Um prédio secular onde funcionou a Escola Lima Rebelo, em Parnaíba, encontra-se em estado de completo abandono. A situação foi denunciada por pessoas preocupadas com as condições do imóvel.
Segundo a denúncia, o espaço estaria sendo utilizado como ponto de abrigo por usuários de drogas e também haveria relatos de prostituição no local.Além de comprometer a preservação de um imóvel que faz parte da história educacional e cultural de Parnaíba, o abandono também gera preocupação com a segurança de moradores e pessoas que circulam pelas proximidades.
A população pede que as autoridades competentes realizem uma vistoria e adotem as providências necessárias para garantir a segurança do local e, principalmente, preservar o patrimônio histórico.
É com profundo pesar que comunicamos o falecimento de Maria Rosa de Souza, carinhosamente conhecida como Tia Maria, uma das mais antigas empreendedoras do ramo da gastronomia com sua hamburgueria em Parnaíba.
Durante décadas, Tia Maria esteve à frente de um dos tradicionais pontos de lanches da cidade, localizado na Avenida São Sebastião, nas proximidades da UFDPAR, construindo uma história marcada pelo trabalho, dedicação e qualidade.
Considerada uma das precursoras do segmento de hamburgueria em Parnaíba, Tia Maria deixou sua marca na gastronomia local e conquistou o carinho de gerações de clientes que conheceram e apreciaram seu trabalho.
Sua trajetória também representa a história de uma mulher empreendedora que, através do trabalho e da gastronomia, contribuiu para o desenvolvimento e para a vida comercial de Parnaíba.
Neste momento de dor, registramos nossa gratidão por tudo o que Tia Maria representou para a cidade e para tantas pessoas que tiveram a oportunidade de conhecer seu trabalho.
Que Deus a receba em seus braços e conforte familiares, amigos e todos que sentem sua partida.
Termina às 19h de 15 de agosto o prazo para que os partidos registrem na Justiça Eleitoral os candidatos que disputarão as eleições de 2026. Para presidente e vice-presidente, os pedidos devem ser apresentados ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Foto: Valter Campanato/ Agência Brasil
Prazo para registro das candidaturas termina às 19h de 15 de agosto.
O prazo ocorre após o encerramento das convenções partidárias, concluídas na quarta-feira (5). A partir de agora, as legendas precisam formalizar perante a Justiça Eleitoral as candidaturas aprovadas nos encontros nacionais.
Para os demais cargos, os registros são feitos nos respectivos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs). A regra vale para candidatos a governador e vice-governador, senador, deputado federal, deputado estadual e deputado distrital.
Dos 30 partidos registrados no TSE, 13 indicaram candidatos à Presidência da República. As demais legendas declararam apoio a nomes de outros partidos ou optaram pela neutralidade na disputa nacional.
A estratégia de não lançar candidato ao Planalto pode permitir que essas siglas concentrem esforços nas eleições estaduais e proporcionais, com o objetivo de ampliar suas bancadas nas assembleias legislativas, na Câmara dos Deputados e no Senado.
Candidatos à Presidência
As convenções nacionais confirmaram os seguintes nomes para a disputa:
Augusto Cury (Avante)
Clariana Barão (DC)
Edmilson Costa (PCB)
Flávio Bolsonaro (PL)
Hertz Dias (PSTU)
Leonardo Avalanche (PRTB)
Luiz Inácio Lula da Silva (PT)
Renan Santos (Missão)
Romeu Zema (Novo)
Ronaldo Caiado (PSD)
Rui Costa Pimenta (PCO)
Samara Martins (UP)
Wilson Grassi Júnior (Democrata)
A confirmação nas convenções, porém, não encerra o processo. As candidaturas só serão formalizadas após o pedido de registro e a análise da Justiça Eleitoral.
Onde consultar os candidatos
Depois que o registro é solicitado, os dados do candidato ficam disponíveis para consulta pública no sistema DivulgaCandContas, do TSE.
A plataforma reúne informações sobre os pedidos de registro, além de dados eleitorais e informações sobre as contas dos candidatos e dos partidos. O sistema pode ser acessado por qualquer cidadão.
Um pescador de 63 anos, identificado como Pedro Carvalho de Oliveira, morreu após cair no mar durante uma viagem de pesca em alto-mar, na região de Luís Correia, no litoral do Piauí. O acidente ocorreu na tarde de quinta-feira (6), mas o caso foi registrado pelas autoridades neste sábado (8).
Segundo informações do 24º Batalhão da Polícia Militar (BPM), a embarcação havia saído de terra na quarta-feira (5) com destino ao alto-mar para a realização de atividades de pesca. Pedro era o mestre da embarcação.
Conforme relato de um dos pescadores que estava no barco, Pedro caiu na água enquanto a embarcação estava em movimento. Os demais tripulantes perceberam a situação e fizeram o resgate imediatamente, mas ele não resistiu.
A ocorrência foi comunicada à Polícia Militar por volta das 6h10 deste sábado. Uma equipe da Força Tática foi acionada e se deslocou até o Porto Albatroz, onde constatou a morte.
Ainda de acordo com o relato repassado à PM, Pedro fazia uso de medicamentos para controle da pressão arterial e era diabético, além de apresentar outros problemas de saúde.
O corpo da vítima foi removido pelo Instituto Médico Legal (IML). As circunstâncias da queda e da morte deverão ser apuradas pelas autoridades.
Identidade visual de Lula e Alckmin incorpora verde, amarelo e azul
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) definiu o conceito central de sua campanha à reeleição em 2026: “O Brasil pronto pra mais”. A mensagem será utilizada na comunicação da chapa e busca associar a candidatura à continuidade do atual governo e à perspectiva de novos avanços no país.
O slogan foi definido pelo marqueteiro da campanha, Raul Rabelo, com participação do ministro da Secretaria de Comunicação Social (Secom), Sidônio Palmeira.
A escolha do conceito ocorre no momento em que a candidatura de Lula entra oficialmente na fase eleitoral. O petista busca um quarto mandato presidencial, após ter governado o país entre 2003 e 2010 e retornado à Presidência em 2023.
A expressão “Brasil Pronto Pra Mais” também foi incorporada ao nome da coligação que apoia a candidatura de Lula. O pedido de registro da aliança foi encaminhado à Justiça Eleitoral na noite de sexta-feira (7).
A coligação reúne o PDT, o PSB, a Federação Brasil da Esperança (PT, PCdoB e PV) e a Federação PSOL-Rede.
O registro apresenta Lula como candidato à Presidência da República e Geraldo Alckmin (PSB) como candidato a vice-presidente.
Campanha terá cores da bandeira brasileira
Além do novo slogan, a chapa definiu uma identidade visual que terá os nomes de Lula e Alckmin. Uma das principais mudanças está nas cores utilizadas na comunicação eleitoral.
Além do vermelho tradicionalmente associado ao PT, a campanha também utilizará verde, amarelo e azul, em referência às cores da bandeira brasileira.
A estratégia amplia a identidade visual da chapa para além da simbologia partidária e incorpora elementos nacionais à comunicação da campanha.
Disputa pela identidade nacional
A utilização das cores da bandeira brasileira também ocorre em meio à disputa política em torno de símbolos nacionais. Nos últimos anos, o verde e o amarelo passaram a ser frequentemente associados a manifestações e grupos ligados à direita brasileira.
Ao incorporar essas cores ao lado do vermelho, a campanha de Lula busca construir uma identidade visual com referências nacionais para a chapa formada por Lula e Alckmin.
O slogan “O Brasil pronto pra mais”, a nova identidade visual e a composição da coligação devem nortear a comunicação da candidatura ao longo da disputa presidencial de 2026.
Dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), divulgados pelo Ministério da Educação, mostram que estados governados pela esquerda têm pior desempenho no ensino fundamental (1º ao 5º ano) das redes públicas e privadas. Os números são de 2025 e refletem o desempenho de 14,5 milhões de matrículas, em 101 mil escolas de todas as unidades da federação. O índice médio nacional é 6,3. A escala vai de 0 a 10 e a meta do Ideb para o ano era de 6 pontos.
Pior de todos
O estado com pior desempenho é o do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil). O Amapá está na lanterna, com 5,5.
Logo atrás
O Pará, governado ano passado pelo lulista Helder Barbalho (MDB), amarga a vice-lanterna com sofríveis 5,6 pontos.
Segue a lista
Seguindo a lista dos cinco piores desempenho do Ideb, aparecem três estados empatados, incluindo a Bahia, do Jerônimo Rodrigues (PT): 5,7.
Mais petista
Além da Bahia, a posição tem ainda Rio Grande do Norte, de Fátima Bezerra (PT), e o Maranhão, de Carlos Brandão, ex-PSB atual MDB.(Cláudio Humberto)
Parnaíba nunca foi uma cidade acostumada a ver a prefeitura investigada por operações policiais, nem gestores presos ou envolvidos em grandes escândalos de corrupção. Essa sempre foi uma marca positiva da nossa história política. Mas, ultimamente, muita gente tem sentido que esse cenário pode estar mudando.
E não é por acaso.
O prefeito Francisco Emanuel resolveu caminhar lado a lado com o deputado Rubens Vieira e, junto com essa nova aliança, começaram a aparecer figuras que carregam um passado de investigações e polêmicas. Isso, no mínimo, acende um sinal de alerta.Afinal, por que esse grupo passou a ocupar tanto espaço na política de Parnaíba? O que motivou essa aproximação? Que benefícios essa aliança traz para a cidade?
Outro ponto que chama atenção é ver empresas e pessoas ligadas a empresários que já foram alvo da Operação Escamoteamento fechando contratos milionários com a Prefeitura de Parnaíba.
Vale lembrar que a cidade de Cocal ganhou repercussão nacional justamente por causa da Operação Escamoteamento, que colocou o município no centro das atenções em uma investigação sobre suspeitas de corrupção envolvendo Rubens Vieira e empresários que hoje orbitam a gestão de Francisco Emanuel. Isso não significa um pré-julgamento. Quem foi ou está sendo investigado tem direito à presunção de inocência. Mas também ninguém pode exigir que a população ache essa situação normal e permaneça calada.
Se existem tantas empresas no mercado, por que justamente pessoas ligadas ao grupo político de Rubens Vieira, que deixaram de atuar em Cocal após todo o desgaste provocado pela operação, passaram a ocupar espaço na administração de Parnaíba? É apenas coincidência? O que garante que as próximas fases da Operação Escamoteamento não seja em Parnaíba?
São perguntas que a sociedade tem o direito de fazer e que o prefeito Francisco Emanuel tem o dever de responder com total transparência.
Na política, as companhias dizem muito. Quem escolhe andar com pessoas envolvidas em tantas controvérsias precisa saber que também carregará o peso das desconfianças. E isso vale para qualquer prefeito, de qualquer partido.
O povo de Parnaíba tem que colocar as barbas de molho. Tem que acompanhar licitações, contratos, nomeações e cobrar transparência. Afinal, esse dinheiro é do contribuinte.
Parnaíba não pode correr o risco de perder uma reputação construída ao longo de décadas por causa de escolhas políticas questionáveis.
O prefeito Francisco Emanuel precisa entender que transparência na aplicação dos recursos públicos não é favor, é obrigação.
Da mesma forma, quem decide abrir as portas da administração para pessoas cercadas por investigações e processos precisa estar preparado para conviver com o questionamento da sociedade.
Parnaíba merece continuar sendo exemplo de integridade, e não correr o risco de trilhar o mesmo caminho da cidade de Cocal, que pela má conduta de políticos , tiveram a história marcada por escândalos de corrupção. (Márcio Bikanca)
Joel Rodrigues avisou que vai passar um pente fino nos contratos das Organizações Sociais que o governo do Piauí contratou para gerir hospitais no estado.
Foto: Reprodução
Joel vai revisar, se eleito, os milionários contratos na área da saúde
O Ministério Público e o Tribunal de Contas já apontaram que essas organizações deram uma bela desorganizada nos serviços hospitalares do interior. (Portalaz)
A Prefeitura de Cajueiro da Praia, no litoral do Piauí, reabriu as inscrições de quatro concursos públicos que ofertam 100 vagas imediatas, além de formação de cadastro de reserva. Os candidatos agora têm até o dia 30 de agosto para se inscrever. Com a alteração no cronograma, a prova objetiva também foi remarcada e será aplicada em 1º de novembro.
Os concursos são organizados pelo Instituto Brasileiro de Pesquisa, Avaliação e Seleção de Pessoal (INBRASP) e contemplam cargos de níveis médio, técnico e superior. Os salários variam de R$ 1.621 a R$ 4 mil, com jornadas de trabalho entre 20 e 40 horas semanais.
Arquivo/Agência Brasil
Concurso com quatro editais e 100 vagas em Cajueiro da Praia reabre inscrições
As oportunidades estão distribuídas entre diferentes áreas da administração pública. Há vagas para professor, assistente social, psicólogo, farmacêutico, nutricionista, psicopedagogo, técnico em enfermagem, técnico em saúde bucal, auditor tributário, fiscal de obras e ambiental, médico e Guarda Civil Municipal.
O concurso também oferece vagas para Agente Comunitário de Saúde em diferentes unidades do município, com remuneração de R$ 3.036. Para esse cargo, é necessário ensino médio completo, curso técnico na área e residência na microárea de atuação.
Na área da educação, a maior oferta é para professores dos anos iniciais do ensino fundamental, além de vagas para educação infantil, educação física, língua estrangeira, língua portuguesa, história, geografia e ciências.
Confira todos os cargos
Oprimeiro edital oferece vagas para os cargos de: Assistente Social, Psicólogo, Auditor Tributário, Fiscal de Obras/Ambiental, Farmacêutico, Técnico em Enfermagem, Técnico em Saúde Bucal, Psicopedagogo, Nutricionista e Médico.
O segundo edital oferece vagas para o cargo de Guarda Civil Municipal (GCM).
Oterceiro editaloferece vagas para os cargos de: Professor de Educação Infantil, Professor de Educação Física, Professor de Língua Estrangeira, Professor de Ens. Fundamental – Anos Iniciais, Professor de Ens. Fundamental – Português, e Professor de História / Geografia / Ciências.
Oquarto editaloferece vagas para o cargo de Agente Comunitário de Saúde em Cajueiro da Praia, Barrinha, Borogodó/Barra Grande, e Boa Vista,
Como fazer a inscrição
As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pela internet, no portal do Instituto INSBRAP, até o dia 30 de agosto. As taxas variam entre R$ 115 e 145, dependendo do cargo escolhido.
Antes de concluir a inscrição, o candidato deve conferir no edital os requisitos exigidos para a função pretendida, como formação acadêmica, registro em conselho profissional e demais critérios específicos.
Todos os candidatos farão prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório. Para os cargos de nível superior, também haverá prova de títulos. Já os concorrentes ao cargo de Guarda Civil Municipal passarão ainda por investigação social, exames médicos, avaliação psicológica e teste de aptidão física, todas etapas eliminatórias.
Os locais de prova serão divulgados no dia 29 de outubro. O gabarito preliminar está previsto para 2 de novembro, enquanto o resultado final deverá ser publicado em 25 de novembro no site da banca organizadora.
O concurso terá validade de dois anos, contados a partir da homologação do resultado, podendo ser prorrogado uma única vez por igual período.(O Dia)
O curso de Torneiro Mecânico do SENAI em Parnaíba está com matriculas abertas para uma nova turma no dia 17 de agosto de 2026.
O curso de Torneiro Mecânico do SENAI tem carca horária de 240 horas, nos turnos tarde e noite, ministrado pelo professor Paulo Henrique. O curso capacita profissionais para operar tornos convencionais, interpretar desenhos técnicos e realizar controle dimensional de peças.
No curso de Torneiro Mecânico os alunos desenvolverão habilidades de leitura e desenho técnico, metrologia, com uso de instrumentos de precisão como paquímetro e micrômetro, tecnologia dos materiais, com conhecimento sobre ligas metálicas e ferramentas de corte, além de operação de torno, prática de desbaste, acabamento, furação e rosqueamento em tornos mecânicos, e noções de segurança no trabalho, com normas de prevenção de acidentes e uso de EPIs.
O candidato ao Governo do Piauí pelo Progressistas (PP), Joel Rodrigues, declarou à Justiça Eleitoral patrimônio de R$ 1.688.256,20 no registro de candidatura para as eleições de 2026. Os dados constam no sistema DivulgaCandContas, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Entre os bens informados pelo candidato estão dois imóveis residenciais, avaliados em R$ 900 mil e R$ 300 mil, além de uma fração de terreno no valor declarado de R$ 80 mil. Joel também declarou dois veículos, sendo um modelo ano 2021/2022 avaliado em R$ 175 mil e outro ano 2023/2024 com valor de R$ 175,8 mil.
Foto:GP1
Joel Rodrigues
A declaração de bens inclui ainda valores mantidos em contas bancárias. O candidato informou R$ 8.792,67 em conta corrente no Banco do Brasil e R$ 1.101,30 em conta no Banco do Nordeste. Também foram declarados R$ 22 mil em dinheiro em espécie, R$ 1.402,83 em aplicação de renda fixa e R$ 24.159,40 referente a um consórcio não contemplado.
Joel Rodrigues disputa o Governo do Piauí pela coligação “Juntos pelo Piauí”, formada pelo Podemos (PODE), pela Federação Renovação Solidária (PRD/Solidariedade) e pela Federação União Progressista (União Brasil/PP). A documentação apresentada faz parte das exigências para o registro de candidatura e fica disponível para consulta pública no sistema da Justiça Eleitoral.(Wanessa Gomes/Gp1)
O cerco político ao deputado federal Júlio César parece estar se fechando dentro da própria base do governador Rafael Fonteles. A cada semana, novas lideranças e grupos políticos ligados ao Palácio Karnak anunciam que não pretendem votar no deputado para o Senado Federal. O episódio mais recente veio de Oeiras. Em entrevista ao programa Vai Encarar, da Silas TV, o ex-deputado Mauro Tapety afirmou que o prefeito Dr. Ailton teria firmado um entendimento com a família Tapety e o MDB para que uma das vagas de senador da chapa majoritária fosse destinada ao senador Marcelo Castro, enquanto a segunda indicação ficaria a critério do prefeito. Segundo Tapety, Dr. Ailton teria escolhido o senador Sílvio Nogueira. Na prática, caso esse acordo se confirme, o grupo político de Oeiras ficaria fora do projeto eleitoral de Júlio César para o Senado. É mais uma importante base política ligada ao governo que sinaliza não apoiar Júlio César. E, até agora, não se vê uma reação pública contundente do Palácio Karnak para conter o movimento.
Nos bastidores, cresce a avaliação de que o deputado estaria sendo deixado à própria sorte. O governo, em vez de assumir o desgaste, estaria transferindo a responsabilidade para as lideranças municipais e deixando que cada grupo faça sua própria escolha. Mas há uma leitura política ainda mais ampla. Nos bastidores, adversários do governo sustentam que o enfraquecimento de Júlio César também atingiria o grupo político da família Lima, especialmente o deputado federal Georgiano Neto, apontado como uma liderança emergente e com forte presença política nos municípios piauienses.
A avaliação de setores da oposição é que Georgiano vem se consolidando como um potencial protagonista da próxima sucessão estadual e, por isso, seria visto pelo grupo governista como um adversário que precisa ser monitorado desde agora. O cenário, portanto, vai muito além da disputa por duas vagas ao Senado. A eleição de 2026 já começa a produzir movimentos que podem influenciar diretamente a sucessão estadual seguinte. A pergunta que fica é: até onde o Palácio Karnak pretende deixar Júlio César caminhar sozinho nessa disputa? (Silas Freire)
O que foi apresentado pelo governo do Estado como um marco histórico para o Piauí começa a se transformar em uma operação cercada de dúvidas, frustrações e informações desencontradas. O Conta 2, embarcação de menor porte que deixou anteontem o Porto de Luís Correia para levar o primeiro carregamento de minério ao Marine Victory, que aguardava a cerca de 30 quilômetros da costa, não teria conseguido concluir a operação de transbordo. Segundo informações que circulam nos bastidores, o Conta 2 teria iniciado o retorno para o porto, mas não teria chegado a Luís Correia.
Também não teria conseguido realizar o transbordo com o navio maior. O episódio é tratado com tensão dentro da estrutura responsável pela operação. Há relatos de pressão sobre servidores e de orientação para que não sejam repassadas informações sobre o que realmente aconteceu. E surgiu ainda uma informação que, até o momento, não foi confirmada oficialmente: a de que o Marine Victory poderia deixar a região e seguir viagem. Se isso for confirmado, será um duro golpe para o governo. Afinal, uma operação apresentada como símbolo da capacidade logística do Piauí pode terminar justamente no momento em que deveria começar.
O problema é que grandes operações não podem ser feitas na base do improviso, da pressa e da propaganda. O resultado dessa tentativa de fazer tudo “nas coxas” pode estar aparecendo agora: uma operação frustrada, um governo pressionado e muitas perguntas sem resposta. O Piauí esperava o início de uma nova rota de exportação. Até agora, o que aparece é uma sucessão de problemas e contradições. E, se o Marine Victory realmente for embora, o sonho vendido como marco histórico poderá terminar como um dos maiores vexames logísticos do governo estadua. (Silas Freire)
Em toda eleição da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Parnaíba tem palhaçada. A que foi realizada na noite desta quinta-feira(6) não foi diferente. Foi uma verdadeira comédia, palhaçada, onde ficou claro que existem mil e uns interesses suspeitos por debaixo do pano, porque alí não estava nenhum interessse público mas, tão somente, interesses escusos de grupinhos de vereadores que já são useiros e vezeiros de descumprirem compromissos que assumem uns com os outros antes da eleições. Eita, raça… Xingamentos e até ameaça de troca de bofetes ocorreu, entre os vereadores Geraldinho, com mais de 30 anos de casa (9 mandatos), e Ruan Benício, que está no seu primeiro mandato.
O presidente eleito Ronado Prado cercado por seus eleitores
Seriam duas chapas concorrentes: uma encabeçada por Ronaldo Prado (9 mandatos) e oe outra por Batista do Catanduvas, que desistiu dizendo que não queria ser presidente mas havia se candidatado a pedido do prefeito. ” O prefeito não tem que intervir. Os poderes são independentes”- questionou a vereadora Fárima Carmino.
Na verdade Batista desistiu porque não se articulou devidamente (não houve tempo), por imaginar que a eleição só seria depois o pleito nacional de outubro próximo. Mas o presidente da Casa, vereador Daniel Jackson, não se sabe obedecendo a quem e porque cargas dágua, antecipou os fatos e, intempestivamente, convocou o pleito para a noite desta quinta feira. Ficou feio. Ficou um cheiro de podridão no ar…
O eleitor parnaibano tem que fiscalizar mais os seus vereadores, que estão muitos soltos e focando em coisas que não são do interesse público. A cada legislatura cai o nível dos que se dizem representantes do povo mas que, na verdade, o povo não se sente representado por eles. Cada gabinete de um vereador custa mais de 50 mil reais por mês para o contribuinte da Parnaíba. Eles tem direito a nomear até assessores que não assessoram. Quantos são atualmente na Câmara? Mais de um milhão por mês é o repasse mensal para os vereadores? Não é caro demais para o que eles entregam??? ISSO É UMA VERGONHA!!!
Ontem o governador anunciou com festa que o navio havia saído. Hoje os dados públicos de rastreamento marítimo mostram algo estranho e bem diferente.
O KONTA II, o mini graneleiro que deveria fazer as viagens entre o porto e o navio principal, saiu do berço após 43 dias atracado e está parado há mais de 24 horas a poucos quilômetros da costa. Não chegou ao Marine Victory. Não transferiu carga. Não voltou para carregar mais.
Está parado numa região onde a profundidade do oceano ainda é baixa, exatamente a zona de risco que especialistas apontam como crítica para essa operação.
E o Marine Victory, o Capesize de 250 metros que estava ancorado há 43 dias esperando, acumulando mais de R$ 5 milhões em multa de espera, aparece agora se movendo para o norte. Saindo. Sem qualquer confirmação pública de que recebeu uma única tonelada de minério.
Um homem foi preso na quinta-feira (6), em Parnaíba, suspeito de maus-tratos contra dois cães. Segundo a Polícia Civil, um dos animais morreu antes de ser resgatado.
O outro, um filhote de sete meses, foi encontrado em estado de extrema desnutrição e com grande infestação de carrapatos. Após o resgate, o cão recebeu atendimento veterinário e foi encaminhado para um abrigo.
A prisão ocorreu com o apoio de uma protetora de animais, que auxiliou no resgate dos cães.A identidade do suspeito não foi divulgada pela Polícia Civil.