Partidos só têm até hoje para prestar contas relativas a 2018

Todas as legendas que possuem registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) têm apenas até esta terça-feira (30) para informar as receitas e despesas referentes ao exercício financeiro de 2018. No caso dos diretórios estaduais, este procedimento precisa ser realizado junto ao Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI).

Leonardo Moraes, coordenador de Controle Interno do TRE-PI, explica que a não apresentação desses dados na data estipulada pela norma pode acarretar em uma notificação e abertura de um procedimento específico, para que as informações sejam divulgadas em um novo prazo. Em caso de reincidência, ele ressalta que o partido pode sofrer penalidades.

“Não prestando de forma alguma, estarão sujeitos ao julgamento das contas como ‘não prestadas’, que tem como consequência possível o impedimento de recebimento do Fundo Partidário, mas principalmente, a suspensão do registro do partido, que fica com o seu funcionamento comprometido”, explica o servidor do TRE-PI.

O processo de prestação de contas dos diretórios estaduais é feito de forma virtual, através do Processo Judicial Eletrônico (PJe), enquanto que os referentes aos órgãos municipais precisa ser feito com a apresentação dos documentos físicos diretamente nos cartórios eleitorais de cada cidade.

Por fim, Moraes ressalta que esta prestação de contas não inclui o balancete de gastos e despesas nas eleições do ano passado, que possui um processo próprio quanto a estes gastos.

Por:  Jornal O Dia

Agora vai:Secretário de Justiça do Piauí entra com habeas corpus e pede soltura de Lula no STF

O secretário de Justiça do Piauí, Daniel Oliveira, entrou com um habeas corpus no Supremo Tribunal Federal (STF) pedindo a soltura do ex-presidente Lula. O petista está preso há mais de 1 ano na sede da Polícia Federal, em Curitiba. 

“Esse habeas corpus foi protocolado hoje no STF e estamos aguardando a definição do relator. Tem um pedido de liminar para soltar imediatamente o presidente Lula”, disse Daniel Oliveira.

O secretário, que também é advogado, disse que o fundamento jurídico principal é o principio  constitucional da presunção da inocência.

“E também a garantia que o presidente Lula, com a redução da pena pelo STJ, tem que cumprir a pena imediatamente em regime semiaberto. É a tese que está sendo debatida nesse habeas corpus”, afirmou, definindo a tese como inovadora.

“É uma tese inovadora e acreditamos na soltura imediata do presidente Lula”, finalizou.

Lula foi condenado por corrupção e lavagem de dinheiro no caso do tríplex de Guarujá. Ele está preso desde abril de 2018, depois de ter sido condenado pelo TRF-4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região), a segunda instância da Justiça Federal.

Fotos: Marlene Bergamo/Folhapress

Por: Hérlon Moraes

Da série Me engana que eu gosto: “Ciro Nogueira nega que o PP esteja fazendo exigências ao governador”

O senador Ciro Nogueira negou que esteve fazendo exigências ao governador Wellington Dias, que está prestes a anunciar sua nova equipe de secretários.

Segundo o presidente nacional do Progressistas, há muita especulação da imprensa.

— O partido não chegou fazendo nenhuma exigência ao governador — comentou ao blog nesta segunda-feira (29).

Ciro reforçou ainda que segue ao lado do governador.

— Independente de ter ou não cargo — completa.(Apoliana Oliveira)

Wellington diz não a Ciro e PP não emplaca Saúde

O partido estava com a indicação do secretário de Saúde bem encaminhada até domingo, 28,  antes do encontro da cúpula do Progressistas com o governador Wellington Dias. O nome indicado foi o suplente de deputado federal José Maia Filho, o Mainha, mas o governador vetou. As negociações voltaram à estaca zero e a pasta passará à cota pessoal de Wellington Dias. Esse é o novo capítulo da complicada formação da nova equipe administrativa do estado. (Elivaldo Barbosa)

 

Corte em assinaturas de revistas e jornais:economia de R$ 18 milhões

Governo cortou assinatura de jornais e revistas 

O Ministério da Economia espera reduzir despesas em R$ 18 milhões por ano com a suspensão de contratação do serviço de ascensoristas e assinatura de jornais e revistas. A suspensão foi publicada em portaria no Diário Oficial da União, no último dia 23.

A Portaria 179 também suspendeu a compra e o aluguel de imóveis e veículos. Segundo o ministério, nesse caso não há previsão de economia porque essa suspensão já era prevista e adotada em anos anteriores pelo Governo Federal.

De acordo com a pasta, a exceção é para imóveis destinados à reforma agrária e para os administrados pelo Ministério da Defesa ou pelos comandos da Marinha, do Exército ou da Aeronáutica, e também para a compra de carros de representação para uso exclusivo do presidente e do vice-presidente da República; a prorrogação contratual e as despesas relacionadas a censo demográfico ou agropecuário e a ações de defesa civil.

Segundo a portaria, em caso de “relevância e urgência, excepcionalidades pontuais”, poderão ser autorizadas por ato fundamentado da autoridade máxima do órgão.

“As solicitações deverão ser encaminhadas pela Secretaria Executiva do respectivo ministério interessado à Secretaria Executiva do Ministério da Economia para análise, acompanhadas de justificativas fundamentadas quanto à projeção de gasto até o término do exercício e dos aspectos de economicidade, relevância e urgência, até o dia 30 de novembro de cada ano”, diz a portaria. Caberá ao ministro da Economia, Paulo Guedes, autorizar as contratações.

Fonte: Agência Brasil

Elmano defende duplicações de BR’s no Piauí

O senador Elmano Férrer teve uma longa conversa com o vice-presidente da República General Hamilton Mourão sobre as reais necessidades do estado do Piauí. Na pauta, os principais projetos em andamento e que necessitam de conclusão, como as duplicações das entradas de acesso à Teresina ( BR´s 316 e 343).

Também foram temas da conversa, o potencial do Piauí em energia renovável, a situação hídrica do estado, em especial, de municípios do semiárido e sobre geração de emprego e renda. O senador, que foi o único parlamentar a viajar com o vice-presidente, aproveitou o trajeto do voo de Brasília a Teresina para tratar das demandas prioritárias.

Progressistas deve ficar com o comando da Secretaria de Saúde

O governador Wellington esteve reunido com o presidente nacional do Progressistas, Ciro Nogueira, interlocutor da formação do secretariado – Foto: Arquivo O Dia

O governador Wellington Dias (PT) deve anunciar a composição do novo secretariado na próxima terça-feira (30). O final de semana foi decisivo para a conclusão dos últimos acertos na montagem da equipe, após conversas com aliados importantes, como MDB, Progressistas e PT, partidos que reivindicam os maiores espaços na administração estadual.

No final da tarde de ontem (28), Wellington esteve reunido com o presidente nacional do Progressistas, Ciro Nogueira, principal interlocutor do partido no processo de formação do secretariado. O diálogo serviu para consolidar a indicação da sigla para o comando das secretarias de Transporte e Defesa Civil; Detran e Coordenadoria de Irrigação. 

Informações de bastidores dão conta que o partido também deve indicar o novo gestor da Secretaria de Saúde. Apesar de não confirmar a indicação, o senador Ciro Nogueira demonstrou entusiasmo ao sair do encontro com Wellington. 

“Tivemos uma conversa muito boa, está tudo muito bem encaminhado. Faltam alguns detalhes, até porque ainda tenho que conversar com as pessoas que vão ocupar os cargos”, disse Ciro ao O Dia , ressaltando que o anúncio oficial dos nomes deve ficar a cargo do próprio governador. “Isso só com o governador. Sair dizendo quais são os cargos do partido, fica ruim pra mim, até porque alguns detalhes precisam ser fechados”, completou. 

A tendência é que o partido indique o nome do deputado estadual licenciado Júlio Arcoverde para o comando da Secretaria de Saúde. Já o deputado Hélio Isaías é cotado  para assumir o comando da secretaria de Defesa Civil. 

A possibilidade do Progressistas indicar o novo comando da Secretaria de Saúde não foi bem recebida pela cúpula do Partidos dos Trabalhadores. O deputado federal Assis Carvalho, presidente estadual da sigla, afirmou que ainda aguarda uma conversa definitiva com o governador Wellington Dias, que deve acontecer nessa segunda-feira (29). 

“O governador vai conversar conosco, ainda não fechou essa questão. Ele ainda está dialogando com várias lideranças. A única definição que vale é quando ele declara, o resto é especulação,” disparou Assis Carvalho. 

Por: Natanael Souza – Jornal O Dia

Acinte ao povo

Por:Magno Martins

As excelências do Supremo Tribunal Federal adoram lagosta e caviar, enquanto o povão, diante do agravamento da crise e da alta do desemprego, não pode comer todos os dias sequer o seu feijão com arroz. Morri de vergonha quando li que o STF abriu licitação com gasto estimado em R$ 1,134 milhão para “prestação de serviços de fornecimento de refeições institucionais”. O fornecedor que vencer o pregão eletrônico será responsável pelas refeições, de acordo com as necessidades da corte.

No menu exigido pelo STF estão produtos como camarão ao vapor, medalhões de lagosta com molho de manteiga queimada e bacalhau à Gomes de Sá. O edital diz ainda que moqueca (capixaba, baiana) e arroz de pato sejam colocados à mesa. Outras exigências são: salada Waldorf com camarões, pato assado, carré de cordeiro e medalhões de filé.

No cardápio de espumantes, é necessário que ele seja produzido pelo “método champenoise e que tenha ganhado ao menos 4 (quatro) premiações internacionais”. Se o vinho for tinto fino seco, precisará ser Tannat ou assemblage, com safra igual ou posterior a 2010 e que também tenha ganhado pelo menos 4 (quatro) premiações internacionais.

Se for o tinto fino seco de uva tipo Cabernet Sauvignon, a safra deve ser igual ou posterior a 2010. Ele “deve ter sido maturado em barril de carvalho, de primeiro ou segundo uso, por período mínimo de 12 (doze) meses”. Se o vinho for branco fino seco, a uva precisa ser tipo Sauvignon Blane, a safra deve ser de 2015 e a “colheita das uvas para fabricação do vinho deve ter sido feita manualmente”.

Outras bebidas exigidas são: ” caipirinha, feita de limão e cachaça de alta qualidade; destilados, como uísques de malte, de grão ou sua mistura, envelhecidos por 12 (doze), 15 (quinze) ou 18 (dezoito) anos, cachaças envelhecidas em barris de madeira nobre por 1 (um) ou 3 (três) anos, gim, vodca, conhaque envelhecido por no mínimo 2 (dois) anos; vinhos de sobremesa; aperitivos, incluindo coquetéis de bebidas; bebidas digestivas e licores finos”.

Esses fanfarrões zombam de nossas caras. Se já não bastassem as decisões questionáveis que tomam, sendo suspeitos de venderem sentenças, cometem o acinte de terem mordomias usando o dinheiro alheio, meu, seu, nosso. O STF é uma verdadeira caixa preta, certamente a corte que mais fede em Brasília. Ninguém consegue desvendar o mistério da toga. Nem a imprensa! O Congresso deu uma nova demonstração de medo no enfrentamento ao arquivar pedido de CPI no Senado. Triste País que tem um Congresso tão submisso e um Judiciário tão corrupto.

ACREDITE SE QUISER– Em nota, o Supremo ressaltou que “o edital da licitação do serviço de refeições institucionais em elaboração pelo STF reproduz as especificações e características de contrato semelhante firmado pelo Ministério das Relações Exteriores (que faz o cerimonial da Presidência da República)”. Ponderou que o Tribunal de Contas da União analisou e validou o edital, “mas com redução de escopo: dos 21 itens contratados pelo ministério, 15 são objeto da licitação do STF”. O custo de R$ 1,1 milhão “é uma referência, que será submetida à disputa de preços entre as participantes do pregão. Além disso, o contrato prevê que o STF pagará apenas pelo que for efetivamente demandado e consumido, tendo o valor global do contrato como um teto”.

Deu na imprensa:”Mourão usa onerosa estrutura pública para visitar ‘parentes’ no Piauí”

 

Mourão visita a cidade de Pedro II.Mourão visita a cidade de Pedro II.

O vice-presidente do Brasil, Hamilton Mourão, que é general ‘aposentado’ do Exército Brasileiro esteve em solo piauiense no fim dessa última semana. O estadista desembarcou na capital para receber na sexta-feira (26) o Título de Cidadão Piauiense ofertado por deputados piauienses na Assembleia Legislativa do Piauí. Aproveitando a viagem, no dia seguinte Mourão seguiu numa grande e onerosa comitiva para cidade de Pedro II, que fica há pouco mais de 200 km da capital.  

Por onde passou a comitiva do vice chamou atenção pela quantidade de veículos usados e aparato com até caminhão do Corpo de Bombeiros, ambulâncias, batedores da Polícia Rodoviária Federal, agentes da Polícia Federal, Polícia Militar, além de mais de uma dezena de veículos e um micro-ônibus. Tudo para acomodar os ‘admiradores seguidores políticos’ e também, aqueles que precisam aparecer nas fotos.

Vídeo mostra chegada da comitiva em Pedro II:

O certo é que tamanha comitiva, além de admiração em quem viu, também causou indignação ao se ‘calcular por alto’ o tamanho do gasto público do vice-presidente que foi ao Norte do Estado com intuito de conhecer parentes e a história de berço de sua família. Vale lembrar que a geração do avó de Mourão é originária do município de Pedro II, por lá, a família se ramificou, tendo sobrado além do sobrenome atribuídos agora à vários primos distantes do general famoso, algumas construções antigas da cidade, como uma casa museu da família Mourão, além de uma rádio famosa ainda no ar, que foi fundada pelos Mourões.   

Deixando de lado os gastos com a visita, que supostamente por motivos de segurança é do conhecimento de poucos, mas que todos sabem que a conta a pagar é todos, a importância da visita é que divulga e desperta a nível nacional o interesse turístico pela bela cidade de Pedro II, conhecida como a ‘Suiça Piauiense’. Além disso, aproxima o Estado de um líder político com ‘bastante peso’ no país, quem sabe assim o Pauí que há anos mendiga por mais recursos do Governo Federal agora consiga pelo menos um novo ‘pires’ para ir à Brasília, já que pela conjuntura nacional das últimas eleições já havia se quebrado.

Fonte: Fala Piauí; Publicada por: Gil Oliveira

Wilson Martins fala em “grande chapa” e candidatura a vereador

Resultado de imagem para wilson martins

O presidente estadual do PSB, ex-governador Wilson Martins, afirma que o partido se prepara para formar uma “grande chapa” para a eleição proporcional de 2020. O partido quer voltar a ter uma bancada na Câmara de Teresina.

Wilson descarta deixar o partido e se filiar em outra siga. A possibilidade dele retornar ao PSDB foi cogitada após conversas com líderes do ninho tucano.

“Sigo no PSB. É meu partido. Entrei no PSB não por oportunismo. Temos uma história de muita luta e resistência do nordestino e estamos no partido e vamos continuar. Resistindo, trabalhando e reivindicando. De uma forma tranqüila e madura”, afirmou.

informações: Lídia Brito/cidadeverde

A reforma da reforma da reforma do governo Wellington Dias

Regina Sousa:Vice governadoria mais turbinada

Foi por lei ordinária (isso não é uma piada, está bem?) de número 7.211, de 22 de abril, de 2019, que Wellington Dias completou a sua quarta reforma administrativa. De uma só vez, 14 leis, a maior parte deles sancionadas por ele próprio, como a que criou a Fundação Estatal Piauiense de Serviços Hospitalares, enterrada sem muita honra menos de dois anos após sua criação.

Secretários

Na reforma da reforma da reforma da reforma, o governador deu status de secretários de estado aos cargos de procurador-geral, defensor-geral, controlador-geral e diretor-geral do Interpi. Na prática isso significa pouco ou quase nada, mas sinaliza que um parlamentar pode vir a ocupar um dos cargos, se o chefe do Executivo assim quiser.

Vice turbinada

O cargo de vice-governador ganhou musculatura com a reforma. As Coordenadorias da Juventude, Enfrentamento às Drogas e Políticas Públicas para Mulheres estão agora legalmente sob a supervisão da vice-governadora Regina Sousa (PT).

Fonte:Portalaz

Espanto: há deputados devolvendo milhas aéreas

Deputada federal de primeiro mandato cheia de boas intenções, Rose Modesto (PSDB-MS) quase criou um problema ao decidir devolver as milhas que acumulou com as passagens aéreas. Para ela, as milhas pertencem a quem paga a conta, não a quem faz a viagem, que nos custa caro: só em 2018, deputados e senadores gastaram R$53 milhões em passagens aéreas. Rose Modesto se encontrou no site milhasdopovo.com, destinado a quem precisa viajar e não tem dinheiro. A informação é da Coluna Cláudio Humberto, do Diário do Poder.

A Câmara lava as mãos, informando que as milhas “envolvem uma relação entre passageiros e companhias aéreas”. O povo que se lixe.

O Ato da Mesa nº43, de 2009, que lista as regalias dos deputados, ignora o tema “milhas”. Dez anos depois, tudo continua como está.

Milhas do Povo é um site do instituto Reclame Aqui. Basta contar por que precisa viajar e aguardar que um parlamentar se sensibilize.

As milhas de deputados têm sido usadas para que atletas pobres participem de competições ou doentes viagem para tratamento.

Paes Landim descarta permanência no PTB e admite possibilidade de ir para o MDB

Por Lucas Sousa

O suplente de deputado federal Paes Landim descartou permanecer no PTB após o ex-senador João Vicente Claudino ser alçado à presidência da sigla. Na avaliação do veterano, “faltou consideração” do partido com ele ao ser deposto do cargo. Ele descartou ainda a possibilidade de permanecer no partido.

“Evidentemente eu não tenho nada contra ele, mas a pessoas ligadas a ele sim, mas está descartado a minha permanência”, declarou.

O ex-deputado afirma ainda ser real a possibilidade de sua filiação ao MDB, ele conta que possui boa relação com os dirigentes da sigla no Estado.

“É uma possibilidade, eu me dou bem com todo o MDB do Piauí, o Marcelo Castro é meu parente, eu me dou muito bem com o Themístocles, mas preciso consultar ainda algumas pessoas, essa não pode ser uma decisão unicamente pessoal”, afirma.

Paes Landim deve reassumir o cargo de deputado federal nos próximos dias após a convocação de Merlong Solano (PT) para cargo de secretário no governo do Estado.

Vai entrar dinheiro “extra” na conta do Estado: Nada pra Parnaíba?

Na conta

Já até se comemora entre governistas de que a gestão estadual deve dispor, a partir de segunda-feira dos R$ 292 milhões da segunda etapa do Finisa.
 Mas o dinheiro deve ser usado para infraestrutura e saneamento, nada, além disso.

Turismo

O governo deveria usar uma parte dessa grana do Finisa para recuperar trechos da estrada entre Luís Correia e o Coqueiro. As chuvas inundaram as pistas da rodovia estadual, na qual a buraqueira faz de uma passagem pela estrada um rali.(Portalaz

EM TEMPO:

Claro que a essa altura do campeonato já nem se fala na conclusão da estrada da Pedra do Sal, no término das obras da Ponte Simplício  Dias, na conclusão das obras “emergenciais” do Por to da Barcas…. E NINGUÉM DIZ NADA!!!

Que país é esse?

Resultado de imagem para brasil

Por: Arimatéia Azeved

O Brasil acostumou-se, historicamente, a tratar, com importância invertida, o essencial pelo acessório, reinventando o vice-versa. Simultaneamente, se vê o assunto mais importante do país – a reforma visando uma nova previdência social – ser tratado como mera disputa entre oposição e governo, e internamente, o filho do presidente provoca o vice e versa.

A aprovação dessa nova  previdência é o maior projeto de um país, mas muitos, inclusive da esquerda, brincando de proteger ou de abusar da sorte dos 13 milhões de desempregados, quadro este resultante dos governos petistas, por erros e omissões, de Lula (que não mudou a previdência quando podia) e de Dilma, que quebrou o Brasil como não devia.

O bloco político chamado Centrão e parte da base do governo Bolsonaro teimam em pressionar o presidente forçando-o a entrar na nefasta prática do ‘toma lá dá cá’, ao invés de votar patrioticamente. Pelo menos uma vez na vida.

No Brasil, ao longo do tempo, desde a colônia, até os dias atuais construiu-se escandalosamente uma pirâmide onde os pobres pagam os privilégios dos ricos aposentados e a ‘direita e centro’ pressionam pela manutenção das barganhas que as urnas repudiaram.

No fundo, tanto direita quanto a esquerda (se é que existem no Brasil) querem tão somente manter privilégios. Enfim, num lapso de lucidez, quem sabe, o Congresso Nacional siga legislando pelos seus eleitores desempregados; o presidente e a sua rapaziada usem o silêncio como argumento e o vice use o verso do calado como resposta.

Raphael Silva em sintonia com Dr. Eduardo, em Luís Correia

Na manhã desta quinta-feira (25) o pré-candidato a prefeito em Luís Correia Dr.Raphael Silva tomou café com o também pré-candidato delegado Dr. Eduardo.

O café é claro foi recheado de assunto político.

Raphael aproveitou a ocasião e convidou Dr Eduardo para retornar ao PSD, partido em que disputou a eleição de prefeito em 2016.

O delegado Eduardo disse que a questão partidária será definida em outra oportunidade, mas defendeu a união das oposições para que haja uma verdadeira mudança em Luís Correia.

O encontro contou também com a presença do presidente da associação comercial de Luís Correia, Paulo Afonso, sua esposa Samara e do advogado João Marques.

Wilson vereador?

Uma atitude nobre se o ex-governador, Wilson Martins, resolver disputar uma cadeira na Câmara Municipal de Teresina. Wilson foi um bom deputado, um vice-governador articulado e em gestão e obras deu de goleada no atual governador, Wellington Dias. Se para o Índio sobra humildade que, para muitos soa falsidade, para Wilson, que tem fama de que as “sandálias da humildade” nunca calçaram seus pés, sua candidatura ao parlamento municipal, quebraria esse paradigma.

Wilson Nunes Martins é um médico e político brasileiro, filiado ao Partido Socialista Brasileiro. Foi governador do Piauí entre 2010 e 2014, sucedendo a Wellington Dias

Em Portugal, Moro recusa a debater com ex-ministro preso por corrupção

O ministro Sérgio Moro (Justiça) enfureceu jornalistas portugueses, em geral simpáticos ao Partido Socialista (e ao PT), ignorando em Lisboa o ataque de um político decadente, José Sócrates (PS), ex-primeiro-ministro e amigo de Lula, tão enrolado quanto o presidiário petista. Sócrates não é flor que se cheire. Como Lula, é acusado de corrupção e lavagem de dinheiro (“branqueamento de capitais”, por lá), além de fraude fiscal. Moro recusou o bate-boca: “Não debato com criminosos”. A informação é da Coluna Cláudio Humberto, do Diário do Poder.

Como Lula, o envolvimento com corrupção levou Sócrates à cadeia. Prisão preventiva por dez meses. Aguarda julgamento desde 2015.

Como Lula, Sócrates também é investigado na Operação Marquês, em Portugal. Ambos respondem por tráfico de influência em diferentes processos.

Como Lula, o ex-primeiro-ministro socialista se diz “perseguido” pelos procuradores, juízes etc. Como Lula, não reconhece que roubou.

Ciro Nogueira vai ser reconduzido à presidência nacional do Progressistas

O senador Ciro Nogueira vai ser reconduzido nessa quinta-feira (25) à presidência nacional do Progressistas. O piauiense é candidato único e vai comandar o partido pelos próximos dois anos. A convenção acontece em Brasília.

Atualmente, o Progressistas possui a terceira maior bancada do Congresso Nacional, com 39 deputados federais, e 6 senadores, e, por conta disso, é considerado um dos mais importantes para o governo federal durante a tramitação de projetos, como o da Reforma da Previdência. O grande desafio da nova gestão de Ciro Nogueira é intermediar o diálogo com o Palácio do Planalto.

No Piauí, Ciro também segue como o principal nome do Progressistas. O senador é o principal responsável pela articulação dos espaços que a sigla vai ocupar no novo secretariado de Wellington Dias.

Por: Natanael Souza – Jornal O Dia

W. Dias é um pai para sua base? Tem deputado dizendo que sim

Deputado Francisco Limma, líder do Governo na Alepi esteve presente para conversas (Foto: Nataniel Lima/OitoMeia)

Coluna Nataniel Lima

Paizão
O deputado estadual que é líder da base governista na Assembleia do Piauí, Francisco Limma, disse ontem à imprensa que o governador Wellington Dias (PT) funciona como um grande pai que compreende os filhos. A fala de Limma se referia às distribuições das pastas no Executivo. Para o deputado, Dias compreende a necessidade de cada filho (sigla) e acredita que o governador fará ótimas escolhas ao final das articulações.

Estou com Firmino
Enquanto alguns estão focados na distribuição de cargos, outros estão preocupados mesmo é com quem irá suceder Firmino Filho (PSDB). Os tucanos sairão vitoriosos desse pleito? Muita dúvida ainda sobre. Apesar disso, Átila Lira disse que está com o prefeito de Teresina em entrevista ao ser questionado sobre quem apoia em 2020. Só não ficou claro se estará no mesmo palanque ou se do mesmo lado do prefeito quando ele pede para deixar as discussões para o próximo ano.

Átila Lira (Foto: Divulgação)

(Sem)Solidariedade
Na próxima quinta-feira (25), o deputado Evaldo Gomes será conduzido à presidência estadual do Solidariedade. Evaldo deixou o PTC após a sigla não cumprir a cláusula de barreira. Sua ida ao SD provocou algumas mudanças na sigla. Dr. Pessoa saiu e quem ainda está pode sair. O vereador Major Paulo Roberto parece que não tem se dado muito bem com a executiva estadual. Prova disso é que não foi convidado, até o momento, para participar da convenção do partido que ocorre na quinta. Será que dá tempo os correios entregar o convite?

Deputado Evaldo Gomes (Foto: Divulgação)

Dr. Hélio apresenta projeto na Assembleia e desperta reação de suplente de vereador

O deputado Dr. Hélio e o suplente Ismael Silva (Fotos: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

Um projeto de lei apresentado na Assembleia Legislativa do Piauí pelo deputado estadual Dr. Hélio (PR) despertou a reação do suplente de vereador de Teresina Ismael Silva (PSD). Ismael alega que o Dr. Hélio pegou carona em uma proposta que ele conheceu no estado de Pernambuco, detalhou e apresentou ao Governo do Piauí ainda em 2018.

O projeto é o “Alerta Celular”, que propõe a disponibilização de um sítio eletrônico para cadastro de celulares pelo Identificador Internacional de Dispositivo Móvel (IMEI) e seu respectivo proprietário em um banco de dados digital. Sendo o aparelho celular recuperado em operações policiais, o mesmo identificador será inserido no banco de dados do sistema e, se for o mesmo cadastrado por algum usuário, a vítima será contatada para resgatá-lo.

Ismael Silva encaminhou ofício ao governador Wellington Dias (PT) em maio de 2018 detalhando e propondo a implantação do projeto no Piauí. No documento, o governador determinou que o projeto apresentado pelo suplente de vereador fosse enviado à Secretaria de Segurança Pública e à Agência de Tecnologia da Informação (ATI) para que os órgãos buscassem acordo com o estado de Pernambuco, onde a iniciativa foi pioneira.

Ofício encaminhado por Ismael ao Governo Estadual (Foto: Arquivo Pessoal/Ismael)Ofício encaminhado por Ismael ao Governo Estadual (Foto: Arquivo Pessoal/Ismael)

Semanas depois, o gestor do projeto em Pernambuco, major Jonas Moreno, veio a Teresina detalhar o modelo e mostrar aspectos técnicos do projeto na ATI, oportunidade em que policiais civis e militares participaram da apresentação. Ismael Silva esteve no evento, garante que o projeto está em fase de implantação no Piauí e que Dr. Hélio quer embarcar na ideia como se fosse dele. Nas redes sociais, o suplente fez um desabafo nesta terça-feira (23).

“Ainda em 2018, mais precisamente no dia 25/05, apresentei ao governador do Piauí o Projeto Alerta Celular e, por meio da Secretaria de Segurança Pública, conseguimos trazer a Teresina o major Jonas, gestor do projeto piloto no Estado do Pernambuco. Inclusive, o projeto já está em fase de implantação. Tenho o maior respeito pelo deputado Dr. Hélio, mas que vergonha sinto de ser representado por ele e por outros parlamentares! A verdade virá à tona”, postou.

Ismae

Ismael com Jonas Moreno, gestor do projeto em Pernambuco (Foto: Arquivo Pessoal)lsmael com Jonas Moreno, gestor do projeto em Pernambuco (Foto: Arquivo Pessoal)

No texto do projeto 70/2019 apresentado por Dr. Hélio e lido no expediente da Assembleia Legislativa no último dia 9 de abril, não existe nenhuma menção ao fato do projeto original ser oriundo do estado de Pernambuco. Já no ofício apresentado ao governador Wellington Dias em maio de 2018, o suplente Ismael Silva destaca que conheceu, na prática, o projeto Alerta Celular durante uma visita que fez à Secretaria de Defesa Social de Pernambuco.

O QUE DIZ DR. HÉLIO?
Política Dinâmica procurou a assessoria do deputado estadual Dr. Hélio para comentar o assunto. De acordo com a assessoria, a intenção do deputado foi implantar e formalizar, via projeto de lei de autoria parlamentar, o “Alerta Celular” no Piauí. A assessoria garante que em momento algum o deputado quis “embarcar” na ideia do suplente Ismael Silva, uma vez que nem sequer sabia que ele havia apresentado a proposta pernambucana no Piauí.

Ainda conforme a assessoria, o projeto desenvolvido com sucesso em Pernambuco foi sugerido pela equipe do gabinete ao deputado estadual, que prontamente concordou com a iniciativa de também adotar a ideia no Piauí. Segundo a equipe de Dr. Hélio, o projeto “não consta” em lugar nenhum no Estado e que, portanto, ele não existe por aqui. Justamente por isso, o deputado apresentou o modelo pernambucano, em forma de projeto de lei, no Piauí.

Por fim, a assessoria destacou que é normal parlamentares e/ou suas equipes conhecerem projetos que deram certo em outras regiões e apresentá-los em seus estados de origem. (Gustavo Almeida – Política Dinâmica)