O presidente do Progressistas Joel Rodrigues, cotado por muitos para ser o pré-candidato a governador da oposição nestas Eleições 2026, decidiu engrossar o discurso contra o governador Rafael Fonteles (PT), pré-candidato a reeleição.
Joel postou um vídeo em suas redes sociais onde rebate uma recente publicação do governador Rafael Fonteles (PT). Esta publicação aconteceu horas antes de Rafael Fonteles anunciar que iria “tirar dez dias de férias”, passando o cargo ao atual presidente do TJ-PI desembargador Aderson Nogueira.

Em sua postagem, Rafael Fonteles impôs o seu nome preferido para ser pré-candidato a vice-governador, Washington Bandeira, ignorando os pedidos de alguns dos principais aliados, como o MDB, que queria manter Themístocles Filho como vice, e seu “criador”, o ministro Wellington Dias, maior liderança (até então) do PT, senador licenciado e ex-governador por quatro mandatos.
Mas o que incomodou Joel foi a parte onde Rafael fala em “vitória com 90%”, anunciando que acredita que ele e praticamente todo o seu grupo vencerão as eleições deste ano. O presidente do PP relembrou que o governador havia dito a mesma coisa em 2024 e o que aconteceu foi uma derrota em praticamente todas as grandes cidades onde o PT de Rafael Fonteles apostava como “vitória certa”, inclusive na capital Teresina, onde ele mandou divulgar pesquisas colocando Fábio Novo como vitorioso no primeiro turno.
Joel não deixou barato e falar em calçar o “chinelo da humildade” neste momento de ano de eleição: “2026 chegou… O Rafael já disse que é ele quem elege 90% dos cargos. É ele quem manda, não é o povo… Isso aconteceu em 2024… Disse que ia eleger prefeito em Teresina, Parnaíba, Floriano… saiu batendo em todo mundo… falava que ia chegar à noite e comemorar em todas as cidades… mas é preciso lembrar que o povo deu um recado claro: quem manda é o povo! Mas foi taca em Teresina, em Parnaíba, em Floriano e tantos outros municípios. O que manda é o povo, e no dia da eleição! Mais uma vez, governador, aguardemos o dia da eleição! A arrogância tá demais.. E nós aqui, da oposição, calçadinho no chinelo da humildade… acreditamos em quem manda de verdade: Deus e o povo. E está só começando”. (Efrém Ribeiro)