Pesquisa Amostragem / Costa Norte: Intenção de Voto Espontânea para Vereador em Parnaíba

A pesquisa de opinião pública sobre o cenário político da cidade de Parnaíba, realizada pelo INSTITUTO PIAUIENSE DE OPINIÃO PÚBLICA LTDA. – AMOSTRAGEM contratado pela TV COSTA NORTE, coletou dados entre os dias 16 a 19 de abril de 2024. A pesquisa foi devidamente registrada no Tribunal Regional Eleitora (TRE/PI) sob o número PI – 09394 / 2024, em 16 de abril de 2024.

Dados Principais:

  • Período de realização da coleta de dados: 16 a 19 de abril de 2024.
  • Margem de erro: 5,54% para mais ou para menos.
  • Número de entrevistas: 300 pessoas.

Resultados:

Gráfico 21: Intenção de Voto Espontânea para Vereador de Parnaíba

  • Batista do Catanduvas e Zé Filho: 2,00%
  • Neta: 1,67%
  • Daniel Jackson, Fortes Sampaio e Tererê: 1,33%
  • Beto, Geraldinho, Joãozinho da Unimagem, Renatinho, Ronaldo Prado e Thiago Vaqueiro: 1,00%
  • Taylon Andrade, Ana Flávia Azevedo, André Neves, Carlson Pessoa, Daniel Miranda, Diniz, Francisco Bigode, Gracinha, Hilder Monção, Irmão Marquinhos, Joseane Monção, Lucimar Lima, Paulo e Roberto William: 0,67%
  • Nenhum / ninguém: 5,67%
  • Nulo / branco: 0,33%
  • Não sabe / não opina: 60,00%

Gráfico 22: Outros Nomes Lembrados na Pesquisa Espontânea para Vereador

  • Almeida, Capela, Carlos Aguiar, Davi Soares, Dr. Reinaldo, Edcarlos Gouveia, Fátima Carmino, Francisco da Paz, Gustavo Lima, Haroldo Mercadinho, João Carlos Guimarães, João da Parnaíba, Josanha, Léo Firmeza, Mão Santa, Marone, Murilo, Netinho, Nilda, Patrícia, Rafael, Renato, Samarone, Seará do Povo, Victor Rufino Aragão, Zé Leale, Zé Pinto: 0,33% cada.

Considerações Finais:

A pesquisa revela uma dispersão significativa nas intenções de voto espontâneas para vereador em Parnaíba. Com 60% dos entrevistados afirmando não saber ou não opinar sobre seu voto e uma lista extensa de candidatos com baixos percentuais, o cenário eleitoral para a Câmara Municipal de Parnaíba ainda parece bastante aberto e indefinido.

  • Batista do Catanduvas e Zé Filho lideram a pesquisa com 2,00% das intenções de voto, seguidos por Neta com 1,67%.
  • A maioria dos entrevistados, no entanto, não mencionou nenhum candidato específico, com 5,67% afirmando que não votariam em nenhum ou não têm preferência.
  • A alta porcentagem de 60,00% de “Não sabe / não opina” destaca a necessidade de os candidatos trabalharem suas imagens e propostas para conquistar o eleitorado.

Esses dados são cruciais para entender as tendências e as preferências dos eleitores para a Câmara Municipal de Parnaíba, fornecendo insights valiosos para os candidatos e eleitores se prepararem para as eleições.

Continue acompanhando as divulgações dos dados da pesquisa nas plataformas da TV e Portal Costa Norte para uma compreensão completa e detalhada do cenário político-eleitoral de Parnaíba.

Governo do Piauí inicia mais pavimentação asfáltica em Parnaíba

Governo do Piauí inicia mais pavimentação asfáltica em Parnaíba

A Secretaria da Infraestrutura do Piauí (SEINFRA) deu início à pavimentação asfáltica na área urbana do município de Parnaíba. As obras fazem parte de um plano de ação voltado para a pavimentação asfáltica que irá beneficiar diversos municípios da região da Planície Litorânea.

Em Parnaíba, as obras serão realizadas nos bairros Frei, Dunas, Guarita, Dirceu Arcoverde e João XXIII. Até o final dos trabalhos, a SEINFRA terá realizado a pavimentação em uma área total de 53.159m², com investimentos de aproximadamente R$ 5,5 milhões.

“Parnaíba é uma cidade de grande porte, que recebe milhares de pessoas durante todo o ano. Estamos levando infraestrutura para todos os municípios do Piauí e Parnaíba também está recebendo nossa atenção. Iremos, certamente, melhorar a qualidade de vida dessas pessoas, pois sabemos que intervenções na mobilidade melhoram não apenas o trânsito, mas o saneamento, a locomoção de pedestres, afetando diretamente o bem-estar das pessoas”, explica o secretário da SEINFRA, Flávio Júnior.

Além de Parnaíba, a SEINFRA deve iniciar, em breve, pavimentações nos municípios vizinhos, como Buriti dos Lopes e Luís Correia, ampliando as ações do Estado em todos os municípios do Piauí.

FONTE: Governo do Piauí

Servidor do Governo do Piauí recebeu quase 20 anos sem trabalhar

Dois empregos 

O nível de desorganização do estado do Piauí em certas circunstâncias pode ser chamado de insano. Pelo menos é isso que se pode considerar ante o fato de que um professor da Uespi, que também tinha contrato com a Secretaria da Educação, recebeu salários durante 16 anos sem que ninguém se desse conta da irregularidade.
O professor se chama Sérgio Romualdo Lima Brandim, da Universidade Estadual, mas que entre 2005 e 2021 recebeu seus salários como professor da rede pública de ensino básico da Secretaria da Educação. 
Nesta semana, após um muito tardio inquérito sobre abandono de emprego, Brandin foi demitido.

Foto: ReproduçãoWellington tenta maquiar os números que abobalhe são favoráveis. Mas é outro que não ajuda o seu candidato em Teresina

Wellington Dias e a bagunça administrativa onde o professor recebia sem trabalhar

O Estado foi omisso 1

Em publicação sobre o caso, no Diário Oficial, o Estado informa que o processo que resultou na demissão do servidor teve início “com o pedido de informações originado da Corregedoria Geral datado de 30/07/2021”.  
Mas o servidor informou no curso do Processo Administrativo Disciplinar que em 2005 pediu desligamento da Seduc.

O interrogatório 

Segundo o relatório do processo, “o próprio servidor em seu interrogatório confirma afastamento das atividades inerentes ao cargo de professor, vinculado a Secretaria de Estado da Educação do Piauí, desde o ano de 2005, portanto aproximadamente 19 (dezenove) anos.”

O Estado foi omisso 2

Assim, o Estado que agora pune o servidor com demissão, evidencia descuido em verificar e auditar de modo recorrente seus pagamentos salariais. No relatório do inquérito que embasa punição ao servidor, informa-se que entre 2005 e 2022 Brandim “continuou percebendo a remuneração sem se dirigir a SEDUC-PI.”
O servidor informou no âmbito da investigação que “não reparou mais” nos valores depositados, achando que como se tratava de pagamento do estado, achou que seria uma coisa só, uma vez que é também professor da UESPI.

A bagunça do Wellington Dias

Punido, o servidor se beneficiou do pouco caso com que a administração pública do Piauí trata (ou tratava) casos dessa natureza. 
Convém lembrar que o período em que o professor foi favorecido pela bagunça administrativa que lhe possibilitou receber sem trabalhar por quase duas décadas coincide com o período em que, na maior parte do tempo, o Piauí esteve sob a gestão do agora ministro Wellington Dias.

Se for na Alepi encontra 

Se houvesse esse rigor na investigação com que identificaram o professor, seguramente irão achar milhares de servidores que recebem sem jamais terem aparecido em seus empregos. 
Porque essa parece ser a prática no Estado, notadamente na Assembleia Legislativa.(Portalaz)

Últimos preparativos: Piauí e Governo Federal ajustam detalhes para receber representantes do G20

Um encontro híbrido, com representantes do Governo do Piauí reunidos no Palácio de Karnak e membros do Governo Federal (Ministério do Desenvolvimento Social, Ministério das Relações Exteriores e Presidência da República) em Brasília, foi realizado nesta terça-feira (23) para definir detalhes da 3ª Reunião Técnica da Força-Tarefa do G20 para Aliança Global contra a Fome e a Pobreza. O evento será realizado de 22 a 24 de maio em no Centro de Convenções de Teresina.

A reunião teve como objetivo elaboração da logística para transporte, hospedagem, comunicação e segurança, visando receber as 54 delegações estrangeiras que participarão do evento em Teresina. O superintendente de Gestão e Governança da Secretaria de Governo, Thyago Januário, afirma que o Piauí ganha destaque no combate à fome e à pobreza, o que resultou na oportunidade de sediar uma das reuniões técnicas que antecedem o G20.

Últimos preparativos: Piauí e Governo Federal ajustam detalhes para receber representantes do G20 - (Divulgação )Divulgação

Últimos preparativos: Piauí e Governo Federal ajustam detalhes para receber representantes do G20

“Nesse período, o Piauí evoluiu seu PIB, estando o crescimento entre os dez maiores do país e o maior na Região Nordeste. Vamos mostrar para os integrantes do G20 as políticas públicas de sucesso que resultaram na melhoria da condição de vida da população, para que possam ser implementadas em outras nações”, relata.

Foram selecionados 30 voluntários bilíngues para auxiliar na comunicação com as delegações e prestar apoio às coordenações. A programação está pré-definida e contará com jantar de boas-vindas, reuniões técnicas e visita de campo. O Piauí contará, ainda, com um estande oficial no evento para divulgação de produtos típicos e atrações turísticas.

G20 em Teresina

Composto pelas maiores economias do mundo, como a África do Sul, Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Austrália e Canadá, o G20 discute iniciativas econômicas, políticas e sociais, além de traçar estratégias internacionais para os problemas que afligem o mundo, como o meio ambiente e as mudanças climáticas.

Este ano, o Brasil sediará o G20, com destaque para a inclusão de cidades de todas as regiões do país, inclusive Teresina, no Piauí. Os principais temas discutidos nesta edição serão o comércio, desenvolvimento sustentável, saúde, agricultura, energia e combate à corrupção.

Na capital do Piauí, o encontro ocorrerá entre os dias 22 e 24 de maio e vai tratar sobre o combate à fome, à pobreza e à desigualdade. A inclusão de Teresina e de outras capitais fora do eixo Sul-Sudeste representa uma inovação nesta edição do Brasil. A descentralização das atividades visa transformar o G20 em um fórum mais inclusivo e acessível, ampliando sua representatividade.

Além de Teresina, o Brasil vai receber reuniões do G20 em Brasília (DF), Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Fortaleza (CE), Foz de Iguaçu (PR), Maceió (AL), Manaus (AM), Porto Alegre (RS), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Salvador (BA) e São Luís (MA)

Poderosos do Karnak ainda insistem na possibilidade de desistência pré-candidatura de Zé Hamilton em Parnaíba

O núcleo político do Palácio de Karnak está apostando que pode, junto à família Lima de Júlio César e Georgeano, fazer uma composição com Dr. Hélio do MDB, o apadrinhado karnakiano.

A empreitada não será fácil para o governo, pois o ex-prefeito Zé Hamilton tem ganhado terreno na sucessão parnaibana. Ontem, em uma reunião de lideranças do município com o secretário de governo Marcelo Noleto, onde foram discutidas as demandas da cidade, ficou implícito que a disputa será com o time de Mão Santa. (Fonte;Silas Freire)

T.R.E determina retirada de ataques em rede social feita por assessoras do Mão Santa contra o pré-candidato Dr.Hélio

A política em Parnaíba chegou ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE), que em decisão determinou a retirada imediata de ataques em rede social contra o pré-candidato à prefeitura do município, Dr. Hélio. A decisão envolve a comissionada Gabriela Alves dos Santos, assessora de comunicação da prefeitura, e a servidora Gianni Rios, vinculada à Secretaria de Governo de Parnaíba, que usaram o Instagram para postar conteúdo com cunho pejorativo ao Dr. Hélio, com vídeo calunioso.

Gabriela e Gianni fazem parte do grupo da oposição, formado pela deputada estadual Gracinha Mão Santa e o atual prefeito Mão Santa. O grupo vem fazendo diversos ataques a Dr. Hélio, que coleciona diversos aliados importantes da política local, inclusive o governador Rafael Fonteles.

A decisão teve como base entendimento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que configura propaganda eleitoral extemporânea negativa, do art. 36-A da Lei 9.504/97, pressupõe o pedido explícito de não voto ou ato que desqualifica o pré-candidato, venha a macular sua honra ou imagem ou divulgue fato sabidamente inverídico. O prazo para a retirada do vídeo do ar é de um dia. (News Piaui)

PPP da Agespisa: Governador apresenta projeto a empresários e quer investimento de R$ 8 bilhões

O Governador do Piauí apresentou a investidores o projeto de concessão dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário da microrregião de água e esgoto do piauí (MRAE), conhecido popularmente como a “PPP da Agespisa”. O evento foi promovido pela Secretaria da Administração (Sead), na última segunda (22), em São Paulo (SP).

Durante o evento, foram apresentados o modelo de concessão, as metas e objetivos do projeto, além de informações sobre o mercado de saneamento básico no Piauí. O evento reuniu empresários e investidores e contou com a presença do governador Rafael Fonteles; do secretário da Administração, Samuel Nascimento, que também é o secretário-geral da MRAE; e da superintendente de Parcerias e Concessões do Estado, Monique Menezes.

Governador Rafael Fonteles durante apresentação - (CCOM Piauí)CCOM Piauí

Governador Rafael Fonteles durante apresentação

A expectativa do governador é que o certame seja realizado até o fim do mês de julho. O objetivo principal da PPP da Agespisa é atender 99% da população do Piauí com água de qualidade em um prazo de oito anos. O esgotamento sanitário atenderá 90% da população em 15 anos e o prazo para redução das perdas de água em 30% será de 8 anos. A concessão será por 35 anos, com um investimento total de R$ 8,6 bilhões.

O governador apresentou números relacionados à população e extensão territorial do estado e ressaltou a evolução econômica do Piauí.

“Viemos demonstrar para os investidores, para as empresas interessadas, a importância desse projeto para o estado e para o governo; [mostrar] o nível de prioridade que este projeto tem no nosso plano de governo e nosso planejamento de longo prazo para o Piauí. Ao mesmo tempo, apresentar nossas credenciais para garantir segurança jurídica e atratividade econômico-financeira para os participantes desse futuro leilão”,

Rafael FontelesGovernador do Piauí

Já o secretário da Administração, Samuel Nascimento, destacou o desafio de melhorar o serviço de saneamento e distribuição de água no Piauí.

“Reunimos os principais nomes do mercado de saneamento e possíveis investidores neste roadshow, que tem o objetivo de apresentar o projeto e atrair investidores interessados em participar do processo. A iniciativa faz parte de um esforço do Governo do Estado para melhorar a qualidade dos serviços de saneamento básico e garantir o acesso à água potável e tratamento de esgoto para a população”, afirmou.

Também foram realizadas reuniões individuais com empresas e fundos de investimentos, que seguirão nesta terça-feira (23), com o intuito de fomentar o interesse de investidores no setor na PPP da Agespisa. “Essas reuniões individuais são para as empresas tirarem dúvidas específicas, além de ser um momento de networking entre os participantes”, destacou Monique Menezes, superintendente da Suparc.

Equipe do governo do Piauí durante apresentação - (CCOM Piauí)Equipe do governo do Piauí durante apresentação
Com informações Governo do Piauí

Lagoa do Portinho transborda e água invade bares e restaurantes

A Lagoa do Portinho, no município de Parnaíba, litoral do Piauí, transbordou com as fortes chuvas que atingem a região e invadiu bares e restaurantes localizados às margens.

O proprietário de um desses estabelecimentos, Luís Carlos, contou que a situação não impediu os clientes de frequentarem o local.

“Eu coloquei umas tendas aqui para afastar as mesas da água, mas mesmo assim tem cliente que vem, que quer colocar a mesa na água para ver os peixes batendo nos pés”, disse.

Luís Carlos pontuou que esse já é o terceiro ano seguido que seu bar é invadido pelas águas, mas que fica feliz em ver a lagoa cheia após a seca que assolou o local nos anos anteriores.

Com informações de Darival Júnior 

MPPI adverte prefeito de Cocal sobre promoção pessoal em redes da prefeitura

O Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI), por meio da Promotoria de Justiça de Cocal, expediu uma recomendação para que o prefeito do município, Douglas de Carvalho Lima, evite realizar promoção pessoal de terceiros em suas redes sociais oficiais.

A recomendação foi emitida após o Inquérito Civil Público nº 04/2024, instaurado para investigar a possível utilização dos meios oficiais da Prefeitura de Cocal para promoção pessoal, encontrar indícios de publicidade pessoal do deputado estadual Rubens de Sousa Vieira nas redes sociais oficiais da prefeitura.

Foto: Reprodução/InstagramPrefeito de Cocal, Douglas de Carvalho Lima e o deputado estadual Rubens de Sousa Vieira

Prefeito de Cocal, Douglas de Carvalho Lima e o deputado estadual Rubens de Sousa Vieira

Segundo o promotor de Justiça Hérson Luís de Sousa Galvão Rodrigues, a recomendação visa garantir que as veiculações de propaganda institucional do município respeitem os limites do caráter educativo, informativo ou de orientação social, evitando o uso de nomes, símbolos ou imagens que caracterizem promoção pessoal de autoridades ou servidores públicos.

Além disso, o MPPI recomenda que a imagem do prefeito, do vice-prefeito e dos secretários municipais não seja vinculada a obras e feitos da prefeitura como forma de enaltecimento pessoal.

A recomendação também abrange a abstenção de promoção pessoal de autoridades, servidores públicos ou partidos políticos em publicidades oficiais, incluindo publicações em redes sociais digitais, bem como nomes, símbolos, imagens e slogans. O Ministério Público recomenda ainda a retirada ou adequação daquelas que não estejam em conformidade com o que foi recomendado.

Fonte: Com informações do MPPI

Ciro Nugueira critica os números do IDH do Piauí

O senador Ciro Nogueira usou suas redes sociais para criticar a posição do estado do Piauí, que possui o 4º pior índice de desenvolvimento humano do país. Nogueira destacou a mortalidade infantil, que segundo o IBGE continua crescendo, e criticou a educação, que ainda apresenta altos índices de analfabetismo.

Ele também mencionou a pobreza do estado, onde há mais beneficiários do Bolsa Família do que trabalhadores com carteira assinada, e cobrou a falta de instalação de grandes empresas na região ao longo das décadas. O senador, alinhado com o governo Bolsonaro, ressaltou os pontos que são cruciais para avaliar o IDH e afirmou que o estado precisa melhorar consideravelmente para garantir um futuro mais promissor.(Silas Freire)

Aos 99 anos morre em Fortaleza o ex-prefeito e ex-deputado estadual Elias Ximenes do Prado

Faleceu em Fortaleza, de insuficiência respiratória, nas primeiras horas da manhã desta terça-feira 23), o ex-vereador, ex-prefeito de Parnaíba e ex-deputado estadual Elias Ximenes do Prado. Seu corpo será transladado para Parnaíba onde será sepultado.

Elias Ximenes tinha 99 anos, considerado um ícone da política piauiense. Deixa um marco na histórica política, exemplo de um político sério e comprometido com o próximo. Uma perda irreparável. Que Deus o receba de braços abertos e conforte o coração de todos os familiares e amigos!

Lula tira o corpo e culpa auxiliares pela gestão ruim

O presidente Lula (PT) continua o mesmo, terceirizando responsabilidade pelos próprios erros, exatamente como nas primeiras duas versões de governo. Incluindo os escândalos de corrupção. À frente de uma gestão pífia e por isso reprovada pela maioria da população, Lula deu ouvidos à fofoca de petistas ainda incomodados com o ex-tucano Geraldo Alckmin, chamado de “mosca morta”. Lula humilhou o vice, cobrando empenho, e fez vergonha a ministros. Mas é ele quem ainda não arregaçou mangas.

Governo de factoides

Quinze meses depois, o governo Lula ainda caça adversários, em vez de conquistar eleitores que o rejeitam, e nada entregou. Exceto factoides.

Reprovação geral

O atual governo é tão ruim que pesquisa do Ipec, sempre gentil com o PT, indica reprovação de Lula em 6 das 8 principais áreas da gestão.

Carga pesada

Sem apitar na área econômica, Alckmin tem espaço restrito. E carrega o carma de haver indicado o microministro Márcio França, do seu PSB.

Estado catatônico

Fofoqueiros próximos de Alexandre Padilha criticam Alckmin sem admitir que há bem mais ministros em estado catatônicos no PT que no PSB.(Diário do Poder)

Ricardo Veras descarta chance de desistência em Parnaíba: “nenhuma”

Ricardo Veras descarta chance de desistência em Parnaíba: “nenhuma”

Depois do deputado Georgiano Neto confirmar a pré-candidatura do ex-prefeito Zé Hamilton em Parnaíba, o próximo a descartar desistência foi o vereador Ricardo Veras, pré-candidato a vice-prefeito.

Para a coluna, Veras foi enfático: “nenhuma chance”, disse após ser questionado sobre uma eventual desistência.

Hamilton deve disputar o pleito contra o nome do atual prefeito Mão Santa, o engenheiro Francisco Samuel, bem como com o candidato que carrega o apoio do Karnak, deputado Dr. Hélio.

Sobre os adversários, Ricardo Veras destacou que respeita todos, mas que vai enfrentar qualquer um. “Avalio com muita naturalidade, respeito e vamos enfrentar qualquer que sejam os adversários”.(Alécio Rodrigues)

Lula coloca Wellington Dias em novo teste de fogo com o Congresso

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversa com o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) cobrou, nesta segunda-feira (22), mais empenho de ministros na relação com o Legislativo, para aprovação de medidas de interesse do governo.

Lula deu as declarações durante evento no Palácio do Planalto de lançamento de um programa de renegociação de dívidas de microempreendedores individuais (MEIs), micro e pequenas empresas – o “Desenrola” dos pequenos negócios.

Entre os ministros citados por Lula para aumentarem o diálogo com deputados e senadores, está o piauiense Wellington Dias, hoje ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Dias, que é alvo constante de membros do chamado centrão (e até de fogo amigo), agora recebe outro teste de fogo: acalmar aqueles que buscam sua cabeça, ou melhor, sua cadeira.

Além de Dias, também foram cobrados o vice-presidente e também ministro Geraldo Alckmin, além do ministro da Casa Civil, Rui Costa. Ambos são considerados fortes interlocutores para um diálogo que impessa novas derrotas em votações importantes para o governo.

Abandono do Conjunto Jardim Vitória em Parnaíba: Um Grito por Atenção ao Poder Público Municipal

Os moradores do Conjunto Jardim Vitória, em Parnaíba, estão vivendo uma situação de completo abandono por parte das autoridades municipais. Desde 2018, a gestão do prefeito Dr. Francisco Moraes Souza, conhecido como Mão Santa, por negligência dos órgãos competentes da prefeitura, deixou a comunidade à mercê dos problemas.

As sucessivas construções de novas residências no Loteamento Conviver, vizinho ao Conjunto Jardim Vitória, trouxeram prejuízos significativos aos moradores da Rua 8. Durante o período de chuvas, a rua se transforma em um verdadeiro rio, ficando alagada por até cinco meses seguidos. Este ano, em 2024, a situação se agravou devido ao represamento das águas causado pelas obras residenciais em andamento, que despejaram entulhos na via.

Para completar o quadro de desolação, a coleta de lixo na região está comprometida. Os garis se veem impossibilitados de acessar a Rua 8 devido à lama que a tomou por completo, recusando-se a realizar o serviço. Como resultado, o acúmulo de resíduos contribui para o agravamento da situação já precária, enquanto as fossas sépticas estouradas aumentam os riscos à saúde pública.

Diante desse quadro desolador, os moradores do Conjunto Jardim Vitória clamam por uma ação imediata por parte do Poder Público Municipal de Parnaíba. É urgente que sejam tomadas medidas para resolver os problemas de infraestrutura e saneamento básico que afetam a comunidade.

Os moradores não podem mais esperar. É imperativo que ações concretas sejam realizadas com urgência para resolver os problemas que os afligem. Chegou o momento do Poder Público Municipal de Parnaíba passe a se concentrar na resolução dos reais problemas dos bairros. A prioridade deve ser dada às obras de infraestrutura que realmente beneficiem a população.

Mulher sofre tentativa de feminicídio e suspeito do crime é preso no litoral do Piauí

Policiais militares da cidade de Parnaíba prenderam um homem identificado como Wallison William de Moraes, conhecido como “Amarelo”, de idade não revelada, suspeito de tentativa de feminicídio, fato ocorrido na noite de sábado (20/04). 

FOTO: REPRODUÇÃOCentral de Flagrantes de Parnaíba

Central de Flagrantes de Parnaíba

Conforme informações do Subtenente Leonardo Souza, os policiais faziam rondas no Conjunto Broderville, quando se depararam com o suspeito correndo. Ao abordarem Wallisson, o militar informou que foi avisado por populares que o investigado tinha tentado contra a vida de sua própria companheira em Luís Correia, quando fugiu para Parnaíba na tentativa de se esconder. 

Wallison foi conduzido para a Central de Flagrantes. Segundo o avô da vítima, ela foi alvo de golpes de faca na região das costas e foi levada ao Hospital Estadual Dirceu Arcoverde em estado grave. Não há atualizações sobre seu estado de saúde.

Parnaíba:Juíza determina prisão domiciliar para presas devido à falta vagas no semiaberto para mulheres

6.jpegAscom/ Defensoria Pública

Por Yala Sena

Em decisão pioneira no litoral do Piauí, a juíza Maria do Perpétuo Socorro Ivani de Vasconcelos, da 1ª Vara Criminal de Parnaíba, está determinando a soltura de mulheres da Penitenciária Mista e ordenando o uso de tornozeleiras eletrônicas em prisões domiciliares.    

O Cidadeverde.com entrou em contato com a Secretaria Estadual de Justiça e aguarda o posicionamento do órgão.

1.jpegA decisão da magistrada se deve à falta de Colônia Agrícola voltada para as mulheres e a superlotação do presídio.  Segundo a Defensoria Pública do Estado, a lotação na penitenciária mista teve um aumento de mais de 400% nos últimos anos, abrigando 652 presos quando a capacidade é de 125 internos.

Na penitenciária mista de Parnaíba existe uma ala que abriga as mulheres. No entanto, com o inchaço populacional dentro do presídio, a magistrada determinou a prisão domiciliar para as mulheres.

Na penitenciária, 40 mulheres cumprem penas e a decisão da juíza irá beneficiar sete apenadas do semiaberto harmonizado.

O defensor público, Antônio Caetano de Oliveira Filho, da 8ª Defensoria de Parnaíba, ressaltou que o fundamento da decisão não é simplesmente a superlotação, mas o fato de não ter prisão para mulheres cumprirem pena em regime semiaberto no estado inteiro.

“Só tem presidio feminino em Teresina e Picos, mas mesmo assim, sem espaço adequado para as que cumprem pena em regime semiaberto. As apenadas ficam em presídios fechados e elas precisam de espaços diferenciados”, disse o defensor. 

Na decisão, as presas podem sair para trabalhar, mas a partir das 18h até às 6h devem permanecer na residência com fiscalização eletrônica.

As apenadas são proibidas também de frequentar bares, casas noturnas, rinhas ou qualquer outro estabelecimento destinado a comércio ou armazenamento de substâncias ilegais. A Secretaria Estadual de Justiça divulgou nota sobre a decisão judicial.

A Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) informa que, sobre a obtenção de semiaberto harmonizado para as internas da Penitenciária Mista de Parnaíba, dispõe de tecnologia e servidores do Núcleo do Monitoramento Eletrônico capazes de fiscalizar as internas do regime, conforme a decisão judicial. A Sejus ressalta e manifesta ainda que o monitoramento é eficiente e uma alternativa mais econômica para os cofres públicos, além de uma possibilidade de enfrentamento ao problema da superlotação do sistema prisional. Por fim, a Sejus segue com as obras da construção de uma nova unidade penal no Norte do Estado, em Buriti dos Lopes, abrindo mais vagas no sistema.

Zé Filho teria alterado estatuto da Fiepi para entrar na disputa em Parnaíba

Ex-governador Zé FilhoReprodução/Instagram

Fonte altamente qualificada, pedindo preservação de seu nome em provável noticiário, informou a este repórter que o presidente da Federação das Indústrias do Piauí (FIEPI), ex-governador José Filho Moraes Souza, coordenou reunião em que teria sido alterado o estatuto da entidade de modo a permitir que ele possa se afastar para disputar uma eleição sem risco de perder a presidência.

Silêncio

O redator desta coluna procurou por mensagens três vezes no início da manhã de hoje o ex-governador, mas ele não respondeu aos questionamentos.

Questionamento

A principal pergunta feita nas mensagens ao ex-governador foi se realmente o estatuto da Federação sofrerá realmente alteração.

É do MDB

Ex-governador Zé Filho – Foto: Reprodução/ Instagram

Zé Filho Moraes Souza é filiado ao MDB e só poderia ser candidato pelo partido uma vez que o prazo de filiação partidária se esgotou no último dia 6.

Partido do Dr. Hélio

Dr. Hélio Oliveira – Foto: Lupa1

O MDB é o partido do deputado estadual Dr. Hélio, já lançado candidato do Governo à Prefeitura de Parnaíba.

Duas hipóteses

Zé Filho só poderia ser candidato a prefeito pelo MDB em duas hipóteses: se Dr. Hélio desistisse ou se disputasse e vencesse a convenção do partido.

Sem sinal

Até hoje pela manhã não havia sinal de que qualquer uma das hipóteses poderia prevalecer.

Amigos espalham

Amigos do ex-governador e presidente da FIEPI espalham na cidade que o ex-governador estaria no ponto para entrar na disputa.(Fonte: Coluna do Feitosa Costa)