Petistas do Piauí sem prestígio em Brasília: só dá Mão Santa

Deu no Portalaz desta terça-feira(14):

Mão Santa em Brasília sempre bem recebido nos Ministérios

Voo direto

Olha só como está o prestigio dos petistas no Governo Federal: Ministro quando pende pras bandas daqui, esquece que o Piauí tem governador, vai direto para Parnaíba.

Mão Santa encanta

Mão Santa está sendo disputadíssimo. Já entrou na briga o Solidariedade, que o quer com uma ficha de filiação. O primeiro a se manifestar pelo concurso do prefeito em suas fileiras foi o Democratas, o partido do ex-deputado federal Heráclito Fortes.

Vereadora Cristiane Santos promove grande festa do dia das mães na comunidade Barro Vermelho

A vereadora Cristiane Santos (PR) realizou um momento especial para mães no final de semana na comunidade Barro Vermelho, na Escola Municipal Santa Joana D’arc  que contou com atendimento de estética e muita emoção.

Um evento que ela promove há três anos como forma de estreitar ainda mais a sociabilidade, visando estreitar laços de amizade, além de elevar a autoestima feminina.

De acordo com vereadora Cristiane a festa tem a finalidade  de  prestar homenagem àquelas que  tanto nos representam. “É com grande felicidade que estamos realizando mais uma festa para as mães Para selar o encontro foi oferecido momento de limpeza de pele e design de sobrancelhas, sorteios de brindes, refrigerantes bolo e outras coisas com intuito de homenagear essas super mães.”, falou a vereadora.

A festa das mães contou ainda  com o apoio especial ao amigo e Diretor da U.E Dierson, namorado da vereadora Moisés Moraes, a profissional Clea, design de sobrancelhas e também as esteticistas Delita e Jane que fizeram as limpezas de pele.

Com a participação de todas as mães da comunidade, a vereadora agradeceu a presença de todas e destacou o papel fundamental das mães na construção familiar e de uma sociedade mais justa. Para ela, as mães não merecem ser homenageadas só nesta data, mas para todo o sempre.

Ascom da vereadora

Governo planeja inaugurar a ‘Trilha das Emoções’ no litoral, no mês de agosto:Embromação?

O litoral do Piauí tem praias de água cristalina, dunas de areia clara, paisagens deslumbrantes do Delta e praticamente intocáveis. Agora, toda essa beleza estará mais próxima dos turistas do Brasil e do mundo com a inauguração da Trilha das Emoções, que foi tratada em reunião realizada nesta segunda-feira (13) com o governador Wellington Dias, Fernando Alves Bombadirer (representa da BRP Brasil), o construtor Luiz Filho, o engenheiro e projetista Roberto Raulino e gestores estaduais.

O governador Wellington Dias propõe fazer a entrega dessa trilha, que inicia na divisa com o estado do Ceará, no município de Cajueiro da Praia, à divisa com o Maranhão, na semana entre 22 a 25 de agosto.

A Trilha das Emoções vai atrair mais turistas para conhecer um destino rico de belezas naturais, mas que ainda é pouco conhecido. “A trilha ficou maravilhosa e vai, com certeza, destacar ainda mais a nossa natureza exuberante e belíssima. Ela passa pelos principais pontos turísticos da região e vai garantir uma atividade que soma a outras ações e competições realizadas no litoral”, disse o governador.

Wellington explica que assim como o litoral recebe turistas que vêm motivado pelas praias, pelo evento de kitesurf, agora chegou a vez do amante de trilhas”, diz o governador, declarando que estão sendo feitos alguns ajustes e para a inauguração, a meta é convidar pessoas do Brasil e do mundo para conhecer essa trilha internacional, que está na Rota das Emoções.

Segundo a secretária de Turismo, Carina Thomaz Câmara, a Trilha das Emoções vai movimentar o litoral piauiense, principalmente durante a baixa estação. “No segundo semestre temos a competição de kitesurf, enquanto que no primeiro, temos um baixo movimento. Então, a trilha vai proporcionar a realização de eventos que não dependem de ventos e com isso vamos movimentar o litoral o ano todo e, consequentemente, gerar renda, ocupar hospedagens e restaurantes”, diz.

Para a secretária, o Piauí está no caminho certo, pois o ecoturismo, o off road, o turismo de aventura estão em alta tanto no âmbito nacional quanto internacional. “Vamos dialogar com as operadoras que operam no litoral a vinda desses turistas para conhecer as praias e fazer essa trilha e que elas saiam encantadas e contentes com o nosso lindo litoral. O Piauí é incrível, as pessoas só precisam conhecer”, comenta, explicando que a inauguração deve compreender várias etapas, como convites à parte de governança, imprensa, empresários.

O representante da BRP Brasil, Fernando Alves Bombardier, afirma que sempre houve interesse da empresa em desenvolver projetos sustentáveis com os devidos cuidados com a comunidade local, com o meio ambiente, proporcionando desenvolvimento econômico.

A BRP atuará no litoral com expedições, produtos e apoio. “Estamos confiantes que esse projeto vai ser um sucesso e vai estimular tanto o turismo doméstico quanto internacional”, declara.

Fonte: Com informações da Ccom

A nova secretária de turismo foi indicação de Flavio Nogueira

Nova secretária de turismo  Carina Câmara

O deputado federal Flávio Nogueira(PDT), presidente da Sigla no Piauí, afirmou em entrevista à TV Cidade Verde nesta segunda-feira(13), que o partido permanece com a indicação para a Secretaria de Turismo do Piauí.

“Nós já temos um indicado, a secretária já assumiu e agora é promover o desenvolvimento do turismo. Eu sou deputado Federal, vamos ajudar com emendas, os projetos que deverão ser elaborados para a secretaria serão desenvolvidos nessas regiões [do estado] que merecem mais destaques como destinos turísticos” declarou.

O Brasil sem rumo

Por: Arimatéia Azevedo

A falta de compromisso do Congresso Nacional com seus eleitores e com o Brasil impressiona até os mais desatentos. Se fosse descrito por um homem do campo, ele diria que esses senhores vivem em outro país, e que acreditam que continuarão a “tirar o leite” de uma vaca que está morta. A vaca chamada Brasil. Ouvindo-se da área econômica, se sabe, claramente, que o Brasil quebrou e a Previdência faliu; o Centrão chantageia o presidente da república, o PT e as siglas agregadas ficam contra a nova previdência, depois de ter dado de presente 13 milhões de desempregados para o novo governo e de não ter feito nenhuma reforma, mesmo conhecendo o problemão que ajudou a construir. E mais, qual o plano alternativo da oposição? Mas parece que o Congresso não tem compromisso com soluções, e sim com seus umbigos, gordos da burocracia infernal.

Deputados e senadores trabalham mal e porcamente de terça a quinta-feira como se o Brasil  não estivesse na maior crise das últimas décadas. Muito comodamente, os congressistas programam suas reuniões para após o carnaval; depois do feriadão; depois da quaresma; após o dia do trabalhador. E não trabalham, conspiram enquanto o país se derrete economicamente e os desempregados acordam na madrugada para disputar com fome, um salário medíocre nas filas dos desempregados. Esse é o país sem rumo.

Água Mineral Ouro Branco: como acontece o processo de industrialização

A importância de ter água saudável em casa é primordial! E o cuidado com a saúde começa a partir do momento da escolha da água que se bebe. Pensando na saúde dos seus clientes a Água Mineral Ouro Branco possui uma série de processos que garantir a qualidade da água. E primeira distribuidora de água mineral em Parnaíba que tem fabrica própria.

YouTube player

 

TCE-PI vai analisar exonerações e contratações pelo Governo do Estado

O Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) fará um levantamento para verificar se o Governo do Piauí está atento ao limite prudencial da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) com o gasto de pessoal. O TCE irá analisar o número de funcionários exonerados e nomeados pelo governo desde o início do mês de maio deste ano.

A medida é um encaminhamento de uma audiência realizada nesta segunda (13) no plenário do TCE-PI, em Teresina, com os representantes do Governo do Estado e do  SINTE-PI (Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica Pública do Estado do Piauí).  A audiência também discutiu o reajuste salarial da Educação.

“O tema veio à tona depois que o advogado do sindicato, Geovane Brito, questionou o Estado, que alega não ter condições de dar o reajuste de 4,17% aos servidores da Educação, mas nomeou cerca de mil comissionados no dia 6 de maio”, informou o TCE-PI.

Em resposta ao questionamento do advogado, o representante da Secretaria de Administração, Renato Silva Filho, explicou que as nomeações foram apenas um ato corriqueiro do Governo do Estado, após a aprovação da Reforma Administrativa, mas que não houve aumento de gasto com pessoal. “Os comissionados foram exonerados e depois houve a nomeação dos cargos vagos”, afirmou.

Diante disso, o conselheiro do TCE-PI, Olavo Rebelo, sugeriu que o levantamento fosse feito pelo próprio Tribunal para averiguação dos dados.

O secretário de Educação do Estado, Ellen Gera, também se comprometeu a repassar ao TCE-P uma relação de todos os professores substitutos, com a respectiva lotação.

informações do TCE-PI)

Inscrições para o Enem 2019 encerram na sexta-feira

Resultado de imagem para Inscrições para o Enem 2019 encerram na sexta-feira

Quem ainda não se inscreveu para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 tem até a próxima sexta-feira (17) para fazer a inscrição pela internet. No dia 17 também encerra o prazo para solicitar atendimento especializado e específico e para alterar dados cadastrais, município de provas e opção de língua estrangeira.

A taxa de inscrição para o Enem é de R$ 85. Quem não tem isenção de taxa deve fazer o pagamento até o dia 23 de maio. O prazo para pedidos de atendimento por nome social vai de 20 e 24 de maio. As provas do Enem serão aplicadas em dois domingos, 3 e 10 de novembro.

Quem já concluiu o ensino médio ou vai concluir este ano pode usar as notas do Enem, por exemplo, para se inscrever em programas de acesso à educação superior como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e o Programa Universidade para Todos (ProUni) ou de financiamento estudantil.

A prova também pode ser feita pelos estudantes que vão concluir o ensino médio depois de 2019, mas nesse caso os resultados servem somente para autoavaliação, sem possibilidade de concorrer a vagas ou a bolsas de estudo.

Fonte: Agência Brasil

Caixa deve rever contratos sem licitação da era petista

Imagem relacionada

A atual gestão da Caixa herdou do governo petista contratos milionários de prestação de serviços realizados sem licitação. O presidente do banco, Pedro Guimarães, já sinalizou que pretende rever pelo menos dois desses contratos.

O primeiro foi realizado com a processadora de cartões pré-pagos HUB, empresa de Carlos Wizard, amigo de Lula. A Caixa tentou comprar parte da empresa, mas não obteve o aval de órgãos reguladores. Mesmo assim, a HUB continua prestando serviços — sem concorrência — para o banco, como a confecção do cartão Construcard.

O segundo contrato na mira da atual gestão envolve o programa Vantagem, que desenvolve incentivo para os funcionários do banco. Trata-se do único fornecedor da Caixa nessa área remanescente da era petista. Para fugir da licitação, são utilizadas agências de promoção, que, por sua vez, compram os pontos diretamente do Vantagem em favor do banco, sem passar pelo processo licitatório.

O Vantagem é dirigido por Ivanildo Junior, executivo que tem bom trânsito com vice-presidentes do banco, em razão de sua ligação com a Associação dos Economiários Aposentados de Brasília (Fenae), entidade que fez bons negócios com as áreas de seguro e micro-crédito da Caixa. Vale registrar que após os governos petistas, Ivanildo se aproximou bastante de Moreira Franco, que foi VP da Caixa.

com informaçõe O Antagonista

Ciro Nogueira é citado como recebedor de propina na delação do dono da Gol

O site O Antagonista, um dos mais acessados no Brasil, publicou ontem (13) que o senador Ciro Nogueira (PP) seria um dos alvos da delação premiada de Henrique Constantino, dono da Gol.

O parlamentar teria sido um dos beneficiados com propina paga por meio da Abear (Associação Brasileira de Empresas Aéreas), sustenta a nota. O repasse teria sido feito em troca de aprovação de matéria de interesse da empresa.

Para o juiz da 10ª Vara Federal Criminal do Distrito Federal Vallisney de Souza Oliveira, que homologou a delação premiada de um dos sócios da Gol, Henrique Constantino – e na qual estaria incluso o nome do senador Ciro Nogueira (PP) -, “a referida avença também mostra ao Juízo dados sobre fatos criminosos em operações com recursos do FI-FGTS e da Caixa Econômica Federal, objeto das Operações Sépsis e Cui Bono, e, ainda, sobre outras investigações ou em relação aos quais sequer há notícia de investigação, sendo, assim, importante para a sua elucidação”.

“Diga-se que para cada anexo foi realizado um depoimento, em que o referido depoente apresenta regularidade, clareza, fidedignidade, voluntariedade, transparência e conhecimentos sobre os fatos retratados no acordo”, sustenta o magistrado.

*Com informações do O Antagonista

Governo Federal vai lançar pacote de ajuda aos estados nesta semana

Resultado de imagem para Governo Federal vai lançar pacote de ajuda aos estados nesta semana

O Ministério da Economia vai lançar nesta semana o pacote de ajuda aos estados em dificuldades financeiras, chamado de Programa de Equilíbrio Fiscal (PEF). O lançamento da medida foi confirmado hoje (13) pelo Palácio do Planalto, mas precisará ser aprovado pelo Congresso Nacional para entrar em vigor.

“É uma iniciativa do governo federal de equilíbrio fiscal e auxílio aos estados que não podem pegar empréstimos com garantias da União e, ao mesmo tempo, não se encaixam no regime de recuperação fiscal (RRF)”, afirmou o porta-voz da Presidência da República, Otávio Rêgo Barros.

O PEF, que recebeu do governo o apelido de Plano Mansueto (em referência ao secretário do Tesouro Nacional, Mansueto Almeida), prevê a concessão de empréstimos com garantia da União (nos quais o Tesouro cobre eventuais calotes) no valor R$ 13 bilhões por ano.

“O plano é voltado para estados de classificação C no rating que considera a capacidade de pagamento de cada unidade da federação. O secretário [Mansueto Almeida] argumenta ainda que os empréstimos serão liberados em divisões contratuais sob a condição de que a poupança corrente melhore anualmente, de modo que o estado volte para a classificação B em 2022″, acrescentou Rêgo Barros.

Os empréstimos serão concedidos por bancos públicos, privados ou organizações internacionais como o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Ainda não foi definido se o próprio Tesouro Nacional também concederá os empréstimos.

O dinheiro do PEF deverá ser liberado de maneira gradual até 2022, uma parcela por ano até o fim do mandato dos atuais governadores. O Ministério da Economia acompanhará as medidas de ajuste fiscal dos estados. Caso o plano não prossiga, a liberação do dinheiro será interrompida.

Classificação dos estados

Conforme a nota de crédito do Tesouro Nacional, divulgada no último Boletim de Finanças dos Entes Nacionais, no ano passado, 11 estados possuem classificação C e poderão ser beneficiados diretamente pelo PEF: Bahia, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Santa Catarina, Sergipe e Tocantins.

Outras 13 unidades da federação (Acre, Alagoas, Amazonas, Amapá, Ceará, Espírito Santo, Pará, Paraíba, Piauí, Paraná, Rondônia, Roraima e São Paulo), que possuem notas de crédito entre A e B, continuam habilitadas a obter crédito com garantia da União em valores acima do que será oferecido aos estados com nota C.

A pior situação fiscal entre os estados, segundo a nota de crédito do Tesouro Nacional, são Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro, ambos com nota D. Minas Gerais não teve classificação nos dois últimos anos analisados pelo boletim, porque não apresentou disponibilidade de caixa.

*Com informações da EBC

Mais de 80 vagas devem ser abertas no Piauí em novo edital do Mais Médicos

Resultado de imagem para mais medico

Cerca de 84 vagas devem ser abertas no Piauí pelo novo edital do Mais Médicos. Seis meses após a saída dos cubanos, algumas cidades piauienses, como João Costa, ainda estão sem profissionais na Atenção Básica de Saúde.

PRF flagra veículo a 179 km/h na BR- 343

Em um dia de operação, a Polícia Rodoviária Federal flagrou 64 condutores acima da velocidade permitida nas BRs que cortam o Piauí. A ação de fiscalização com radares foi feita nessa segunda-feira (13)  em Campo Maior e Cocal de Telha.

Em quase três horas de operação, chamou atenção dos agentes um veículo JEEP/COMPASS ,que foi flagrado a 179 Km/h.  A PRF informa que quem excede a velocidade em até 20% da velocidade máxima permitida é autuado em R$ 130,16.

Quem excede velocidade entre 20% a 50% da velocidade máxima permitida é autuado em R$ 195,23 e quem aumenta a velocidade em mais de 50% da velocidade máxima permitida é autuado em R$ 880,41 e tem a Carteira Nacional de Habilitação-CNH suspensa.

Somente nos primeiros meses deste ano 5.276 pessoas foram flagradas conduzindo veículo com excesso de velocidade para o local em mais de 300 horas de operação. Os flagrantes de velocidade impressionam, tendo em vista que veículos chegam a desenvolver velocidades próximas a 200 Km/h.

Em 2019, quinze acidentes tiveram como causa principal o desenvolvimento de velocidades incompatíveis para o local resultando na morte de cinco pessoas no Piauí.

“A Filosofia como modo superior de dar o cu” será discutida nesta quinta na UESPI

A Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Campus Parnaíba, mantém a palestra de dois professores sobre o título “A filosofia como modo superior de dar o cu: Ressonâncias entre a Teoria Queer e a Atividade Filosófica”, marcada para dia 16 deste mês de maio de 2019, organizadas pelo Centro Acadêmico de Filosofia.

O tema tem provocado reações dentro da própria comunidade acadêmica, mas parece não preocupar aos organizadores e a reitoria da instituição. Os palestrantes são os professores mestres Roberta Liana Damasceno Costa e Thiago Ayres de Menezes Silva.

O módulo, denominado minicurso 1, ocorrerá das 14 às 16hs na sala A 202 do campus da Uespi em Parnaíba. Não estava até ontem cadastrado, embora seja comum os organizadores de eventos elaborarem a programação, divulgarem e somente depois cadastrar.

Nas redes sociais, defensores da palestra, incluindo professores da própria Universidade, criticam a matéria de repercussão nacional reproduzida pelo Portal Carta Piauí. O professor Leonardo Sales, que já foi coordenador do curso de psicologia da UESPI, disponibilizou um endereço eletrônico com informações sobre o polêmico tema.

“Para quem não entende o tema, deveria estudar mais sobre a teoria QUEER. Infelizmente há pouca tradução para o português, mas esse artigo ajudaria muito uma sociedade acrônica e desinformada”, criticou o professor.

Membro do governo do Piauí chegou a censurar portal de notícias no estado

Por Rômulo Rocha – do Blog Bastidores

É “CENSURA”. PONTO FINAL

– Comando da Constituição é interpretado de forma enviesada para calar jornalista

– “Ressalta-se que, a retirada irrestrita das notícias já publicadas configura censura”, diz acórdão do Tribunal de Justiça que cassou decisão

NO PIAUÍ TENTAM ‘PESSOALIZAR’ PUBLICAÇÕES PARA CALAR

ALGUNS JUÍZES ESTÃO CAINDO NESSA

A chefe da Superintendência de Parcerias Público-Privadas e Concessões – atrelada à Secretaria de Governo -, Viviane Moura Bezerra, e ainda, Olavo Bezerra, já tentaram e conseguiram, por algum período, dar cabo de matérias publicadas por um portal de notícias do Piauí, o Política Dinâmica, assim como, impediram que algo novo sobre seus negócios públicos fossem publicado nesse meio de comunicação. Ou seja, imprimiram a censura judicial.

Segundo a decisão da magistrada que mandou calar, a juíza de Direito do 5º Cartório Cível da Comarca Teresina, Maria das Neves Ramalho Barbosa Lima, os autores da ação “informaram  que o Requerido [o Portal Política Dinâmica], através do repórter Marcos Melo, tem devastado, de forma leviana, a vida daqueles e de sua empresa, divulgando diariamente matérias repetitivas, atribuindo aos mesmos atitudes lesivas ao patrimônio público”.

“Esclarece ainda”, segue a magistrada, “que nas matérias, o jornalista Marco Melo coloca sempre, como ilustração, a foto da autora Viviane Moura, chegando ao ponto de postar fotos pessoais dos requerentes”.

E por fim, interpreta a Constituição contra a Liberdade de Expressão.

Sustenta a magistrada:

“Compulsando, ainda, os autos, verifico que as matérias veiculadas pelo requerido, na pessoa do repórter Marcos Melo, ultrapassam os limites previstos no art. Art. 220 e parágrafos da Constituição federal de 1988, onde esta diz que a manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo não sofrerão qualquer restrição, observado o disposto nesta Constituição”.

Daí restringe, aplicando a censura.

A princípio prejudicado, o Portal Política Dinâmica recorreu para o Tribunal de Justiça do Estado do Piauí e a decisão que impôs a censura foi cassada.

“Alisando as postagens colacionadas aos autos, percebe-se que assiste razão à agravante [Portal Política Dinâmica] quanto à falta de especificidade sobre quais matérias jornalísticas supostamente ultrapassaram os limites do dever de informação e estariam sendo consideradas como insinuações de que os agravados teriam causado danos ao erário, ou seja, a fundamentação adotada não discorreu acerca do conteúdo das postagens de forma a determinar quais delas e em que ponto ultrapassam os limites previstos no art. Art. 220 da Constituição Federal/1988”, consta trecho do acórdão.

Por unanimidade, os desembargadores da 4ª Câmara Especializada Cível cassaram a decisão da juíza de piso, e a classificaram como um ato de “censura”.

“Ressalta-se que, a retirada irrestrita das notícias já publicadas configura censura”, diz acórdão do Tribunal de Justiça.

Conforme o portal de notícias, “segundo equipe técnica do Tribunal de Contas do Estado e investigações do Política Dinâmica, no apagar das luzes de 2014, uma dispensa de licitação de quase R$ 500 mil foi realizada na SEMAR. Em resumo, a empresa de Viviane foi escolhida para elaborar o regimento interno da SEMAR e o novo Plano de Outorga de Águas no Piauí. No final das contas, tudo foi copiado da internet”.

ARGUMENTAÇÕES DA ESCURIDÃO

No Piauí, entre as principais argumentações para calar jornalistas, está a tática de pessoalizar os casos divulgados, para se dizerem vítimas de profissionais de imprensa inescrupulosos.

Também é comum alvos de matérias alegarem suposta perseguição e exposição da imagem de forma indevida – ainda que sejam pessoas públicas ou lidem com dinheiro público.

Mesmo assim, alguns juízes têm baixado a censura em prol de autoridades ou envolvidos em complexas investigações.

Outros magistrados, no entanto, têm respeitado os ditames da Constituição da República, que tutela a liberdade de expressão, que, por sua vez, engloba a de imprensa.

Secretaria de saúde implanta academias nas Unidades Básicas de Saúde do Município

A Secretária Municipal de Saúde, Rejane Moreira, informou que com o aval do Prefeito Francisco de Assis Moraes Sousa estão sendo criadas em todas as Unidades Básicas de Saúde(UBS) do município, academias de educação física e dança. Ela disse que cinco academias já foram implantadas.

Segundo ela, essas academias deverão ser utilizadas por vários grupos, dentre esses, idosos, jovens, hipertensos e outros. Esse projeto deverá ser concluído no segundo semestre deste ano, quando todas as Unidades Básicas de Saúde estiverem reformadas e ampliadas e com suas academias montadas para atividades físicas e dança.

O “quadrilhão do PP”, com Ciro Nogueira, tem julgamento adiado pela 5ª vez no STF

Há mais de um mês, o Supremo vem adiando a decisão que poderá tornar réus por organização criminosa os deputados Aguinaldo Ribeiro, Arthur Lira e Eduardo da Fonte e o senador Ciro Nogueira, todos do PP.

O julgamento foi marcado inicialmente para o dia 9 de abril e já foi remarcado quatro vezes. Na última sexta (10), o relator, Edson Fachin, adiou novamente: passou de amanhã, dia 14, para 21 de maio.

Atendeu a pedido de Ciro Nogueira e, no despacho, sequer expôs o motivo do novo adiamento.

A Procuradoria Geral da República diz que o chamado “quadrilhão do PP” captou pelo menos R$ 377,2 milhões junto a empresários que foram beneficiados por contratos na Diretoria de Abastecimento da Petrobras.

O prejuízo total causado à estatal com o superfaturamento dos contratos é calculado em R$ 5,5 bilhões.

“A denúncia ofertada traz provas suficientes de que, no âmbito da Diretoria de Abastecimento da Petrobras, durante os anos de 2004 e 2015, existiu um esquema criminoso, estável, profissionalizado, com estrutura definida e com repartição de tarefas, que envolvia a prática de crimes em série e indeterminados de fraude à licitação, evasão de divisas, lavagem de dinheiro e de corrupção de agentes públicos e políticos”, diz a PGR.

*Com informações adicionais do O Antagonista

 

Flávio Nogueira quer tornar estágio em experiência profissional

O deputado federal Flávio Nogueira (PDT-PI) apresentou Projeto de Lei 2762/2019  para considerar como experiência profissional o estágio realizado pelo estudante na admissão do primeiro emprego. Serão considerados educação especial, ensino médio, superior e técnico. O documento foi protocolado na Secretaria Geral da Mesa na Câmara dos Deputados.

“Em tempos de desemprego em alta, a falta de experiência faz com que os jovens sejam os que mais sofrem com o reduzido número de vagas. O jovem não consegue trabalhar porque não teve emprego anterior e não adquire experiência pelo fato de antes não ter trabalhado”, pontuou o pedetista.

Conforme relatório do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em agosto de 2018, entre os trabalhadores de 18 e 24 anos, a taxa de desemprego era maior que o dobro da taxa da população em geral. Enquanto a taxa geral ficou em 12,4% no segundo trimestre, entre os jovens esse percentual salta para 26,6%.

A Lei do estágio foi criada em 1977, mas por ser vista como antiga ainda não considera o estágio como experiência profissional na admissão do primeiro emprego.

“Apresentei a referida proposta no sentido de preencher essa necessidade. Afinal, milhares de jovens em todo o país são ou já foram estagiários em grandes empresas – onde a experiência adquirida poderia ter sido mais bem aproveitada”, destacou Nogueira.

O PL também contempla o estágio obrigatório dos cursos superiores.

“Entendo que nossos jovens adquirem, no estágio, experiência suficiente para capacitá-los a exercer as mais variadas atividades na área da sua formação”, enfatizou.

Lagoas do litoral que precisam ser conhecidas e divulgadas

Publicada por: Bruna Dias

Uma lagoa rodeada por dunas foi descoberta em Ilha Grande, a cerca de 15 km de Parnaíba, litoral do Piauí. O local foi denominado como Sete Lagoas. No facebook de Arnaldo Bessa, piauiense natural de Parnaíba, ele divulga com frequência fotos e vídeos do local, além da Lagoa do Tibas, que fica na região do Coqueiro.

Arnaldo é o propagador do recém-descoberto Morro do Urubu, um verdadeiro oásis localizado próximo a Praia da Pedra do Sal. O local possui tirolesa, pequenas lagoas que lembram os Lençóis Maranhenses e paisagem de tirar o fôlego em área ainda não explorada pelo turismo no Delta do ParnaíbaFoto: Facebook/Arnaldo Bessa

Mão Santa entrega várias benfeitorias realizadas pela prefeitura no Bairro Sabiazal

O Prefeito de Parnaíba, Francisco de Assis Moraes Sousa, esteve no último final de semana no bairro Sabiazal, na companhia de Secretários municipais, vereadores, superintendentes e servidores outros da administração municipal para fazer a entrega aos moradores de diversas obras.

A primeira inauguração foi da Escola Municipal Mário Menezes, que foi totalmente reformada. Segundo o diretor, professor Edson Carvalho, o prédio estava bastante danificado mas com essa reforma foram recuperados os banheiros, salas, pátio e o gramado. Ele disse ainda que a escola recebeu novas carteiras, bebedouros e computadores.

Mão Santa também entregou aos moradores do bairro Sabiazal o Posto de Saúde – Módulo 27 também reformado e ampliado. Segundo a Secretária de Saúde, Rejane Moreira, essa reforma era necessária, pois esse posto atende quase 3 mil pessoas. Ela disse que além dos moradores  do Sabiazal o posto também faz atendimento aos moradores do Parque José Estevão.

O Prefeito também entregou aos moradores do Sabiazal a praça da comunidade totalmente revitalizada e com uma moderna quadra esportiva.

Ao final, o Prefeito Francisco de Assis Moraes Sousa disse que o seu governo se faz presente em todos os bairros da cidade com importantes obras para melhorar as condições de vida da população parnaibana. Ele garantiu que até o final do seu governo mais obras serão feitas em todos os bairros e comunidades rurais de nosso município.

Texto:João Câncio; Fotos: Renato Farias