Pedido bloqueio dos bens e o afastamento de Valdeci Cavalcante do Sesc

O presidente da Fecomércio e empresário, Francisco Valdeci de Sousa Cavalcante, é alvo de ação civil de improbidade administrativa com pedido liminar de afastamento do cargo e indisponibilidade de bens, ajuizada no ano de 2017 pelo promotor José Reinaldo Leão Coelho, da 25ª Promotoria de Justiça de Teresina. A ação está sob responsabilidade do juiz Édison Rogério Leitão Rodrigues, da 6ª Vara Cível da Comarca de Teresina.

A ação tem por base acórdão do Tribunal de Contas da União que apreciou o processo de prestação de contas do Sesc-PI relativas ao exercício financeiro de 2007. O acórdão aponta diversas irregularidades na gestão do contrato firmado com a Spel Engenharia Ltda. para a execução das obras do complexo Sesc/Praia (centro de convenções, restaurante e parque aquático).

Valdeci Cavalcante

Empresário afirmou que conseguiu junto ao TRF da 1ª Região a anulação de dois acórdãos do TCU usados pelo Ministério Público para o ajuizamento da ação.

Para o Tribunal de Contas da União, Valdeci Cavalcante cometeu diversas irregularidades, dentre as mais graves se destaca a anuência com a subcontratação da obra, visando à finalização de todo o empreendimento, e não a execução de serviços especializados. A subcontratação superou 25% do valor do contrato, limite previsto no edital

Segundo o relatório de auditoria, o percentual subcontratado foi de 53,9% do valor global do ajuste, sendo que, não há prova documental de que a transferência da responsabilidade pela execução do contrato para a empresa Botelho Construtora Ltda. tenha sido determinada pelo Departamento Nacional do Sesc.

O promotor relata que o Sesc fez pagamentos diretamente a empresa, caracterizando, assim, que a Botelho passou a figurar como contratada, evidenciando o descumprimento de cláusulas contratuais e a burla ao devido procedimento licitatório. “A transferência da execução do contrato para essa empresa reveste-se de maior gravidade, considerando-se que dois irmãos do presidente do Sesc/PI eram sócios administradores da construtora”, diz o promotor.

Consta dos autos que a empresa contratada e, posteriormente, a subcontratada não concluíram a obra para a qual receberam pagamentos. Para a conclusão, houve necessidade de contratação de uma terceira construtora. Como não houve o cumprimento total do contrato, as sanções previstas deveriam ter sido aplicadas pela direção do Sesc/PI, o que não foi feito.

As duas empresas receberam juntas o equivalente a R$ 3.204.275,60 (três milhões, duzentos e quatro mil, duzentos e setenta e cinco reais e sessenta centavos) ou R$ 3.044.061,80 (três milhões, quarenta e quatro mil, sessenta e um reais e oitenta centavos) líquido, com a retenção contratual de 5%, praticamente todo o valor contratado, conforme relação de pagamentos, e deixaram a obra inconclusa.

“Oportuno torna-se dizer que, de acordo com o procedimento instaurado pelo TCU, há indícios da existência de um débito da ordem de R$ 469.000,00, referente a antecipações de pagamentos feitos ainda a Spel e não compensadas. Nestas circunstâncias, parece pouco provável a existência de quaisquer créditos a receber em benefício da Botelho ou Spel”, diz a petição inicial.

Pedidos

O Ministério Público pede a condenação de Valdeci Cavalcante nas sanções previstas na Lei 8.429/92 (Lei de Improbidade Administrativa), que prevê o ressarcimento integral do dano; perda dos bens ou valores acrescidos ilicitamente ao patrimônio, se concorrer esta circunstância; pagamento de multa civil e a proibição de contratar com o Poder Público pelo prazo de cinco anos.

Liminarmente, a ação pede a indisponibilidade dos bens móveis e imóveis, bem como o afastamento provisório de Valdeci Cavalcante da função de presidente do Conselho de Administração do SESC/PI.

Promotor reclama da demora na apreciação do pedido de liminar

Em manifestação juntada aos autos no dia 03 de agosto de 2020, o promotor pede o julgamento do pedido liminar de afastamento provisório do Presidente da SESC-PI, bem como do pedido de indisponibilidade dos bens, “tendo em vista que o lapso temporal a contar do ajuizamento da ação sem ter havido a apreciação liminar encontra-se notoriamente exacerbado e descabido, não havendo qualquer razoabilidade para inexistir a análise do feito”. Veja a manifestação do promotor clicando aqui

Com a palavra, Valdeci Cavalcante

Procurado pelo GP1, na manhã desta terça-feira (09), Valdeci Cavalcante afirmou que conseguiu junto ao Tribunal Regional Federal da 1ª Região a anulação de dois acórdãos do Tribunal de Contas da União usados pelo Ministério Público para o ajuizamento da ação.

Clique aqui e veja o acórdão do TRF-1

“Este processo de improbidade já foi julgado improcedente pela primeira instância e na segunda instância pelo Tribunal de Justiça. O Ministério Público entrou com embargos de declaração e perdeu, ele entrou com recurso especial no Superior Tribunal de Justiça e foi negado seguimento”, afirmou Valdeci.

Ainda de acordo com o empresário, os dós acórdãos do TCU foram anulados na Justiça Federal. “O instrumento que o Ministério Público se baseou para entrar com esse pedido contra mim tomou por base dos acórdãos do TCU, que me condenou a devolver R$ 120 mil, eu entrei na Justiça Federal contra esses acórdãos do TCU porque eles estavam totalmente ilegais e no dia 22 de fevereiro o TRF da 1ª região julgou procedente o pedido anulando definitivamente esses dois acórdãos do TCU”, explicou.

“Cabe ressaltar que em todas as instâncias está reconhecido que o Sesc é pessoa jurídica de direito privado, portanto, é ignorância jurídica ajuizar uma ação de improbidade contra uma entidade que não é órgão público. Só comete ato de improbidade quem exerce cargo público – o que não é o meu caso”, enfatizou Valdeci Cavalcante.

“O que está acontecendo é que eu endureci a corda contra uma quadrilha de bandidos do Distrito Federal que está querendo roubar o Sesc/Senac aqui e começou a fazer denúncia contra mim. Ninguém vai meter a mão e roubar aqui, minhas contas estão em dia”, finalizou o empresário. (Gp1/ Gil Sobreira e Wanessa Gomes).

Confirmado: Wellington Dias será recebido hoje (9) à tarde pelo prefeito Mão Santa

O governador Wellington Dias (PT) suspende hoje à tarde seus inúmeros compromissos em Teresina e Brasil à fora, para vir a Parnaíba, onde será recebido pelo prefeito Mão Santa, com quem tratará da reabertura do hospital de campanha Nossa Senhora de Fátima, para reforçar o combate à Covid-19 no litoral. O governador vem acompanhado do secretário de saúde do Estado, Florentino Neto, além de outros assessores.

É mais um gesto de humidade de Wellington Dias, colocando o interesse da população acima de questiúnculas políticas. Não obstante as desrespeitosas provocações muitas vezes assacadas contra ele e seu governo, a Secretaria de Saúde do Estado não tem se omitido e/ou retaliado o município quando se trata de ações de saúde em favor da população de toda a região, neste momento dramático da pandemia que assola o mundo inteiro.

É importante reconhecer as ações do governo do Estado em favor da saúde de todos, no combate à pandemia do novo coronavírus, que já completou um ano. Aqui em Parnaíba basta conversar com os profissionais de saúde do Hospital Estadual Dirceu Arcoverde para se ter uma ideia do muito que já foi ali investido, que vem contribuído para poupar vidas humanas. São investimentos volumosos, considerando a importância do Hospital para Parnaíba e região.

Equipes do Programa “Busca Ativa” têm estado presentes em todo o litoral, quando necessário, com medidas preventivas e orientações importantes que têm contribuído para a não disseminação da doença em maior escala. A antiga Promédica, reaberta pela SESAPI como um anexo do Hospital Dirceu para o tratamento do Coronavírus, vem prestando um serviço inestimável à população, principalmente após o fechamento do Hospital de campanha N. Srª de Fátima, que não mais interna pacientes com Covid.

E o governador vem tratar disso. Da reabertura do Hospital de Campanha, para fortalecer as ações do Estado neste momento tão preocupante vivido por todos, quando não se sabe mais quando tudo isso se acaba, não obstante o surgimento de vacinas que estão sendo enviadas à conta gotas aos Estados, segundo informa o secretário Florentino Neto. 

Bom para todas que a política só seja feita no tempo estabelecido em lei. Que cessem também a politicagem e os arroubos dos discursos demagógicos, onde os xingamentos são comuns. O momento é que todos se unam pelo bem da população, que vive em permanente expectativa. Afinal, governos existem para cuidar das pessoas. Pena que alguns governantes nem sempre assim pensem.

Mortalidade de pacientes intubados na UTI pode chegar a 80% no Piauí, aponta COE

O Centro de Operações Emergenciais (COE) divulgou um documento com informações sobre a atual situação da pandemia da Covid-19 no Piauí. Conforme a nota, a mortalidade dos pacientes intubados em ventilação mecânica nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI) pode chegar a 80% no estado. Além disso, o perfil do paciente que adoece e morre vêm mudando com o passar do tempo. Agora, a doença atinge mais pessoas de 20 a 49 anos.

O documento se baseia em estudos realizados sobre a pandemia no estado e no país, como o de pesquisadores da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que projetou a curva epidêmica no Piauí e apontou que o pico da pandemia da Covid-19 no estado será em maio.

“Nós temos um estudo da UFPI com a Fiocruz em que mostra que 80% dos pacientes que são intubados e que vão para a ventilação mecânica, eles correm o risco de irem a óbito. Então, o perfil dos pacientes tem mudado nesses últimos dias. Eram pessoas acima de 70 anos, agora está entre jovens de 20 a 49 anos. São aqueles que estão saindo, se aglomerando e causando todo esse efeito devastador”, explicou a diretora da Vigilância Sanitária, Tatiana Chaves.

O COE informou que, após a virada do ano, tanto os casos de internações quanto de óbitos vêm aumentando em todo o país. Atualmente, 17 estados estão com taxa de ocupação de leitos de UTI acima de 80%. Ou seja, boa parte das unidades federativas estão necessitando dos mesmos insumos, como oxigênio e medicamentos, o que gera uma demanda maior nacional, podendo causar o desabastecimento das unidades hospitalares.

Por isso, para os especialistas do centro, não há possibilidade de reduzir internações sem restringir a circulação de pessoas. Apesar das medidas restritivas determinadas pelo Governo do Piauí, o COE alerta que a população está desobedecendo às normas sanitárias.

“Na contramão dessa estratégia, dados apontam que no pior momento da pandemia, desde o dia 5 de março de 2021, o Piauí apresenta sua menor taxa de isolamento social, com alta taxa de circulação de pessoas na capital e aglomerações nas cidades do interior e nos povoados”, comunicou o COE no documento.

Luiz Fux derruba decisão que autoriza abertura de postos nos fins de semana no Piauí

O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Luiz Fux, derrubou na segunda-feira (08), liminar que autorizou o funcionamento dos postos de combustíveis localizados na zona urbana, durante os fins de semana no Estado do Piauí.

O Governo do Estado requereu a suspensão de segurança e tornou sem efeitos a decisão monocrática proferida pelo desembargador do Tribunal de Justiça do Piauí, Oton Mário José Lustosa Torres, impetrado pelo Sindicato dos Postos Revendedores de Combustíveis do Estado do Piauí (Sindipostos), que deferiu tutela provisória para sustar parcialmente os efeitos do decreto estadual que determinava restrições ao funcionamento dos postos revendedores de combustíveis, por conta da pandemia.

Veja a decisão na íntegra

“Trata-se da jurisprudência já sedimentada neste Tribunal, no sentido de que, em matéria de competência federativa concorrente, deve-se respeitar a denominada predominância de interesse”, disse o ministro em sua decisão.

O Supremo Tribunal Federal tem seguido essa compreensão, no entendimento de que a competência da União para legislar sobre assuntos de interesse geral não afasta a incidência das normas estaduais e municipais expedidas com base na competência legislativa concorrente, devendo prevalecer aquelas de âmbito regional, quando o interesse sob questão for predominantemente de cunho local.

Vacina indiana Covaxin pede autorização da Anvisa para uso emergencial no Brasil

Índia libera uso da vacina Covaxin, da Bharat Biotech, que pode ser usada no BrasilApós aprovação da Anvisa, chegarão ao Brasil, em 48 horas, as primeiras 4 milhões de 20 milhões de doses contratadas

A Bharat Biotech, por meio de sua parceira Precisa, ingressou nesta segunda-feira (8) com pedido de uso emergencial no Brasil da vacina indiana Covaxin, que demonstrou uma eficácia de 81% em sua Fase 3.

Com o resultado, a Precisa Medicamentos apresentou à Anvisa a documentação para o pedido de liberação para uso da vacina Covaxin. A liberação para uso do imunizante no Brasil dará grande contribuição ao Plano Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde.

Os testes envolveram 25.800 indivíduos, o maior já realizado na Índia, em parceria com o Conselho Indiano de Pesquisa Médica (ICMR), de Nova Delhi, órgão máximo na Índia para a formulação, coordenação e promoção da pesquisa biomédica e um dos mais antigos órgãos de pesquisa médica do mundo.

Após a análise da Anvisa, e assim que receber autorização da agência reguladora, a Bharat Biotech fará o envio em 48 horas, diretamente para o Ministério da Saúde, do primeiro lote, com 4 milhões de doses da vacina, de um total de 20 milhões previamente contratadas, para uso exclusivo no sistema público de saúde brasileiro.

Milhões de doses de Covaxin foram administradas desde que o início da vacinação foi anunciado pelo governo da Índia, em 16 de janeiro de 2021. A vacina demonstrou o desfecho de eficácia mais importante, a proteção contra a doença grave desde o impulso de vacinação, validando as evidências de segurança dos dados dos primeiros testes e reafirmando sua segurança e imunogenicidade, ou seja, sua resposta imunológica.

Mais de 40 países expressaram seu interesse na Covaxin. Esses países estão muito satisfeitos com a tecnologia de vacinas inativadas e seguras e com o robusto pacote de dados para segurança e imunogenicidade.

8 de março virou o Dia da Impunidade no Brasil. Ou o Dia da Vergonha

Segunda Turma adia julgamento de nova manobra de Lula no STFSubmundo da política festejou a vitória que restabeleceu a impunidade no País

O dia 8 de março será lembrado como aquele em que o submundo da política ganhou mais uma e festejou sem risco de aglomerar.

Eles não aglomeram, eles se “manifestam”. Roubaram, roubaram muito, mas 3 mil provas e indícios serão incinerados alegando-se meras tecnicalidades. Todo roubo será perdoado.

A tendência é liquidar investigações, processos, pela extinção ou pela prescrição. E restará aos brasileiros a vergonha de assistir um político desonesto ser consagrado inimputável. A informação é da Coluna Cláudio Humberto, do Diário do Poder.

Tudo deve ir para o lixo das prescrições: provas, ladrões confessos devolvendo dinheiro, acordos de delação etc. Tudo vai virar nada.

Fica combinado assim: o líder de quadrilha tinha o direito de comandar o afano de R$43 bilhões da Petrobras “em nome da classe trabalhadora”.

A Lava Jato investigou e denunciou e a Justiça condenou 224 larápios, que agora farão fila para pedir à Justiça isonomia na impunidade

“Justiça está deixando de ser cega”, diz Regina Sousa sobre Lula

A vice-governadora Regina Sousa (PT) afirmou, na tarde desta segunda-feira (8), que com a anulação de todos os processos contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a Justiça está deixando de ser cega.

Vice-governadora Regina Sousa (PT) 

Segundo ela, depois da revelação por um hacker dos áudios dos integrantes da Lava Jato, eram insustentáveis as condenações de Lula.

“A Justiça deixando de ser cega. Depois de tudo que foi revelado nos áudios do hacker, era insustentável manter as condenações”, afirmou Regina Sousa 

Entenda a decisão

O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal, anulou na segunda-feira (8) todas as condenações do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pela Justiça Federal no Paraná relacionadas às investigações da Operação Lava Jato. Com a decisão, o ex-presidente Lula recupera os direitos políticos e volta a ser elegível.

Ao decidir sobre pedido de habeas corpus da defesa de Lula em novembro do ano passado, Fachin declarou a incompetência da Justiça Federal do Paraná nos casos do triplex do Guarujá, do sítio de Atibaia e das doações ao Instituto Lula. Segundo o ministro, a 13ª Vara Federal de Curitiba não era o “juiz natural” dos casos. A decisão de Fachin tem caráter processual. O ministro não analisou o mérito das condenações.

“Embora a questão da competência já tenha sido suscitada indiretamente, é a primeira vez que o argumento reúne condições processuais de ser examinado, diante do aprofundamento e aperfeiçoamento da matéria pelo Supremo Tribunal Federal”, diz o texto da nota.

Agora, os processos serão analisados pela Justiça Federal do Distrito Federal, à qual caberá dizer se os atos realizados nos três processos podem ou não ser validados e reaproveitados.

“Com a decisão, foram declaradas nulas todas as decisões proferidas pela 13ª Vara Federal de Curitiba e determinada a remessa dos respectivos autos para à Seção Judiciária do Distrito Federal”, diz texto de nota à imprensa do gabinete do ministro. A decisão atinge o recebimento de denúncias e ações penais.(Efrém Ribeiro)

Conheça as mulheres de Parnaíba que já chegaram à Câmara Municipal: (Pelo Dia Internacional da Mulher)

Por:Bernardo Silva

Poucas, muito poucas foram as mulheres que ao longo da história política de Parnaíba conquistaram um assento na Câmara Municipal, desde os primeiros anos em que elas conquistaram o direito de votarem e serem votadas, até os dias atuais. Agora, considerando, principalmente, que elas são a maioria do eleitorado do município, que é o 2º maior colégio eleitoral do Piauí.

Ex-vereadora Iracema Feitosa- a precursora

Tudo começou com Iracema Feitosa. Foi ela a primeira, eleita em tempos cheios de preconceitos, machismos, frescuras de cidades provincianas. Ela corajosamente foi lá, disputou, venceu e deixou seu nome na história. Tempos se passaram para as mulheres da Parnaíba elegerem outra mulher a uma cadeira no Poder Legislativo. Mas foram eleitas, com votos, depois de Dona Iracema, as vereadoras Nádja Nayara (1996), gestão do ex-prefeito Zé Filho  e Fátima Véras, anos após.

Ex-vereadora Nádja Nayara

Fátima Véras, que chegou à presidência da Câmara, foi eleita à época em que Mão Santa era governador do Piauí. Falou-se naquela ocasião que a força do governo do estado foi primordial para a eleição dela, que não conseguiu a reeleição depois. Na mesma época foi eleito um grande amigo do então governador Mão Santa, o Paulo Evangelista, conhecido popularmente como Paulo Fofoca, já falecido.

Ex-vereadora Fátima Véras

Na condição de suplentes chegaram também a assumir o mandato, temporariamente, Rejane Cavalcante, por um curto período, apenas para cobrir a licença do titular do mandato, cujo nome não nos vem à memória, e Ana Santana, que assumiu a vaga do então vereador Raimundo Neto, que  foi afastado por decisão judicial.

Ex-vereadoras Ana Santana e Rejane Cavalcante

Em 2008, foi eleita para o primeiro mandato a vereadora Neta Castelo Branco. A única mulher a ter mandato na legislatura 2009/2012. A suplente de vereadora Fátima Carmino assumiu nesta condição, na época, mas veio a se eleger na eleição seguinte, passando a compor até os dias atuais, juntamente com Neta Castelo Branco de Sousa, a bancada feminina na Câmara Municipal de Parnaíba. 

Vereadoras Neta C. Branco de Sousa e Fátima Carmino

Diante desse quadro, com tantas mulheres compondo o eleitorado local, por que tão poucas são as mulheres escolhidas para representarem a mulherada no Poder Legislativo? O que é mesmo que chamam empoderamento feminino???

 

Estados que alegam estar “no limite” aplicaram apenas 60% das vacinas recebidas

Ministério da Saúde distribui mais 2,9 milhões de doses da CoronaVacForam disponibilizadas aos Estados 6,07 milhões de vacinas, das quais foram aplicadas apenas 3,8 milhões
Apesar da carta em que se declararam “no limite”, os governadores de 14 Estados aplicaram só 60% das vacinas.

Foram disponibilizadas aos Estados 6,07 milhões de vacinas, das quais resultaram aplicadas apenas 3,8 milhões, segundo a plataforma vacinabrasil.org, do Laboratório de Estudos Espaciais do Centro de Pesquisas Computacionais da Rice University, de Houston (EUA), que monitora a vacinação no mundo. A informação é da Coluna Cláudio Humberto, do Diário do Poder.

No Piauí de Wellington Dias (PT), do Fórum de Governadores, foram aplicadas apenas 108,3 mil (53%) das 206,6 mil doses disponibilizadas

No Maranhão do não menos falante Flávio Dino (PCdoB), foram 229.270 doses (51%) das 448.040 vacinas enviadas pelo Ministério da Saúde.

Das 1.111.200 doses disponibilizadas para a Bahia de Rui Costa (PT), só 58% foram usadas. No Ceará do petista Camilo Santana, 437 mil (62%).

Subscreveram a carta quatro governadores do PT, três do PSB, dois do MDB, e um do PCdoB, PSDB, PDT, DEM e PSD.

 

Governo do Piauí quer parceria com a Ufpi para identificar novas cepas

Governo do Piauí quer parceria com a Ufpi para identificar novas cepas (FOTO: ASCOM SESAPI)

Indiscutivelmente uma das maiores preocupações quanto a propagação do novo coronavírus nos Estados brasileiros diz respeito às novas variantes, como a P1, originária de Manaus. Mais contagiosas, e possivelmente mais letais elas já estão presentes em boa parte dos entes federativos, nisto, o secretário de Saúde Florentino Neto (PT) apontou que o Governo está avaliando uma parceria com a Universidade Federal do Piauí (Ufpi) para que os laboratórios da instituição possam ser usados para a identificação das cepas com maior celeridade, tendo em vista que atualmente o laboratório de referência do Lacen no Estado é o Adolfo Lutz. 

“O Lacen vem acompanhando essa situação, em razão da necessidade de ter respostas mais céleres, estamos dialogando com a Universidade Federal para que com o apoio tenhamos uma resposta mais rápida”, disse.  

O líder da pasta ainda destacou o esforço do Poder Executivo local na campanha de vacinação, sinalizando o esforço de toda a equipe em distribuir os imunizantes em todo o Estado no prazo de 24 horas, assim que eles são encaminhados pelo Ministério da Saúde. “Fica evidente o esforço do governador em coordenar esse trabalho da Secretaria de Saúde”. 

Florentino Neto ainda apontou para a abertura de novos leitos de UTI Covid no Hospital Getúlio Vargas (HGV), e para a suspensão das cirurgias eletivas. “A diminuição no HGV ocorreu por conta da necessidade de se realizar cirurgias eletivas, mas agora estamos suspendendo novamente para aumentar os leitos Covid”, frisou. (Francy Teixeira)

PSD aposta na candidatura Marcelo Castro ao governo do Estado

Essa é a trinca que o PSD acredita que pode disputar as eleições de 2022 (fotos: Jailson Soares | politicaDinamica)

Fonte extremamente ligada ao deputado estadual Georgiano Neto e ao deputado federal Júlio Cézar Lima garantem que o PSD não abre mão de indicar um nome para vice na chapa governista para as eleições de 2022. E esse fato, segundo avaliação do partido, dá vantagem ao senador Marcelo Castro (MDB) diante do secretário e Fazenda Rafael Fonteles (PT) na disputa pela cabeça da chapa.

CALCULANDO

A conta é simples: hoje, os três maiores partidos da base de Wellington Dias são o PT do governador, o MDB de Marcelo e o PSD de Júlio Cézar. Se o PT já terá Wellington disputando o Senado e Júlio quer ser o vice, ao MDB só resta a cabeça de chapa — ou ficar de fora dela, o que não se sustenta na lógica emedebista, convenhamos.

ANTIPETISMO E RECONHECIMENTO

Segundo a fonte, Júlio Cézar já teria comentado o cenário com outros políticos, apontando que ainda existe um problema de “antipetismo” que não pode ser subestimado. Na avaliação do deputado federal, o atual governador até teria condições plenas de disputar uma vaga de senador e ser vitorioso, mas apostar no PT para a cabeça da chapa é arriscar a chapa inteira.

Não há cenário previsível que o PSD possa pintar que dê a Wellington Dias um caminho fácil pro Senado; não é só "antipestismo", mas um desgaste de 20 anos no poder e todo tipo de crise em suas gestões do Governo do Estado (foto: Jailson Soares | politicaDInamica.com)Não há cenário previsível que o PSD possa pintar que dê a Wellington Dias um caminho fácil pro Senado; não é só “antipestismo”, mas um desgaste de 20 anos no poder e todo tipo de crise em suas gestões do Governo do Estado (foto: Jailson Soares | politicaDInamica.com)

Nesse sentido, filiar Rafael Fonteles no MDB, por exemplo não faz do secretário de Fazenda mais candidato. “No MDB, eles querem um emedebista raiz. Olha aí o que aconteceu com o Doutor Pessoa. Se for neófito, ninguém quer, por isso a vantagem é de Marcelo”, reforça a fonte.(Com informações de Marcos Melo)

Dória e cia mostram que negligenciam aglomerações no transporte coletivo

Dória e cia mostram que negligenciam aglomerações no transporte coletivoO “show do meio-dia” do governador João Doria, nesta sexta (5), foi um raro flagrante de despreparo. Uma repórter da Rádio Bandeirantes, Maira Di Giaimo perguntou a João Gabbardo, mandachuva nas ações contra Covid, sobre a ideia de escalonar horários de atividades para evitar aglomeração nos transportes, exposta na emissora um pouco antes pelo secretário da área, Alexandre Baldy. Ninguém sabia o que dizer. Pior: ficou claro que ônibus e metrô lotados na pandemia não preocupam aquelas autoridades. Talvez porque jamais usaram transporte público. A informação é da Coluna Cláudio Humberto, do Diário do Poder.

O vexame se deu quando Gabbardo passou a bola para Patrícia Ellen, secretária de Desenvolvimento. Atônita, a moça nem abriu a boca.

O silêncio de Patrícia foi quebrado por Doria (“ela foi pega de surpresa”), que sapecou “cada um no seu galho”, encerrando o assunto.

Patrícia admitiu à Rádio Bandeirantes dia 25 passado, que aglomeração em ônibus e metrô nunca foi tema discutido no “centro de contingência”.

Secretário de Saúde do Piauí admite dificuldade na compra de insumos

Por Francy Teixeira

Em entrevista ao ‘Agora’ nesta sexta-feira (05), o secretário de Saúde, Florentino Neto (PT) apontou que a rede estadual ampliou o número de leitos de terapia intensiva (UTI) de 200 para 212 no comparativo com o pico da pandemia no ano passado. Nisto, o líder da pasta sintetizou que a diminuição de leitos ocorreu noutras esferas, ou seja, federal e municipal.

“Neste momento vemos muitas discussões a respeito dos leitos de UTI, hoje temos mais leitos de UTI em operação do que tínhamos no pico da pandemia no ano passado, tivemos 200 leitos e agora temos 212, o que ocorreu foi a diminuição de leitos em outras esferas”, disse.Quanto ao Hospital de Campanha do Verdão, Neto reafirmou que a unidade não possuía leitos de UTI, e foi desativado porque cumpriu o seu papel e na ocasião, com a melhora na situação epidemiológica, os pacientes foram alocados em outros hospitais. 

“Não tínhamos no Hospital de Campanha nenhum leito de UTI, tínhamos leitos clínicos e leitos de estabilização”. 

Na última quinta (04) o Piauí conseguiu no Supremo Tribunal Federal uma liminar para que o Governo Federal reative leitos no Estados. Apesar disso, o secretário de Saúde  conclamou para que a população colabore mantendo as medidas sanitárias e o distanciamento, pois a capacidade da abertura de mais leitos é finita, mas a propagação do vírus não. 

“Temos quatro limitadores para a  ampliação de leitos, um é o espaço do próprio hospital; segundo, são os equipamentos, pois o número de equipamentos que temos disponível é finito; a outra limitação é a questão de pessoal e o outro limitador é que com a ampliação também temos uma ampliação da demanda, com medicamentos”. 

Foto: Rede Meio Norte

Sobre os insumos, o secretário reverberou que o Piauí vem conseguindo manter o abastecimento nos hospitais, porém, confirmou a dificuldade. “Estamos conseguindo manter esses insumos com muita dificuldade, pois os preços tiveram uma elevação muito grande, a procura tornou mais rarefeitos no mercado nacional e mesmo assim a Fepiserh fez um esforço muito grande comprando direto da fábrica alguns insumos e estamos estimulando que os hospitais mantenham o seu estoque num nível de equilíbrio, estamos conseguindo manter todos os leitos em um esforço contínuo”.

O secretário de Saúde apontou que a habilitação de leitos conquistada no Supremo,contempla todas as esferas, inclusive hospitais filantrópicos e particulares conveniados ao SUS.  “Essas habilitações contemplam leitos contidos nos hospitais estaduais, nos hospitais municipais, filantrópicos e até mesmo nos privados que estão conveniados pelo SUS”.(MN)

Operador de máquinas é esmagado por retroescavadeira em Cocal

O operador de máquinas,  Fernando Alves Passos, de  39 anos, morreu na  quarta-feira (3) após ser esmagado pela caçamba acoplada em uma retroescavadeira em que ele trabalhava,  no povoado Campestre  dos Tunicos, na zona rural do município de Cocal, na região Norte do Piauí.

A Polícia Militar (PM) informou que Fernando Alves  havia retirado um pneu da caçamba para remendar e repor a peça, mas  os macacos hidráulicos afundaram na terra fazendo com que o veículo, que estava carregado com areia, caísse sobre ele.

Profissionais saúde foram os primeiros a chegarem ao local para prestar socorro a vítima, mas o encontraram sem vida. 

Equipes do Instituto Médico Legal (IML) e do Instituto de Criminalística realizaram os trabalhos perícia e remoção do corpo.(Efrém Ribeiro/MN)

“Hoje o PSDB está mais parecido com o PT”, diz Marden Menezes

O deputado Marden Menezes mais uma vez fez duras críticas ao seu próprio partido, o PSDB. O parlamentar vem deixando claro a sua insatisfação com a sigla nos últimos anos e atacou a inclinação mais a esquerda que a legenda vem adotando no âmbito nacional. 

O parlamentar vem deixando claro a sua insatisfação com a sigla nos últimos anos e atacou a inclinação mais a esquerda da legenda

Hoje os tucanos fazem uma dura oposição ao presidente Jair Bolsonaro. O governador de São Paulo, João Dória, surge como um dos principais nomes da oposição no âmbito nacional.

Marden lembra que o PSDB já foi a maior oposição ao PT no Brasil, porém a legenda hoje se aproximou do partido dos trabalhadores, fato que pode levar a sua saída partido.

“O PSDB hoje tem uma postura contraditória no âmbito federal, foi um partido que lá atrás apoiou o governo Temer e eu discordei, foi uma contradição na história do partido. Agora o partido fazer oposição ao governo federal, com posicionamentos que aproximam o partido inclusive da esquerda. O PSDB sempre foi antítese do PT, e hoje há uma aproximação, a gente já vê posturas dentro do PSDB favorável a uma formação de chapa com o PT. Isso me causa desconforto”, disse o deputado.(Portal Douglas Cordeiro)

W.Dias fala sobre novo decreto e reabertura de Hospital de Campanha

O governador Wellington Dias (PT) anunciou o descredenciamento dos hospitais privados que não estão atendendo os pacientes com Covid-19 segurados do Instituto de Assistência e Previdência Privada do Estado do Piauí (Iaspi), até entrar com ações na Justiça contra os estabelecimentos em caso de morte dos pacientes. O posicionamento do instituto diante da situação foi pauta de reunião, nesta quarta-feira (3), entre o governador, a presidente do Iaspi, Daniela Aita, e os gestores das Secretarias de Governo, Fazenda e Saúde. 

Wellington Dias afirmou que os governadores tomarão medidas nacionais de restrição contra o avanço da pandemia da Covid-19 e na tarde desta quarta-feira (3), vai assinar o novo decreto tornando mais rigorosas as medidas restritivas contra a Covid-19,  mesmo levando em conta as atividades econômicas. 

Além disso, Wellington Dias afirmou que vai reabrir o Hospital de Campanha em Teresina se tiver médicos suficientes. “Hoje vamos submeter ao COE o novo decreto e o decreto vai vir com medidas para que a gente possa conter. Ontem foram 22 óbitos. Isso mostra que alguma coisa muito errada está acontecendo. Se houver profissionais de saúde, a gente abre o que for necessário”, disse. 

Anteriormente, o secretário estadual de Saúde, Florentino Neto, havia adiantado que as medidas restritivas do governador Wellington Dias (PT), serão tomadas para o combate ao coronavírus, mas respeitando a dinâmica das atividades econômicas. 

“Estamos trabalhando, além de toda essa atividade,  para garantir assistência, garantir as barreiras sanitárias, aém de todos os profissionais de saúde que estão há mais de um ano sem férias, trabalhando todos os dias. Temos que observar que estamos numa luta muito grande pela garantia de vacians para o piauiense e para o brasileiro, e é essa vacina que garante a imuninação, vamos ter um pouco mais de paciência, observar as medidas de prevenção para que possamos sincronizar essa luta em respeito à vida”, relatou o secretário.

Senador Ciro Nogueira comenta arquivamento de denúncia no STF

O senador Ciro Nogueira (PP) comentou o arquivamento de denúncia do uso do mandado para influenciar órgãos como Petrobras e Ministério das Cidades e desviar recursos público. A decisão é do Supremo Tribunal Federal no âmbito da operação Lava Jato.

“As decisões do STF tomadas hoje fazem justiça à minha honra e conduta. Sempre acreditei na lucidez do Supremo e reafirmo que nunca houve elementos que sustentassem as acusações feitas por réu confesso, em delação infundada. Essas mentiras macularam minha imagem, mas jamais desistirei da busca pela verdade e de trabalhar honestamente. Essa postura não é favor do homem público, mas uma obrigação”, postou.

COE se reúne e governador Wellington Dias irá anunciar novas medidas na quarta-feira

Com o decreto de lockdown parcial, assinado pelo governador Wellington Dias (PT), com validade até o próximo dia 7 de março, o Comitê de Operações Emergenciais (COE), já discute a prorrogação das medidas restritivas em todo o estado do Piauí. Governadores já manifestaram interesse em adotar a mesma medida em todos os entes federativos.

O Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) defendeu a adoção de “lockdown” nos Estados em que a ocupação dos leitos de Covid-19 disponíveis ultrapassem mais de 85%.

Em recentes entrevistas, o governador Wellington Dias já destacou as dificuldades enfrentadas pelos estados no combate à Covid-19, sem os recursos antes ofertados.

Com reunião prevista para acontecer nesta terça-feira, o COE irá discutir a manutenção das medidas e a evolução na ocupação dos leitos clínicos e de UTI em todo o estado do Piauí. No estado, conforme os dados da Secretaria de Estado de Saúde (Sesapi),  a ocupação dos leitos  ultrapassa os 80% .

O governador Wellington Dias, que está em Brasília, irá anunciar na quarta-feira (3) novas medidas que serão adotadas após análise da situação no estado.

Pesquisa exclusiva: 70% dos brasileiros não querem o direito de escolher vacina

Vacinação no Distrito Federal. Foto: Pedro Ventura/Agência Brasília.Levantamento revela que, para a maioria, qualquer vacina é válida e 23,6% confiam mais na CoronaVac

Levantamento exclusivo do Paraná Pesquisa (veja abaixo) para o site Diário do Poder e a coluna Cláudio Humberto revela que a grande maioria dos brasileiros (70,2%) não considera importante o direito de escolher a marca da vacina; apenas 29,8% gostariam de ter opções.

Mas, solicitados a apontar uma vacina confiável, apenas 20,5% se dizem indiferentes. A maioria escolhe a CoronaVac (23,6%), seguida da AstraZeneca (21,2%) e Pfizer (11,3%). A informação é da Coluna Cláudio Humberto, do Diário do Poder.

A vacina da Johnson & Johnson aparece em 4º lugar com 9%. Somadas as outras citações, como as vacinas russas, são 4,1% da preferência.

A vacina AstraZeneca/Oxford é a preferida na faixa etária de 45 a 59 anos e também entre os entrevistados com ensino superior completo.

No Brasil, o governo projeta distribuir 230 milhões de doses de vacinas até julho. Dessas, são 130 milhões só da chinesa Coronavac.

O instituto Paraná Pesquisa entrevistou 2.070 pessoas entre 24 e 26 de fevereiro, em 192 municípios dos 26 estados e do Distrito Federal.

Golpistas se passam por deputado Átila Lira e pedem dinheiro a lideranças

Bandidos estão praticando cada vez mais o golpe de se passar por políticos, autoridades e personalidades em todo o Brasil.

No Piauí, a nova vítima foi o deputado federal Átila Lira (Progressistas). Uma pessoa tem se passado pelo parlamentar e tem pedido de dinheiro a outros benefícios.

“Esta é a terceira vez que tentam aplicar esse golpe usando meu nome. As pessoas precisam estar atentas de que não sou eu fazendo pedido. Isso é um golpe”, ressaltou Átila ao OitoMeia.

O deputado registrou a ocorrência junto à Polícia Federal e à polícia da Câmara dos Deputados. Abaixo o print de uma das conversas via WhatsApp feita pelo golpista. Foi feita com uma liderança do interior do Piauí.

(Divulgação) (OitoMeia)