Sesapi realiza dez mutirões de cirurgias em três meses

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), através da Coordenação Estadual de Cirurgias Gerais e Laparoscópicas, já realizou dez mutirões de cirurgias nos últimos três meses. A previsão é realizar mais dez mutirões até o mês de dezembro, contemplando os 224 municípios do Piauí no ano de 2021.
Os últimos dez mutirões de catarata foram realizados nas cidades de Piripiri, Cocal, Parnaíba, Bom Jesus, Corrente, São Raimundo Nonato, Campo Maior e Demerval Lobão. 
No mutirão mais recente foram realizadas 80 cirurgias pediátricas, no período de 06 a 10 de outubro, na cidade de Luzilândia. Foram feitas cirurgias de hérnia inguinal, gástrica e umbilical; orquidopexia (operação para corrigir um testículo não descido); Frenectomia (retirada do freio lingual ou labial); postectomia (circuncisão ou remoção do prepúcio); sinequias vulvar (correção de vagina fechada); cisto no couro cabeludo; cisto sinovial e hidrocele (cisto em torno do testículo).
Os próximos mutirões de catarata serão realizados nas cidades de Uruçuí (dias 05 e 06/11); Canto do Buriti (dias 08 e 09/11); Floriano (período de 11 a 13/11); Esperantina (período de 15 a 17/11) e Luzilândia (dia 19/11), que devem totalizar 1.786 cirurgias. 
De acordo com o secretário Florentino Neto, vivemos uma estabilidade na pandemia onde é possível voltar com os mutirões. “Através dos mutirões, nós conseguimos reduzir as filas, tanto nos hospitais do interior, quanto da capital. São pessoas que estavam à espera de uma cirurgia e, com a realização do mutirão, poderão ser atendidas no hospital próximo de onde moram, o que proporciona mais comodidade a esses pacientes”, diz o gestor.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.