Prefeito Mão Santa fala do “São João da Parnaíba” que está sendo formatado para este ano

Após participar de reunião com membros do Conselho Municipal de Cultura e representantes de bois e quadrilhas do município, o Prefeito Francisco de Assis Moraes Sousa (Mão Santa), reuniu-se hoje com assessores e disse que o formato da festa tinha que ser modificado mesmo, para  permitir a participação dos moradores  dos mais diversos bairros e comunidades, inclusive com a participação também de crianças das escolas municipais e de todos os Centros de referência de Assistência Social (Crás), que são ligados à Secretaria do Desenvolvimento Social e Cidadania(Sedesc), que tem à frente a primeira dama, Adalgisa Moraes Sousa.
Segundo Mão Santa, o “São João da Parnaíba” será realizado durante os trinta dias do mês de junho, mas os eventos devem obedecer à tradição porque, são festas que tiveram origem nas comunidades rurais e por isso essas comunidades têm que participar.
“Nossa intenção é buscar as raízes, a origem. Sou médico e nós médicos buscamos a etiologia da doença”, disse o prefeito, destacando que “estava havendo um desvirtuamento da festa junina, que é uma festa da igreja, que cultua 3 grandes santos – Santo Antônio, São João e São Pedro”, frisou.
Para Mão Santa, a premiação é necessária, mas será dada como incentivo para os integrantes de bois e quadrilhas, para os três primeiros colocados e não uma festa com vinte premiações, uma situação totalmente fora da realidade, profissionalizando os dançadores de bois e quadrilhas.
Nesse novo formato do São João da Parnaíba, as festividades serão realizadas nos bairros e povoados do município. O início – informou Mão Santa – será no Céu das Artes, no Conjunto Betânia II, no Bairro Piauí, inaugurado recentemente. A festa vai acontecer, inclusive, nos Tabuleiros Litorâneos, onde existe irrigante com mais de duzentos funcionários.
O Prefeito informou também que outras reuniões vão acontecer, onde as discussões continuarão em torno desta festa, mas o novo formato será esse de contemplar todos os bairros e comunidades rurais do município, tendo seu ponto culminante aqui em Parnaíba para o julgamento dos melhores entre bois e quadrilhas com três premiações de uma festa que será realizada durante todo o mês de junho. Ele acatou a sugestão de que, no final do mês, as apresentações aconteçam no quadrilhódromo, num grande encerramento.
(Sup. de comunicação -PMP)

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.