




As intervenções fazem parte do programa de modernização do sistema prisional do estado, que tem como objetivo melhorar a infraestrutura das unidades e fortalecer as ações voltadas à ressocialização das pessoas privadas de liberdade.
Participaram da cerimônia o secretário da Justiça do Piauí, Heitor Bezerra, o deputado estadual Carlos Augusto, o diretor da Penitenciária Fontes Ibiapina, Vinícius Rodrigues, além de outras autoridades estaduais e municipais.

Com a construção dos novos pavilhões, a unidade ganhou mais 100 vagas, sendo 32 destinadas ao público masculino e 68 ao feminino. Atualmente, o presídio abriga cerca de 780 internos. Segundo a Sejus, a expectativa é que, nos próximos dois meses, a capacidade da unidade seja ampliada para até 600 vagas, contribuindo para a redução da superlotação em aproximadamente 40%.

Além das melhorias estruturais, a solenidade também marcou a entrega de novos fardamentos para os 80 policiais penais que atuam na unidade e armamentos para os 28 novos integrantes da categoria. Os investimentos visam fortalecer as condições de trabalho dos servidores e ampliar a segurança no ambiente prisional.
De acordo com a Secretaria da Justiça, as ações integram um conjunto de medidas voltadas à modernização do sistema penitenciário piauiense, com foco na segurança, na gestão eficiente das unidades e no fortalecimento das políticas de ressocialização. (Daniel Santos)

Um interno da Penitenciária Mista de Parnaíba, de nome Francisco José Cardoso da Silva, de 62 anos, foi à óbito no início da madrugada desta quinta-feira (25).
A informação que à noite anterior, ele teria passado mal e levado ao hospital. Foi medicado com melhora e retornado ao presídio, sendo encontrado já sem vida dentro da cela por volta de 1h da madrugada.

Por José Ribas Neto
O que os documentos mostram
Um conjunto de 45 notas de empenho do Sistema Integrado de Administração Financeira do Piauí (Siafe-PI), emitidas entre fevereiro de 2023 e junho de 2026, registra R$ 5.842.855,00 vinculados a emendas parlamentares de autoria do deputado estadual João Madison (MDB). O que chama atenção são as empresas, geralmente as mesmas e pelos contratos serem sem licitação.
Os recursos passaram por quatro órgãos do governo do Piauí, entre eles a Coordenadoria da Juventude, a Coordenadoria de Enfrentamento às Drogas e Fomento ao Lazer (CENDFOL), a Secretaria do Turismo (SETUR) e a Secretaria da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (SEDA), e foram destinados quase sem exceção a patrocínios de shows, carnavais, festejos e eventos similares.
Outras duas notas de empenho, somando R$ 450 mil, fazem parte dos mesmos contratos mas estão registradas com outra origem de recursos. Uma delas usa a emenda do deputado Fábio Xavier (R$ 300 mil) e a outra não tem autor de emenda identificado (R$ 150 mil), esta última associada ao mesmo contrato (25015392, “Feira Criativa”) que também recebeu uma nota com emenda de Madison.
Do total mapeado, a maior parte (26 das 45 notas) foi destinada por licitação inexigível, com base no art. 25 da Lei 8.666/93 ou no art. 74 da Lei 14.133/2021, mecanismo usado para contratar artista ou fornecedor de natureza singular sem concorrência. Outras nove notas usaram dispensa de licitação. Nenhuma nota analisada registra um processo licitatório competitivo. (Portalaz)
![]()
Deputados estaduais com emendas garantidas no orçamento para gastar com o que lhes convier
Passa de R$ 90 milhões o dinheiro que deputados estaduais destinaram, via emendas impositivas ao orçamento estadual, para todos os tipos de festas e eventos no Piauí, desde festas juninas até festas de vaqueiros e shows com artistas com cachês que nunca são inferiores a R$ 100 mil.
Más línguas dizem que é a festa do cabo-racha.(Portalaz)
A deputada estadual Gracinha Mão Santa (MDB) afirmou que a disputa por votos na Planície Litorânea deverá ser intensificada nas eleições de 2026 devido ao interesse de diversos pré-candidatos da base governista na região. Apesar do cenário de concorrência, a parlamentar disse acreditar que ampliará sua votação em Parnaíba e criticou políticos que, segundo ela, buscam votos fora de suas bases eleitorais apenas para complementar suas chapas.

“Fogem das suas raízes”, diz Gracinha Mão Santa ao criticar “políticos oportunistas” na Planície Litorânea
Ao O Dia, ela comentou sobre a presença de nomes como o deputado estadual Dr. Hélio Oliveira (MDB), o deputado estadual Rubens Vieira (PT) e outros parlamentares da base governista que também atuam politicamente na região litorânea. Segundo Gracinha, a Planície Litorânea historicamente desperta o interesse de políticos de outras regiões do estado em busca de votos adicionais.
“Planície Litorânea, ela sempre foi visada por políticos que têm mais votos, às vezes, nas outras reuniões e vão lá para complementar votos. Isso é o que nós somos contra. Esses políticos oportunistas que só vão lá para complementar votos, que às vezes fogem das suas raízes, da sua cidade, porque lá não estão com esse poder moral”, afirmou.
Apesar das críticas, a deputada ressaltou que a região é democrática e que qualquer candidato pode buscar apoio junto ao eleitorado local. No entanto, ela defendeu que a população de Parnaíba sabe diferenciar aqueles que possuem atuação permanente na cidade dos que aparecem apenas em períodos eleitorais.
“Se você não faz bem na sua casa, você não deve ir para a casa vizinha. Mas aqueles que fizeram um bom serviço na outra casa, podem sim, a cidade é livre. Só que o povo de Parnaíba sabe em quem confiar e em quem não confiar. Estão contando, subestimando muito a cidade de Parnaíba. E hoje, com as redes sociais, se divulga o que quer. Mas não condiz com a realidade que você vê nos bairros, que você se sente nas ruas, com os clamores populares”, declarou.
A parlamentar também demonstrou confiança em relação ao próprio desempenho eleitoral e afirmou acreditar que sua votação será superior à registrada no último pleito.
“Muita água ainda vai rolar e acredito que em Parnaíba nós não sairemos com a mesma votação. Sairemos muito mais”, acrescentou.
Ao analisar o cenário eleitoral do MDB no Piauí para a disputa proporcional de 2026, Gracinha afirmou acreditar que a sigla tem potencial para conquistar nove vagas na Assembleia Legislativa e até alcançar uma décima cadeira, desde que haja empenho coletivo dos candidatos. A deputada, porém, ressaltou que costuma avaliar mais os nomes que compõem uma chapa do que a força partidária em si.
“Eu não voto por sigla. A sigla é necessária, principalmente no Legislativo, mas eu escolho pessoas. Já me decepcionei muito com partido. Então não crio expectativa em nome de sigla, mas sim de pessoas”, disse.
Na avaliação da parlamentar, o desempenho do MDB dependerá da mobilização de todos os integrantes da chapa, incluindo aqueles que tradicionalmente recebem menos atenção durante as campanhas.
“O MDB acredito que faça nove, se esforçarem, pode fazer o dez, assim como a gente fez no PP, que dizia que eram quatro, a gente conseguiu chegar no sete. Depende do esforço individual de cada candidato. Não vai depender só da Gracinha, só do Severo, só de alguns casos isolados, mas assim, não depende, só tem que ser o conjunto”, concluiu. (O Dia)
As obras do Hospital Universitário de Parnaíba (HU-UFDPar) seguem avançando conforme o cronograma de execução, com o início da etapa de fundação da edificação. Os serviços de concretagem das sapatas, estruturas responsáveis pela sustentação da base do prédio, já estão em andamento, representando um importante avanço na implantação do empreendimento.
Florentino Neto destaca avanço das obras do Hospital Universitário de Parnaíba – Foto: Divulgação
A execução da obra contempla, nesta primeira fase, a construção do bloco ambulatorial, prédio administrativo, áreas de apoio, acessos internos e estacionamento. A área destinada ao estacionamento já passou pela etapa de terraplanagem e segue em preparação para as próximas etapas dos serviços.
Com investimento estimado em cerca de R$ 180 milhões, o Hospital Universitário de Parnaíba será um equipamento estratégico para a expansão da assistência em saúde, do ensino, da pesquisa e da extensão no litoral do Piauí. A unidade fortalecerá a formação dos estudantes da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar), ampliando espaços para estágios, residência médica e produção científica.
O reitor João Paulo destacou que o empreendimento representa um marco para a universidade e para toda a região, ao integrar educação, inovação e atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo ele, o hospital ampliará a capacidade de formação na área da saúde e contribuirá para consolidar Parnaíba como referência regional em assistência médica.
Florentino Neto destaca avanço das obras do Hospital Universitário de Parnaíba – Foto: Divulgação
Quando concluído em sua totalidade, o Hospital Universitário contará com 120 leitos, incluindo 20 de UTI, ampliando o atendimento de média e alta complexidade e reduzindo a necessidade de deslocamento de pacientes para outros centros.
O deputado federal Florentino Neto ressaltou que o Hospital Universitário é resultado de um esforço conjunto e representa uma conquista histórica para Parnaíba e para todo o litoral do Piauí.
“Essa obra simboliza um grande avanço para a nossa região, porque une saúde, educação e desenvolvimento. O Hospital Universitário vai ampliar o atendimento à população, fortalecer a formação dos nossos estudantes e transformar Parnaíba em um importante polo regional de saúde e conhecimento. É um compromisso que estamos acompanhando de perto para garantir que esse sonho se torne realidade”, afirmou o parlamentar.
Florentino Neto destaca avanço das obras do Hospital Universitário de Parnaíba – Foto: Divulgação
A implantação do HU-UFDPar conta com o apoio da bancada federal, com destaque para a articulação do deputado Florentino Neto, que lutou pelo projeto desde suas etapas iniciais por entender a importância do investimento para o fortalecimento da saúde pública e da educação superior no Piauí.


O Projeto aprovado na Comissão de Finanças segue para votação em plenário
A Comissão de Fiscalização e Controle, Finanças e Tributação (CFCFT) da Assembleia Legislativa do Piauí encaminha nesta quinta-feira (25) para votação em autorizações de empréstimos do Governo do Estado nos valores de $150 milhões de dólares, R$ 698,8 milhões de reais e 95 milhões de reais.
Durante a votação dos empréstimos, o deputado Gustavo Neiva (PP) se posicionou contra, afirmando que “nós estamos nos encaminhando para um caminho muito perigoso; estamos comprometendo as finanças do Piauí a curto, médio e longo prazo”. Fábio Novo rebateu, dizendo que os valores tomados estão sendo utilizados para acelerar o progresso do Estado.
A operação de crédito de 150 milhões de dólares, em valores atuais equivalente a 781,5 milhões de reais, será utilizada para o Programa Estradas Seguras, com ações voltadas à recuperação, melhoria, segurança viária, resiliência climática e modernização da gestão da infraestrutura rodoviária estadual. O empréstimo será tomado junto ao Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD). O relatório na Comissão foi elaborado pelo deputado João Mádison (MDB).
Para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde, o valor de R$ 698,8 milhões será conseguido com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O Executivo justifica que a operação se dá “pela necessidade de ampliação, modernização e fortalecimento da infraestrutura da rede pública estadual de saúde, com vistas à melhoria da qualidade da atenção integral prestada à população piauiense, assegurando atendimento regionalizado, equânime e em tempo oportuno”. Também coube a João Mádison a elaboração do parecer.
Por fim, R$ 95 milhões serão conseguidos com a Caixa Econômica Federal (CEF), no âmbito do Programa Saneamento para Todos. O Governo explica que o montante será utilizado para obras com módulos sanitários – conjuntos que incluem vaso, lavatório, chuveiro, sistema de tratamento de dejetos e reservatório de água. O Executivo aponta que o empréstimo beneficiará 3.519 famílias na zona rural piauiense. O parlamentar Fábio Novo (PT) foi o relator da matéria na Comissão.
Também estiveram presentes na reunião o presidente da Comissão, Franzé Silva (PT), o líder do Governo no Legislativo, Dr. Vinícius Nascimento (PT), e os deputados Hélio Isaías (PT), Wilson Brandão (PP), Nerinho (PT), Dr. Gil Carlos (PT) e Henrique Pires (MDB).(politicapiaui)
Uma reunião com 2 mil pessoas, em Parnaíba, marcou o apoio da suplente de vereadora Jessica Garcez, Luizinho Campos, Jorge Calango, subtenente Ludgar, Erenildo ao pré-candidato a deputado estadual pelo Partido Verde (PV) Breno Macedo.
Para o pré-candidato, o apoio recebido pelos amigos de parnaibanos é muito importante. “O município de Parnaíba é lugar que as pessoas visitam para descansar e aproveitar as belezas naturais. É uma cidade acolhedora e com povo amoroso, por isso me comprometo em trabalhar por uma cidade melhor para todos”, acrescenta.

O pré-candidato enfatiza a importância do apoio dos parnaibanos nesta caminhada, e reafirma o compromisso de trabalhar por um Piauí mais justo para todos. “Saio daqui de Parnaíba com a certeza de que estamos no caminho certo e com o sentimento de gratidão a todos vocês que estão com o nosso grupo nesta caminhada”, finaliza. (parlamentoPiaui)
Fonte/Créditos: Assessoria
O Tribunal de Contas do Estado do Piauí julgou procedente uma representação contra a Prefeitura de Buriti dos Lopes e aplicou multa de 2.000 UFRs à prefeita Laura Rosa (PP) por irregularidades identificadas nas Dispensas Eletrônicas nº 010/2025 e nº 011/2025, destinadas à aquisição de veículos novos para o município.
A decisão unânime acolheu o parecer do Ministério Público de Contas e concluiu que a administração municipal descumpriu regras da nova Lei de Licitações (Lei nº 14.133/2021), comprometendo princípios como transparência, publicidade e prestação de contas.

Segundo o acórdão, a denúncia apontava que o edital estabelecia um prazo de entrega considerado incompatível com a realidade do mercado de veículos novos, já que não levava em conta etapas obrigatórias como emissão de nota fiscal, emplacamento, regularização documental e transporte até o município. Também foram questionadas a exigência de atestado de capacidade técnica sem justificativa legal, a falta de clareza sobre a entrega dos veículos já emplacados e a indicação de marca e modelo específicos sem fundamentação técnica, circunstâncias que poderiam restringir a competitividade entre fornecedores.
Durante a instrução do processo, a prefeita alegou que a representação teria perdido o objeto porque o procedimento inicial não foi concluído. O argumento, porém, foi rejeitado pelo Tribunal. Para o relator, ainda que a dispensa eletrônica não tenha prosperado, permanecia a necessidade de analisar a legalidade da contratação direta realizada posteriormente e de verificar se foram cumpridas as exigências legais de transparência.
Na análise dos autos, o TCE concluiu que a Prefeitura deixou de cadastrar o procedimento e a contratação direta nos sistemas Licitações Web e Contratos Web, não publicou os atos no Portal da Transparência nem no Portal Nacional de Contratações Públicas (PNCP) e ainda deixou de fornecer informações solicitadas pela fiscalização. A Corte destacou que essas omissões impedem o acompanhamento da contratação pelos órgãos de controle e pela sociedade, além de dificultarem a verificação de pagamentos e da execução do contrato.
Além da multa aplicada à prefeita, o Tribunal emitiu alertas para que o município passe a observar rigorosamente a legislação nas próximas contratações, evitando exigências restritivas sem justificativa técnica e garantindo que todos os procedimentos de contratação direta sejam devidamente cadastrados e divulgados nos sistemas oficiais, assegurando transparência e ampla concorrência.
Fonte: Portal A10+
O senador Ciro Nogueira (PP) postou em seu perfil no X (ex-Twitter) uma crítica ao governador Rafael Fonteles (PT), a respeito do anúncio do suposto funcionamento do Porto de Luís Correia. De acordo com o que se tem divulgado na imprensa, Rafael garante que o Porto fará a primeira operação de exportação para a China, enviando mais de 110 mil toneladas de minério de ferro via navio.
No anúncio, não foi detalhada a logística da operação. A operação não permitiria a chegada de um grande navio.

“Mais uma tentativa de enganar a população: quem entende de logística sabe que sem dragagem de verdade e calado, a operação do Porto de Luís Correia não passa de propaganda eleitoreira. Navio isolado bem longe da costa, em alto-mar precisando de barco menor pra transbordo, não é porto funcional, é improviso”, disparou Ciro.
O senador criticou a falta de estrutura real para a operação, destacando que o governador tenta se promover por ser este um ano eleitoral. O fato se somaria a diversas outras divulgações feitas “antes da hora”.
“Sem infraestrutura robusta e dragagem definitiva, a pressa em fazer barulho é pura propaganda política. E das ruins. Governador, se for pra fabricar uma obra pra servir de vitrine pra projeto de reeleição, ao menos escolha uma que funcione”, concl uiu.(Guilherme Freire)

Homem preso nesta quarta-feira (24) | Foto: ReproduçãoUm homem identificado como Robismark Ferreira da Silva foi preso na tarde desta quarta-feira (24) durante uma ação da Polícia Militar do Piauí, no conjunto Dirceu I, zona Sudeste de Teresina.
De acordo com informações do 8º Batalhão da Polícia Militar, uma equipe realizava rondas de rotina na região quando avistou um casal acompanhado de uma criança comercializando produtos de limpeza. Segundo os policiais, o homem apresentou comportamento suspeito ao perceber a aproximação da viatura, o que motivou a abordagem.
Durante a verificação dos dados do suspeito, os policiais constataram que ele é natural da Paraíba e possuía um mandado de prisão em aberto. Diante da situação, foi dada voz de prisão ao indivíduo.
Após a detenção, Robismark Ferreira da Silva foi encaminhado à Central de Flagrantes para a adoção dos procedimentos legais cabíveis. A Polícia Militar não informou detalhes sobre o processo que originou o mandado de prisão.(Rauena Pinheiro)

Embora o mês de junho costume registrar as últimas precipitações da temporada chuvosa no litoral piauiense, a forte chuva que atingiu Parnaíba e parte da região na tarde, noite e madrugada desta quinta-feira surpreendeu moradores pelo grande volume de água acumulado em poucas horas.
A precipitação, considerada atípica para o período, deixou muita gente impressionada e provocou transtornos em alguns pontos da cidade. Na Avenida Beira-Rio, onde uma multidão acompanhava a transmissão da partida da Seleção Brasileira contra a Escócia pela Copa do Mundo, o público precisou deixar o local temporariamente em busca de abrigo devido à intensidade da chuva.
Após uma breve estiagem, a chuva voltou a cair durante a madrugada, reforçando a sensação de mudanças no comportamento climático da região.
Recentemente, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) havia previsto a possibilidade de chuvas esporádicas para o período, mas a intensidade do fenômeno chamou a atenção dos parnaibanos.
O Tribunal de Contas do Estado do Piauí determinou que a Prefeitura Municipal de Parnaíba, adminsitrada pelo prefeito Francisco Emanuel Cunha de Brito, se abstenha de realizar qualquer pagamento à empresa Passaporte PDH – Seleção e Desenvolvimento Humano, Assessoria e Consultoria Técnica, contratada para realizar dois processos seletivos simplificados no município. A decisão, do conselheiro substituto Alisson Felipe de Araújo, atende parcialmente a um pedido de suspensão apresentado em denúncia que questiona a regularidade da contratação.
Francisco Emanuel, prefeito de ParnaíbaA denúncia aponta supostas irregularidades na contratação da empresa para conduzir os Processos Seletivos Simplificados de número 001/2026, vinculado à Secretaria de Educação, e 002/2026, vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania. Segundo o denunciante, haveria falta de clareza sobre o procedimento licitatório utilizado, deficiência no detalhamento do que foi efetivamente contratado, fragmentação irregular da despesa entre as duas secretarias e dúvidas sobre a capacidade técnica da empresa para realizar os certames.
Os representantes da Prefeitura de Parnaíba, intimados a se manifestar, apresentaram justificativas que indicam, segundo a decisão, que a contratação decorreu de um pregão eletrônico regularmente realizado, e que a existência de contratos separados para cada secretaria se justificaria pela divisão orçamentária entre as duas pastas. A empresa contratada também apresentou documentos para comprovar sua qualificação técnica. Ainda assim, o relator entendeu que esses elementos não são suficientes para descartar, por ora, a necessidade de uma análise mais aprofundada sobre a regularidade da contratação.
Apesar de não ter encontrado motivos para suspender os processos seletivos em andamento, o conselheiro identificou um ponto que demanda cautela imediata. A denúncia menciona a emissão de empenhos que somam R$ 310.153,44 vinculados aos contratos firmados com a empresa. Embora os representantes do município tenham informado que ainda não houve liquidação ou pagamento desses valores, e que a remuneração da empresa ocorreria por meio das taxas de inscrição pagas pelos próprios candidatos, o relator considerou prudente impedir qualquer movimentação de recursos públicos em favor da contratada até que a Corte conclua a análise do caso.
A decisão cautelar bloqueia, especificamente, qualquer pagamento, liquidação, transferência, repasse ou desembolso de recursos municipais em benefício da empresa, até que o Tribunal de Contas se manifeste de forma definitiva sobre o assunto. O prefeito de Parnaíba, Francisco Emanuel Cunha de Brito, e demais gestores municipais ligados às secretarias envolvidas foram cientificados sobre o teor da decisão, que não impede a continuidade dos processos seletivos simplificados, mas veda qualquer movimentação financeira relacionada ao contrato sob suspeita enquanto durar a apuração. (Lupa1)

Durante a reunião conjunta das comissões técnicas da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) desta quarta-feira (24), o projeto de lei que veda o uso da chamada “linguagem neutra” ou “linguagem não binária” nos órgãos e entidades da Administração Pública direta e indireta do estado do Piauí foi aprovado com relatoria do deputado Gustavo Neiva (PP). Proposição de autoria de Henrique Pires (MDB) agora segue para ser apreciada pelo Plenário da Casa.
A linguagem não-binária, também conhecida como linguagem neutra, é um conjunto de adaptações linguísticas que evitam a marcação obrigatória de gênero (masculino ou feminino). O objetivo central é incluir pessoas transexuais, não-binárias e intersexuais, que não se identificam exclusivamente com nenhum dos gêneros tradicionais.
O Projeto de Lei Ordinária (PLO) visa proibir que sejam alteradas as regras oficiais estabelecidas pelo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa para incluir “símbolos, sinais, vogais ou construções estranhas ao padrão culto, tais como “x”, “@”, “e”, “elu”, “amigues”, “todxs”, “todes”, ou equivalentes”. Tais expressões não podem constar em comunicações dos órgãos públicos, como editais, portarias, atos administrativos, comunicações internas ou externas. A proposição não proíbe o uso de tais termos pelos indivíduos públicos em suas esferas privadas, desde que não interfira na comunicação oficial ou nos atos formais da Administração Pública.
O deputado estadual Gustavo Neiva (PP) criticou o Governo do Estado e afirmou não entender a lógica das pesquisas de intenção de voto que apontam 80% para Rafael Fonteles (PT), visto que o interior Piauí ainda passa por “problemas básicos”.
De acordo com Neiva, o grupo político dominante no Piauí, liderado pelo PT nas últimas décadas, não tem direito de pedir o voto de confiança da sociedade, visto que não solucionou problemas básicos como o abastecimento.

“Não consigo entender essas pesquisas sendo divulgadas com 80%. Não acredito que 80% dos piauienses, que não têm, minimamente, os serviços básicos, ainda vão dar um voto de confiança a um grupo que não consegue resolver minimamente o problema de abastecimento de água”, comentou.
O deputado exemplificou a própria cidade, Porto Alegre do Piauí, que fica às margens do Rio Parnaíba, mas mesmo assim ainda sofre com a falta d’água.
“Na minha cidade, que fui prefeito, Porto Alegre do Piauí, às margens do Rio Parnaíba, nunca faltou água e lá agora falta água diariamente. Isso se repete em todo o estado do Piauí. Um Governo que não teve condições de minimamente colocar água na torneira do piauiense, como vai olhar no olho do eleitor e pedir voto de confiança mais uma vez, se uma coisa básica ele não conseguiu resolver? Como que o Governo não se envergonha de uma realidade dessa? A gente percebe a indignação da população e a gente está confiante no voto livre e consciente”, concluiu. (OitoMeia)