Três governadores criticam Lula por irresponsabilidade


Governadores Tarcísio de Freitas (SP), Ronaldo Caiado (GO) e Ratinho Júnior (PR). (Foto: Reprodução/ Expert XP).

A poucos dias da entrada em vigor das novas tarifas impostas pelos Estados Unidos contra produtos brasileiros, três governadores de peso subiram o tom contra o governo do presidente Lula (PT), neste sábado (26), durante evento promovido pela XP.

Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP), Ronaldo Caiado (União-GO) e Ratinho Júnior (PSD-PR) criticaram duramente a condução do petista diante da decisão do presidente norte-americano Donald Trump, que estipulou sobretaxas de até 50% sobre produtos brasileiros a partir de 1º de agosto.

Falando para uma plateia formada por investidores, empresários e economistas, os governadores foram aplaudidos várias vezes ao se posicionarem contra o que chamaram de “omissão” e “irresponsabilidade” por parte do governo Lula.

“O governo [de Lula] não sabe onde quer chegar. Sobre um tema tão sério como esse tarifaço do Trump, o Brasil prefere se vitimizar. Isso já aconteceu com a China, com a Índia, com o Canadá, com o México”, afirmou Ratinho Júnior.

Tarcísio, mostrou preocupação direta com os impactos da medida sobre o agronegócio paulista, especialmente na exportação de laranja.

“Estamos conversando com parlamentares americanos, empresas, agentes do governo dos EUA. Mas aqui, internamente, vemos um governo querendo dividir o país em vez de defender nossos interesses”, criticou.

Já Caiado, reclamou da falta de diálogo e da ausência de uma reação diplomática concreta por parte do governo federal.

“Nem eu, nem o Tarcísio, nem o Ratinho fomos consultados. Estamos sofrendo por uma irresponsabilidade do senhor Lula, que até agora não mandou ninguém para atuar pela chancelaria”, disparou. (Diário do Poder)

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.