Deputado Dr. Hélio diz que não rompeu com ninguém

O deputado estadual Dr. Hélio, entrevistado nesta sexta-feira pela TV Costa Norte, falou de diversos assuntos, inclusive sobre política. Ele foi questionado sobre um áudio divulgado pelo ex-deputado Deusimar Tererê, que falava de um suposto rompimento de Dr. Hélio com o grupo de Tererê, no qual também está o vice-prefeito Samaronne.

Em resposta Hélio disse que houve “uma confusão grande”. E completou: “Eu sempre estive no mesmo lugar. O Tererê sempre teve o grupo dele (…) Eu tenho colocado o projeto do meu partido, o PL, que deve ter candidato em Teresina e aqui nosso nome está posto. No meu projeto cabe qualquer um. Eu não rompi com ninguém porque minha aliança é com as pessoas, continuo abraçando aquilo que interessa. Trazer pra região saúde, segurança, emprego, desenvolver o turismo”, finalizou. (Com informações do Portal Costa Norte)

Firmino, Ciro e JVC podem acabar com a era Dias/PT no Piauí

Ontem, na filiação de Luiz Meneses em Piripiri-PI, o senador Ciro Nogueira (PP) não disfarçou sua vontade de governar o Piauí e disse que entrará no Karnak ‘com esse cara aqui’, apontando para o prefeito de Teresina, Firmino Filho (PSDB), que também estava na solenidade.

Um progressista fez a seguinte leitura: “O Ciro sabe que tem muitos pepinos para descascar, mas encontra em Firmino a certeza de que entrará no Palácio como governador ou como apoiador”. Para esse progressista, Ciro quando toma uns dois drinques, sempre desabafa que nunca esteve à vontade no Kanark, pelo contrário, sempre se sentiu fora de órbita e foi até vaiado. Sem contar que o presidente nacional do PP ainda sonha com uma aliança com JVC nesse movimento de mudança no governo do estado.

Dias diz que Montezuma levou para política Operação da PF

Durante visita às duplicações das entradas de Teresina, o governador Welington Dias (PT), se manisfestou, a seu estilo, sobre as declarações do secretário municipal de Educação de Teresina, Kléber Motezuma.

Na Câmara de Vereadores, o gestor destacou a ida da PF e as investigações na educação do Estado e no próprio Kanark. Em resposta, Dias lamentou Klebão levar para o lado político da coisa, e disse que o estado é vitima. Claro que o estado é vitima, mas os investigados continuam nas cadeiras da frente do governo. (Por:Silas Freire)

Palocci escancara esquemas envolvendo Joseph Safra, seu banco e Lula

Palocci escancara esquemas envolvendo Joseph Safra, seu banco e LulaEx-ministro cita o banqueiro e o banco Safra 68 vezes em depoimento devastador

Joseph Safra e o banco Safra são citados 68 vezes por Antonio Palocci em depoimento devastador à Polícia Federal sobre suas relações com o ex-presidente Lula. O ex-ministro confessa haver recebido propina do Safra e conta que o banco subornava Lula. Palocci conta até que indicou Rossano Maranhão, ex-presidente do Banco do Brasil, para presidir o Safra, tornando as relações “mais fluidas”. Três dias depois de indagado, Safra informou pela assessoria que não se pronunciaria. A informação é da Coluna Cláudio Humberto, do Diário do Poder.

As acusações contra o banco Safra são tão graves que os meios jurídicos vivem a expectativa de uma fase da Lava Jato específica.

O anexo 6 da delação, Palocci conta como a Aracruz Celulose, do grupo Safra, foi salva com R$2,4 bilhões liberados por ordem de Lula.

Palocci revelou que Safra pagou os favores de Lula e Palocci com propina na forma de “doações” de R$2,5 milhões ao PT só em 2010.

Pelos favores recebidos, segundo Palocci, Safra deu R$10 milhões à campanha de Dilma, em 2014, e R$2 milhões à de Haddad, em 2012.

Dr. Hélio rompe com o grupo de Tererê e Samarone

Dr. Hélio rompe com o grupo de Tererê e Samarone

O deputado Dr. Hélio rompeu com o grupo de Tererê e Samarone, em Parnaíba.  Tererê comentou o assunto em áudio divulgado pelo Jogo do Poder. “O Dr. Helio não faz mais parte do acordo firmando entre Tererê e Samarone, onde era um dos integrantes do grupo renovador e ia participar de uma pesquisa para escolher o candidato a prefeito”, disse.

Sávia Barreto: Resumindo, não tem mais o grupo e o Dr. Hélio está no grupo de Florentino e Zé Hamilton e agora fica Tererê e Samarone apenas. (Programa Jogo do Poder-MN)

Rejane quer psicólogos, mas estudantes só querem ir para a escola

A deputada federal Rejane Dias (PT) distribuiu material ontem através da sua assessoria de imprensa, condenando o veto do presidente Bolsonaro a um projeto de sua autoria que exigia a presença de psicólogos e assistentes sociais nas escolas públicas, sob o argumento de diminuir a violência nas escolas.

Mas a realidade no Piauí é outra, e o estudante piauiense está querendo apenas um transporte escolar de qualidade para ir às escolas, pois desde a gestão da deputada na Seduc, essa questão nunca mais foi regularizada, milhares de estudantes já deixaram as salas de aula e outros foram reprovados por falta.

Não que a presença desses profissionais não seja importante nas escolas, mas senhora deputada, os meninos aqui só querem o direito de ir para escola.(Por:Silas Freire)

Governo falta à audiência sobre a Uespi: alunos dão as costas para o reitor

A audiência pública convocada pelos deputados Teresa Britto (PV) e Gustavo Neiva (PSB), para debater a situação da Universidade Estadual do Piauí, foi realizada na manhã desta quarta-feira (09/10) no Cine Teatro da Assembleia Legislativa do Piauí. Apesar da grande mobilização para o encontro e da pressão dos estudantes, nenhum representante do governo compareceu.

Nossa intenção é justamente expor toda essa problemática, colocar as partes para que a gente possa discutir e buscar uma solução imediata, urgente. Do jeito que está, não podemos continuar”, diz o deputado Gustavo Neiva.

Para ele, o ponto crucial que representaria uma virada de situação para a instituição seria a independência administrativa e financeira. “Para que a Uespi possa ter seu duodécimo e fazer um planejamento que possa ser executado em cima do seu orçamento. Nós aqui sempre aprovamos o orçamento, com reajuste para Uespi maior que para outros órgãos. Mas infelizmente o governo não cumpre, não repassa aquilo que é previsto”, explica.

Ausência do governo

Já a deputada estadual Teresa Britto lamentou a ausência do governo e de seus secretários na audiência. “Falta de compromisso da gestão. Seus secretários se escondem e não vem aqui para dar satisfação, para participar do debate e se comprometer com essa instituição tão importante para o estado do Piauí. Fizemos aqui nosso repúdio. O governador está em seu quarto mandato e com uma dívida muito grande com o ensino público estado do Piauí”.

Situação da Uespi “beira o ridículo”

Mesmo reconhecendo que a situação da Uespi na capital não é tão grave como no interior, onde até 600 disciplinas estão sem professor, o diretor do Campus Clóvis Moura, Renê Aquino, classifica como ridícula a falta de autonomia da universidade, mesmo na resolução de demandas simples.

“Imagina que a Universidade, que tem uma garantia constitucional de autonomia, precisa de uma autorização do governador do estado para contratar professor, ainda que provisório. É uma situação realmente absurda. Ela beira o ridículo. Para ter recurso para manutenção básica precisa de autorização da Secretaria de Fazenda para executar a comprar de lâmpadas, por exemplo”, conta.

Estudantes ficam de costas durante discurso de Evandro Alberto, reitor em exercício
Estudantes ficam de costas durante discurso de Evandro Alberto, reitor em exercício    Foto: Thiago Amaral/Alepi

Falta de apoio do reitor

Amanda Norberto, aluna do curso de Letras, lamenta não só os problemas de ordem estrutural e financeiro, mas da falta de compromisso do reitor com a Universidade e os estudantes. “O que deixa a gente chateada com o reitor é que ele vai para reunião com governador, não leva nenhum professor, nenhum aluno, sendo que o governador está com projeto de aumentar carga horária do professor. Os cursos irão perder. Quem é que vai querer ficar na Uespi, com sobro da carga horária, sem receber?”, avalia. 

(Apoliana Oliveira)

Wellington Dias pego na mentira

Pego na mentira 1

No que dá a falta de transparência! Wellington Dias chegou a dizer que a operação financeira que o governo estaria fazendo com o tal Banco Brasil Plural era autorizado pelo Tesouro Nacional.

Pois bem:Ontem, o deputado estadual Gustavo Neiva desmentiu o governador do Estado

Pego na mentira 2

Gustavo divulgou que recebeu informações do Tesouro de que não partiu de lá qualquer recomendação para que o governo do Estado firmasse parceria com o Banco Brasil Plural. Conta o deputado que foi aconselhado inclusive a procurar o Ministério Público para investigar o assunto.

Sem lastro

O governo do Piauí anunciou que estaria tomando emprestado R$ 2,8 bi do Banco Brasil Plural quando a instituição não tem garantia sequer de R$ 700 milhões. O comentário é do jornalista Arimatéia Azevedo em sua coluna desta quarta-feira(9);

Meirelles ‘atrapalhava’ esquema, por isso Mantega tentou tirá-lo do BC

Meirelles ‘atrapalhava’ esquema, por isso Mantega tentou tirá-lo do Banco CentralPalocci contou à PF articulação de Mantega no esquema de informações privilegiadas

O ex-ministro Antonio Palocci, homem de confiança de Lula, contou à Polícia Federal como Guido Mantega articulou, em 2009, a demissão do presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, para que ele não atrapalhasse o esquema de venda de informações privilegiadas. Ele alegava que para “viabilizar” a campanha de Dilma, em 2010, precisaria de alguém no comando do BC “ajudando” o PT. Não conseguiu derrubar Meirelles, por isso, diz Palocci, ele ficou “muito aborrecido”. A informação é da Coluna Cláudio Humberto, do Diário do Poder.

Palocci conta que o substituto de Meirelles seria Luiz Gonzaga Belluzzo e o BTG, claro, o banco destinatário das informações privilegiadas.

Lula deu a ordem, durante reunião com Mantega e José Carlos Bumlai, segundo Palocci. Tudo está no Anexo 9, item 2, da delação de Palocci.

Palocci diz que afinal convenceu Meirelles a se demitir, mas fez Lula suspender o esquema de informação privilegiada. Só iniciaria em 2011.

O BTG é descrito como o banco “que possuía proximidade” com o PT e acertou o repasse ao partido de parte dos ganhos com as operações.

Bancada do Piauí: Cada um defendendo seu interesse

Até os menos esclarecidos no ramo da política sabem que a bancada federal do Piauí, quase que na sua totalidade, se elegeu com o peso do poderio financeiro e político, talvez por isso, nossos parlamentares estejam correndo primeiro para resolver seus interesses individuais, pois o Piauí acaba de perder o escritório de operações da Chesf, que não deixa de ser uma causa coletiva que não atrai a atenção de nossa bancada.

O Piauí perde mais essa estrutura que se muda para Fortaleza, no Ceará. Segundo a direção geral da Chesf, Fortaleza teria mais infraestrutura, Hardware e Software para melhorar a operação da empresa. Do jeito que nossa bancada vai, sem lutar por causas coletivas, daqui a pouco nós vamos acabar perdendo até os postos da PRF. (Silas Freire)

Ministério Público denuncia Rejane Dias por “rombo” de R$ 5,3 milhões em recursos da Seduc

REJANE DIAS, MANDA-CHUVA DA SEDUC EM ÉPOCA DE GRANDES ACONTECIMENTOS E INÚMERAS IRREGULARIDADES
O Ministério Público do Estado apresentou denúncia contra a primeira-dama, deputada federal e ex-secretária estadual de educação, Rejane Dias, do PT, por improbidade administrativa. Na condição de secretária estadual de educação, a deputada contratou a empresa Mobile Web Tecnologias E Sistemas Ltda – Mobi Mark, CNPJ 11455066000192, que foi aberta em 18/12/2009 e possui capital social de R$ 550 mil.
A empresa funciona na avenida Senador Arêa Leão, 3647, em Teresina-PI. São sócios da mencionada empresa os senhores Antonio Marcos de Oliveira Sousa e Carlos Alexandre Ponte Neves. Foram denunciados ainda, juntamente com Rejane Dias,  o ex-presidente da Comissão de Licitação da Seduc, Devaldo Rocha, e diretor da Diretoria de Tecnologia da Informação, David Amaral.
A então secretária, que está refugiada em Brasília na condição de deputada, tentando transformar imunidade parlamentar em impunidade frente às inúmeras irregularidades praticadas como titular da Seduc, segundo acusações do Ministério Público do Estado, Ministério Público Federal, Polícia Federal, dentre outros, firmou contrato com a empresa Mobi Mark no valor aproximado de R$ 5,3 milhões.
O contrato tinha por meta serviço inovador na área de informática. A investigação do MPE entendeu que não tinha nada disso. Eram apenas serviços de SMS, ou serviço de mensagens curtas pela internet. A parlamentar nega todas as acusações. No entanto, não apresenta argumentação consistente para suas negativas. A íntegra da ação está logo abaixo. Deixe também o seu comentário. (TR)
Por Tony Rodrigues

Dr. Hélio diz que fake news sobre vacinação é crime

O deputado estadual Dr. Hélio Oliveira (PR) foi a tribuna da Assembleia Legislativa do Estado na sessão plenária de hoje, (8) para condenar a divulgação de fake news sobre a importância das campanhas de vacinação no país. Segundo ele, a divulgação de falsas notícias podem fazer voltar doenças já consideradas extintas. “Estão divulgando por aí várias notícias falsas sobra a importância da vacinação em nosso país o que é muito preocupante. As pessoas estão deixando de se vacinar e de vacinar seus filhos. As fake news estão se aproveitando da desinformação das pessoas e agora nós estamos vendo voltar doenças, como o sarampo, que não víamos há tempos”, disse o deputado.

“Essas fake news estão criando dúvidas e medo nas pessoas, divulgando mentiras o que é uma grande irresponsabilidade e crime”, acrescentou Dr. Hélio. O parlamentar ainda lembrou do número de mortes infantis por doenças que poderiam ser evitadas com a vacinação. 

Em um balanço divulgado no último mês de setembro, o Ministério da Saúde revelou que respondeu 11,5 mil dúvidas recebidas no Whatsapp(61) 99289-4640, número criado exclusivamente para verificar se informações que circulam nas redes sociais são verdadeiras. Entre vídeos, textos e imagens, os conteúdos incluem relatos sem provas, pesquisas científicas derrubadas há décadas e argumentos sem fundamentação sobre falsos efeitos colaterais das vacinas.

Sistema penitenciário – Dr. Hélio aproveitou seu discurso para parabenizar o sistema penitenciário do Estado pelas medidas de reeducativas adotadas. Segundo o parlamentar, em 2019 522 presos reeducandos estão inscritos para no ENEM, número 50% do que em 2018, que foi de 340 inscritos. Segundo o parlamentar, esse tipo de incentivo ao estudo e ao trabalho diminuem o número de reincidências dos egressos do sistema penitenciário.

Laryssa Saldanha – Edição: Katya D’Angelles 

Fábio Novo anuncia entrega da reforma do Porto das Barcas em dezembro

O deputado Fábio Novo (PT) usou na Assembleia seu tempo para pequenos avisos, nesta terça-feira, e registrou o andamento das obras de recuperação do conjunto arquitetônico do Porto das Barcas, na cidade de Parnaíba. Segundo ele, a obra é importante porque vai revitalizar um patrimônio tombado em âmbito estadual e nacional.

Segundo o parlamentar, cera de 82% das obras já foram executadas. Até o final do ano, previu, a obra estará concluída e entregue ao povo do Piauí. “E quando a obra estiver pronta, nós teremos também, o Museu do Mar, com embarcações em tamanhos , e um Píer, que irá possibilitar que as embarcações voltem a sair, rumo ao Delta do Rio Parnaíba, a partir do Porto das Barcas.(Alepi)

Zé Filho terá participação ativa nas eleições de 2020

O ex-governador Zé Filho, presidente da Federação das Indústrias do Estado do Piauí (Fiepi) não será mero coadjuvante e deverá ter participação ativa nas eleições do próximo ano.

Isabelle Moraes Sousa

Mesmo não sendo candidato a mandato eletivo, vez que descarta qualquer possibilidade de candidatura a prefeito, ele deverá apoiar uma possível candidatura da filha, Isabelle Moraes Sousa, que estaria decidida a pleitear uma vaga a Câmara Municipal, dependendo tão somente da aprovação da mãe, Simone Fortes.

Uma possível candidatura de Juliana em 2020 terá o apoio de Zé Filho

Há informações também de que a ex-deputada Juliana Moraes Sousa igualmente não ficará de fora do pleito do ano que vem. Seu nome é citado por um grupo de oposição, para se candidatar a prefeita de Luís Correia, não havendo, entretanto, confirmação do assunto. Caso saia candidata a um cargo executivo,  na cidade praiana ou em qualquer outro município na região, Juliana também teria o aval de Zé Filho, que atualmente é o 1º suplente de deputado estadual do PSDB e precisa fortalecer seu grupo político na região norte, para embates estaduais futuros.

Ciro, um dos ‘campeões’ em gastar dinheiro público no Senado

O presidente nacional dos Progressistas, Ciro Nogueira, é um dos senadores que mais gastaram dinheiro público, referente a ressarcimento de despesas. O fato, é que os parlamentares tem direito a esse benefício quando essas depesas são referentes às atividades parlamentares. Mas no caso de Nogueira, ele é campeão em gastos com alimentação, como destacado pelo site O Antagonista.

No mês de setembro, chamam a atenção três notas apresentadas pelo senador para ressarcimento de refeições. As notas correspondem: R$ 271,70 de consumo em um restaurante de São Paulo. Incluindo 4 cervejas. Na noite da quarta-feira da semana, ainda na capital paulista, o senador pagou R$ 307,36 em uma conta que incluiu 3 cervejas. Já no dia 12, perto da meia-noite, Ciro gastou R$ 236,90 em um jantar também com 3 cervejas. Lembrando, que como Senado não paga as bebidas alcoólicas, as notas foram ressarcidas parcialmente.(Encarando)

O que W. Dias vai fazer com a dinheirama dos empréstimos

O empréstimo que o governo do Piauí está autorizado a contrair desde a semana passada com o Banco Brasil Plural, no valor de R$ 1,5 bilhão, será destinado, conforme a lei, a programas com nomes bem otimistas:Piauí Saudável e Seguro, Piauí Inclusivo e sem Pobreza, Piauí com Oportunidades para Todos, Piauí Próspero e Inovador, Piauí Sustentável e Piauí Eficiente e Integrado. O comentário é do jornalista Arimatéia Azevedo, em sua coluna desta segunda-feira.

Empréstimo-ponte

O jornalista diz também que o segundo empréstimo autorizado por lei, de até R$ 1,2 bilhão, será usado exclusivamente para liquidar empréstimos feitos com o governo federal. Segundo a lei (ou seja, de acordo com o governo do Piauí), este empréstimo para pagar empréstimos, vai melhorar o perfil de endividamento do Estado.

Mais empréstimos

Além da grana do Banco Brasil Plural, duas outras leis sancionadas na semana passada autorizam o governo de Wellington Dias a contratar mais dois empréstimos, com o Banco Interamericano de Desenvolvimento e com o Banco do Brasil.

Dólares

Com o BID, o governo vai contratar um financiamento de US$ 15 milhões (R$ 60,8 milhões)destinado a ações de segurança hídrica, conservação ambiental e práticas inovadoras na área rural. Com o Banco do Brasil, o empréstimo será de R$ 100 milhões, a serem investidos em segurança pública.

Crédito Suplementar

Lei estadual, sancionada na semana passada, de número 7.257, determina que o governo do Piauí está autorizado a abrir um crédito suplementar de 1,8 bilhão destinados a cobrir despesas do Fundo de Previdência e de precatórios – dívidas judiciais que o Estado se obriga a pagar.

Origem 

Segundo a lei, essa dinheirama toda virá do excesso de arrecadação oriundo de receitas patrimoniais obtidas com a alienação (venda) de ativos. Não se sabe claramente que ativos seriam esses, porque a lei não listou esse patrimônio bilionário do Estado do Piauí.

 

 

Ciro Nogueira começa a campanha para ser governador do Piauí

Ciro Nogueira não esconde mais dos amigos  próximos: será candidato a governador do Piaui em 2022.
No início do próximo ano, Ciro, senador mais votado do Piaui, tira licença para iniciar a campanha ao Governo, dando o passo que considera fundamental: ajudar a eleger 100 candidatos a prefeito no Estado.

E o Wellington?

Indagado sobre como ficará com Wellington Dias por um amigo, Ciro respondeu:
– O Wellington não vai querer  ser Senador depois do Governo? Dá para a gente se ajeitar.
E o Firmino?
Perguntaram também a Ciro pelo destino do prefeito Firmino Filho, seu principal aliado  no Estado, ao que ele respondeu:
– O Firmino terá um lugar de destaque.
Que lugar?
Que lugar de destaque de Firmino será esse se Ciro admite apoiar Wellington para o Senado?
Será vice?

Será que Firmino Silveira aceita ser vice de Ciro Nogueira? (Por:Feitosa Costa)

”Tenho couro duro”, reage presidente Bolsonaro ao acusar imprensa de tentar derrubá-lo

Insatisfeito, Bolsonaro se diz vítima de “covardia” e “patifaria”

Gustavo Uribe
Folha

Em uma nova radicalização de seu discurso, o presidente Jair Bolsonaro acusou nesta segunda-feira, dia 7, a imprensa de mentir e difamar e questionou se o objetivo dos veículos de comunicação é derrubá-lo do cargo. Ao deixar o Palácio da Alvorada, onde cumprimentou um grupo de simpatizantes, ele afirmou que a cobertura da mídia ao seu governo não pode continuar com “covardia” e “patifaria”.

“Eu lamento a imprensa brasileira agir dessa maneira. O tempo todo mentindo, distorcendo, difamando. Vocês querem me derrubar? Continuem mentindo”, disse. As críticas do presidente foram direcionadas à Folha e ao jornal Correio Braziliense.

CAIXA 2 – No domingo, dia 6, a Folha revelou que um depoimento e uma planilha obtidos pela Polícia Federal sugerem que recursos do esquema de candidaturas laranjas do PSL em Minas Gerais foram desviados para abastecer, por meio de caixa dois, a campanha de Bolsonaro.

A partir das informações, a Polícia Federal sugeriu ao Ministério Público a abertura de uma segunda investigação em decorrência do escândalo em Minas Gerais, desta vez especificamente para as contas de campanha do ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio.

Segundo reportagem publicada pela Folha, um depoimento dado à Polícia Federal e uma planilha apreendida em uma gráfica sugerem que dinheiro do esquema de candidatas laranjas do PSL em Minas Gerais foi desviado para abastecer, por meio de caixa dois, as duas campanhas.

CAMPANHAS – O depoimento foi dado por Haissander Souza de Paula, assessor parlamentar de Álvaro Antônio à época e coordenador de sua campanha a deputado federal no Vale do Rio Doce (MG). Ele disse à PF que “acha que parte dos valores depositados para as campanhas femininas, na verdade, foi usada para pagar material de campanha de Marcelo Álvaro Antônio e de Jair Bolsonaro”.

Em uma planilha, nomeada como “MarceloAlvaro.xlsx”, há referência ao fornecimento de material eleitoral para a campanha de Bolsonaro com a expressão “out”, o que significa, na compreensão de investigadores, pagamento “por fora”.

ESTABILIDADE – Já o Correio Braziliense, em reportagem nesta segunda-feira, dia 7,  afirmou que o presidente encaminhará ao Poder Legislativo projeto de reforma administrativa que deve prever o fim da estabilidade para servidores públicos.

“De novo hoje, capa do Correio Braziliense, que eu vou acabar com a estabilidade do servidor. Não dá para continuar com tanta patifaria por parte de vocês. Isso é covardia e patifaria. Nunca falei nesse assunto. Querem jogar o servidor contra mim. Como ontem a Folha de S.Paulo querendo me ligar ao problema de Minas Gerais. Um esgoto a Folha de S.Paulo”, criticou Bolsonaro.

RECOMENDAÇÃO –  Por uma recomendação da área de Comunicação, o presidente não tem mais respondido a perguntas dos veículos de imprensa na entrada do Palácio da Alvorada, onde ele costumava promover entrevistas diárias. A mudança ocorreu no final do mês passado, após ele ter se irritado com a cobertura da imprensa brasileira sobre seu discurso na abertura da Assembleia Geral da ONU.

A orientação foi para que o presidente converse apenas com os eleitores presentes, destacando pautas positivas e evitando assuntos incômodos de sua administração, como o fato de ele não ter se pronunciado sobre a morte da menina Ágatha Félix, do Rio de Janeiro.

PAUTAS NEGATIVAS – Para desviar de pauta negativas, o presidente também suspendeu os cafés da manhã que promovia com veículos de imprensa. No último deles, em julho, Bolsonaro se referiu a nordestinos como “paraíbas” e disse que não havia fome no Brasil.

Neste domingo, o chefe da  Secretaria Especial de Comunicação Social (Secom) da Presidência da República, Fabio Wajngarten, sugeriu um boicote publicitário a veículos de imprensa que produzem, no seu entender, “manchetes escandalosas”.

O presidente também fez referência às empresas que são anunciantes na Folha. “O que mais me surpreende são os patrocinadores que anunciam nesse nesse jornaleco chamado de Folha de S.Paulo”, disse no domingo. Em uma nota conjunta, a  Associação Nacional de Editores de Revistas (Aner) e a  Associação Nacional de Jornais (ANJ) disseram condenar a manifestação e repudiar a conclamação feita pelo secretário aos anunciantes.

Movimento: Por que tanto interesse nas eleições dos Conselhos Tutelares?

Um dos locais de votação para escolha de conselheiro tutelar, em Amarante

Em muitos municípios, a eleição para conselheiros tutelares, realizada ontem, foi quase tão movimentada quanto a de prefeito e vereador.

Os candidatos fizeram corpo a corpo e, sem os rigores da fiscalização legislação eleitoral, também fizeram boca de urna e transporte de eleitor.

Houve também campanha pelas redes sociais.

Desemprego

O trabalho do conselheiro tutelar é muito relevante, especialmente nesta época de afirmação da cidadania. E muitos se lançaram à disputa certamente interessados em contribuir com a causa dos conselhos.

Mas muitos entraram na eleição em função do brutal desemprego que castiga o Brasil, afinal a remuneração do conselheiro passa de dois salários mínimos.

O mandato é para o período 2020-2024.(Com informações de Zózimo Tavares_

Piauienses eleitos para o diretório nacional do MDB

A convenção nacional do MDB, realizada neste domingo, 06, em Brasília, elegeu o deputado federal Baleia Rossi (MDB-SP) para a presidência da legenda.

O Piauí participa do diretório nacional com o senador Marcelo Castro, o deputado federal Marcos Aurélio Sampaio,  os  estaduais Henrique Pires e Themistocles Filho, presidente da Assembleia Legislativa, e o ex-ministro João Henrique Sousa.

Na convenção nacional emedebista, a delegação piauiense revelou unidade plena.  Na foto, os piauienses e o novo presidente nacional do MDB. (Elivaldo Barbosa)