Para reabilitação de pacientes óculos de realidade virtual é novidade no Hospital Nossa Senhora de Fátima

A sensação de estar internado é de que o tempo parou, não há nada para fazer, e ainda sente falta dos amigos, familiares e sem contar com a constantemente preocupação com sua condição.A realidade virtual se apresenta como uma solução atraente para ajudar na redução da ansiedade, dor e delirium.
Os pacientes que são atendidos de forma humanizada têm mais confiança na equipe e maior engajamento com as terapias propostas.
Os atendimentos  de fisioterapia com realidade virtual permitem momentos de diversão e entretenimento. Atualmente, os recursos tecnológicos têm sido um grande auxiliar no processo de recuperação. 
A exemplo disso, os óculos de realidade virtual que tornaram- se aliados na reabilitação de pacientes dentro do Hospital Nossa Senhora de Fátima, Anexo 2 do HEDA há cerca de dois meses, permitem que a tecnologia  ajude os pacientes internados a sentirem-se por alguns momentos fora do ambiente hospitalar.
Óculos de realidade virtual trata-se de uma tecnologia 3D acoplada num celular que possui diversos aplicativos e vídeos que permite a interação do paciente em outros ambientes fora do hospital. 
A coordenadora da fisioterapia de Nossa Senhora de Fátima, Anexo 2 HEDA, Kamila Santos da Silva explicou  que a escolha de cada ambiente é feito de acordo com a individualidade de cada um. “Realizamos uma triagem com paciente junto com Psicóloga e buscamos referências ao estilo de vida deles. Um exemplo para que se possa entender. Temos um paciente que é um ex-lavrador, então vamos levá-lo ao ambiente que faz referência ao campo. Já contamos com várias pesquisas e comprovações científicas que comprovam os benefícios do tratamento com óculos de realidade virtual”, pontuou.
A Coordenadora  ainda ressaltou que o trabalho se iniciou após presenciar o trabalho de outros profissionais da fisioterapia em outros hospitais do país e percebeu a necessidade de romper os limites das paredes do hospital. 
E hoje o Hospital Nossa Senhora de Fátima dispõe de dois aparelhos de realidade virtual que têm trazido retorno positivo,sendo a única instituição dentro do município a utilizar essa tecnologia a favor da saúde.

Deixe uma resposta