PHB 176 anos: Parnaíba, sua linda!Eu te amo!!!

Por:Bernardo Silva

Parnaíba é uma cidade que todos gostariam de chama-la MINHA.  Minha cidade,  que é uma misto de aconchego com carinho, com afeto… com  amor.

Parnaíba está sempre de braços abertos para receber a todos. E são muitos que de fora aqui aportaram e se apaixonaram por cada canto desta cidade muito amada, hoje fotografada nos seus mais diferentes locais, porque tudo se encaixa com a paisagem da natureza.

Parnaíba está bela. Bem cuidada, com praças floridas, com paisagens deslumbrantes…

Mas foi preciso amor de filho, para transformar a cidade do jeito que hoje ela está. Foi preciso um filho que ama Parnaíba MESMO, do fundo da alma, não só da boca pra fora. Ela foi transformada em cada canto, na extensão da casa de cada um. E todos querem fotografá-la, amá-la, propaga-la muito afora, porque sentem orgulho da cidade em que vivem…

Parnaíba não é só uma cidade histórica, do passado. Parnaíba dos dias atuais se moderniza, com respeito, é claro, ao seu passado de glórias e grandezas. E nestes últimos 3 anos e meio, tudo foi feito para que fluísse cada vez mais, em cada uma das pessoas que aqui residem e que por aqui passam, este sentimento de amor às raízes da cidade amada. E a autoestima das pessoas transborda, orgulhosas que estão, da valorização que foi dada a cada praça, a cada espaço público, a cada monumento histórico…

É esta a Parnaíba dos dias de hoje. Alegre, acolhedora, bonita, arborizada, com uma brisa marinha que desperta em que a visita aquele desejo de aqui ficar. E a nós Parnaibanos, causa orgulho.

Os tempos de espaços públicos abandonados, passaram. Foi um trabalho profícuo, responsável, que foi feito, para que cada ser humano, cada família que aqui reside, sentisse que é vista de forma igualitária. É que os gestores atuais têm a concepção de que governos existem para cuidar das pessoas, acolhê-las, valorizá-las, todas elas… E é  por isso que aqui se valoriza o trabalho.

Parnaíba, EU TE AMO!!!

Fiscalização em Parnaíba apura aumento no preço de tijolos e outros itens da construção civil na pandemia

Procon Municipal de Parnaíba fiscaliza possíveis preços abusivos de material de construção
A Equipe do Procon Municipal de Parnaíba percorreu durante toda semana lojas de revenda de materiais de construção em uma ação de fiscalização. O órgão investiga se houve aumento abusivo no preço de produtos como tijolo, cimento e outros.
Notificação
Foram notificados cerca de 06 (seis) estabelecimentos, entre eles lojas de materiais de construção, no município de Parnaíba.
As empresas deverão apresentar as notas fiscais de compra e venda dos produtos dos últimos 03 meses.
Os estabelecimentos têm prazo de 10 (dez) dias, a contar do recebimento da notificação, para apresentar os documentos solicitados. Com os dados fornecidos, o Procon vai investigar a composição dos preços e a origem do aumento.
   “Temos recebido várias denúncias de aumento injustificado de preço dos materiais de construção principalmente com relação aos tijolos e cimento. Por isso, estamos fortalecendo as ações de fiscalização nesse segmento para investigar se há prática abusiva e assegurar o respeito aos direitos dos consumidores”, explicou a Secretária Executiva do Procon, Rosângela Mourão.
Ainda de acordo com a Secretária, a atitude infringe o artigo 39 do Código de Defesa do Consumidor (CDC), que estabelece limitação para elevação de preço, e a Lei 12.529/2011, que tipifica a prática como conduta lesiva à ordem econômica.
Se confirmado o aumento abusivo, o empresário pode ser autuado e multado. 
Consumidor: Caso queira formalizar uma denúncia, seguem os canais de atendimento: Através do agendamento no próprio órgão situado à Rua Pires Ferreira, 515 – Centro
Telefone –  (86) 3321-1642; e-mail: procon2@parnaíba.pi.gov.br , com atendimento das 7:30h às 13:30h, todos estão disponíveis para as denúncias de qualquer prática danosa ao consumidor.

Procon de Parnaíba e Aserpa convocam a Equatorial para tratar de questões relacionadas às cobranças das faturas de energia

“Formas de Negociação de Débitos em Atraso para os Consumidores em Tempos de Pandemia e os Canais de Atendimentos para Tratar sobre Negociações dos Débitos”, foi o tema da reunião entre o Procon e representantes da Equatorial Energia, nesta quinta-feira, 06, na sede da Secretaria do órgão de proteção ao consumidor.

Os representantes da concessionária foram questionados quanto às formas de negociação e parcelamento de débitos dos consumidores em atraso em tempos de pandemia e quais as ações da empresa para ajudar os consumidores. 

“Como recebemos muitas denúncias, percebemos que tem que ser analisada, de fato, esta situação, visto que alguns consumidores questionam os valores cobrados nas faturas recebidas dos últimos 03(três) meses.”, ponderou a Secretária Executiva do Procon, Rosângela Mourão.

A Executiva de Relacionamento com o Cliente, Yara Lira, se comprometeu em enviar a este órgão de proteção ao consumidor um relatório discriminado com as determinações legais que a empresa está se baseando para realizar as negociações e os cortes em tempos de pandemia.

Diante de toda a complexidade dos atendimentos aos consumidores, mas buscando melhorias e solução para as demandas consumeristas, o PROCON Municipal e ASERPA sugeriram que a fornecedora EQUATORIAL desenvolvesse uma Campanha Educativa com ampla divulgação nas redes sociais, Rádio e TV locais, através de distribuição de panfletos, Palestras nas Instituições de ensino, dando conhecimento ao seu consumidor quais os direitos e deveres de ambas as partes acerca de: Aferição e troca de medidores; orientações dos hábitos de consumo, esclarecimentos sobre o aumento das tarifas, negociações e parcelamentos, assim como, de forma adequada e clara informar sobre a suspensão do fornecimento de energia no prazo mínimo de 15 dias e máximo de 90 dias (resolução nº 414/2010 ANEEL, art.173, I, (d), conforme dispõe o artigos 6º, III, 14, 20, §222, do Código de Defesa do Consumidor.

Consumidor:Em caso de denúncia:Telefone fixo 86 3321-1642, pelo e-mail procon2@parnaiba.pi.gov.br ou ir até a sede, na Rua Pires Ferreira, n° 515, Centro. O Procon integra a Secretaria de Trabalho e Defesa do Consumidor.

Valdeci Cavalcante entrega novo escritório da Fecomércio no Porto das Barcas

Fecomercio entrega novo prédio no Porto das Barcas

O empresário e advogado Valdeci Cavalcante, presidente da Federação do Comércio do Estado do Piauí (Fecomércio), informou na noite desta quinta-feira (6) que passará a funcionar no Porto das Barcas um novo escritório da Fecomércio, dando mais importância e visibilidade para o local. As informações são do portal www.phbemnota.

Segundo Valdeci Cavalcante, o Porto das Barcas foi um grande marco do desenvolvimento comercial de Parnaíba e não merecia enfrentar o abandono pelo qual estava passando há anos, servindo de esconderijo para usuários de drogas.
“Quando assumimos a Fecomércio em Parnaíba, ela não tinha sede, mobiliário, nada. Isso depois de 50 anos de existência. De imediato, assumimos esse velho prédio colonial, onde funcionou a Alfândega Imperial, que se encontrava totalmente abandonado, servindo de latrina para os moradores de rua. Fizemos a primeira reforma e passamos a funcionar no local. Agora, com o Governo do Estado e o secretário de Cultura, Fábio Novo, fizemos a segunda reforma”, disse Valdeci Cavalcante.
Em uma entrevista concedida à TV Antena 10 em 2017, Valdeci Cavalcante afirmou que o então governador Wilson Martins doou, em regime de comodato, todo o Complexo Porto das Barcas para a Associação Comercial de Parnaíba. À época, Valdeci disse que entrou na justiça com uma ação popular contra o contrato da Associação Comercial com o Governo do Estado a fim de iniciar a reforma do espaço.
Agora, com a segunda etapa da reforma concluída, o Porto das Barcas, importante ponto turístico da cidade de Parnaíba, passou por reforma, limpeza, pintura e recebeu novo mobiliário, voltando a ter vida e a servir à comunidade parnaibana.
“É mais um presente à nossa gloriosa Parnaíba, no seu mês de aniversário”, finaliza Valdeci.

PRÉDIO DA SEDE DA FEDERAÇÃO DO COMÉRCIO DO ESTADO DO PIAUÍ.
Inaugurado em 21 de outubro de 2000 
Presidente Valdeci Cavalcante 
No Prédio Funcionou a Alfândega da Parnaíba, que foi criada com os oficiais necessários, pelo Decreto de 22 de agosto de 1817, de D. João VI, tendo como norma o alvará de 22 de novembro de 1773 e as disposições contidas na Carta Régia de 17 de janeiro de 1779, sendo o seu juiz o juiz-de-fora da vila.
Como este diploma legal não teve execução, foi estabelecido novamente junto com uma inspeção do algodão através do Decreto de 31 de outubro de 1822.
Face a mensagem às cortes portuguesas, em 03 de maio de 1834, efetivou-se sua instalação em 06 de setembro do mesmo ano, tendo sido seu primeiro inspetor o Sr. João Antonio Beckman, que dirigiu no período de 1834 à 1860. Este Monumento, agora totalmente recuperado passar a funcionar como sede da FECOMÉRCIO/PI, na Parnaíba, e a denominar-se Casa do Comércio Governador “Moraes Souza”, numa justa homenagem ao Dr. Francisco de Assis Moraes Souza, Governador do Estado do Piauí, que muito colaborou com esta entidade.

(Fonte: www.phbemnota.com)

Mão Santa autoriza reconstrução da quadra de esportes do Broderville

Diante das solicitações de moradores, principalmente de jovens que residem no conjunto BroderVille, no Bairro Primavera, o Prefeito Francisco de Assis Moraes Souza, Mão Santa, determinou à SEINFRA que realizasse a reforma da quadra esportiva da localidade, que estava em estado precário e que nunca havia recebido uma manutenção em sua estrutura física. O espaço de lazer é um dos mais frequentados da região.
A quadra esportiva está sendo reconstruída, com a colocação de novo piso e a implantação de iluminação em LED, para melhorar a visibilidade no período noturno, quando os jovens aproveitam para a prática de atividades de lazer, como o futebol. Também foram feitas as recuperações de alambrados e outras melhorias para deixar a quadra mais apropriada para uso comum dos moradores.

Além da quadra esportiva do BroderVille, as duas escolas da comunidade, de Educação Infantil Raimunda Carvalho e Monsenhor Antônio Sampaio, foram totalmente reformadas e receberam melhorias estruturais para proporcionar mais conforto a estudantes, professores e servidores que trabalham nas unidades de ensino do município.

Mão Santa assina contrato com a Caixa (R$ 17,2 mi) para construção da nova ponte em Parnaíba

Em solenidade com Superintendentes e representantes da Caixa Econômica Federal no Piauí, na tarde desta quinta-feira (6) o Prefeito Mão Santa, assinou o contrato para a Prefeitura de Parnaíba receber os recursos federais do Ministério do Desenvolvimento Regional no valor de R$ 17.238.026,00 (dezessete milhões, duzentos e trinta e oito mil e vinte e seis reais), com emendas parlamentares dos Senadores piauienses Ciro Nogueira e Elmano Férrer, que serão usados para a construção da nova ponte de Parnaíba.
O Prefeito Mão Santa agradeceu aos representantes da Caixa Econômica Federal, e disse que a importante obra de mobilidade urbana só foi possível com o apoio dos Senadores piauienses Ciro Nogueira, Elmano Férrer e do Presidente Jair Bolsonaro, que sempre tem olhado com muita atenção para as demandas do município.
Os recursos para as obras são oriundos de emendas dos senadores Ciro Nogueira e Elmano Férrer, além de aportes do Ministério do Desenvolvimento Regional, sob gestão de Rogério Marinho, que autorizou o empenho da obra no dia 12 de junho de 2020.
A Prefeitura Municipal concederá R$ 34,6 mil em contrapartida. A infraestrutura permitirá a interligação entre os bairros Nossa Senhora do Carmo e Ilha Grande de Santa Isabel, além de garantir mais um acesso à Praia da Pedra do Sal. A localidade é considerada um dos cartões-postais piauienses.
A nova ponte de Parnaíba será de estrutura mista e terá 120 metros de extensão, e serão construídos acessos, infraestrutura para pedestres e ciclistas, sistema de microdrenagem, além da instalação de sinalização vertical e horizontal. Também serão implantadas rede de iluminação pública e soluções de esgotamento sanitário ao longo do empreendimento.

Estiveram presentes na reunião os Superintendentes da Caixa Econômica Federal, Fabiana Lima e Edilberto Oliveira, o Gerente de Filial de Governo na CEF no Piauí, Marcelo Melo, vereadores parnaibanos, secretários municipais e assessores da gestão Mão Santa.

Horário de Funcionamento do Parnaíba Shopping no Dia dos Pais 2020

Confira o horário de funcionamento do Parnaíba Shopping neste fim de semana, dias 08 e 09 de agosto.

➡LOJAS E PLACAS PIAUIENSE: 15h às 21h⠀
➡PRAÇA DE ALIMENTAÇÃO: 15h às 21h⠀
Somente delivery e retirada⠀
➡CINEMA, DETRAN E CORREIOS: Fechados⠀
➡AMERICANAS, RIACHUELO E RENNER: 15h às 21h⠀
➡CAIXA 24 HORAS: 15h às 21h⠀

Para maiores informações, o Parnaíba Shopping Center está à disposição por meio de suas mídias sociais ou no telefone (86) 3315-6500

LEMBRE-SE:

🔴Estamos felizes por estarmos juntos de novo, mas pedimos que só venha ao Parnaíba Shopping se for extremamente necessário.
🔴Estamos tomando todos os cuidados e seguindo os protocolos de saúde.
🔴Nossos lojistas estão atendendo por canais digitais e com serviço de delivery ainda. Usufrua desse serviço com muita segurança.

Mão Santa vistoria serviços de infraestrutura e melhoria urbana em bairros de Parnaíba

Na manhã desta quinta-feira (6), o Prefeito de Parnaíba, Francisco de Assis Moraes Souza, acompanhou os serviços de reforma e reestruturação física do Mercado da Caramuru, frequentado por milhares de pessoas, principalmente nos finais de semana, e em ruas que estão sendo asfaltadas em vários bairros da cidade.

O Prefeito Mão Santa conferiu os trabalhos de troca do piso por azulejos, das novas bancadas dos feirantes, da ampliação da quantidade de boxes e do novo telhado do Mercado da Caramuru. As ações estão em andamento e devem deixar o espaço público mais apropriado para quem trabalha no local e para o publico que frequenta o espaço diariamente.

O prefeito conversou com feirantes, que agradeceram as melhorias no Mercado da Caramuru, e falou com a população, que aproveitou para elogiar as iniciativas de Mão Santa para tornar Parnaíba uma cidade com mais qualidade de vida para seus munícipes.

O Prefeito Mão Santa também visitou obras de asfaltamento em ruas dos bairros Frei Higino e Reis Velloso, entre elas Maria Petralha, Professor José Rodrigues e Silva, João Nogueira de Oliveira e Leônidas Pires. São obras e ações do Programa Parnaíba Trafegável que geram impactos positivos na mobilidade urbana do município e que são solicitadas há anos pela população das comunidades beneficiadas.

No Reis Velloso, várias ruas estão sendo abertas e asfaltadas, fazendo a ligação entre a Avenida São Sebastião e o trecho urbano da BR 343, nas imediações do Aeroporto Internacional. Além da iluminação em LED nas ruas asfaltadas no Reis Velloso, as vias contarão com passeio público e piso tátil.  

Centro de Qualificação terá o nome de dona Jeanete Moraes Souza

A vereadora Neta Castelo Branco de Sousa, na sessão virtual da Câmara Municipal de Parnaíba, realizada nesta quarta-feira(5), apresentou alguns projetos de lei e requerimentos, todos votados e aprovados por seus pares.

Centro de Qualificação

Dentre as matérias apresentadas para discussão foi aprovado o Projeto de Lei n. 4.620/2020 que denomina de CENTRO DE QUALIFICAÇÃO JOANA DE MORAES SOUZA (JEANETE), o prédio público localizado na Avenida Governador Chagas Rodrigues que será brevemente inaugurado, próximo à Beira Rio.

Falecida em 11 de setembro de 1996, Dona Jeanete sempre dedicou sua vida às letras e às artes, sendo ocupante da cadeira n. 10 da Academia Parnaibana de Letras. Era mãe dos ex-deputado Antônio José de Moraes Sousa (in Memorian), das professores Maria Cristina e Ieda M. Sousa; do economista e bacharel em direito, Paulo de Tarso e do médico Francisco de Assis de Moraes Sousa, atual prefeito de Parnaíba.

Dona Jeanete, segunda sua filha, professora Maria Cristina M.Souza Oliveira, “sempre foi muito virtuosa e pertenceu à Pia União das Filhas de Maria, pois tinha uma devoção especial à Maria Santíssima”

“Na construção do Convento dos Capuchinhos e nas reformas da Santa Casa de Misericórdia Jeanete esteve presente ativamente dando sua contribuição conseguindo, através de sua criatividade, recursos financeiros”- lembra dona Cristina. .

Prefeitura de Parnaíba implanta novo paisagismo na Avenida Capitão Claro

A Prefeitura Municipal de Parnaíba, que tem à frente o prefeito Francisco de Assis de Moraes Souza – Mão Santa – através da  Secretaria de Infraestrutura realizou mais uma reforma do canteiro central da Avenida Capitão Claro, no centro da cidade.

Foi implantado paisagismo em toda a extensão da avenida. (Jornal da Parnaíba)

Hoje é o Dia Nacional da Saúde

O Dia Nacional da Saúde tem o objetivo de conscientizar a sociedade brasileira sobre a importância da educação sanitária , despertando, na população, o valor da saúde e dos cuidados para com ela.

FIQUEM ATENTOS!

Prefeito Mão Santa recepciona em Parnaíba Luciano Hang, dono das megalojas Havan

Na tarde desta quarta-feira, 5 de agosto, o Prefeito Francisco de Assis Moraes Souza, Mão Santa, acompanhado de autoridades, recebeu a ilustre visita de um dos maiores empreendedores do Brasil, Luciano Hang, dono da rede de megalojas de departamento Havan, que conta com 150 estabelecimentos em 17 estados.
Na ocasião, o empresário Luciano Hang disse ter ficado muito otimista com os indicativos econômicos e estudos para a instalação de uma de suas unidades comerciais, que deve gerar aproximadamente 500 empregos, elogiou o trabalho e o entusiasmo do Prefeito Mão Santa para desenvolver Parnaíba e comentou, ainda, que o Presidente Jair Bolsonaro tem um olhar especial para o município, pois sempre fala muito bem da cidade.
“Mão Santa é conhecido em todo o Brasil como um prefeito que faz acontecer e que está transformando Parnaíba numa locomotiva no Nordeste. Andei por Parnaíba e vi uma cidade bonita, organizada, limpa, com aspecto urbano elogiável, o que demonstra o zelo do prefeito com sua gente. Deixo aqui a certeza de meu empenho para instalar na cidade uma das megalojas da Havan, com centenas de empregos gerados na região, para ajudar ainda mais Parnaíba a se desenvolver”, disse Luciano Hang.

À frente da Prefeitura de Parnaíba, segunda maior cidade piauiense, Mão Santa informou ao empresário Luciano Hang que tem feito todos os esforços e diálogos com a inciativa privada para atrair investimentos e empregos para o município, e ressaltou que Parnaíba recebeu recentemente grandes empreendimentos, a exemplo do Grupo Assaí Atacadista e do Grupo Mateus, com o Mix Atacarejo, que já geram centenas de postos de trabalho e dignidade para o povo parnaibano.

Dicas de oratória ajudam a conquistar emprego

Por: Sariny Leão

A boa oratória é capaz de melhorar e abrir portas para relacionamentos, networks, agregar conhecimentos e aumentar a credibilidade profissional. As técnicas de falar em público atualmente são bem avaliadas em entrevistas de emprego e promoções profissionais, o bom direcionamento dessa ação pode custar aquela tão esperada vaga.  
Pesquisa realizada em 2019 pelo Núcleo Brasileiro de Estágios (Nube) fez um levantamento para descobrir se as pessoas se consideram tímidas e revela a seguinte conclusão: 31,65%, ou 1.379 pessoas consideram que a timidez depende de quem está ao seu lado, 30,34% (1.322) se sentem mais tranquilos por não fazerem contatos profissionais, 19,39% (845) não se sentem seguros e confiantes, 18,62% se auto-intitulam tímidos e 4,64% (202) revelam timidez principalmente no meio profissional. 
  
De acordo com o coordenador de Direito da Faculdade UNINASSAU Parnaíba, Phablo Rodrigues, essas técnicas teoricamente conhecidas não são fáceis de manusear, visto que falar em público é treinamento e confiança. “Para ganhar a atenção da plateia é necessário estar preparado para a apresentação tanto do conteúdo quanto à segurança, falar coisas relevantes de forma a atrair a atenção do público, realizar o planejamento do assunto que vai explanar e ainda tentar interagir com as pessoas que estão assistindo”, comenta o professor. 
Diante desses dados apresentados, a Faculdade UNINASSAU Parnaíba vai realizar nesta quarta-feira (05), às 19h uma live de capacitação sobre as técnicas de oratórias e o sucesso profissional que será ministrada pelo professor Phablo Rodrigues. A atividade será aberta ao público no Instagram da @uninassau.parnaíba.pi.

Administração área da Pedral do Sal pela Prefeitura depende do SPU

 O Secretário Municipal de Projetos Especiais e Desenvolvimento Econômico e Superintendente de Turismo,  Edrivandro Barros reafirmou que a Prefeitura de Parnaíba aguarda a aprovação do projeto enviado ao Serviço de Patrimônio da União(SPU) solicitando a cessão gratuita de uma área da Praia da Pedra do Sal para ser administrada pela administração municipal. 

Essa área – segundo Edrivandro – já está determinada no projeto e se localiza na parte mais comercial, justamente onde  estão as barracas daquela praia que são muitas e precisam de uma revitalização.  

Barracas foram destruídas pela força das marés

Ainda de acordo com o projeto, novas barracas serão construídas em um outro local todas com banheiros, inclusive, para cadeirantes, caixas de gordura, caixas de fossa, caixa d“ água, depósito, local para estocar bebidas e comidas e ampla área para atendimento ao público. 

Edrivandro disse também que imagina que esse projeto entregue pelo Prefeito Francisco de Assis Moraes Sousa ao Superintendente do Serviço do Patrimônio da União, Dr. Marcelo Morais deva estar tramitando e deve ter sido enviado para análise ao IBAMA e ao ICMbio. 

Finalizando, o secretário disse que a prefeitura aguarda a resolução dessa situação. No projeto constam datas e prazos, como o início e o término da obra, os valores e outros itens para serem analisados pelo SPU, IBAMA E ICMbio. 

Texto: João Cancio 

Fotos:B.Silva

Jovem morre afogado na Lagoa do Amor na Ilha Grande

O Grupamento da Polícia Militar de Ilha Grande do Piauí registrou um afogamento nesta noite de terça-feira (4), de um rapaz identificado como José Wilton dos Santos, 18 anos, que residia à Rua Vila Nova, no centro de Ilha Grande no litoral piauiense.

A informação que a vítima estava banhando na Lagoa do Amor, próximo ao bar das Pedras, entre 19 e 20hs, quando ocorreu o afogamento.

O GPM acionou o Instituto Médico Legal – IML de Parnaíba para remoção do corpo da vítima. São estas as informações colhidas pela reportagem até o momento.(Com informações do Portal do Catita)

Prefeitura prossegue com testagem rápida a milhares de parnaibanos com sintomas de Covid-19

Para disponibilizar os serviços de testagem rápida Covid-19 ao maior número de parnaibanos, nas mais diferentes regiões do município, o Prefeito Francisco de Assis Moraes Souza, Mão Santa, tem determinado uma série de importantes ações preventivas e solicitado, à Secretaria Municipal de Saúde, que amplie a cobertura do programa de exames e entrega de medicamentos.
]Recentemente, o gestor também autorizou a implantação de três Centros de Referência Covid-19 (CRC), em pontos estratégicos da cidade, para reforçar a disponibilidade de testes rápidos à população com sintomas da doença. O primeiro Centro de Referencia Covid-19 já foi instalado na UBS do Bairro do Carmo, “Demerval Décimo Lopes”, e está em pleno funcionamento, das 13h às 21h.
As iniciativas do Prefeito Mão Santa permitem que o vírus seja detectado precocemente na população, e que a Prefeitura de Parnaíba possa realizar o atendimento médico, psicológico e de entrega de medicamentos aos casos sintomáticos, no processo de Busca Ativa como uma forma eficiente de medida preventiva. E mais bairros das áreas centrais e comunidades rurais de Parnaíba estão recebendo as ações de testes rápidos do novo coronavírus. Milhares de parnaibanos já fizeram o exame e receberam medicação, possibilitando o tratamento domiciliar, que aumenta as chances de recuperação da Covid-19 e reduz a possibilidade de internações em leitos de UTI.
No dia 3 de agosto, o trabalho dos profissionais da Prefeitura de Parnaíba na testagem rápida Covid-19 beneficiou os moradores da comunidade rural do Rebentão. Médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e outros servidores municipais realizaram os exames e as orientações a pacientes sintomáticos, além de reforçarem a importância do uso de mascaras e o respeito ao distanciamento social como medidas preventivas ao contágio do coronavírus.

SIMEPI realizará evento gratuito sobre a situação obstétrica no Piauí diante da Covid-19

O Sindicato dos Médicos do Estado do Piauí (SIMEPI) realizará o “II Fórum Sobre a Situação Atual da Assistência Obstétrica no Piauí em tempos de Covid-19: Repercussões Maternas e Perinatais” nesta quinta-feira (06/08), às 20h. O evento é gratuito, aberto ao público, terá certificação e será transmitido pela plataforma Zoom, um aplicativo totalmente gratuito e seguro para a realização desse evento.

O palestrante será o médico Dr. José Arimatéa Santos Júnior,  Ginecologista, Obstetra, Mastologista, Doutor (USP), Pós-Doutor (USP), Chefe da Clínica Obstétrica da UFPI, Professor da UFPI e Unifacid Wyden, além de atender na Maternidade Dona Evangelina Rosa. Ele trará dados e estatísticas importantes a respeito da situação obstétrica diante da pandemia de Covid-19 no Piauí.

As inscrições são gratuitas e a palestra é aberta ao público. Para participar, os interessados precisam entrar em contato com o SIMEPI pelos números (86) 3221-5624 / 99982-2784 (WhatsApp), de 8h às 12h e das 14h às 18h. 
DADOS E LINK DO EVENTO:
Linkhttps://us02web.zoom.us/j/87333094722?pwd=cjYzdjlLa0lOMXRETE1xaHZ1bkUyUT09

ID da reunião: 873 3309 4722
Senha de acesso: 1234

Parnaíba registra aumento no número de pessoas curadas da covid-19

A Prefeitura de Parnaíba divulgou na noite dessa segunda-feira (03) o boletim epidemiológico, que trouxe 5.474 casos confirmados e 2.241 pessoas recuperadas da covid-19. No último boletim, o município havia registrado 2.091 recuperados, o que representa um aumento de 150 pessoas curadas da doença.

De acordo com a Prefeitura de Parnaíba, o município registrou 115 mortes por coronavírus. Dos 5.474 infectados, 3.102 estão realizando tratamento em isolamento domiciliar.

Ao todo, 12 pessoas estão internadas em leitos clínicos e 4 precisaram ser internadas em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) do município. Parnaíba é a segunda cidade com mais casos registrados, atrás apenas de Teresina com 18.045 casos confirmados.

Coronavírus no Piauí

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), divulgou boletim epidemiológico na noite desta segunda-feira (03), informando que o número de mortes por covid-19 (coronavírus) no Piauí subiu de 1.385 para 1.401 . A quantidade de casos confirmados também cresceu, passando de 52.224 para 54.443. Foram 1.219 novos casos registrados e 16 óbitos nas últimas 24 horas, conforme a Sesapi.

De acordo com o boletim, das 54.443 pessoas que contraíram o vírus no Piauí desde o início da pandemia, 52.335 já estão curadas. Já são 163.614 casos descartados, após a realização de testes rápidos e exames no Laboratório Central do Piauí (Lacen).

Brunno Suênio/GP1

Coronavírus: Em Parnaíba os pais são unânimes em não querer aulas presenciais antes da vacina

Enquanto boa parte do País fala na retomada para aulas de crianças, jardins e ensino fundamental, pais são categóricos e unânimes: nossos filhos não vão retornar às aulas presenciais neste ano.
A discussão está inclusive na câmara, que estuda medidas virtuais de forma ampla para anular as aulas de forma física.
Entre as muitas preocupações dos pais está o fato de não haver uma segurança total das crianças, que também estão entre os grupos vulneráveis para a Covid-19.
 
Fonte: Opinião

Prefeitura de Parnaíba implanta 1º Centro de Referência Covid-19 no Bairro do Carmo

Desde que o período da pandemia teve início em Parnaíba, o Prefeito Francisco de Assis Moraes Souza realiza diversas ações de enfrentamento ao novo coronavírus, como a estruturação de Hospital de Campanha e o exitoso programa de Testagem Rápida em massa nos bairros, para detectar precocemente o vírus e disponibilizar suporte clínico, psicológico e medicação aos pacientes com resultados positivos nos exames. 
Para reforçar ainda mais as medidas preventivas, a Prefeitura de Parnaíba instalará três Centros de Referência Covid-19 (CRC). O primeiro deles já foi implantado e está em funcionamento na UBS Demerval Décimo Lopes, módulo 8, no Bairro do Carmo, para atendimento a todas as localidades da região central do município, entre elas Mendonça Clark, Cantagalo, São José, Nova Parnaíba.
Com equipe médica, de enfermeiros e técnicos de enfermagem, o espaço funcionará das 13h às 21h, em horário que permite que as pessoas sintomáticas ao vírus façam o teste rápido de forma mais ordenada e sem o fluxo normal de atendimento da UBS no período da manhã. O responsável técnico da UBS do Bairro do Carmo, enfermeiro Artur Costa, informa que o Centro de Referência Covid-19 é um programa de continuidade das testagens e orientações sobre o novo coronavírus, implantado nas estruturas da Atenção Básica do município como importante auxílio nos esforços da Prefeitura de Parnaíba, podendo realizar dezenas de testagens por dia.

Os profissionais reservaram um espaço adequado para a coleta de sangue para o exame, e os sintomáticos passam por triagem médica antes de realizar o teste rápido. A UBS Demerval Décimo Lopes funciona em horário normal das 8h às 12h, e das 13h às 21h para o atendimento a testes rápidos de casos sintomáticos de Covid-19.