Falta de visibilidade em faixas de pedestres motiva debate na Câmara Municipal

                                                                                           Vereador Reinaldo Filho

POR: BERNARDO SILVA

As más condições em que se encontram as faixas de pedestres nas ruas de Parnaíba motivaram a apresentação de um requerimento na Câmara Municipal, de autoria do vereador Reinaldo Filho, pedindo providências da Prefeitura, no sentido de renovar a pintura das existentes, providenciando também a colocação de outras, em locais de extrema necessidade, “como em frente a Santa Casa de Misericórdia, por exemplo”, segundo defendeu a vereadora Fátima Carmino, que já teve requerimento seu aprovado neste sentido.

Esta semana o presidente da Câmara Municipal, vereador Geraldo Alencar Filho, aprovou projeto de lei de sua autoria, instituindo uma campanha educativa, em nível de município, denominada “Pé na Faixa, Pé no Freio”, cujo objetivo “é conscientizar a população a respeitar a faixa de trânsito gerando uma mudança de comportamento dos motoristas e pedestres”.

Para o vereador Reinaldo Filho, “a campanha é pertinente mas é preciso que existam as faixas. Também estão faltando placas de sinalização horizontal e vertical. Algumas não estão dentro do padrão exigido, porque não são refletivas; há sinalização até atrás de árvores, em locais que os vândalos roubam”, comentou o vereador, apelando para a secretaria municipal de infraestrutura, a quem compete o assunto, porque a responsabilidade sobre a questão foi retirada da secretaria de trânsito.

Vários vereadores se pronunciaram, todos mostrando as falhas na sinalização de trânsito, inclusive com relação à pintura da ciclovia da Avenida São Sebastião. “Eu falei que o orçamento da secretaria de trânsito para 2018 era inferior à de 2017. Há muitas solicitações em torno de questões ligadas ao setor. Este ano(quando da discussão do orçamento 2019), vamos ficar atentas a essa situação”, disse a vereadora Fátima Carmino.

O vereador Antônio Diniz, por sua vez, sugeriu a criação de um plano permanente de sinalização de trânsito, “porque Parnaíba não pode mais esperar. A cidade precisa hoje de pelo menos 50  novos pontos semafóricos. Ruas que precisam ser transformadas em mão única e não dá mais para ficarmos esperando. A atual gestão já avançou muito, sem dúvida: na iluminação, limpeza pública, recuperação de calçamentos, mas é preciso vir este plano, com começo, meio e fim e que tenha sequência”, justificou o vereador.

Fonte: Jornal “Tribuna do Litoral”

Publicação:Blogdobsilva

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.