Kim do Caranguejo muda de Partido

O senador Ciro Nogueira anunciou na tarde desta terça-feira (15) a filiação de mais um prefeito ao Progressistas. Numa postagem nas redes sociais, ele informou que Kim do Caranguejo, prefeito de Luís Correia, vai assinar a ficha do partido no dia 3 de novembro.

“Acabo de receber uma excelente notícia dada pelo prefeito Kim do Caranguejo. Ele aceitou se filiar ao Progressistas. Agradeço também ao deputado Átila Lira, que com certeza contribuiu muito para essa decisão. Nós iremos fazer no próximo dia 3 de novembro uma grande festa em Luís Correia para celebrar essa filiação”, falou Ciro.

O gestor de Luís Correia deixa o PSB para ingressar no partido do senador. Em contato com o Política Dinâmica no início da noite, Ciro informou que a chegada de Kim do Caranguejo fará com que o Progressistas atinja a marca de 86 prefeitos no estado do Piauí.(Gustavo Almeida)

19 de outubro: No dia do Piauí o que o pior governo dirá ao seu povo?

Sábado que vem vamos comemorar o dia do Piauí. E a pergunta que não quer calar é: O que esse governo eleito pela quarta vez, e com folga eleitoral, tem a dizer para o povo piauiense? Em síntese, WD não terá o que falar . E aqui vão alguns exemplos:

A Transcerrados, estrada para escoar a produção dos cerrados, nunca foi feita; a capital não conseguiu duplicar 9 km em suas entradas, o Centro de Convenções é um fantasma que assombra. Salários de terceirizados atrasados; a saúde é assassinada; a educação mergulhada em escândalos de corrupção fechou centenas de escolas, e a segurança virou um comitê político. Mas, vamos aguardar e ouvir o que Wellington Dias tem a nos dizer. (Por: Silas Freire)

Sacanagem:carro é multado por motorista não usar capacete

Um leitor do 180 denunciou que está tendo a maior dor de cabeça após ser multado por pilotar uma motocicleta sem usar capacete. O problema é que a multa foi para o seu veículo, um Gol, e o homem não pilotava moto.

“Consegui pagar o emplacamento do meu carro como todo cidadão de bem, ai vem o Detran e multa meu veículo porque o motorista não usava capacete, por isso não tenho como receber o documento do carro, porque eles só vão liberar depois que eu pagar, veja a só a sacanagem”, disse ele ao 180.

O homem já procurou o Detran-PI, mas o caso não foi solucionado e o documento do carro só será liberado após o pagamento da multa. (Jhone Sousa)

Flávio Nogueira recorre à Justiça para deixar o PDT

O deputado federal Flávio Nogueira ingressou com ação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), para deixar o PDT sem o risco de perder o mandato.

Flávio Nogueira e outros deputados federais do partido, como Tábata Amaral, Gil Cutrim, Marlon Santos, bem como os parlamentares do PSB, Rodrigo Coelho Felipe Rigoni e Jeferson Campos, estão suspensos dos partidos desde que votam a favor da reforma da Previdência. Todos os nomes ingressaram com ações, que apesar de serem individuais, possuem o mesmo objetivo.

De acordo com Nogueira, a iniciativa se deu, principalmente pelo fato de que O prazo para a definição do Conselho de Ética do partido, se encerrou.

“Entramos com uma ação no TSE, para que nosso problema perante o partido seja resolvido. O PDT há mais de dois meses nos suspendeu, e o prazo para definição no Conselho de Ética já se encerrou e até agora não houve manifestação, então nós sete, do PDT e PSB, recorremos à Justiça, para que tenhamos o direito de sair do partido sem perder o mandato, exatamente pelas perseguições e fingimentos”, explicou o deputado.

Dissidentes do PSL podem ir para o DEM

Líder do DEM admite possibilidade de fusão (Foto: Wilson Dias/Agência Brasil)

Diante do racha com o presidente Jair Bolsonaro, a cúpula do PSL passou a considerar a ideia de uma fusão com o Democratas de Rodrigo Maia. A informação é do site O Antagonista.

A ideia seduz alguns deputados que já pensavam em deixar o partido presidido por Luciano Bivar. A união das duas siglas criaria uma super bancada de 80 parlamentares na Câmara.

Nesta quarta (14), o líder do DEM na Câmara, deputado Elmar Nascimento, confirmou ao O Antagonista que existe a possibilidade dos dissidentes do PSL serem absorvidos pelo partido.

Para Nascimento, a sinergia entre as agendas econômicas dos dois partidos é “total”. O líder ainda fez a seguinte pergunta, confirmando as conversas entre lideranças das duas siglas.

“Esquece que o Onyx é DEM?”, perguntou ao explicar a possibilidade. Onyx Lorenzoni é o ministro-chefe da Casa Civil, homem de confiança de Jair Bolsonaro. (Gustavo Almeida)

Professores do Piauí se envergonham com sua pasta entregue à corrupção

Foto: Reprodução / Internet

POR:SILAS FREIRE

Nunca o professor piauiense viveu um momento tão difícil para educação estadual. Na Uespi, o corpo docente segura a instituição na garra e no amor diante do descaso do governo. Na rede de ensino médio, o abandono de escolas tradicionais é o pior presente de todos os tempos: A Polícia Federal em plena investigação na pasta que era a cara dos professores e hoje tem a imagem da corrupção, do desvio de milhões de reais do transporte escolar.

Nesse dia dos professores, nós piauienses, temos que pedir desculpas a esses heróis profissionais pelo governo que foi escolhido, que não tem o menor compromisso com a educação.

Silêncio de governadores e ecologistas é vergonhoso

As manchas de óleo ou substância parecida, ocupam o Litoral Nordestino brasileiro e o prejuízo ambiental somado aos prejuízos no turismo, com praias interditadas, é incalculável. Até agora não se viu uma manifestação do grupo de governadores do Nordeste, que na crise da Amazônia marcaram até viagem para Paris, nem os ambientalistas do Brasil, em especial da região em questão, estão silenciados. Que vergonha!

Comemorações pelo Dia do Piauí sofre alterações e começa nesta quinta(17)

Imagem: Montagem/PortalOitoMeia

Em alusão ao 197º aniversário de adesão do Piauí à Independência do Brasil, o Dia do Piauí, celebrado em 19 de outubro, o Governo do Estado programou uma série de comemorações. São atos cívico-militares e celebrações religiosas que serão realizados a partir desta quinta-feira (17), nos municípios de Teresina e Parnaíba.

A programação sofreu algumas alterações. As festividades, que teriam início nesta terça-feira (15), foram adiadas para quinta-feira (17), quando haverá, em Teresina, um Culto em Ação de Graças, às 19h30, na Igreja de Deus Missionária, localizada na Av. Jóquei Clube, 2625.

Outro Culto em Ação de Graças será realizado na sexta-feira (18), em Parnaíba. O culto começará a partir das 17h30 na Igreja Evangélica El Shaday, na rua Anhanguera, bairro Piauí. No mesmo dia será realizada, às 19h, no Theatro Saraiva, a cerimônia de Outorga da Ordem Estadual Mérito Renascença do Piauí.

No sábado (19), às 7h30, haverá a solenidade cívico-militar em homenagem aos heróis do 19 de outubro de 1822, na praça da Graça, no Centro de Parnaíba. Em seguida, às 8h, será o Te Deum Laudamus de Ação de Graças, na Catedral de Nossa Senhoras das Graças, na praça Saraiva, também no Centro da cidade.

As comemorações continuam no sábado, em Teresina, com uma Missa em Ação de Graças e a cerimônia de Outorga da Ordem Estadual Mérito Renascença do Piauí. A missa será realizada às 17h, na Catedral de Nossa Senhora das Dores, no Centro da capital, e a cerimônia será realizada no Complexo Cultural Theatro 04 de Setembro, na praça Pedro II.

Fonte: CCOM

Opinião:”Uma festa rica para a santa dos pobres”

Por:Zózimo Tavares

Milhares de brasileiros participaram da cerimônia de canonização de Irmã Dulce, celebrada no domingo, no Vaticano, pelo papa Francisco.

Só da Bahia, sua terra natal, foi uma delegação de 15 mil pessoas. A comitiva oficial totalizou quase 40 autoridades, sob o comando do vice-presidente Hamilton Mourão, ministro-chefe da delegação brasileira.

Além do general Mourão, integraram a comitiva oficial o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP); o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ); o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli; o procurador-geral da República, Augusto Aras; o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta; o embaixador do Brasil na Santa Sé, Henrique Sardinha Pinto; o prefeito de Salvador, Antônio Carlos Magalhães Neto (ACM Neto); e o ex-presidente José Sarney.

Irmã Dulce

A lista de representantes brasileiros também contou com mais de 20 parlamentares, entre senadores e deputados federais.

Todos com passagens e diárias pagas pelo poder público, com o país em crise. Os custos dessa viagem à Itália ainda não foram revelados.

Não é preciso nem fazer qualquer cálculo, no entanto, para se chegar à seguinte conclusão: se irmã Dulce fosse viva e soubesse que seria assim, certamente diria que preferia que todo esse dinheiro fosse gasto com ajuda aos pobres do Brasil.

Professores da rede pública do DF decidem ‘enforcar’ a semana inteira

Professores da rede pública do DF decidem ‘enforcar’ a semana inteiraMalandragem: como terça (15) é feriado, segunda e quarta viraram ‘recesso’ e quinta e sexta ‘dia letivo móvel’

Todos os alunos da rede pública do Distrito Federal vão ficar sem aula durante esta semana, em razão de uma manobra que se aproveita do feriado do Dia do Professor, nesta terça-feira (15), para transformar a segunda e a quarta em dias de “recesso escolar” e a quinta e sexta-feiras em “dia letivo móvel”.

A “Semana Cara-de-Pau” manterá em casa, sem aulas e sem merenda escolar, cerca de meio milhão de alunos no DF, a maioria em situação de pobreza, cujo aproveitamento pedagógico é prejudicado não apenas pelo calendário escolar esperto, além da greve anual de professores, independentemente de pauta de reivindicações.

A falta de malandragem semelhante nas escolas privadas do Distrito Federal certamente pode explicar seu melhor desempenho em exames nacionais.

Os pais dos alunos somente tomaram conhecimento da Semana Cara-de-Pau por meio de comunicados de algumas escolas, ainda assim sem autoria definida. Os comunicados eram assinados apenas por “Esquipe Gestora”. Nem sequer têm a dignidade de assinar os papéis com os próprios nomes.

A Secretaria de Educação já institucionalizou a malandragem. Em nota, nesta segunda-feira (14), alegou ser “tradicional” o que chama de “recesso escolar da semana”, como se o dia 15 caísse sempre no meio da semana.

Irmã Dulce e os políticos

Irmã Dulce com o ex-senador baiano Antônio Carlos Magalhães e o ex-presidente João Figueiredo

Deu no Portalaz:

Protetora de ladrões?

Comentário de Zaza Sampaio, no twitter ontem:

“Passando as vistas pela relação dos que acorreram para assistir a canonização de Irmã Dulce dos Pobres só me resta admitir que os suspeitos, investigados e notórios ladrões que foram ao Vaticano, Irmã Dulce foi adotada como padroeira dos ladrões”.

Eles foram lá

Do Piauí foi uma penca de políticos, alguns investigados pela Lava Jato e, pela profundidade das investigações, estão arriscados a receberem a visita do ”japonês da federal’ por esses dias. E, certamente, para começar a ver o sol de outra forma.

Não, isso não!

Não, não se pode admitir que Irmã Dulce, agora santa, venha a ser a padroeira dos ladrões. Os ladrões é que são ousados e se aproveitam de situações especiais como essa. Mas Santa Dulce vai continuar protegendo os pobres, os corretos.(Coluna do Arimatéia Azevedo)

Presidente da Fiepi Zé Filho cumpre agenda na região Norte

Neste final de semana, o presidente da FIEPI e ex-Governador, Zé Filho, cumpriu agenda na região norte do estado, onde prestigiou a 2° Feira de Caprinos e Ovinos em Buriti dos Lopes, ao lado de lideranças políticas e amigos, entre eles o ex-prefeito Bernildo Val, o radialista Pedro Guimarães, o tio, Paulo de Tarso Moraes Souza, além do empresário e Presidente do Sindicado das Industrias de Arroz, Antônio de Pádua Brito Costa.

O evento reuniu, em exposição, animais das mais variadas raças e mostrou a grandiosidade da atividade na região. Segundo os organizadores, houve durante a realização da Feira, a troca de experiência entre produtores, a comercialização e abertura de contatos para futuros negócios.

Em seguida, Zé Filho participou da festa em homenagem aos 77 anos do Prefeito de Parnaíba, Mão Santa, no sábado(12), um evento que reuniu milhares de pessoas em praça pública, e junto aos parnaibanos presentes cantaram o tradicional “Parabéns Pra Vc”

Por Monica Pessoa

Tererê diz que Dr. Hélio desfez acordo após perder cargo no Governo

Tererê diz que Dr. Hélio desfez acordo após perder cargo no Governo – Foto: Lucas Dias/GP1

O ex-deputado estadual Deusimar Brito, o Tererê (PV), disse que está decepcionado com o deputado estadual Dr. Hélio Oliveira (PL) que negou que havia firmado aliança com o ex-parlamentar na disputa pela Prefeitura de Parnaíba, nas eleições de 2020.

Durante entrevista, na sexta-feira (11), Tererê disse que o deputado “pisou na bola” com ele depois de desmentir o acordo que tinha entre eles. Para o ex-deputado, Hélio mudou de ideia depois que perdeu a indicação do Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA) de Parnaíba como forma de retaliação à estratégia de união entre eles.

“Dr. Hélio pisou na bola com a gente. Ele não aguentou a pressão do governador quando tiraram a direção do HEDA e correu para os braços do poder novamente, temendo perder outros cargos. Ele não precisa disso, é um homem milionário, tem mandato foi bem votado e tinha que saber se impor. Não precisava ter se agachado às velhas políticas”, disparou Tererê.

O ex-deputado relembrou o dia em que o acordo de aliança foi firmado entre o grupo, que além de Tererê e Hélio Oliveira, também contava com a presença do atual vice-prefeito de Parnaíba, Marcos Samarone (Patriota). De acordo com o filiado do PV, o trio já alcançava bons índices nas pesquisas encomendadas em Parnaíba.

“Quando ele [Dr. Hélio] pediu para bater foto do nosso grupo em Parnaíba, senti que seríamos vitoriosos, em pesquisas realizadas já estávamos em segundo lugar. Pena que ele não aguentou a pressão. Mas, continuamos nosso projeto, eu e Samarone”, afirmou Tererê.

Por: Germana Chaves/GP1

Governo cobra da Shell explicação sobre barris de óleo no litoral nordestino

Governo cobra da Shell explicação sobre barris de óleo no litoral nordestinoMinistro do Meio Ambiente mandou questionar sobre barris, mas Shell nega relação com manchas

O governo de Jair Bolsonaro (PSL) quer que a Shell explique o aparecimento de barris ligados à empresa no litoral do Nordeste. Os barris, que têm a inscrição de um lubrificante fabricado pela empresa, foram encontrados na praia da Formosa, em Sergipe.

O esclarecimento sobre o achado foi requisitado pelo Ibama, a pedido do ministro Ricardo Salles (Meio Ambiente).

A Shell Brasil esclarece que o conteúdo original dos tambores não tem relação com o óleo cru encontrado em diferentes praias da costa brasileira. “São tambores de lubrificante para embarcações, produzido fora do país. Ibama está ciente do caso”, disse a empresa em nota.

A equipe do presidente Jair Bolsonaro ainda busca repostas a respeito das manchas de óleo em praias do Nordeste brasileiro. O número de pontos atingidos pelo derramamento de petróleo tem aumentado nos últimos 30 dias, mas ainda não se sabe a origem do vazamento.

Barris de óleo encontrados em praias de Sergipe com a marca Shell. Fotos: Adema

Análises do Ibama e da UFBA (Universidade Federal da Bahia) apontaram que o óleo é venezuelano, o que o governo do país nega. Em comunicado conjunto, o Ministério do Petróleo e a empresa estatal de petróleo PDVSA disseram que não receberam nenhum relato de clientes ou subsidiárias sobre vazamentos de petróleo perto do Brasil.

Simulações de computador feitas por pesquisadores indicam que a origem das manchas de óleo nas praias do Nordeste está no alto-mar, a pelo menos 400 km da costa. (Folhapress)

Deputado diz que Uespi precisa de soluções imediatas e não de desculpas

O líder da oposição, Gustavo Neiva, criticou as declarações do governador Wellington Dias

O líder da oposição na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), deputado Gustavo Neiva (PSB), em entrevista à imprensa, comentou sobre as declarações do governador Wellington Dias (PT) a respeito da situação da Uespi.

Conforme o governador enfatizou, muitos professores que deveriam lecionar 40 horas semanais, estariam dedicando cerca de 80% da carga horária para pesquisa, dando somente 8 horas de aula por semana. Para o governador, esse “exagero” seria um dos motivos pelos quais a Universidade estaria com a ausência de professores em cerca de 600 disciplinas.

O parlamentar Gustavo Neiva, condenou os argumentos utilizados pelo governador Wellington Dias, e explica que o governo deve apresentar soluções sobre os problemas que as instituições de ensino vêm sofrendo.

“Certamente há um amparo legal. Todo o ensino superior está baseado num tripé: ensino, pesquisa e extensão. Ou seja, tem uma lei que trata sobre esta carga horária. É de soluções imediatas que os alunos precisam, e não desculpas”, disparou o líder da oposição.

Gustavo Neiva critica a postura do governo em nunca cumprir totalmente o repasse do orçamento da Uespi. Segundo o deputado, “historicamente o governo só cumpre 80% do que está orçado. Só esse ano a Uespi deixará de receber, caso o governo mantenha a média de cumprir apenas 80% do orçamento, cerca de R$ 40 milhões de reais”.

O oposicionista relembra que o Governo do Estado teve a oportunidade na última quarta-feira (9), de externar propostas para solucionar os problemas reivindicados, ocasião em que aconteceu uma Audiência Pública para discutir sobre a situação da instituição, contudo, mais uma vez nenhum representante do governo compareceu ao encontro. Segundo Neiva, isso é um atestado de que a educação não é prioridade para o governo.

O parlamentar destacou que o momento para defender a dita autonomia administrativa e financeira da Uespi é esse, pois a votação do orçamento será votada nos próximos meses.(Parlamento Piauí)

Namorada de Lula vira manda-chuva no PT, isola Gleisi e manda até pagar contas

Namorada de Lula ganhou em seu governo cargo sem concursoJanja escanteou a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, e manda recados para Fernando Haddad

A revista IstoÉ que circula esta semana publica reportagem de capa sobre uma personagem revelada nesta coluna: Rosângela da Silva, a “Janja”, namorada que Lula nomeou para uma boquinha em Itaipu Binacional, com sede no Paraná, onde recebe salário de R$17 mil mensais, o dobro da média salarial da estatal. A revista mostra que agora ela dá ordens à cúpula do PT e até manda pagar despesas. A informação é da Coluna Cláudio Humberto, do Diário do Poder.

Transformada em porta-recados de Lula, Janja distribui orientações gerais à cúpula do PT e até a políticos como Fernando Haddad.

Mostrando força, a namorada de Lula “escanteou” a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, colocada em uma espécie de “geladeira”.

O ilustre presidiário petista garante a dedicação de Janja prometendo casar com ela tão logo deixe a prisão.

Guia eleitoral: senador quer barrar condenados

Senador propõe projeto para proibir condenados na propaganda eleitoral.

Folha de S. Paulo – Painel
Por Daniela Lima

O senador Styvenson Valentim (PODE-RN) apresentou projeto de lei que veda a participação de pessoas condenadas criminalmente ou por ato de improbidade administrativa na propaganda eleitoral.

A proibição valeria durante o período em que os alvos estiverem cumprindo pena restritiva de liberdade.

A matéria, apelidada pelos parlamentares de “Tira Lula”, tramita em caráter terminativo, por isso basta ser aprovada na Comissão de Constituição e Justiça. Na eleição de 2018, o PT explorou fortemente a imagem do petista, nos estados e na disputa presidencial.

Consignados: Julgamento do governador do Amapá pode pegar W. Dias

Será na próxima quarta-feira, dia 16, o julgamento do governador do Amapá Waldez Góes, no Superior Tribunal de Justiça (STJ). O governador é acusado pelo Ministério Público Federal de peculato.

Segundo a denúncia, ele teria, com a ajuda de secretários do estado, descontado do salário dos funcionários públicos do Amapá parcelas de empréstimos consignados que não foram repassados aos bancos.

Se Waldez for condenado por peculato, abrirá precedentes para condenações de outros chefes do executivo brasileiro, inclusive a do governador do Piauí, Welington Dias, que usa do mesmo expediente com os servidores públicos do Estado, recolhe os valores dos contracheques e não paga os bancos, deixando os servidores na inadimplência e com os nomes sujos.(Silas Freire)

Irmã Dulce, a Santa do Brasil

Irmã Dulce, a primeira santa brasileira

Por:Zózimo Tavares

O Brasil acordou mais cedo, hoje, para assistir à canonização da irmã Dulce, conhecida como “anjo bom da Bahia”. O início da cerimônia foi marcado para as 5 horas, no Vaticano, sob a presidência do papa Francisco.

Também neste domingo, a nova santa ganha o primeiro santuário do mundo dedicado a ela: a Paróquia e o Santuário Santa Dulce dos Pobres, em Salvador.

A primeira missa em honra à Santa Dulce dos Pobres será celebrada em Roma, na Igreja San’t Andrea della Valle, amanhã, 24 horas depois da canonização.

No dia 20 de outubro, domingo que vem, em Salvador, haverá a celebração pela canonização da Santa. Será no estádio de futebol Arena Fonte Nova, com abertura dos portões ao meio-dia.

Como tudo começou

Maria Rita de Sousa Brito Lopes Pontes, nominada como Irmã Dulce desde 1933, nasceu na cidade de Paramirim, a quase 700 km de Salvador, em 1914. 

Pequenina, com menos de 1,5m e pouco mais de 40 kg, Irmã Dulce era grande na boa vontade, na coragem, na disposição de servir e na devoção à fé cristã.

Foi uma vida dedicada aos pobres, doentes e socialmente excluídos. Nos anos 40, a irmã não tinha para onde ir com 70 doentes e conseguiu abrigar as pessoas em um galinheiro, ao lado de um convento de Salvador. 

Hoje, as obras sociais Irmã Dulce realizam 3 milhões de procedimentos ambulatoriais, por ano, em todo o estado da Bahia e só faz atendimentos gratuitos, em parceria com o Sistema Único de Saúde (SUS).

Irmã Dulce entre os pobres e doentes que procuravam sua ajuda

Vocação social

A vocação religiosa de Irmã Dulce é revelada ainda na adolescência, sob influência de uma tia paterna. Ela tornou-se freira no começo da década de 1930, pela Congregação das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição da Mãe de Deus, em São Cristóvão (Sergipe).

Formada como professora, teve como primeira missão ensinar a crianças em colégio de sua congregação em Salvador.

A vocação para as causas sociais teve início naquela década quando passou a prestar assistência à comunidade pobre de Alagados, e a participar da União Operária São Francisco.

Em 1937, fundou o Círculo Operário da Bahia, juntamente com Frei Hildebrando Kruthaup. Em 1939, Irmã Dulce inaugura o Colégio Santo Antônio, escola comunitária voltada para operários e filhos de operários.

Dez anos depois, ocupa um galinheiro ao lado do Convento Santo Antônio de Salvador para acolher 70 doentes. Em 1959, é instalada oficialmente as Obras Sociais Irmã Dulce (Osid) e no ano seguinte é inaugurado o Albergue Santo Antônio.

A canonização

A canonização de Irmã Dulce ocorre nove anos após o colegiado de cardeais e bispos da Congregação para a Causa dos Santos, da Cúria Romana, atestar o primeiro milagre atribuído a ela.

A decisão do colegiado é baseada em avaliação de peritos de saber científico (como médicos) e teólogos.

O milagre que levou à beatificação foi a intercessão da freira, a pedido de orações de um padre, para salvar a vida de uma mulher que deu à luz a um menino e estava desenganada por causa de uma hemorragia pós-parto que os médicos não conseguiam estancar.

Ex-secretário de Educação é lotado no gabinete do deputado Assis Carvalho

Antônio José Medeiros, ex-secretário de Educação 

O ex-secretário de Educação do Piauí, Antônio José Medeiros, está lotado no gabinete do deputado federal Assis Carvalho, em Brasília. 

Ele é lotado no SP-25. O mais alto cargo de secretário parlamentar no gabinete de um deputado na capital federal. 

O mínimo salarial recebido é da ordem de R$ 7.849,16, bruto.

AJM é do tempo em que não se cogitava tão notório esquema no seio da Secretaria de Educação, que iniciou a ser desvendado pela top top operação da Polícia Federal denominada de Topique. 

Porém, Medeiros também responde a processo no âmbito da Justiça Federal por questões relacionadas à pasta.

O cargo no gabinete de Assis Carvalho é ocupado desde 1 março de 2019.(Rômulo Rocha)

Senadores piauienses acompanham canonização de Irmã Dulce

Senadores Elmano Férrer e Ciro Nogueira, no Vaticano. (Foto: Reprodução)

Os senadores Ciro Nogueira e Elmano Férrer participaram, na manhã deste domingo (14), da cerimônia de canonização de Irmã Dulce pelo Papa Francisco, líder da Igreja Católica, no Vaticano.

Em foto compartilhada nas redes sociais, os dois senadores aparecem abraçados na Praça de São Pedro, local onde ocorreu a canonização. Ao fundo, na foto, é possível perceber a estrutura montada para a cerimônia, incluindo o trono papal.

Nas suas redes sociais, o senador Ciro Nogueira compartilhou um vídeo relatando a experiência de acompanhar a canonização da primeira santa brasileira.

“É uma honra poder estar aqui representando o Piauí em um momento tão abençoado, celebrado pelo Papa Francisco. Que essas bênçãos nos acompanhem de volta e alcancem a todos os piauienses!”, afirmou o senador.

A canonização de Irmã Dulce pelo Papa Francisco aconteceu às 5h33 (horário de Brasília) neste domingo, no Vaticano, Itália. A baiana, que faleceu em 1992, aos 78 anos, passa agora a ser chamada de Santa Dulce dos Pobres.

O processo de santificação da freira brasileira foi concluído em 27 anos, sendo o terceiro mais rápido da história da Igreja Católica.

Por: Nathalia Amaral