado.

Os elementos colhidos com as investigações comprovam ainda o depósito de verba em contas de interpostas pessoas (“laranjas”), na tentativa de conferir uma aparência lícita ao procedimento ilegal adotado. Há indícios de participação de servidores públicos municipais mediante corrupção no esquema.

Os investigados poderão responder pelos crimes de frustração do caráter competitivo de licitação, corrupção ativa e passiva, lavagem de dinheiro, associação criminosa, além de outros delitos que possam surgir no curso das investigações.

Com informações da PF

Com o Ministro da Previdência Florentino Neto garante recursos para implantação do PrevMóvel na Planície Litorânea

O deputado federal Florentino Neto, em audiência ontem(16) com o Ministro da Previdência, Carlos Lupi, apresentou sua Emenda Parlamentar que garante recursos para a implantação do PREVMÓVEL, na região da planície Litorânera, beneficiando 11 cidades do norte do Estado.O PREVMóvel é uma alternativa do INSS para facilitar o acesso da população em localidades que não têm agências fixas ou Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com alguma entidade ou ente público, como prefeituras.

Florentino disse que expôs a urgente necessidade da implementação do Prevmóvel no Piauí. “Essa iniciativa é fundamental para desafogar o atendimento do INSS e garantir que nossos cidadãos tenham acesso rápido e efeciente aos benefícios previdenciários” – pontuou.

O asfalto de Dr. Hélio está inundando ruas do Coqueiro

O asfaltamento indiscriminado nas ruas do vilarejo Coqueiro em Luís Correia, patrocinado em 2022 pelo deputado estadual Dr. Hélio e pela prefeita Maninha, com o intuito totalmente eleitoral, agora está trazendo suas consequências.

Fonte: imagem ilustrativa de quando foi colocado o asfalto

As ruas do Coqueiro estão majoritariamente inundadas com as chuvas, ocasionando alagamentos onde nunca se tinha visto. Tudo isso acontece no maldito ano eleitoral, no momento em que o público aplaude sem saber as consequências futuras.(Silas Freire)

Governo do Estado realizando obras eleitoreiras?

O prefeito reage 

O governo do estado está fazendo obras em vários municípios, pois, visam ajudar os candidatos apoiados por Rafael Fonteles. Mas tem cidade onde o prefeito reage. 

Obras eleitoreiras 

Veja-se o caso da cidade de Porto. O prefeito Dó Bacelar foi à rua que está sendo asfaltada e exigiu a licença para a construção da obra. 
O coitado do trabalhador nem sequer conseguia  responder e, diante disso, o prefeito sem dó e piedade, disse que ia embargar a obra e mandar retirar o maquinário do local.
Foto: ReproduçãoO prefeito avisando ao operário que vai parar as máquinas na rua

O prefeito avisando ao operário que vai parar as máquinas na rua

Bom…

 O uso da máquina pública em ações visivelmente eleitoreiras  é inadequado, mas pior é não asfaltar e querer impedir um serviço que, ao fim e ao cabo, favorece a população.

Em Parnaíba…

Já pensou se Gracinha, em Parnaíba, resolve parar as obras em várias ruas que visam atrair votos para o cantuburitinense Dr Hélio? 
Ia ser uma confusão dos diabos. Porque tudo que é secretário está fazendo obras por lá. (Portalaz)

Opinião: Liberdade para usar e abusar do poder favorece ‘postes’ em disputas eleitorais

Esse hábito de lançar postes em disputas eleitorais ganhou força no Brasil nos últimos anos. Uma provável razão para isso é a libertinagem que os gestores públicos encontram para usar a abusar da máquina pública nas campanhas eleitorais. Com a estrutura do poder em mãos e a omissão da Justiça Eleitoral diante de tantas irregularidades, muitos políticos se sentem confiantes em colocar qualquer poste numa disputa eleitoral e torná-lo competitivo.

As táticas para abusar do poder e usar a máquina pública a serviço de um candidato são manjadas, mas o Poder Judiciário faz pouco ou quase nada diante de uma realidade que qualquer pessoa consegue ver. Cria-se programas eleitoreiros para promoção de candidatos, coloca-se a estrutura de mídia governamental a serviço do candidato e compram apoios com a estrutura pública, seja com cargos ou vantagens no poder.

A facilidade para emplacar os “postes” também se dá pela dependência que muitas lideranças políticas têm do poder. Com benesses de toda ordem, aceitam, muitas vezes a contragosto, a indicação de qualquer neófito por parte do chefe político maior. No interior, por exemplo, é comum vereadores nunca chegarem ao cargo de prefeito, pois, mesmo possuindo relevância política local, não têm autonomia e se sujeitam a apoiar qualquer nome.

Uma evidência de que o abuso do poder e a omissão do Judiciário favorecem o surgimento dos postes é que esse tipo de candidato quase sempre é ligado a algum grupo situacionista. Raramente são de oposição. Sem máquinas a seu favor, oposicionistas são sempre levados a escolher nomes que já apresentaram algum tipo de potencial eleitoral e que são conhecidos da população.

O regramento eleitoral brasileiro prevê que as disputas eleitorais devem acontecer com paridade de armas entre candidatos, garantindo o equilíbrio de forças. Uma regra linda no texto e utópica na prática.(Por:Gustavo Almeida)

Forças estaduais e federais abrem guerra contra grilagem no litoral do Piauí

A grilagem tem gerado violência e tensão no litoral do Piauí

A grilagem tem gerado violência e tensão no litoral do Piauí

O secretário estadual de Segurança Pública, advogado Chico Lucas, propôs a criação de uma grande Força Tarefa, composta por instituições dos governos estadual, federal e municipal, e dos poderes Legislativo, Judiciário para combater a grilagem de terras e a formação de milícias em municípios do litoral do Piaui. A ideia é “varrer” esses tipos de crimes no Estado.

O secretário Chico Lucas informou que o grupo de trabalho que está propondo contará com a participação direta do Instituto de Terras do Piauí, Secretaria de Patrimônio da União, Defensoria Pública da União e do Estado, Polícia Federal, Ministério Público Federal e Estadual, Tribunal de Justiça do Piauí e Justiça Federal.

Nesta terça-feira (16), o secretário deu início ao trabalho de combate às milícias. Ele determinou que a Corregedoria da Polícia Militar investigue a atuação de policiais na formação de milícias para dar suporte à grilagem de terras nos municípios de Parnaíba, Luis Correia e Cajueiro da Praia, no litoral do Piauí.

O pedido de apuração foi feito em decorrência de denúncia formalizada na Secretaria de Segurança e no Ministério Público Federal pelo defensor público da União, José Rômulo Plácido Sales. Segundo ele, policiais militares e civis estariam usando suas funções e equipamentos para ameaçar e intimidar pessoas humildes a mando de grileiros.

De acordo com Rômulo Plácido, as vítimas são pescadores e lavradores que sempre usaram tradicionalmente as terras para as atividades de subsistência, como crianção de pequenos animais e plantio de pequenas roças de milho, feijão e mandioca.

No ano passado houve grande confusão entre grilagem, jagunços e moradores de Barra Grande

As investigações preliminares revelam que os maiores focos da grilagem no litoral do Piauí são em Barra Grande, no município de Cajueiro da Praia, no povoado Macapá, em Luis Correia, e na Ilha Grande, em Parnaíba. Mas o secretário Chico Lucas garante que esses lugares ficarão livres de criminosos. 

De acordo com a denúncia em poder do Ministério Público e do secretário de Segurança,  os moradores são ameaçados, constrangidos e expulsos pelos milicianos para grilar as terras no litoral, como está ocorrendo na comunidade Borogodó, na área da chamada Nova Barra Grande. 

Além da apuração da Secretaria Estadual de Segurança a denúncia também foi levada ao Ministério Público Federal e já foi encaminhada para a Polícia Fedral, que já instaurou inquérito para tratar da ação desses grupos criminosos de grilagem das terras da União.

O defensor público explica que com a expansão do turismo no litoral do Piauí, notadamente em Cajueiro da Praia, as terras passaram a ter um valor econômico muito grande. “Isso trouxe a cobiça de grileiros que vão ao litoral para se apropriar das terras e explorá-las economicamente em detrimento das comunidades tradicionais que lá residem há décadas, desde quando a terra não tinha essa expressão econômica que tem hoje”, comenta Rômulo.

“Nós não somos inimigos da expansão do turismo, da indústria do turismo, que traz empregos, traz renda para o nosso estado. Mas é preciso que isso seja feito de maneira ordeira e respeitando os interesses das comunidades tradicionais, dos pescadores que lá moram há séculos. É preciso que tudo seja legalizado”, completa o defensor público Rômulo Plácido.

Secretário Chico Lucas: a ordem e acabar com a grilagem no Piauí,  doa a quem doer

O secretário Chico Lucas determinou que a denúncia da Defensoria Pública da União, uma instituição federal  seja encaminhada à Corregedoria da Polícia Militar do Piauí para investigar a participação de policiais militares e à Delegacia Geral da Polícia Civil para que seja aberta uma investigação por meio do Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO).

“Não iremos tolerar a atuação de milicianos no Piauí, e já determinamos que os agentes da Segurança que mantenham condutas públicas e/ou privadas incompatíveis com a função policial tenham punições exemplares a fim de coibir esse tipo de prática danosa na Forças de Segurança do nosso Estado”, concluiu o secretário Chico Lucas.

Relíquias de Santa Teresinha do Menino Jesus chegam hoje (16) em Parnaíba

Após 4 dias em Teresina, as Relíquias de Santa Teresinha do Menino Jesus seguem na manhã desta terça-feira (16) para o município de Parnaíba, no litoral do Piauí.

Às 8h, no Carmelo de Santa Teresa de Jesus e São João da Cruz, no bairro Angelim, zona Sul da capital, será realizada uma missa, seguida de carreata pelas ruas da cidade no carro do Corpo de Bombeiros.

Na Igreja Católica, as relíquias são partes dos corpos, objetos ou vestimentas dos santos e beatos. Nesse caso, as relíquias são um relicário que leva o fêmur e os ossos do pé de Santa Teresinha.

As relíquias vieram da França e fazem parte de uma peregrinação que está sendo realizada desde fevereiro deste ano, passando por mais de 70 cidades brasileiras em comemoração aos 150 anos do nascimento de Santa Teresinha, que foi comemorado em janeiro de 2023.

As Relíquias de Santa Teresinha já estiveram presentes no território da Arquidiocese de Teresina em 1998. Após 26 anos, as relíquias de primeiro grau retornam ao Brasil, dessa vez por meio de um pedido dos Frades Carmelitas Descalços do Brasil à Basílica de Santa Teresinha em Lisieux, na França.

Quem é Santa Teresinha?

Foto: Luiz Lopes Jr./CNBB

Marie Françoise Thérèse Martin nasceu no dia 2 de janeiro de 1873 em Alençon, na França. Teresinha, a santa das rosas, como é popularmente conhecida, é considerada uma das maiores referências religiosas dos tempos modernos. Ela viveu de maneira discreta, na simplicidade de uma comunidade monástica francesa, passando despercebida até o final do século XIX. Foi somente no início do século XX que ela despontou, evangelizando cristãos e até mesmo não cristãos através das Sagradas Escrituras e do seu testemunho de vida.

Durante sua vida, Santa Teresinha dedicou muitos escritos, poesias e orações ao Menino Jesus, seus primeiros anos da infância e sua natividade. Em 1894, ela pintou o quadro “O Sonho do Menino Jesus”, que mostra a figura do Menino Jesus brincando com flores que são oferecidas.

Jogar pétalas de rosas quando o Santíssimo Sacramento passava no ostensório, assim como jogar lindas flores no grande crucifixo que se localizava no jardim do Carmelo, estava entre as grandes alegrias de Santa Teresinha.

Ela teve seus últimos anos consumidos pela terrível tuberculose, que, no entanto, não venceu sua paciência com os desígnios do supremo. Morreu em 30 de setembro de 1897.

Santa Teresinha do Menino Jesus e da Sagrada Face foi beatificada em 29 de abril de 1923 e canonizada em 17 de maio de 1925 pelo Papa Pio XI. Ela, que durante toda a sua vida teve um grande desejo de evangelizar e ofereceu sua vida à causa missionária, foi aclamada dois anos depois pelo mesmo pontífice como “padroeira especial de todos os missionários, homens e mulheres, e das missões existentes em todo o universo, tendo o mesmo título de São Francisco Xavier”.