3º ENCONTRO DE FOLGUEDOS DO JOAZ SOUZA

Programação de Quarta-Feira
19hs Missa de Frei Galvão
20hs 30Min Boi Caprichoso
21hs 10Min Boi Novo Prateado
21hs 40Min Apresentação Cultural
22hs 20MIn Boi Estrela Cadente
Realização: Grupo Cultural Estrela Cadente

Dois meses após o prefeito de parnaíba ter sido refém os caixas arrombados continuam no hall da prefeitura

A noite do ultimo dia 19 de maio foi traumática para o Prefeito de Parnaíba Florentino Neto (PT), depois que ele mais quinze funcionários foram feitos reféns por bandidos fortemente armados que levaram grande quantia em dinheiro de dois caixas eletrônicos instalados no prédio da prefeitura. Essa não foi à primeira vez, por isso, um dia depois do crime o prefeito solicitou a retirada dos terminais da caixa econômica federal, o que até hoje não foi feito, mesmo com toda repercussão nacional.
Quem frequenta a prefeitura se depara com a horrível cena do crime, diariamente os funcionários circulam e lembram o episódio. A área não se encontra isolada e uma folha comunicando o não funcionamento dos caixas. Não foi possível falar com a administração municipal, mas pelo que tudo indica os caixas não estão incomodando.
Os terminais ainda se encontram do mesmo jeito em que foram deixados pelos bandidos, ou seja, que tipo de gente pode ser tão desleixados com esse total descuido da prefeitura com a aparência e o descumprimento da palavra da maior autoridade de uma cidade, o senhor prefeito.
Edição: Blog do Pessoa

Campanha “Entre nessa jogada: documente-se” atenderá Parque José Estevão

Nesta quinta-feira, dia 24, a Escola Municipal José Rodrigues no bairro Alto Santa Maria estará recebendo mais uma edição da Campanha “Entre nessa jogada: documente-se”. O evento atenderá a demanda do Parque José Estevão, área de abrangência das atividades do Cras Piauí, de 8h da manhã ao meio dia.

Serão ofertados conforme programação iniciada em junho, a emissão de documentação civil em parceria com outros órgãos públicos entre os quais, Justiça Eleitoral, Defensoria Pública, Ministério do Trabalho, Conselho Tutelar e Receita Federal.

Serviços básicos de saúde, atividades artística e culturais e mostra dos serviços ofertados no Cras, estão entre as atividades que serão oferecidas durante a ação.

Secretaria de Segurança receberá 17 novos veículos: 2 para Parnaíba.

A Secretaria de Segurança do Piauí receberá 17 novos veículos para reforçar a segurança do Estado, na próxima quinta-feira (24). Com investimento de R$99.900,00, os veículos serão distribuídos na capital e no interior.

O interior do Estado receberá 8 veículos, sendo, 1 para Campo Maior, 1 para Valença, Esperantina (1), Piracuruca (1), Uruçuí (1), Corrente (1) e 2 para Parnaíba.
Dos 17 veículos, 13 são oriundos de recursos de termo de Cooperação Técnica do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PI) e 4 veículos por emenda Parlamentar. Todos os veículos são modelo Ford Ranger XL 2014, tipo caminhonete, 4×4 turbo diesel, direção hidráulica, cabine dupla, equipada com cela, sinalizador acústico-visual, rastreador e grafismo no padrão da Polícia Civil do Piauí.
De acordo com o delegado-geral James Guerra, “essas viaturas são de fundamental importância para as investigações no nosso Estado”.(Com informações do Gp1)

PARNAIBANO SE CONSAGRA VICE-CAMPEÃO MUNDIAL DE JIU-JITSU

No dia 19 de julho de 2014, na cidade de Teresópolis (RJ), o atleta Lucas Gualberto sagrou-se Vice-campeão Mundial de Jiu-Jitsu na categoria faixa azul juvenil peso médio.
O atleta parnaibano viajou em companhia do seu pai, sendo o único representante do Projeto “Lutando pelo Futuro”, a participar do referido evento, coordenado pela Sra. Helena Maia,.
Seu desempenho mais uma vez foi brilhante, destacando-se pela qualidade física e técnica apresentada, orgulhando mais uma vez a cidade de Parnaíba, mantendo a regularidade de presença em pódio de competições de alto nível.
Lucas Gualberto agora se prepara para participar de mais uma competição internacional, o Rio Internacional Open de Jiu-Jitsu que se realizará no ginásio do Tijuca Tênis Clube, no Rio de Janeiro(RJ), no período de 31/07 a 03/08.
A expectativa mais uma vez é de pódio e medalhas.

SEM ESTUDAR, COMO O POVO CONSEGUIRÁ VOTAR ADEQUADAMENTE?

Dione Castro da Silva
Eu sou mulher, negra, filha de um alfaiate e uma enfermeira diplomada, sempre estudei em escolas públicas, fiz dois cursos universitários em universidades públicas federais (RJ) sem precisar de ‘cotas’ – nem existia essa mistificação até há poucos anos. O problema do Brasil é o seu povo, que vive num eterno círculo vicioso – carnaval, futebol e cerveja – numa ‘tautologia’ sem solução: não sabe votar porque não estuda ou não estuda porque não sabe votar?
Por não saber escolher seus representantes nessa “democracia indireta e imperfeita”, a educação fica a cada ano pior (para atender aos interesses do empresariado da educação (pagou/passou) que domina o Conselho Nacional de Educação, sempre lutando por seus próprios interesses, e aí, nesse cenário ‘dantesco’, educação pública de qualidade para quê?
Sem estudar, não conseguem pensar e escolher alguém que de fato os represente (se bem que, com essa ‘corja’ que aí está, até o direito de ‘escolha’ foi tirado….). Por falta de discernimento, ‘escolhem’ os piores dentre os piores que ‘trabalham’ para manter o “status quo” e o e,nsino público de qualidade torna-se uma utopia, sonhada por meia dúzia de idealistas sem vez nem voz.
Enquanto isso, entorpece-se a massa com o tal do funque, crack, isquenta, faustão, huck, novelas, plim-plim, copa, tele-pregadores milionários e outras baboseiras. E assim, segue a nau dos insensatos chamada Brasil: um país rico de população miserável. Aff!(Tribuna)

Ratinho ganha mais que Faustão e Rodrigo Faro; veja o valor e o porquê!

Esqueça Fausto Silva, esqueça Galvão Bueno, esqueça Ana Maria Braga, Rodrigo Faro, Fátima Bernardes ou qualquer outra estrela da TV. O maior faturamento entre artistas da TV brasileira é Carlos Roberto Massa, o popular Ratinho.
Sua imensa fortuna não vem apenas de salários e merchandisings que ele recebe no comando de seu programa no SBT, nada disso. Ratinho investiu muito bem seu dinheiro e hoje é um próspero fazendeiro, com dezenas de agro negócios, empresas de comunicação de TV e rádio, concessão de emissoras, além de licenciamento de marcas e gestão de grifes.
CAIXA-FORTE
Sim, é verdade, em termos nominais Ratinho até ganha menos do que Fausto Silva, por exemplo. Mas Faustão é um “bon-vivant”, que prefere desfrutar e aproveitar sua fortuna ao lado da família. Também é muito generoso e sempre ajuda amigos em dificuldades. Já Ratinho tem fome por trabalhar e nunca para quieto.
Está sempre procurando novos negócios, preocupado com a carreira política do filho, investe bastante em outros negócios no Paraná e, graças a esse espírito empreendedor, pode ser considerado um dos artistas que mais fatura no país. Estima-se que entre salários e pró labores Ratinho chegue a faturar até R$ 10 milhões mensais —o dobro de Fausto Silva. (Com informações de Ricardo Feltrin (Folha Online)

Secretário Mário Lacerda confirma ultrapassar limite de responsabilidade fiscal

Em entrevista concedida ao Jornal do Piauí, TV Cidade Verde, o Secretário da Fazenda, Mário Lacerda. afirmou que o limite de responsabilidade fiscal foi ultrapassado por cumprimento da Lei por parte do Estado e que não serão realizadas novas contratações.

“No final do primeiro quadrimestre (janeiro, fevereiro, março e abril) de 2014 nós fomos a 50,23%. O limite é 49%. Ultrapassou porque o Estado veio ao longo dos últimos anos negociando com diversas categorias dos servidores do Piauí. O que gerou um aumento nas categorias. Os aumentos foram em decorrências das leis estabelecidas através dessas negociações”, afirmou.
O secretário também informou que o Estado não passa por crise financeira. “Não temos crise financeira. Esse limite também tá relacionado com a receita corrente líquida. Se a gente tivesse uma receita bastante elevada nós não estaríamos correndo risco. Mas isso não significa dizer que o Piauí está em uma crise financeira”, disse Mário Lacerda.
Ao ser questionado sobre a realizações, o secretário Mário Lacerda foi enfático em afirmar que “nesse momento novas contratações estão fora de cogitação. A lei tem que ser respeitada”.(DANILO RODRIGUES, DO GP1)

O vazio no processo sucessório

Carlos Chagas
 Saudosismos à parte, julho já era tempo de campanhas acirradas e de motivação popular, nos anos de eleições para presidente da República.Os candidatos percorriam o país, prometiam reformas e até se agrediam. Pois agora,  não. Escondem-se.  Programam  viagens que adiam em seguida, limitando até suas entrevistas, para não receber perguntas  indigestas.

Outro fator a caracterizar a pasmaceira atual é a reeleição. Permite-se a Dilma, como antes se permitiu a Fernando Henrique e ao Lula, disputar o segundo mandato no exercício do primeiro. Quer dizer, governando e fazendo campanha, duplicidade muito próxima do péssimo exercício das duas funções.
Quanto tempo faz que a presidente reuniu o ministério? Anos. Onde anda o PAC2? Ministros existem que nem cobrados são,  sem oportunidade sequer  para apresentar planos e realizações no gabinete da chefe. No reverso da medalha, no quesito campanha, as pesquisas respondem pelo nível e pelo desempenho de Dilma como candidata, em curva descendente, ou seja, no mínimo  não  vem dando certo a busca da reeleição.
Contagiando  os demais candidatos,  a postura dupla da presidente parece anestesiar não apenas Aécio e Eduardo, mas o eleitor. Em outras sucessões, discutia-se para valer os defeitos e as qualidades dos candidatos. Mesmo na sua primeira eleição, Dilma era polêmica e tinha a seu lado um Lula em plena capacidade política. Enfrentou e bateu José Serra, sob as atenções gerais.  Hoje,  o Lula promete mais uma  vez engajar-se na campanha, coisa que não acontece.
Em suma, há algo  de novo no  processo sucessório: o vazio…(Magno Martins)

Governadores parnaibanos fazem por Parnaíba, sim!Só não vê quem não quer

Benedito Gomes
Por:
Benedito Gomes(*)
Chegamos ao período da campanha eleitoral 2014,
podemos dizer, “de vento em popa”. Se você me perguntar por quê?- respondo:
porque temos um parnaibano no governo. Um jovem corajoso, destemido,
trabalhador e com muita vontade de FAZER MAIS.
Fazer mais e bem feito é uma característica do povo
parnaibano. Basta que citemos o fato de morarmos na mais bela cidade do Piauí,
construída por nós que aqui habitamos.
Vamos falar, por exemplo, do atual governador. Zé
Filho não é apenas e tão somente o governador do Piauí. É o 4º governador
parnaibano. O ex-senador Chagas Rodrigues foi o primeiro. Só para citar algumas
dentre as tantas obras por ele realizadas: fez o calçamento da BR-343, de Luís
Correia a Buriti dos Lopes e de lá até à Barra do Longá, uma obra gigantesca
para a época; a Escola Normal de Parnaíba e o Ginásio Parnaibano foram
estadualizados também na gestão Chagas Rodrigues.
O 2º governador Parnaibano foi Alberto Silva, um
arrojado administrador, cuja história todos os piauienses conhecem. Dele
citaremos apenas algumas obras realizadas no Norte do Estado: o asfaltamento da
BR-343 de Piripiri a Luís Correia; a energia contínua, que chegou a Parnaíba
via Morro do Chapéu; o sinal de televisão chegou via Cachorro Seco; a ponte
sobre o rio Igaraçu; a estrada para a Ilha Grande e Pedra do Sal e Colégio
Polivalente.
O 3º governador foi Mão Santa, que implantou a
Academia de Polícia Militar, obra importantíssima para o Piauí. Trouxe para Parnaíba
os cursos de direito, enfermagem, odontologia, fisioterapia, dentre outros,
ampliando a UESPI (Universidade Estadual do Piauí).
Agora está no poder o 4º governador Parnaibano.
Aliás, Zé Filho é também o 3º governador do PMDB. Nenhuma outra cidade do
Brasil elegeu 3 governadores do mesmo partido. Apenas Parnaíba tem essa honra e
privilégio, graças à vontade de seu povo.
O governador Zé Filho em 100 dias de gestão está
realizando mais por Parnaíba e pelo Piauí que o PT em 8 anos, guardadas, claro,
as proporções devidas. É hora, portanto, do Parnaibano fazer a seguinte
reflexão: se temos um conterrâneo mais uma vez como 1º mandatário do Estado,
com possibilidades se manter no governo por mais 4 anos, por que não ajudá-lo
em seu projeto de reeleição? Zé Filho reeleito, como acreditamos que o será,
Parnaíba e toda a região norte terão certamente um olhar diferenciado do gestor
parnaibano. E, sem sombra de dúvida, todo o restante do Piauí só terá a ganhar,
com a população vivendo dias melhores.
(*)
Benedito Gomes é Contador (UFPI)
(PS.: Benedito Gomes fala de cátedra, com
a autoridade de fundador e ex-presidente do PMDB, ao qual se filiou em 20 de
agosto de 1980)

Em campanha no interior do Estado, Marcelo deixa claro que irá apoiar Zé

Em entrevista transmitida pela TV Antena 10 nesta segunda-feira (21/07), o deputado federal Marcelo Castro (PMDB), ao ser questionado sobre quem iria apoiar na candidatura ao governo do Estado, deixou claro que irá apoiar o governador Zé Filho.
Marcelo Castro declarou que irá ajudar os amigos de chapa e que no cenário político que vive nesse momento é importante o apoio ao governador. Marcelo Castro irá concorrer este ano à reeleição do cargo de deputado federal pelo Piauí. 
Desde que desistiu de ser candidato a governador, Marcelo Castro não tem aparecido tanto. Deixou também de demonstrar que apoia Zé, mas de uns tempos para cá, principalmente por conta de Silvio Mendes (PSDB), Marcelo se reaproximou do grupo do governador. (Karine Santana)

DEU NA IMPRENSA:

Zé Filho mandou que s Sefaz lhe repassasse em detalhes as contas do Governo do Estado de 2011 para cá. Vai esfregar na cara de W.Dias no próximo debate!
II
Está ficando ridícula essa judicialização da campanha eleitoral no Piauí. Zé Filho processa W.Dias, W.Dias processa Zé Filho… Virem o disco!(180GRAUS)

Nova sede da Justiça Federal em Parnaíba será inaugurada dia 25

No próximo dia 25 de julho, o presidente do Tribunal Regional Federal da 1ª Região fará a inauguração da nova sede da Subseção Judiciária de Parnaíba. O ato solene acontecerá às 19h, no plenário da Câmara Municipal de Parnaíba e será seguido pelo desenlace da fita inaugural e descerramento da placa, na nova sede da Subseção, à Avenida Humberto de Campos, 634, Centro.
A nova sede possui 600 m² de área construída e 1.025 m² de área total e está localizada em frente à Praça Santo Antônio, em uma área predominantemente comercial, a poucos metros do centro comercial de Parnaíba/PI, numa região de grande circulação de pessoas.
Com a mudança, a Subseção Judiciária de Parnaíba estará sediada em local amplo e arejado, com melhores condições de trabalho para magistrados e servidores e de atendimento aos jurisdicionados, o que certamente elevará ainda mais a qualidade da prestação jurisdicional.Fonte: http://portal.trf1.jus.br/

Tribunal de Contas é comparado ao céu e não é preciso morrer para ir pra lá

Tem quem compare o Tribunal de Contas com o céu, com uma diferença, não é preciso morrer para ir pra lá. Nomeados em caráter vitalício, com equipe de assessores de livre nomeação, carro oficial e, pasmem, auxilio moradia, por lá chamado pomposamente de “Parcela Autônoma de Equivalência (PAE)”. Olavo Rebelo, Luciano Nunes, Lilian Martins e Joaquim Kennedy estiveram como deputados na Assembleia Legislativa sem nunca receberem esse “mimo”, até mesmo porque não existe este gracejo por lá.

O auxílio-moradia é um benefício pago a trabalhadores, públicos ou privados, fundamentado na ausência de residência fixa ou local pré-estabelecido . O auxílio é um ressarcimento de despesas realizadas pelo servidor com aluguéis ou hospedagem.
Pelo que se sabe os conselheiros citados sempre tiveram residência em Teresina, somente após estarem no TCE é que “ficaram sem teto” necessitando da tal parcela de equivalência. Bem que poderiam, num ato de desprendimento e elevado espírito público, abdicarem do recebimento. 
Ressalte-se que o tal auxilio é pago aos demais conselheiros: Waltânia Alvarenga, Abelardo Vilanova e Anfrisio Lobão, além de auditores e procuradores do Ministério Público de Contas.(Herbert Sousa)

Freitas Neto detona oposição e diz que estão tentando prejudicar a ‘gestão Zé’

O jornal O Dia, em sua edição desta segunda-feira (21/07), trouxe entrevista com o secretário de Governo Freitas Neto que defende o governador Zé Filho (PMDB) das acusações de ter demorado a agir diante da crise.
O secretário afirma que o governador encontra-se entre “a cruz e a espada”. Freitas Neto acusa a oposição de tentar se beneficiar do momento de dificuldade financeira do Estado para tentar prejudicar a imagem de Zé Filho.
“A oposição quer a demissão de servidores para prejudicar o Zé Filho”, disse o Secretário na entrevista.
É importante ressaltar que o Governo doPiauí trabalha desde o último quadrimestre de 2013 em estado de alerta e no limite prudência estabelecido pela lei de Lei de Responsabilidade Fiscal.
Os gastos da folha de pagamento ultrapassaram o limite de 49% da receita corrente líquida. Só no primeiro quadrimestre deste ano, a folha atingiu 50,23% das receitas.
A situação é preocupante e se agravou após decisão do TCE- Tribunal de Contas do estado que determinou a demissão de 680 comissionados e 60 servidores efetivos.(Karine Santana(

PRIVILÉGIO AOS HOMOSSEXUAIS

Deputado Jean Willys

Crise de Identidade
Algumas famílias menos progressistas já manifestam um certo desconforto por conta do aparente privilégio que homossexuais e simpatizantes têm conseguido através das novelas, com destaque para a rede Globo, que tem repetidamente trazido casais GLSTTTB (gays, lésbicas, simpatizantes, transformistas, transgêneros, travestis e bissexuais) como protagonistas, nas últimas novelas.
Crise de Identidade II
Do jeito que as coisas vão, alegam, o que é exceção fica parecendo ser a regra, a ponto do ex-BBB Jean Willys, ativista e representante do segmento no Congresso Nacional, ter dito que a verdadeira causa da queda do avião da Malasya Airways, derrubado, esta semana finda, seria porque transportava pesquisadores renomados para o combate da Aids, entre os seus passageiros.
Crise de identidade III
O “ataque homofóbico”, sugerido por Willys, mostra o tamanho do preconceito do afamado deputado contra aqueles que não partilham sua opção sexual. Espera-se que a busca pela cura da doença, ainda que tardia, não lhe seja cara. Afinal, nunca se sabe quem vai precisar de um bom tratamento contra uma enfermidade que, ainda hoje, não tem cura.(Álvaro Gadelha)

EXCLUSIVO: aumento na arrecadação de julho freia a crise financeira do Estado

Manso e pouco afeito a entrevistas, o secretário Mário Lacerda ajustou, silenciosamente, uma nova equipe na Fazenda e Tesouro Estadual. Sem a prática de qualquer arrocho fiscal, procurou reverter os pontos de sangria de recursos e, especialmente, buscou o incremento na arrecadação. Na passagem dos 100 dias de sua gestão, alguns resultados positivos começam a surgir.
Em uma comparação direta com o mesmo período do ano passado, a arrecadação nominal do Estado obteve um crescimento de 11 por cento, relativo ao ICMS, e em torno de 13 por cento em relação ao IPVA. 
 Outro indicador, o ITCMD (Imposto de Transmissão Causa Mortis e Doações) obteve surpreendente crescimento de 69 por cento, embora, em valores absolutos, não seja tão expressivo como o IPVA e o ICMS. 
Mesmo assim, o conjunto desses impostos teve um aumento de 14,5 por cento, a incidirem sobre os  29,95 por cento, que correspondem ao percentual dos recursos arrecadados efetivamente pelo Estado no conjunto da arrecadação.
Há de se reconhecer que as determinações do governador Zé Filho começam a surtir o efeito desejado, especialmente porque tem conseguido manter o equilíbrio das finanças do Estado. A dependência do Fundo de Participação dos Estados, FPE, cada vez se torna menor, sendo que, agora, essa repasse responde por 44,10 por cento do total da receita do Piauí.
O Tesouro quase nunca tem o reconhecimento devido, mas as informações e dados que a coluna hoje repassa aos seus leitores bem evidenciam que existe um equipe dedicada, sob o comando do Superintendente Antonio Luiz Soares, que tem recebido integral apoio e muito trabalho dos fazendários.
Menos mal, porque o descontrole nos gastos gerou o debatido descompasso com a Lei de Responsabilidade Fiscal, no que diz respeito aos limites das despesas com pessoal..O resultado mostra que o Piauí é viável, e os compromissos podem todos ser atendidos, desde que haja parcimônia nos gastos e seriedade no cumprimento das metas.(Álvaro Gadelha)

Site da REVISTA EXAME lista as cidades mais violentas do Piauí. CONFIRA

O site da Revista Exame, que costuma organizar diversas listas, preparou a lista das cidades mais violentas em cada estado brasileiro.
No Piauí, as cinco mais violentas foram: Teresina, Corrente, Simplício Mendes, Picos e Parnaíba.
A estatística é proporcional, ou seja, considera o número de assassinatos pela quantidade de habitantes. Os dados foram retirados do Sistema de Informações de Mortalidade do Ministério da Saúde, e constam no Mapa da Violência 2014. CONFIRA NO SITE DA REVISTA

MÃO SANTA “É O CARA”!

Desempenho
O ex-senador Mão Santa é o terceiro colocado em todas as pesquisas de intenção de voto para governador. Em todas aparece com mais de 10% das intenções de voto. Sozinho, praticamente. Ele, Deus e Adalgisa, se muito.
Não é um nome para ser desprezado, tampouco subestimado.
Maior
Mão Santa mostra que tem uma força pessoal enorme. Dadas as condições franciscanas em que está na disputa, seu desempenho pode ser considerado bom, nas intenções de voto na pesquisa Data AZ.
A distância dele para o sobrinho, Zé Filho, é de 3,16% – para uma margem de erro de pesquisa de 2,62% para mais ou para menos.
Reza forte
Mão Santa foi a Piracuruca com sua Adalgisa para assistir às festividades religiosas de Nossa Senhora do Carmo.
Esteve acompanhado de Francisco Juriti, que tem sobrenome de pomba, mas está longe de parecer com o divino espírito santo.(Portalaz)

Fotografia revela a Praça da Graça por um ângulo até então desconhecido

Praça da Graça em um ângulo de 360 graus.
Foto: Janaina Leocadio.

Parnaíba – Fantástico. Foi apenas uma das palavras utilizadas para definir a fotografia panorâmica em um ângulo de 360 graus da charmosa Praça da Graça localizada no coração do centro da cidade.

A autora da foto é a jovem fotografa e turismóloga Janaina Leocadio que utilizou uma câmera especial com o sistema do Google, para obter a fotografia. “A gente faz uma série de clicks preenchendo o espaço de 360°” explicou para nossa equipe como fez para obter o resultado.
A tecnologia é a mesma utilizada pelo projeto Street View do Google que disponibiliza imagens panorâmicas de várias partes do mundo na internet.(Fonte: adn10.com)