Senador Ciro Nogueira comenta arquivamento de denúncia no STF

O senador Ciro Nogueira (PP) comentou o arquivamento de denúncia do uso do mandado para influenciar órgãos como Petrobras e Ministério das Cidades e desviar recursos público. A decisão é do Supremo Tribunal Federal no âmbito da operação Lava Jato.

“As decisões do STF tomadas hoje fazem justiça à minha honra e conduta. Sempre acreditei na lucidez do Supremo e reafirmo que nunca houve elementos que sustentassem as acusações feitas por réu confesso, em delação infundada. Essas mentiras macularam minha imagem, mas jamais desistirei da busca pela verdade e de trabalhar honestamente. Essa postura não é favor do homem público, mas uma obrigação”, postou.

COE se reúne e governador Wellington Dias irá anunciar novas medidas na quarta-feira

Com o decreto de lockdown parcial, assinado pelo governador Wellington Dias (PT), com validade até o próximo dia 7 de março, o Comitê de Operações Emergenciais (COE), já discute a prorrogação das medidas restritivas em todo o estado do Piauí. Governadores já manifestaram interesse em adotar a mesma medida em todos os entes federativos.

O Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) defendeu a adoção de “lockdown” nos Estados em que a ocupação dos leitos de Covid-19 disponíveis ultrapassem mais de 85%.

Em recentes entrevistas, o governador Wellington Dias já destacou as dificuldades enfrentadas pelos estados no combate à Covid-19, sem os recursos antes ofertados.

Com reunião prevista para acontecer nesta terça-feira, o COE irá discutir a manutenção das medidas e a evolução na ocupação dos leitos clínicos e de UTI em todo o estado do Piauí. No estado, conforme os dados da Secretaria de Estado de Saúde (Sesapi),  a ocupação dos leitos  ultrapassa os 80% .

O governador Wellington Dias, que está em Brasília, irá anunciar na quarta-feira (3) novas medidas que serão adotadas após análise da situação no estado.

Pesquisa exclusiva: 70% dos brasileiros não querem o direito de escolher vacina

Vacinação no Distrito Federal. Foto: Pedro Ventura/Agência Brasília.Levantamento revela que, para a maioria, qualquer vacina é válida e 23,6% confiam mais na CoronaVac

Levantamento exclusivo do Paraná Pesquisa (veja abaixo) para o site Diário do Poder e a coluna Cláudio Humberto revela que a grande maioria dos brasileiros (70,2%) não considera importante o direito de escolher a marca da vacina; apenas 29,8% gostariam de ter opções.

Mas, solicitados a apontar uma vacina confiável, apenas 20,5% se dizem indiferentes. A maioria escolhe a CoronaVac (23,6%), seguida da AstraZeneca (21,2%) e Pfizer (11,3%). A informação é da Coluna Cláudio Humberto, do Diário do Poder.

A vacina da Johnson & Johnson aparece em 4º lugar com 9%. Somadas as outras citações, como as vacinas russas, são 4,1% da preferência.

A vacina AstraZeneca/Oxford é a preferida na faixa etária de 45 a 59 anos e também entre os entrevistados com ensino superior completo.

No Brasil, o governo projeta distribuir 230 milhões de doses de vacinas até julho. Dessas, são 130 milhões só da chinesa Coronavac.

O instituto Paraná Pesquisa entrevistou 2.070 pessoas entre 24 e 26 de fevereiro, em 192 municípios dos 26 estados e do Distrito Federal.

Golpistas se passam por deputado Átila Lira e pedem dinheiro a lideranças

Bandidos estão praticando cada vez mais o golpe de se passar por políticos, autoridades e personalidades em todo o Brasil.

No Piauí, a nova vítima foi o deputado federal Átila Lira (Progressistas). Uma pessoa tem se passado pelo parlamentar e tem pedido de dinheiro a outros benefícios.

“Esta é a terceira vez que tentam aplicar esse golpe usando meu nome. As pessoas precisam estar atentas de que não sou eu fazendo pedido. Isso é um golpe”, ressaltou Átila ao OitoMeia.

O deputado registrou a ocorrência junto à Polícia Federal e à polícia da Câmara dos Deputados. Abaixo o print de uma das conversas via WhatsApp feita pelo golpista. Foi feita com uma liderança do interior do Piauí.

(Divulgação) (OitoMeia)

 

Petrobras anuncia nova alta nos preços da gasolina, diesel e gás para terça-feira (02)

A Petrobras anunciou nesta segunda-feira (1º) um novo aumento nos preços da gasolina, do óleo diesel e do gás de botijão vendidos nas refinarias. A partir de terça-feira (2), a gasolina ficará 4,8% mais cara, ou seja, R$ 0,12 por litro. Com isso, o combustível será vendido às distribuidoras por R$ 2,60 por litro.

O óleo diesel terá um aumento de 5%: R$ 0,13 por litro. Com o reajuste, o preço para as distribuidoras passará a ser de R$ 2,71 por litro a partir de amanhã.

Já o gás liquefeito de petróleo (GLP), conhecido como gás de botijão ou gás de cozinha, ficará 5,2% mais caro também a partir de terça. O preço para as distribuidoras será de R$ 3,05 por quilo (R$ 0,15 mais caro), ou seja R$ 36,69 por 13 kg (ou R$ 1,90 mais caro).

Segundo a Petrobras, seus preços são baseados no valor do produto no mercado internacional e na taxa de câmbio

Prefeitura de Parnaíba não vai mais pagar estadia em Teresina para pacientes do SUS?

O texto abaixo circulou no final de semana em algumas redes sociais, provocando os mais diferentes tipos de reação a quem necessita desse apoio do Poder Público:
Secretária Leidiane Pio
“INDIGNAÇÃO
A Prefeitura de Parnaíba *não vai mais pagar a estadia em Teresina para os pacientes que forem fazer consultas, exames ou cirurgias pelo SUS*. Agora, cada paciente terá que desembolsar a quantia de 50 reais todos os dias para custear a diária da pensão.
Como ficará a situação das pessoas de baixa renda que precisarem fazer cirurgia e ficar 15 dias de repouso? *Isso dá um total de 750 reais*. E aqueles que necessitarem de mais tempo? Será que o Mão Santa quer economizar esse dinheiro para fazer mais uma praça em Parnaíba? Isso é um absurdo!”
O OUTRO LADO
O blogdobsilva procurou ouvir a secretária municipal de saúde, Leidiane Pio Barros, a respeito do assunto. Ela nos encaminhou áudios informando que o atendimento continua, com alguns ajustes. “O que vai mudar são algumas consultas, por exemplo, quem tinha consultas 8 ou 9 horas da manhã, com tempo para retornar no mesmo dia, não haverá necessidade de fazer a diária completa na pensão. Nossa prioridade será o segmento oncológico.  As demais patologias, que prótese auditiva, CI… a não ser que tenha que ficar lá, como prótese ortopédica, que tem que fazer o treinamento, o paciente tem que passar um ou dois dias, óbvio que vamos ter que arcar com as despesas da pensão; pacientes com cirurgias, que vai fazer, que está na UTI, o acompanhante pode ficar, sim, na pensão, hospedados. Casos de emergência, vamos dar toda a assistência”, diz o áudio.
E conclui: “As pessoas de baixa renda,  quando for solicitada a pensão, a nossa  assistente social vai fazer a triagem, a averiguação. Estávamos também tendo problemas com pessoas do Maranhão, que estavam usando endereço, nossos serviços, embora não deixem aqui no município os impostos. Mas quem precisa de cirurgia, 15 dias de repouso, terá assistência; segmento oncológico, acompanhantes de pacientes em UTI e leito, não vai mudar nada.”

Governadores do Piauí, Maranhão e Bahia chamam Jair Bolsonaro de “mentiroso”

Jair Bolsonaro rindo à toa

“O presidente da República confunde e engana a população ao informar dados distorcidos”, lamenta Wellington Dias

Os governadores do Piauí, Wellington Dias (PT), e do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB) chamaram o presidente Bolsonaro de enganador e mentiroso, ao divulgar dados  “distorcidos” sobre a Covid-19.

“O presidente da República confunde e engana a população ao informar dados distorcidos. As transferências constitucionais obrigatórias e os benefícios previdenciários não podem ser vistos ou divulgados como ação extraordinária do governo federal. São recursos que cada estado e município tem direito pelo pacto federativo. Não é favor algum”, reclamou Wellington Dias

“Estamos à beira de um colapso nacional na rede hospitalar. Chegamos a 255 mil óbitos no Brasil, mais de mil pessoas morrendo por dia e milhares sofrendo em hospitais lotados. Em que contribui atitudes como esta do presidente?”, questionou o governador do Piauí.

Flávio Dino prometeu ingressar na Justiça contra mais uma “mentira federal”. “A mentira federal sobre repasse de recursos ao Estado do Maranhão é tão absurda que o valor ‘informado’ (R$ 36 bilhões) equivale quase ao dobro do orçamento do Estado em 2020. Vamos ter que, mais uma vez, entrar na Justiça por essa vergonhosa fake News”, avisou o governador do Maranhão.

“Se somarmos os gastos de Executivo, Legislativo, Judiciário e Ministério Público, chegamos em R$ 50 milhões”, compara Rui Costa. “O presidente, em vez de distribuir vacinas, segue distribuindo fake news, sem qualquer respeito pela verdade e pela vida”, acrescentou o governador da Bahia. (Fonte: Parlamento Piaui)

W. Dias comenta vídeo de João Cláudio sobre prevenção à Covid-19

O Governo do Piauí divulgou neste domingo (28/02) um vídeo emocionante com o humorista João Cláudio Moreno que trata sobre a prevenção à Covid-19.

Nas redes sociais, o governador Wellington Dias comentou a campanha.

“Precisamos unir forças como um verdadeiro time. Estamos passando por momentos muito crítico no Piauí. Para chegarmos ao final desse jogo vitoriosos, precisamos que todos façam sua parte. Conto com você. Venceremos juntos”, postou.

Assista ao vídeo:

 

 

Deputado médico do centrão é citado para assumir o Ministério da Saúde

Deputado médico do centrão é citado para assumir o Ministério da SaúdeDr. Luizinho integra a Comissão de Enfrentamento da Covid e a Frente pelo Fortalecimento do SUS

O médico e deputado Luiz Antônio Teixeira Jr (PP-RJ), o “Dr. Luizinho”, tem sido citado cada vez mais, entre os próprios colegas, como provável futuro ministro de Saúde, em lugar do general Eduardo Pazuello.

O presidente Jair Bolsonaro disse que não cogita trocar o ministro. Médico, Dr. Luizinho integra a Comissão de Enfrentamento da Covid e a Frente pelo Fortalecimento do SUS. Mas importa mesmo é que é do Centrão. A informação é da Coluna Cláudio Humberto, do Diário do Poder.

O PP se sente à vontade no Ministério da Saúde: Ricardo Barros, atual líder do governo, foi ministro por 22 meses, no governo Michel Temer.

O Ministério da Saúde é aspiração dos partidos, por sua capilaridade, exposição e orçamento. Mas para o PP seria a melhor recompensa.

Bolsonaro pode até levar em conta a aspiração do PP de assumir a Saúde. Mas não há compromisso do presidente nesse sentido.

Mão Santa pede a Bolsonaro recursos para reabrir hospital de campanha em Parnaíba

Ao que foi divulgado na imprensa o prefeito Francisco Moraes Souza, Mão Santa, fez a parte dele, apresentando reivindicações ao presidente, ondem(26), durante passagem do presidente Bolsonaro pelo Aeroporto local.  Ele pediu recursos para reabertura do hospital de campanha de Parnaíba e verba para obras de drenagens, já que a cidade sofre com os alagamentos durante o período de chuvas. Se o presidente vai atender os pedidos, é outra história.

O prefeito requereu ainda recursos para a drenagem do bairro Piauí, para as construções de duas pontes, uma no Tabuleiro e outra no rio Igaraçu. A  A secretária de Desenvolvimento Social e Cidadania de Parnaíba, Adalgisa Moraes Souza, informou que Mão Santa reivindicou ainda recursos para o setor de saúde

“Foi pedido também recursos para o hospital de campanha de Parnaíba e pavimentação asfáltica. O encontro foi ótimo, o presidente bem receptivo, pediu para abrir o portão e falar com o povo”, disse Adalgisa. Logo depois do encontro, o presidente foi de helicóptero para Tianguá. Ele estava sem máscara durante todo o encontro. (Toni Rodrigues)

Covid-19: Wellington Dias pede que população reforce cuidados

Covid-19: Wellington Dias pede que população reforce cuidados

Nesta sexta-feira (26) o Piauí registrou 21 mortes em decorrência da covid-19, um dos maiores registros desde o início da pandemia no estado. Diante desse cenário, o governador Wellington Dias (PT) se pronunciou nas redes sociais, pedindo que a população redobre os cuidados para conter o avanço do novo coronavírus.

Em seu perfil no Twitter, Wellington citou a quantidade de novos óbitos e casos confirmados no estado e pediu que a população obedeça às medidas de segurança e se proteja, evitando aglomerações.

“O boletim hoje contabilizou 21 óbitos pela Covid-19 e mais 765 casos confirmados. Reforço: vamos continuar com as medidas de segurança, proteção, distanciamento e principalmente sem aglomerações”, ressaltou.

Por fim, o chefe do executivo estadual enfatizou que as pessoas não podem contribuir para que a transmissibilidade do vírus aumente nessa proporção. “Não podemos dar margem para que a transmissibilidade continue aumentando dessa forma”, concluiu.(Gp1)

Senado investigará cartel de distribuidoras que controla combustíveis

Novo presidente da CAE do Senado defende vacina contra covid-19 para retomar economiaSenador Otto Alencar (PSD-BA), novo presidente da Comissão de Assuntos Econômicos, promete não dar trégua

O senador Otto Alencar (PSD-BA), novo presidente da Comissão de Assuntos Econômicos do Senado, promete não dar tréguas à máfia de distribuidoras de combustíveis.

Também está decidido a investigar a Agência Nacional do Petróleo (ANP) pela suspeita resolução que criou o “cartório” em que as distribuidoras, atravessadoras no mercado, tenham a exclusividade no fornecimento de todos os combustíveis aos postos. A informação é da Coluna Cláudio Humberto, do Diário do Poder.

Otto Alencar tem lutado contra as distribuidoras de combustíveis, cujos métodos pouco ortodoxos causam repulsa no Senado.

Ele contou à Rádio Bandeirantes que o lobby das distribuidoras tentou impedir o Senado de anular o cartório criado pela ANP.

O Senado aprovou a anulação da resolução da ANP, mas na Câmara o lobby conseguiu do então presidente Rodrigo Maia engavetar o caso.

É falsa informação de que PM e Detran-PI multarão condutores e passageiros que não estiverem usando máscara

Nos últimos dias, circulou através das redes sociais um imagem alertando motoristas e pilotos quanto a multas que seriam aplicadas pelo Detran e a Polícia Militar do Estado do Piauí para quem estivesse em carros e motos, incluindo passageiros, e não estivessem fazendo uso da máscara de proteção facial. Importante item no combate ao novo coronavírus.

De acordo com a imagem, as multas começariam a ser aplicadas a partir do dia 23 de fevereiro (terça-feira), seria no valor de R$ 128 e se enquadraria como: “Dirigir sem uso de itens de segurança, o que acarretaria na perda de 3 pontos na carteira de habilitação”.

O OitoMeia entrou em contato com a assessoria da Polícia Militar do Estado do Piauí para confirmar a veracidade da suposta multa, e foi informado à nossa reportagem que a imagem se trata de Fake News. Ou seja, essa multa não está sendo aplicada no Piauí.(Luana Fontenele)

Marcelo Castro critica discussão antecipada das eleições de 2022

O senador Marcelo Castro (presidente do MDB no Piauí) criticou a antecipação de nomes que possam disputar as eleições de 2022 para o Governo do Piauí. Ele afirmou que tratar do tema neste momento acaba gerando animosidades entre os membros que compõem a base do Governo Wellington Dias (PT-PI).

Marcelo Castro

Marcelo Castro

Marcelo acredita que o mais prudente é traçar as estratégias que deverão ser seguidas no próximo ano, desde que estas não causem atritos e nem atrapalhem a administração do Estado.

“Devemos lançar candidato agora? Não, sou absolutamente contra, não está na hora lançar candidatos. O momento é de trabalhar pelo Piauí. Quando se lança candidatos, cria animosidades. As pessoas não vão trabalhar porque vai beneficiar fulano. O momento é de traçar as estratégias”, disse o senador.

Marcelo Castro lembrou da proibição das coligações proporcionais, situação que tem colocado em dúvida o melhor caminho a ser traçado.

“Um dos grandes problemas que preocupa é a experiência nova. Nunca disputamos sem coligações. Evidente que isso é uma das estratégias a serem tratadas”, falou o senador. (Germana Chaves)

Deputada Teresa Britto defende a reativação de hospital de campanha do Verdão

A deputada estadual Teresa Britto (PV) apresentou, na quarta-feira (24), requerimento à Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) solicitando a reativação do hospital de campanha do Verdão em caráter emergencial.

Teresa Britto está preocupada com o crescimento dos números de casos de Covid no Piauí

De acordo com a parlamentar, o fechamento do hospital de campanha foi um equívoco, já que a possibilidade de novas ondas de contágio pelo novo coronavírus é real.

“As UTIs do Estado já chegaram a 100% de ocupação, evidenciando uma nova onda de contágio pela Covid-19, assim como aconteceu em outros estados e países. O fechamento do hospital de campanha do Verdão foi totalmente equivocado, já que seria uma estrutura a mais de retaguarda em situações como essa. Agora, o governador Wellington Dias, se realmente atender nosso requerimento e autorizar a reativação, vai gastar ainda mais recursos públicos sem o devido planejamento”, avalia.

Teresa Britto também ressalta um projeto de Lei aprovado no Senado Federal que proíbe a desativação de hospitais de campanha enquanto não houver, nas localidades em que eles tenham sido implantados, ampla vacinação contra o novo coronavírus.

“Em todo o Brasil a necessidade da manutenção desses hospitais é crucial e no Piauí não é diferente, por isso, pedimos urgência na reativação do hospital de campanha do Verdão”, conclui.

Fonte: Assessoria parlamentar

“O grande fiscal é a consciência de cada um”, diz Robert Rios sobre decreto

O vice-prefeito de Teresina, Robert Rios (PSB), se pronunciou nessa quarta-feira (24) sobre o decreto assinado pelo governador Wellington Dias (PT), que determinou medidas restritivas em todo o estado até o dia 04 de março para conter o avanço do novo coronavírus. Em entrevista a imprensa, o também secretário de Finanças da capital avaliou a medida como necessária e ressaltou que a população deve contribuir, tendo consciência e evitando aglomerações.

Robert Rios

Robert Rios

Robert Rios ponderou que toda determinação que proíbe o funcionamento de setores da economia não é bem recebida a princípio, e ressaltou que o governador Wellington Dias tomou uma decisão difícil, porém necessária.

“Todo decreto que restringe o direito do cidadão, do comerciante, dos empresários, nunca é um decreto bem recebido, por mais necessário que seja. Eu sei o quanto deve ter custado ao governador fazer isso. Esse decreto atual do governador ele próprio abranda o decreto anterior, permite que o comércio, as empresas funcionem de segunda a sexta-feira, cria uma restrição maior no sábado e no domingo e coloca um forte poder de fiscalização, eu acho que essa fiscalização devia ser não só pela polícia e pela Guarda Municipal, mas devia ser da própria sociedade, o interesse de controle da covid-19 é um interesse social”, colocou.

O vice-prefeito frisou que o sistema de saúde de Teresina se encontra em estado de alerta, e por conta disso é imprescindível que as pessoas tenham consciência, evitando saírem de suas casas sem necessidade.

“Estamos com um sistema de saúde em Teresina que ainda não está estrangulado, mas está muito difícil, então pedimos primeiro a consciência de cada um, o grande fiscal é a consciência de cada um, colocar polícia na rua é secundário, o principal é a própria sociedade tomar consciência do que está acontecendo e através disso se organizar e impedir que esse vírus circule, e a melhor maneira para o vírus não circular é que as pessoas não aglomerem. Aglomeração é um pecado terrível que funciona a favor do vírus”, destacou.

Irresponsabilidade

Ainda segundo Robert Rios, as pessoas que estão promovendo eventos de qualquer natureza que gerem aglomeração são “irresponsáveis” e merecem ser responsabilizadas por isso.

“O governador expediu um decreto e o governador ao mesmo tempo é o comandante da Polícia Militar e da Polícia Civil, eu acho que o irresponsável que nesse momento tão angustiante está promovendo festas tem que ser preso e autuado em flagrante, o que não pode é que comerciantes responsáveis, que estejam adotando todas as providências que a Organização Mundial da Saúde requer, paguem por meia dúzia de irresponsáveis. Liguem para o 190, denunciem, e que a polícia autue em flagrante esses irresponsáveis, esses sim merecem ser presos, e não os comerciantes que estão trabalhando”, finalizou.(Gp1)

Governo começa a tirar Correios e seu passivo de R$14 bilhões das costas do cidadão

Governo começa a tirar Correios e seu passivo de R$14 bilhões das costas do cidadãoNum primeiro momento, governo propõe o fim do monopólio, no qual a estatal se refestelou atribuindo-se penduricalhos, regalias e privilégios

A privatização da estatal Correios é tão necessária quanto urgente, e por essa razão o ministro Fábio Faria (Comunicações) deflagrou o processo nesta quarta-feira (24) levando o projeto de lei ao Congresso.

Em um primeiro momento, o governo propõe o fim do monopólio, no qual essa estatal se refestelou atribuindo-se penduricalhos, regalias e privilégios que custaram muito dinheiro e produziram um passivo de R$14 bilhões. A informação é da Coluna Cláudio Humberto, do Diário do Poder.

Após o fim do monopólio e com a abertura do mercado a empresas privadas, a privatização, por meio de leilão, será o passo seguinte.

Nem mesmo os atuais empregados dos Correios negam que o serviço está longe do seu auge e veem a privatização como “inevitável”.

O pagador de impostos paga 80% dos R$2 bilhões e 34 milhões anuais dos benefícios de assistência (planos) de saúde dos funcionários.

Nos Correios, só o passivo atuarial (valor necessário para pagar todos os benefícios aos assistidos) soma R$3,5 bilhões.

Pelo 3º dia consecutivo Piauí registra alto número de mortes por Covid – diz SESAPI

Nas últimas 24 horas foram registrados, no Piauí, 636 casos confirmados e 15 óbitos pela Covid-19, segundo os dados divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde, na noite desta quarta-feira (24).

Dos 636 casos confirmados da doença, 352 são mulheres e 284 são homens, com idades que variam de um a 95 anos.

11 homens e quatro mulheres não resistiram às complicações da Covid-19. Elas eram de Antônio Almeida (77 anos), Campo Maior (65 anos) e Teresina (72 e 78 anos). Os homens eram naturais de Antônio Almeida (70 anos), Canavieira (79 anos), Canto do Buriti (58 anos), Caridade do Piauí (91 anos), Floriano (75 anos), Hugo Napoleão (79 anos), Lagoa do Sítio (70 anos), Parnaíba (82 anos), Piripiri (49 anos) e Teresina (71 e 84 anos). Apenas duas das 15 vítimas não possuíam doenças preexistentes.

Os casos confirmados no estado somam 171.668 distribuídos em todos os municípios piauienses. Já os óbitos pelo novo coronavírus chegam a 3.289 e foram registrados em 208 municípios. Até agora, morreram 1.926 homens  e 1.363 mulheres. 

Dos leitos existentes na rede de saúde do Piauí para atendimento à Covid-19, há 625 ocupados, sendo 381 leitos clínicos, 224 UTIs e 20 em leitos de estabilização. As altas acumuladas somam 9.752  até o dia 24 de fevereiro de 2021.

A Sesapi estima que 167.754  pessoas já estão recuperadas ou seguem em acompanhamento (casos registradas nos últimos 14 dias) que não necessitaram de internação ou evoluíram para morte.

Secretário leva demanda de Barra Grande ao ministro do Turismo

Por Rany Veloso

Donos de pousadas, restaurantes e comércio em geral em Barra Grande, no litoral do Piauí, procuraram há cerca de 30 dias o secretário de Turismo do estado, Flávio Nogueira Júnior, para solicitar cobertura de telefonia móvel e o retorno de caixas eletrônicos para o vilarejo do município de Cajueiro da Praia que hoje está sem os serviços e é um dos maiores pontos turísticos do estado. 

“Ainda hoje tenho audiência com o ministro Gilson Machado e essa é a principal pauta. Há cerca de 4 anos existia caixa eletrônico e hoje não tem. O objetivo é preparar o vilarejo de Barra Grande e todo o litoral para que os turistas tenham mais comodidade”, afirma. Além disso, outros recursos para infraestrutura entrarão na pauta.

Ele vive no Piauí o sonho de Alcolumbre e Maia: preside a Assembleia há 15 anos

Ele vive no Piauí o sonho de Alcolumbre e Maia: preside a Assembleia há 15 anosThemístocles Filho (MDB) está no cargo desde 2005 e exerce oitavo mandato seguido

Passa longe da Assembleia Legislativa do Piauí a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de que chefes do Poder Legislativo não podem ser reeleitos às Mesas Diretoras.

O atual presidente da AL-PI, deputado Themístocles Filho (MDB), está no cargo desde 2005 e foi eleito no ano passado para o oitavo mandato seguido à frente do legislativo estadual.

A Constituição proíbe a reeleição de chefes da Câmara e do Senado numa mesma legislatura, mas não impõe limites a legislativos estaduais. A informação é da Coluna Cláudio Humberto, do Diário do Poder.

Themístocles Filho foi eleito deputado estadual pela primeira vez em 1986 e está na Assembleia Legislativa desde então.

O presidente da Assembleia do Piauí antecipou a eleição para outubro, em manobra que afastou concorrentes e garantiu-lhe o cargo até 2023.

Entre as 27 casas legislativas estaduais, apenas seis impõem limites de mandatos aos presidentes. A decisão do STF poderá mudar o cenário.