Em Luís Correia há fartura de candidatos a prefeito

Eleitorado vai ter bastante opção de voto em Luís Correia (Foto: José Cruz/Agência Brasil)

Os eleitores do município de Luís Correia, no litoral do Piauí, não podem reclamar da falta de opções na corrida pela prefeitura da cidade. Lá, sete candidatos concorrem ao cargo de prefeito nas eleições de 2020. Eles disputam o voto dos 24.356 eleitores do município.

O atual prefeito Kim do Caranguejo (Progressistas) quer mais um mandato e tenta a reeleição. Ele tem como adversários os candidatos Raphael Silva (PSD), José Maria – Zezé (PV), Neto Silva (Solidariedade), Maninha (PL), João Batista Fontenele (DC) e Paulo Cazuza (PSDB).

Enquanto quatro cidades do Piauí (Jurema, Santo Inácio, Caridade e Simões) têm candidatos únicos a prefeito, Luís Correia mostra fartura de postulantes à prefeitura. (Gustavo Almeida)

O Globo mostra que Piauí tem candidato que já disputou 14 eleições

Por Arimatéa Carvalho

O jornal O Globo procurou o maratonista Joaquim Saraiva para reportagem que irá ser publicada no final de semana mostrando os candidatos recordistas de disputas eleitorais em todo o Brasil. Saraiva já disputou 14 eleições, para diversos cargos, e não desiste de ser eleito. “Em todas elas, um traço em comum: a luta para a construção de um Centro Olímpico em Teresina, para abrigar não apenas o atletismo, mas diversas modalidades esportivas. Ainda verei nossa capital ter esse grande centro esportivo”, diz.

Ele contou sua trajetória ao jornalista e explicou que já disputou desde o cargo de governador até vereador. Neste ano, aliás, Joaquim Saraiva tenta vaga na Câmara de Teresina pelo Patriota.(MN)

ANATEL fecha TV do combativo Welington Raulino

A TV Tropical, localizada na cidade de Barão de Grajaú-MA ao lado do município de Floriano , comandada pelo polêmico e destemido, apresentador  Welington Raulino foi lacrada pela Anatel, que alegou irregularidades técnicas na emissora do Xerife.

Segundo o apresentador, os grandes responsáveis pelo fechamento da emissora, foram os poderosos que ele tem criticado. Até que tudo regularize, Raulino segue firme denunciando nas plataformas

Curiosidade: desde 1996, candidato tenta se eleger em cidade do PI

Bernardo Sirqueira, é candidato petista que iniciou no ano de 1996, sua história eleitoral na cidade de Morro do Chapéu, localizada ao Norte do Piauí. Desde o referente ano, que é o de emancipação política do município, Bernardo tenta a eleição para prefeito. Ao todo, foram seis derrotas seguidas! Em 1996, a diferença foi de 24 votos; no ano de 2000 perdeu por 100 votos; em 2004 a diferença foi de 87 votos; em 2008 ocorreu a maior derrota do candidato, pois o eleito teve 423 votos a mais que ele. No ano de 2012, a diferença foi de 372 votos. Já na última disputa, em 2016, o candidato perdeu por apenas 56 votos de diferença.

Este ano, mais um vez, o petista colocou seu nome à disposição da população e concorrerá contra o atual prefeito da cidade, Marcos Henrique. Bernardo é aquele tipo de pessoa que faz jus ao ditado popular “A esperança é a última que morre”.(Encarando)

Fabio Abreu cancela carreatas alegando aglomerações, mas o motivo seria outro

O candidato à prefeitura de Teresina Fábio Abreu, declarou na imprensa que estaria cancelando suas carreatas para não gerar aglomeração em época de covid-19. Mas o que sopra do comitê do candidato seria dificuldades de recursos já que sua militância, quase na sua totalidade, é remunerada, e reunir centenas de carros e pessoas várias vezes por semana esvaziaria o cofre do candidato do PL.

Candidatura majoritária com todo mundo sendo remunerado, fica difícil segurar. Talvez seja por isso a queda brusca do candidato nas pesquisa.(Encarando)

Senado censura há 42 dias a opinião dos brasileiros sobre reeleição do seu presidente

Senado é ponto de equilíbrio na relação entre as instituições, diz AlcolumbreCensura se estabeleceu após enquete do site “E-Cidadania” registrar a repulsa de 99% de quase 9 mil eleitores à manobra

Já passa de 42 dias a “manutenção” usada como desculpa pelo Senado para retirar do ar, no site oficial, consultas públicas sobre os projetos em tramitação. A censura se estabeleceu após a enquete do site “E-Cidadania” registrar a repulsa de 99% de quase 9 mil eleitores que opinaram sobre a proposta de emenda à Constituição que permite a reeleição dos presidentes Davi Alcolumbre (Senado) e Rodrigo Maia (Câmara). Subitamente, o site entrou “em manutenção”. Até hoje. A informação é da Coluna Cláudio Humberto, do Diário do Poder.

Segundo a Secretaria-Geral e o Prodasen, a “manutenção” seria finalizada até 25 de setembro, mas a opinião popular segue censurada.

A avaliação sumiu a pretexto de “manutenção”, segundo o Senado, à época. Questionado novamente, não respondeu aos questionamentos.

O Senado também culpou frequentes “tentativas de ataques à rede”, que culminaram na manutenção para “varredura de segurança”. De 42 dias?

O bloqueio impede também a consulta sobre a cassação do senador Chico cuecão Rodrigues (RR), articulador da reeleição de Alcolumbre.

Juiz determina sequestro de mansão do empresário Marcelo Tajra

O juiz federal Agliberto Gomes Machado, da 3ª Vara Federal, determinou o sequestro de uma mansão, no valor de R$ 900 mil, de propriedade do empresário Marcelo Tajra Caldas, réu em ação penal relacionada à Operação Topique, deflagrada pela Polícia Federal contra a Secretaria Estadual da Educação (Seduc). A decisão foi dada no dia 23 de setembro deste ano.

De acordo com o Ministério Público Federal, o referido bem é “produto de crime de corrupção, estando também relacionado com delito de lavagem de ativos” e que o bloqueio determinado nos autos de Representação Criminal foi insuficiente para impedir que os acusados continuassem se beneficiando do proveito dos crimes, na medida em que o imóvel, atualmente, estaria sendo ocupado pelo empresário Marcelo Tajra Caldas, réu em ação penal.

Mansão alvo do sequestro

Na mesma ação também são réus o ex-secretário estadual da Educação, Helder Jacobina, e o empresário Luiz Carlos Magno Silva acusados de corrupção e lavagem de dinheiro, justamente pelo recebimento de vantagens econômicas indevidas, por interpostas pessoas, com o cunho de ocultá-las, em troca de favores/benefícios concedidos às empresas ligadas a uma organização criminosa orquestrada para fraudar licitações e superfaturar contratos de serviços de transporte escolar junto à SEDUC/PI. Em virtude disso, tal bem permaneceu bloqueado. Contudo, o MPF aduziu ser insuficiente a medida meramente constritiva, pugnando o seu efetivo sequestro.

O magistrado destacou que entendeu estarem presentes indícios da responsabilidade penal dos acusados, em especial do Helder Jacobina, a partir do recebimento de uma casa (localizada na Rua Domingos Soares, n. 3004, Quadra C, Loteamento Parque Sá Menezes, bairro Ininga, em Teresina), dentre outras vantagens, igualmente objeto de apurações em procedimentos investigatórios diversos.

Segundo o órgão ministerial federal, foi realizada a aquisição do imóvel pelo Luiz Carlos Magno Silva e a transferência, logo em seguida, a terceiro (Marcelo Tajra Caldas), com a intenção de “oferecer e dar a casa a Helder Sousa Jacobina”, a fim de “garantir, para as empresas de transporte escolar que a organização criminosa controlava, favorecimentos indevidos em contratos com a SEDUC, à custa também de verbas do PNATE e do FUNDEB”.

“Há elementos nos autos que dão conta de que Marcelo Tajra Caldas atuou, tão somente, para ocultar a transferência do bem para Helder Sousa Jacobina, seja pelas incongruências verificadas no seu próprio depoimento à Polícia quando diz que adquiriu a casa de Luiz Carlos por R$ 900.000,00, mas a escritura do imóvel revela a compra dos antigos proprietários por um valor bem abaixo (R$ 600.000,00)”, afirmou o juiz na decisão.

Ao final, o magistrado vislumbrou estarem presentes indícios suficientes das infrações penais praticadas por Marcelo Tajra Caldas, Helder de Sousa Jacobina e Luiz Carlos Magno Silva a justificar o sequestro do imóvel da casa situada na Rua Domingos Soares, n. 3004, Quadra C, Loteamento Parque Sá Menezes, bairro Ininga, em Teresina.

Ele determinou ainda envio de ofício à imobiliária Evaldo Matos (responsável por intermediar a atual locação do imóvel), comunicando-lhe do sequestro judicial da casa, para que, a partir desta notificação judicial e respeitando o contrato de locação vigente.

A imobiliária deve informar, em 5 dias, os dados completos de que disponha sobre o locador da referida casa e encaminhe cópia do contrato de locação em vigor, bem como cópias de outros contratos que eventualmente disponha relativos ao mesmo imóvel; se abster de negociar o imóvel novamente, seja para venda ou locação, sem prévia autorização desse Juízo Federal; e depositar o valor do aluguel que seria destinado ao locador nos termos contratuais em conta judicial à disposição desse douto Juízo Federal, a fim de que esse rendimento seja convertido em reparação dos danos oportunamente.(Wanessa Gomes)

Opinião:”O DECRETO MEIA BOCA DO GOVERNADOR”

O decreto n° 19.278, de 21 de outubro do ano em curso, assinado pelo governador Wellington Dias (PT) e que institui a Lei Seca a partir das 24 horas do dia 23 de outubro até as 24 horas do dia 25 de outubro, pode ser considerado um ato “meia boca”, jargão usado popularmente para definir medida que não tem objetivo específico ou que delimita providências pela metade.

Governador Wellington Dias ao anunciar o decreto meia boca da Lei Seca

Vamos aos fatos. O decreto “meia boca” de Sua Excelência (veja aqui) afirma o seguinte no item II do art. 1°: “(Fica vedado) o consumo de bebidas alcoólicas no entorno de estabelecimentos privados como bares e restaurantes, dentre outros, ficando ressalvado o consumo de bebidas alcoólicas apenas para os clientes devidamente sentados em cadeiras e acomodados em mesas, respeitando o distanciamento mínimo de 2 (dois) metros e as demais medidas higienicossanitárias estabelecidas no Protocolo Específico nº 021/2020 – Serviços de Alimentação e Bebidas em Geral.”

Em síntese, primeiro, se vê que o consumo está vedado apenas no entorno dos estabelecimentos. Dentro, pode-se beber à vontade. Segundo, é permitido o consumo apenas para pessoas devidamente sentadas e acomodadas no interior dos estabelecimentos. Para consumir livremente, os clientes devem estar “clientes devidamente sentados em cadeiras e acomodados em mesas”. Quem estiver em pé não poderá fazer a ingestão(v (Toni Rodrigues)

Polícia apreende carros de som de campanha eleitoral na cidade de Piripiri

A Polícia Militar do Piauí, atendendo a recomendação do Ministério Público Eleitoral, apreendeu na tarde dessa terça-feira, dia 20, veículos de som da coligação da candidata a prefeita Jove Oliveira (PTB), que faziam propaganda irregular, desrespeitando a determinação judicial que proíbe o uso de carros volantes com propaganda eleitoral.

Segundo consta, logo no primeiro dia após a proibição de carreatas no município, os carros do comitê eleitoral da candidata Jove Oliveira, que faziam carreata,  foram perseguidos por três viaturas da Polícia Militar e alguns deles detidos, por desobediência à recomendação.

O Ministério Público, através do promotor eleitoral Marcelo de Jesus Monteiro Araújo agiu prontamente, acionando o Comando da Polícia Militar após denúncia de populares, que interceptou o comboio de veículos no bairro Santa Maria, nas proximidades da Praça Asa Delta.

Os veículos foram conduzidos para o pátio do quartel da Polícia Militar e estarão sob a jurisdição da Justiça Eleitoral.(Carta Piauí)

Abuso de poder político: governo manda asfaltar Paes Landim

Em Paes Landim, município situado a 420 km de Teresina, o governador Wellington Dias (PT) está usando a mesma tática empregada em pleitos anteriores, e que nesta campanha ele também adota em vários municípios: deslocar grande número de máquinas para asfaltamento de vias públicas em pleno período eleitoral.

Máquinas são “guardadas” diante da casa do prefeito Gutim

O ato pode ser interpretado como tentativa de manipular a vontade do eleitor em benefício de partidos e candidatos. Em Paes Landim, o governador apoia a candidatura do atual prefeito, Gutemberg Moura de Araújo, o Gutim (PT). O maquinário da empresa Hidros chegou a Paes Landim na semana passada e começou imediatamente a realizar obra de asfaltamento das principais vias públicas do município.

A oposição pretende apresentar denúncia contra o prefeito e o governo do estado por abuso de poder político, que ocorre nas situações em que o detentor do poder se vale de sua posição para agir de modo a influenciar o eleitor. “É exatamente isso que está acontecendo em Paes Landim”, afirma Vinicíus Marques, coordenador da aliança oposicionista.

Informou que a bancada de oposição na Câmara, formada pelos vereadores Adelmar Maria Borges, Roniel Santana, Ciro Lacerda, do PSDB; Hildebrando Borges Pereira, do MDB; e Cláudio Moraes, que pertencia ao PT, mas que pediu desfiliação, vai ingressar com denúncia na Justiça Eleitoral. 

“Isso aconteceu depois de uma pesquisa mostrando o amplo favoritismo da oposição nas eleições deste ano. Uma semana depois as máquinas chegaram e o asfalto começou de imediato. Nosso objetivo é que a população tenha benefícios, mas que isso seja feito de forma legal e não de modo a influenciar o pleito. Não tem placa de identificação da obra, nem quanto custa, nem de onde vem o dinheiro, muito menos data de início e término. É tudo feito na obscuridade”, relatou Vinícius Marques.

USO ILEGAL DA POLÍCIA — “No período da eleição o governador manda pra cá um grande número de policiais militares escolhidos a dedo por ele. O comandante da PM/PI apenas assina embaixa. O objetivo é pressionar e perseguir a oposição e favorecer o grupo do prefeito que é aliado do governador. Os policiais chegam a trancar famílias inteiras de opositores em suas residências. São eleitores da oposição. Pra impedir que exerçam seu direito ao voto. Em contrapartida, garantem passe livre aos que se manifestam em favor do prefeito, do grupo do PT. É uma prática reiterada”, contou Vinícius. Ele disse ainda que neste ano está sendo pedido apoio do Exército. “Pode ser que assim a gente consiga impedir esse abuso de autoridade, de poder político.” (Toni Rodrigues)

Mão Santa recebeu mais de R$ 30 mil para campanha de reeleição

O candidato à reeleição para a Prefeitura de Parnaíba, Mão Santa (DEM), começou a prestar informações sobre as doações que já recebeu para financiar sua campanha. Até essa quarta-feira (21), o prefeito já recebeu mais de R$ 30 mil, referentes a doações e verba encaminhada do fundo partidário.

Prefeito de Parnaíba, Mão Santa

Segundo informações disponíveis no site oficial do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Mão Santa recebeu por meio de transferência eletrônica, exatos R$ 14.100,00 da Direção Estadual do Progressistas, que apoia a reeleição do gestor.

Além das doações, até o momento, o candidato não apresentou seus gastos durante a campanha. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), os candidatos à Prefeitura de Teresina poderão gastar no 1º turno, o máximo de R$ 755.674,80.

O prazo para que os partidos políticos e candidatos enviem à Justiça Eleitoral, por meio do Sistema de Prestação de Contas Eleitorais (SPCE), a prestação de contas parcial vai de 21 a 25 de outubro. Nela deverá constar o registro da movimentação financeira e/ou estimável em dinheiro ocorrida desde o início da campanha até o dia 20 de outubro.(Davi Fernandes)

Oxford vai indenizar familiares caso morte de voluntário seja decorrente da vacina

Farmacêutica estadunidense recruta voluntários para testar vacina da Covid-19Cláusula está em uma das 20 páginas do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido assinado pelos participantes

A morte do médico de 28 anos que participava dos testes da vacina de Oxford gerou uma preocupação inicial na equipe que conduz os estudos clínicos, além da repercussão negativa, por uma cláusula do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido assinado pelos participantes.

Pelo documento de 20 páginas, a universidade pagará indenização à família em caso de morte “cientificamente comprovada” decorrente da vacina. A informação é da Coluna Cláudio Humberto, do Diário do Poder.

Para se antecipar, a universidade começou a entrar em contato com os voluntários e checar a situação de saúde, alguns dias antes do previsto

O comitê que revisa incidentes com voluntários não suspendeu o estudo como aconteceu no caso de uma reação adversa inexplicável há um mês

Muitos interpretaram a não suspensão dos estudos como indicativo de que o médico recebeu placebo, no caso de Oxford, vacina de meningite.

Recuperação de pavimentação poliédrica de Ruas e Avenidas de Araioses-MA

O Município de Araioses-MA. está sendo contemplado com a recuperação de calçamento por toda a cidade, desde a última terça-feira(20) a equipe de serviço da Secretaria Municipal de Obras e Urbanismo revitalizava a pavimentação da Avenida Dr. Paulo Ramos. 

“O trabalho de melhoria na Mobilidade Urbana na nossa cidade está a todo vapor” comentou o Secretário da Pasta, Sr.Chico.

ASCOM

 

Candidato a vice-prefeito Tererê se envolve em acidente em Parnaíba

Ex-deputado estadual e candidato a vice-prefeito no município de Parnaíba, Deusimar de Brito, o Tererê (PV), se envolveu em um acidente de trânsito no início da tarde desta quarta-feira (21), em um cruzamento na cidade do Norte do Piauí. 

Os carros envolvidos foram uma caminhonete modelo Hilux, conduzida por Tererê e um outro veículo modelo Gol, em que estava dois homens não identificados. Não se sabe até o momento as motivações da colisão, mas os veículos ficaram parcialmente destruídos com o choque. 

Apesar da gravidade, nenhum dos envolvidos saiu ferido. Em um vídeo gravado por uma das testemunhas, o político aparece conversando com as pessoas do veículo. “O importante é que nós estamos bem. Isso acontece com qualquer um. Ainda bem que vim devargazinho e ainda tentei frear. Foi mais foi susto”, disse. 

Luciano Nunes critica Lei Seca anunciada por Wellington Dias

Os adversários políticos do governador Wellington Dias (PT-PI), sobretudo, os de Teresina, estão espalhando nos corredores da política que a decisão do chefe do Palácio de Karnak em decretar Lei Seca neste final de semana, foi baseada em interesses meramente eleitoreiros.

Luciano Nunes

Wellington anunciou a decisão no início dessa semana, após o aumento de casos e óbitos motivados pelo novo coronavírus. No entanto, essa medida não tem sido bem digerida por setores da política que estão em campos opostos ao do petista.

GP1 conversou com o ex-deputado e presidente do PSDB no Piauí, Luciano Nunes, e ele advertiu que ao lado dos aliados em atividades de campanha, Wellington não tem demonstrado preocupação com os cuidados essenciais para conter a proliferação da doença.

“O governador não demonstra preocupação com o covid-19 quando participa de aglomerações dos seus aliados. Ele deve pautar a decisão dele com critérios técnicos, por região, de acordo com os índices epidemiológicos”, advertiu Luciano que é aliado do candidato à Prefeitura de Teresina, professor Kleber Montezuma (PSDB). (Germana Chaves)

Floriano:Homem é preso com mais de R$ 70 mil em dinheiro e cheques de origem não declarada

Um homem, de 35 anos, foi preso nessa terça-feira (20), após ser flagrado com R$ 74.250,00, sem origem declarada. A ação foi realizada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) na BR 230, em Floriano.

De acordo com a PRF, a quantia estava escondida em um fundo falso do veículo GM/CELTA 4P LIFE e foi localizada após os policiais, que estavam realizando policiamento ostensivo, abordarem o veículo em questão que estava transitando pela rodovia.

Ao realizar os procedimentos de identificação veicular, notaram o condutor bastante nervoso e inquieto, além de apresentar informações desencontradas. Após realizarem uma vistoria mais minuciosa no veículo, os policiais encontraram sob o forro da tampa do porta-malas todo o montante, que estava dividido em cédulas de R$ 100,00 e R$ 50,00 e dez cheques de R$ 2.925,00.

O homem disse que a quantia era referente a uma venda de um estabelecimento comercial na cidade de Santo André-SP e também do comércio de mercadorias contrabandeadas que ele fazia entre as cidades de Ponta Porã-MS e a cidade de Santo André-SP. Orle ainda informou ainda que tinha como destino o estado do Ceará.

O motorista foi preso e, juntamente com o dinheiro, encaminhado à Polícia Civil na cidade de Floriano-PI para os procedimentos necessários. Ele poderá responder pelos crime de Lavagem de dinheiro ou ocultação de bens, direitos e valores.(Laurivânia Fernandes)

Ciro Nogueira:”Em toda a eleição o PT age para enganar a população”

Ciro critica Governo por obras perto da eleição (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

O senador Ciro Nogueira (Progressistas) comentou em entrevista ao Política Dinâmica nesta terça-feira (20) sobre as diversas obras de asfaltamento que o Governo do Piauí começou fazer em vários municípios no período eleitoral. Para Ciro, essa atitude da gestão de Wellington Dias (PT) já era esperada e, segundo ele, trata-se de mais uma forma de enganar a população.

“Isso já era esperado. Todas as eleições o PT age desta forma para tentar enganar a população. Passada a eleição, as máquinas e ações somem das cidades e a população fica com a frustração de ter sido enganada”, declarou o senador.

Essa não é a primeira vez que Ciro reclama desse tipo de situação. Em 2016, a relação dele com o governador se estremeceu por conta da ação do governo em algumas cidades no período da campanha, o que contribuiu para derrotas de candidatos do Progressistas, como ocorreu em Picos. Na época, ele chegou a dizer que Wellington tratou seu partido como adversário.

Dessa vez, Ciro e Wellington são, de fato, adversários. Desde o rompimento político entre os dois oficializado em agosto, o senador vem fazendo duras críticas à gestão estadual e tem sido rebatido por lideranças do PT próximas ao governador. Em várias cidades, a disputa de candidatos ligados a Ciro contra nomes ligados a Wellington promete ser agitada.(Gustavo Almeida)

TSE identifica e desmente fake news sobre falhas em urnas eletrônicas

A Coalizão para Checagem e o Comitê Estratégico, dois grupos voltados para o combate à desinformação nas Eleições 2020, identificaram notícias falsas sobre urnas eletrônicas.  As fake news, publicadas em 2018, voltaram a circular em redes sociais nos últimos dias, às vésperas do pleito de 2020.

Uma delas, diz que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) recusou consultoria do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e do Instituto Militar de Engenharia (IME) para desenvolver um modelo de urna com impressão do voto.

Na nota de esclarecimento publicada em 2018, o TSE já desmentido a informação. Tanto o Exército quanto a Marinha e a Aeronáutica – bem como o próprio TSE – negaram a existência da proposta de consultoria.

A respeito da segurança do processo de votação, o TSE destaca que a urna eletrônica, utilizada desde 1996 nas eleições brasileiras, é auditável, além de os sistemas serem abertos para fiscalização e possibilidade de aperfeiçoamento.

Na semana passada, os sistemas eleitorais foram lacrados em evento que contou com a presença de representantes do Ministério Público Eleitoral, da Polícia Federal e da Ordem dos Advogados do Brasil. 

A lacração é uma espécie de blindagem que impede qualquer tentativa de alteração dos sistemas da urna eletrônica.

Fonte: Brasil 61

Pesquisas eleitorais só serão alinhadas em novembro

Os Institutos de Pesquisas resolveram mesmo brincar com a cara do povo e da Justiça Eleitoral. No interior do estado a situação é bem delicada e tem pesquisas espalhadas para todos os gostos.

Em Piripiri por exemplo, teve Instituto com coragem de dar vitória para candidata do PT,  Jôve Oliveira. Na capital, em uma semana, um vendaval de pesquisas foram registradas. Em nível nacional, o Ibope também perdeu a credibilidade quando deu a vitória em primeiro turno para a senadora do Tocantins, Kátia Abreu, quando se candidatou a governadora daquele estado em 2018 . E o pior é que e a mulher nem pro segundo turno foi.

Uma coisa os Institutos que fazem pesquisas em Teresina já alinharam; Kleber e DR. Pessoa no segundo turno. O resto tem que esperar para novembro.

Montezuma acredita que ‘Lei Seca’ é golpe

O candidato Kleber Montezuma (PADB), reagiu ao decreto de ‘Lei Seca’ estipulado pelo Governo do Estado, para os fins de semana.

Para Montezuma, ao contrário do que é pregado por Wellington Dias (PT), a medida irá servir apenas para beneficiar a campanha de Dr. Pessoa (MDB), um dos candidatos apoiados pelo Karnak. Kleber justifica a constatação, pelo fato de que na capital, não há sinais de descontrole no enfrentamento à pandemia. Dessa forma, ele acredita que a atitude tem mais relação política do que técnica.(Encarando)

Invasão das facções criminosas e JVC, inviabilizam Abreu

O candidato Fábio Abreu (PL), já é tido como fora do páreo da eleição para prefeitura de Teresina. Os experimentes políticos, acham que, ele precisa trabalhar muito nesta campanha para não bater uma votação pífia que atrapalhe seus próximos planos políticos.

Eles concluem que, o principal motivo da queda de Abreu na corrida eleitoral, teria sido o abandono da Segurança Pública do estado, abrindo espaços para as facções criminosas se instalarem na cidade, causando terror na população, e que apostar na imagem do ex-senador JVC, que não conta com a simpatia dos Teresinense foi um erro.

Basta fazer uma retrospectiva e lembrar que , JVC só conseguiu votos em 2008 para o senado na sombra de Lula e do PT,  que na época eram quase unanimidade no estado. Já em 2010 quando foi candidato a governador, JVC recebeu a fraca votação de 36 mil votos na capital o que prova que não é um bom cabo eleitoral.(Encarando)

“Lei seca” tem relação com aumento de vítimas de acidentes

A “lei seca” que deve vigorar no Piauí nos próximos fins de semana tem relação direta com o aumento expressivo no número de traumas causados por acidentes e que lotam o sistema de saúde. A informação é do médico infectologista José Noronha, membro do Centro de Operações Emergenciais (COE), que explica que proibição da venda de bebida alcóolica tem como objetivo reduzir o número de internações. O decreto ainda não foi assinado pelo Governo. 

O infectologista ressalta que as notificações de casos de coronavírus é real e não está descartado a adoção de medidas mais rígidas pelo Governo. 

“Não chamaria de medida preventiva porque o aumento do número de casos, de notificações, de internações e óbitos é real, já aconteceu. Então, estamos reagindo e essa reação é precoce. Não podemos esperar aumentar ainda mais porque temos uma quantidade muito grande de piauienses que dependem do sistema para outras consultas e cirurgias eletivas que, neste momento, não podem ser postergadas por causa do coronavírus”, explica o infectologista. 

Em entrevista ao Notícia da Manhã, ele também comentou sobre nota técnica do COE sobre as atividades políticas que, segundo ele, coincide com o aumento de casos de coronavírus no estado. 

“Há um nexo temporal muito bem caracterizado a partir do início da atividade eleitoral iniciada em 27 de setembro e o aumento de notificações e óbitos em 11 de outubro […] temos uma plataforma que acompanha as notificações em tempo real. Quando acontece um evento com aglomeração, sete dias depois, a gente um aumento de notificações de casos de coronavírus. Isso está diretamente direcionado”, alerta Noronha.

O médico reforça que a população devem obedecer as medidas de etiqueta  respiratória e conclama a população “a pensar no outro”

“As pessoas têm deixado de usar a máscara, de manter o distanciamento social e higienizar as mãos […] se todos não trabalharem em conjunto, a gente pode ter um cenário de uma nova onda, que já está acontecendo na Europa. Lembrem que tiveram pessoas que passaram todos os meses de pandemia sem acompanhamento médico e hoje estão precisando de cuidados de mais alta complexidade e elas não podem se esquecidas”, disse José Noronha. (Graciane Sousa)