O comércio varejista está ainda fraco em todas as regiões de Parnaíba a poucos dias daquele que é considerado o segundo melhor e mais importante dia para as vendas, o Dia das Mães, perdendo apenas para o Natal em dezembro. Na avenida Caramuru e ruas vizinhas as lojas apostam no aumento do volume de vendas a partir da próxima semana.
No centro velho, onde estão as grandes lojas de eletroeletrônicos e eletrodomésticos, neste momento a presença de clientes ainda é bastante pequena. Segundo o gerente de uma grande loja de departamentos, as vendas vão ganhar impulso somente na próxima semana quando se iniciam as promoções.
Mas os gerentes ouvidos nesta semana são categóricos: ainda é cedo para as lojas jogarem promoções e descerem estoques. Tudo vai se dá na próxima semana. As vendas estarão concentradas nos setores ditos tradicionais, eletros, calçados, tecidos, artigos de decoração, produtos de beleza e óculos. Ainda segundo um gerente, neste momento o cliente ainda avalia as condições vantajosas de crédito.
Eletrodomésticos. Neste setor as esperanças são de que deva ocorrer um crescimento acima de 5% em relação ao mesmo período do ano passado. As lojas apostam no aumento da venda de televisões puxada pela proximidade da Copa do Mundo na Rússia.
Outra aposta das lojas de eletrônicos é a venda de aparelhos celulares, embora este setor sempre permaneça aquecido. No setor de vestuário pronto as vendas estão segundo os comerciantes dentro das expectativas. Segundo a vendedora Rose do Nascimento Costa, em toda a extensão da avenida Caramuru e João Silva Filho, na zona leste, a venda de roupas segue acompanhada pela de calçados. Mas há uma migração para o setor de celulares. “Vender roupas está saturado”, diz.
Para outros setores do comércio e de serviços, como as viagens, hotelaria e gastronomia para o Dia das Mães, a expectativa dos vendedores e gerentes é de que ocorra um crescimento muito próximo da data, a partir do dia 10 de maio. As viagens para fora do Piauí e até para o estrangeiro estão representando também uma nova modalidade de presentes, dizem donos de agências de viagens.
Por:Pádua Marques