O descompromisso do governo estadual continua: atraso nos salários de servidores

Os funcionários contratados do Hospital Estadual Dirceu Arcoverde(Heda), voltaram a reclamar nas redes sociais sobre o atraso no pagamento dos salários. Eles estavam sem receber desde abril, sendo que o pagamento do mês quatro só caiu no dia 13 de junho. Agora eles aguardam o pagamento de maio e junho que também já está se vencendo e que não há nem previsão se ser pago.

“O Secretário de Saúde Florentino Neto só posta inauguração, mas pagar os contratados em dia não paga. Os contratados também são eleitores, também tem que pagar suas contas e gastar combustível pra chegar no Dirceu. Ninguém sabe dizer nem uma provável data, essa situação é geral! Desde os serviços gerais aos médicos. A situação difícil. Mensagem de um chefe de família”, desabafa um trabalhador.

Com a palavra:

Vereadora Cristiane reafirma sua posição como representante do povo da Ilha

A vereadora da Ilha Grande, Cristiane Santos (PR), disse que está muito triste com as inverdades que estão divulgando naquele município, dando conta de que ela não mais faz parte da oposição, “por haver trocado o povo por favores que solicita ao prefeito Herbert Silva e que ele concede”.

“Desconheço de onde tenha surgido tamanha mentira e quais as intenções que existem por trás disso. Querem, na verdade, denegrir minha imagem perante a população, porque fui eleito em palanque de oposição e permaneço com no mesmo papel para o qual o povo me elegeu, ou seja, trabalhando em benefício de todos”, desabafa a vereadora.

Ela disse ainda que suspeita que tais fofocas estejam partindo de pessoas que até bem pouco tempo estavam do lado do prefeito e agora estão contra, porque tiveram interesses contrariados. “Nós temos procurado o prefeito Herbert apenas para pedir benefícios para a população, porque ele sabe que sua função é governar para todos, independentemente de ser situação ou oposição. Ele tem nos apoiado, por exemplo, no projeto “Cidadão Mirim”, que vai beneficiar muitas crianças e jovens e vamos buscar outros apoios para o povo, nunca para o meu benefício próprio”, destacou Cristiane.

Ela afirma que não é inimiga do prefeito Herbert Silva, é apenas uma parceira política que busca melhorias para o município, e não em benefício próprio. “Em tudo na vida são necessárias as parcerias, para que a população seja a grande beneficiada. A democracia pressupõe a convivência dos contrários e nós temos buscado essa boa convivência, até porque somos pessoas civilizadas”, finalizou.

Vereadora Neta participa de tratativas para a programação da Semana da Lei Maria da Penha

A vereadora Neta Castelo Branco de Sousa (DEM) esteve na manhã de hoje (29) reunida em seu gabinete com membros do Núcleo de Enfrentamento à Violência Doméstica de Parnaíba – NEV.

Estiveram presentes a Dra. Neves, Gestora Operacional do NEV; a Coordenadora Pedagógica, Edilene Soares; e a Assistente de Planejamento, Monitoramento e Avalição, Cristiane Almeida.

Na oportunidade, foram inciada as as tratativas dos preparativos e a definição da programação da Semana da Lei Maria da Penha, que acontecerá em agosto. “É preciso a união de toda a sociedade para juntos combatermos a violência, especialmente contra a mulher”, destacou a vereadora.

Lobisomens e cangaceiros desfilam no novo livro de Marcello Silva: Homo Cactus.

O escritor chavalense, radicado em Parnaíba, Marcello Silva, lançará no segundo semestre deste ano, seu mais novo trabalho literário. A obra em questão se trata do livro de contos denominado “Homo Cactus” que será publicado pela editora paulista “Editorial Hope”.

O livro trás estórias e lenda da vida interiorana. São 15 contos que se comunica com o tempo e o espaço rural. “Cresci ouvindo boa parte dessas estórias. Costumava ficar observando as conversas dos meus avós e anciões da comunidade onde eu morava. Prometi que um dia eu colocaria no papel” afirmou o autor.

Há mistérios e suspenses em quase todos os contos como, por exemplo, em "Cangaceiro Sem Face" onde numa vila um sujeito estranho e misterioso aparece em uma noite a procura dos bisnetos do rei do cangaço; "O Lobisomem de Santa Cecília" narra a estória de fatos estranhos ocorridos na Fazenda Santa Cecília depois do aparecimento do silencioso Manoel Redondo. O amor ganha faces nos contos "O Pecado de Maria" quando a narradora vai fazer um trabalho de campo da faculdade conhece dona Celeste e seus segredos; "Buk e as galinhas" relata a vida rotineira de dois eternos amantes. Angústia e fé nos contos "Canto do Urutau I e II" quando uma mãe ganha voz e

evidencia sua dor e drama ao esperar a volta de um filho que saíra de casa há quase três décadas; "Menino Vaqueiro" baseia-se em fatos, onde narra a angustia e a fé de uma família ao procurar pelo filho pequeno que se perdera no sertão. Enfim, os demais contos seguem essa temática e estilo.

Para o escritor e jornalista Pádua Marques “é bonito e gratificante ler uma obra igual a esta. E a gente acaba viajando entre os contos, seus títulos, frases e as letras, por entre as veredas que ninguém nunca imagina onde vão chegar…”

Para o escritor e professor Carvalho Filho: “nas narrativas de Marcello Silva um

universo de homens duros e práticos, embora suscetíveis à fantasia, vivendo em um mundo a um só tempo lógico e assombrado.”. Mais adiante continua o professor Carvalho “Suspense e misticismo são alguns dos elementos encontrados nos contos deste volume. Quanto ao espaço, a zona rural se destaca como cenário privilegiado.”

Por fim, ponderou a escritora Luana Silva: “Esse abraço nostálgico que Homo Cactus nos traz é espinhoso, porém necessário. Essa resiliência que inspira, é o símbolo do sertão!”

O livro “Homo Cactus” estará disponível em breve no site do Grupo Editorial Hope

(https://www.editorahope.com/ ) e será lançado no segundo semestre em Parnaíba/PI e Chaval/CE. Mais informações no blog do autor: www.marcellossilva.com.br

Ex-governador Zé Filho participa de almoço com Henrique Meirelles

O ex-governador e presidente licenciado da FIEPI, Zé Filho e a deputada Juliana Moraes Souza acompanharam a agenda do presidenciável Henrique Meirelles no almoço com empresários na Fecomercio na manhã desta quinta-feira (28). Zé Filho defende que a classe empresarial precisa acompanhar o cenário político, analisar o que já foi feito e o que cada candidato pode fazer pelo desenvolvimento do país, pela economia e principalmente para melhorar o ambiente de negócios.

“Toda classe empresarial precisa ficar atenta ao que os candidatos nas eleições deste ano já fizeram ou têm capacidade de ainda fazer para termos uma economia mais pujante e um ambiente de negócios mais favorável ao emprego e ao desenvolvimento”, pontuou Zé Filho.

Meirelles falou que os empresários são os maiores responsáveis pelo desenvolvimento de uma nação. “Não se levanta a economia de um país com 14 milhões de desempregados sem dar uma atenção especial ao empresariado, pois é junto com eles que iremos retomar o crescimento do país”, ressaltou.

Trabalho? Só terça-feira que vem

No Congresso nada muda: apesar dos escândalos, deve haver muita reeleição. Não há tempo (nem dinheiro) para fazer com que candidatos desconhecidos sejam lembrados. O não-voto (nulos, brancos e ausências) crescerá, mas candidato novo dificilmente conseguirá capturá-lo. Outra coisa que não muda é o sistema de trabalho: nesta semana, o Congresso vai parar hoje, por causa do jogo, e só volta a trabalhar na terça-feira que vem.

Crise? Isso é para os fracos. Deputados estaduais do Rio descobriram um projeto há anos esquecido pelo qual 13 mil servidores da Justiça devem ter aumento extra de 5%.

A PM do Rio está pedindo doações para colocar suas viaturas em ordem, mas não importa: que venha mais um aumento!  (Carlos Brickmann)

Em busca do voto feminino, Ciro quer reverter sua imagem de machista

Patricia Pillar vai gravar mensagem de apoio 

Gustavo Uribe
Folha

Em esforço para melhorar seu desempenho eleitoral junto às mulheres, o pré-candidato do PDT à sucessão presidencial, Ciro Gomes, adotará estratégia para tentar desconstruir crítica de que seja machista. A ideia da equipe de campanha é de se antecipar a prováveis ataques de adversários, criando uma espécie de vacina eleitoral a declaração feita pelo presidenciável na disputa eleitoral de 2002.

Na época, perguntado pela imprensa, o então candidato respondeu que um dos papéis na sucessão ao Palácio do Planalto de sua então mulher, a atriz Patrícia Pillar, era dormir com ele.

VIRÁ À TONA – “O episódio com certeza virá à tona porque são poucos os elementos críticos que os candidatos adversários têm contra ele”, disse Miguelina Vecchio, presidente da Ação da Mulher Trabalhista, movimento de mulheres do PDT.

Para tentar reverter a imagem negativa, o presidenciável já disse que a declaração foi talvez “o maior erro” que cometeu na vida. Ele tem lembrado que nomeou mulheres para cargos de destaque e fez questão de lançar sua pré-candidatura no Dia Internacional da Mulher.

O desempenho eleitoral dele junto às eleitoras, contudo, continua fraco. A última pesquisa Datafolha mostrou que, na maior parte dos cenários de primeiro turno, a expectativa de voto das mulheres é quatro pontos percentuais inferior à de homens.

PONTO FRACO – Em esforço para superar o ponto fraco, a equipe de campanha pretende criar um capítulo no programa de governo para políticas de igualdade de gênero e gravar depoimentos com as ex-mulheres do presidenciável: Patrícia Pillar e a ex-senadora Patrícia Saboya.

O coordenador da campanha eleitoral e irmão do presidenciável, Cid Gomes, disse que buscará ambas. “As duas falam muito bem dele e dizem que ele não tem nada de machista. Ele é um homem de mentalidade moderna e de respeito às mulheres”, disse.

Em entrevista recente, Pillar saiu em defesa de Ciro. Ela disse que ele nunca foi machista e não há “a menor chance” de o seu voto neste ano não ser dele.

ESTILO DURO – A avaliação interna é de que um depoimento televisivo da atriz poderá minimizar o impacto do episódio e suavizar a imagem de Ciro. O estilo duro dele é apontado também pela equipe de campanha como uma das causas da resistência das eleitoras.

Além de acenar com a possibilidade de que metade da equipe ministerial seja formada por mulheres, o programa de governo deve propor políticas de combate à violência doméstica e de compensação pela diferença salarial entre homens e mulheres.

“Se forem abertas vagas de trabalho, por exemplo, é possível contratar aquelas que chefiam famílias, melhorando o ingresso e buscando equidade”, disse Miguelina Vecchio.

OLHAR FEMININO – Na avaliação dela, se a campanha do pedetista não tiver um olhar para as questões femininas, ele não ganhará a disputa eleitoral. “Até porque ele está pior exatamente nas mulheres de baixa renda”, afirmou.

No início de julho, o presidenciável discutirá propostas para as mulheres em um encontro com quadros femininos do partido. A equipe de campanha discute também colocar depoimentos de eleitoras de todo o país no horário eleitoral gratuito.

Além das mulheres, Ciro tem apresentado um desempenho mais fraco junto a eleitores jovens, com idade inferior a 25 anos. Para superar a barreira eleitoral, está sendo discutido um encontro dele com influenciadores digitais. A intenção é entrar em contato com celebridades famosas entre o público jovem para que elas façam referência nas redes sociais. Na lista, estão, por exemplo, o cantor Wesley Safadão e o comediante Whindersson Nunes.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – Outro candidato que sofre restrições das mulheres é Jair Bolsonaro. Ele e Ciro Gomes têm uma característica comum: ambos são autocarburantes. A qualquer momento eles podem abrir a boca, falar uma bobagem e pegar fogo sozinhos. (C.N.)

STF decide se põe o Brasil no caminho do atraso sindical

O Supremo Tribunal Federal (STF) pode ter esta semana um encontro marcado com o atraso: o julgamento de uma ação da Confederação dos Servidores contra dispositivo da reforma trabalhista que tornaram facultativa a contribuição sindical, antes obrigatória. Graças a essa cobrança abusiva, que deixou muitos pelegos ricos, o Brasil soma hoje cerca de 97% de todos os sindicados existentes em todo o planeta. A informação é da Coluna Cláudio Humberto, do Diário do Poder.

A reforma trabalhista pôs ordem, eliminando o pagamento obrigatório, até como força de privilegiar sindicatos realmente representativos.

O “bolo” anual de R$3,5 bilhões a ser dividido entre entidades sindicais fez surgir o fenômeno da proliferação desse rentável negócio.

Sindicatos ficaram valorizados e aí começou outra safadeza: a venda de registros sindicais. Só no governo Dilma, a PF fez duas operações.

Tabuleiros litorâneos já podem receber recursos, diz Heráclito Fortes

O deputado Heráclito Fortes (DEM/PI) anunciou nesta segunda-feira, 25, no Plenário da Câmara, que os Tabuleiros Litorâneos, localizados na região de Parnaíba, já podem receber recursos do governo federal.  “E vou fazer uma proposta à bancada piauiense no Congresso para que uma das emendas do Orçamento deste ano seja exatamente destinada à conclusão das obras”, pontuou Heráclito, da tribuna.
Segundo Heráclito, a obra iniciou-se ainda no governo Sarney e tinha como objetivo dotar a região de condições para se tornar um centro produtor, através de um sistema de irrigação moderno, semelhante ao que existe, hoje, em Petrolina. “Essa obra avançou, chegou a 70% da sua meta, mas parou e se arrastou durante muito tempo. Chegou-se a pensar que existiam irregularidades gravíssimas na sua execução. Somente agora, depois de uma análise junto ao Tribunal de Contas da União (TCU), verificou-se que se tratava mais de briga entre empreiteiras do que desmando”, disse Heráclito. 
O TCU também apurou que, mesmo com as irregularidades sanadas e feitas as correções, o projeto foi engavetado e suas obras paralisadas desde 2006.
Heráclito Fortes destacou que a motivação para procurar esclarecimentos junto ao TCU se deu por orientação do ministro Moreira Franco que, no início de junho, visitou o perímetro irrigado dos tabuleiros, em Parnaíba. Na ocasião, o prefeito Mão Santa expôs a situação e pediu o apoio do ministro para a retomada das obras. “Se Parnaíba tiver esse projeto concluído, ele irá transformar a região numa nova Petrolina”, disse o prefeito. 
Ainda em seu pronunciamento, Heráclito Fortes agradeceu ao presidente do TCU, Raimundo Carreiro, pela atenção sobre o assunto e por apresentar uma solução rápida ao problema. “Eu não tenho dúvidas da importância dessa obra para a região e concluídos os 30% restantes, ela não apenas se tornará uma grande produtora de alimentos, mas proporcionará também a abertura de novos postos de trabalhos e novos negócios”, finalizou.
Atualmente, o perímetro Irrigado Tabuleiros Litorâneos produz mais de dez tipos de frutas, sendo a acerola a maior produção, com mais de 5.700 toneladas por ano. Outro diferencial do projeto é o cultivo de produtos orgânicos que chega a 80%.

FIEPI e OAB firmam parceria para realização de pós/graduação

Uma parceria entre a Escola Superior de Advocacia do Piauí – ESA PIAUÍ e a Federação das Indústrias do Estado do Piauí (FIEPI) irá proporcionar a realização de pós/graduação no curso Direito Empresarial e Gestão, voltado para 30 participantes oriundos de instituições como a própria FIEPI, Fecomercio, Conselhos Regionais de Administração, e Contabilidade, além de empresários e profissionais de modo em geral.

Em função disso, membros da ESA Piauí estiveram reunidos com o presidente da FIEPI, Humberto Cronemberger, e os diretores da instituição, Freitas Neto, Ana Paula Lacerda, e Ewerton Negri para tratar. No encontro, que aconteceu na sala da presidência da FIEPI, nesta terça-feira (26), ficou decidido que a aula inaugural será realizada no dia 18 de agosto, com a participação do professor/doutor, André Santa Cruz, que é especialista no assunto.

Conforme o advogado Alexandre Magalhães, estarão disponíveis cinco bolsas destinadas para profissionais da FIEPI. Na ocasião, o presidente da FIEPI, Humberto Cronemberger, destacou a importância da ação afirmando que todo conhecimento é bem vindo e que o empresariado, assim como demais trabalhadores precisam estar atualizados e possam acompanhar o desenvolvimento do mundo globalizado.

Jânio Holanda – ASCOM/FIEPI

“Colóquio Jurídico” em Parnaíba nesta quinta-feira

Na próxima quinta-feira (28/06), o Núcleo de Apoio à Advocacia da OAB/PI, promoverá o Colóquio Jurídico na Cidade de Parnaíba, em parceria com a Escola Superior de Advocacia do Piauí (ESA-Piauí).

Em quatro etapas, o encontro levará aos participantes temas relevantes, como: “Prática  eleitoral”; “Audiência de Custódia”; “tutelas provisórias no Novo CPC” e “Advocacia Empreendedora”. 

Os participantes poderão acompanhar as abordagens que serão feitas pelos palestrantes: Talmy Tercio, advogado e Diretor do NAAD; Luíza Márcia, Advogada e professora Mestre; Franklin Vinícius, Advogado e Consultor Jurídico do NAAD e Lucas Ribeiro, Advogado criminalista e Membro da Comissão de Prerrogativas da OAB.

Os interessados poderão realizar as inscrições na sede da subseção de Parnaíba, levando apenas 1kg de alimento. Os participantes serão certificados com 04 horas/aula.

Deputado doutor Hélio informa sobre melhorias de hospital Dirceu Arcoverde

O deputado Doutor Hélio (PR) enfatizou mais uma vez, sobre os serviços realizados pelo governo do Estado do Piauí, no município de Parnaíba, especificamente, no Hospital Regional Dirceu Mendes Arcoverde. Segundo o parlamentar, o governado tem feito um esforço muito grande para que o hospital seja melhor estruturado.

Doutor Hélio disse ainda que o esforço é também para que o hospital atenda a uma maior abrangência possível e afirmou que o número de transferência de pacientes, para Teresina, hoje é muito pequena. E que neste final de semana, ele, juntamente com o secretário estadual de Saúde, Florentino Neto, estiveram em Parnaíba, inaugurando uma unidade de estabilização  pediátrica, praticamente com os mesmos cuidado que se teria em uma UTI.

O deputado disse também que já está sendo sinalizada a climatização de todo aquele hospital, com o objetivo de dar uma condição diferenciada aos pacientes. “Temos também uma maternidade que é referência até para o Nordeste, porque os números de partos normais estão acima da média de todo o Nordeste, de hospitais credenciados junto ao Sistema Único de Saúde (SUS)”.

Deputada Juliana Moraes Sousa

A deputada Juliana Moraes (PSB) se pronunciou em relação a visitas feitas por ela a Parnaíba, neste final de semana, e agradeceu as informações do deputado doutor Hélio, porque segundo ela, a população está sempre agradecida pelos benefícios realizados. “Tomara que tenham pago os atrasados dos servidores do hospital, Mas geralmente quando vão secretários ou o governador, os pagamentos são normalizados”.

A deputada observou que o município de José de Freitas está sem os repasses da saúde, há um bom tempo, assim como o município de Buriti dos Lopes, onde a prefeitura está sustentando a situação do hospital local.

“Não é bem assim, essa maravilha. Mas quero aqui, deixar o meu repúdio ao secretário de Segurança Pública, porque a promessa de dez viaturas para Parnaíba, não chegaram. Chegaram sim, dois carros pequenos, onde não cabe uma criança de cinco anos, na parte de trás. Esse desprezo por nossa Parnaíba e região eu não consigo entender”, disse Juliana Moraes.

A parlamentar acrescentou que essa revolta não é só da população de Parnaíba ou de José de Freitas, mas de todas as cidades que tenha um hospital e que tenha repasse da Secretaria de Saúde e que estão atrasados.

Lindalva Miranda – Edição: Caio Bruno 

Greve dos professores da rede estadual completa 19 dias

O vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sinte-PI), Kassyus Lages, informou que a greve da categoria continua no Piauí. A decisão foi tomada em assembleia geral realizada nesta segunda-feira (25). Hoje o movimento completa 19 dias. Após a assembleia, a categoria saiu em passeata pelo Centro de Teresina e fizeram uma manifestação em frente ao Palácio de Karnak.

“A grave continua e a culpa é do governo”, afirmou o vice-presidente relatando que o sindicato pedirá a nulidade do processo em que ocorreu a execução da lei, que foi publicada no dia 14 deste mês, devido a irregularidades na ação.

“Nós iremos continuar na rua. Lutando por nossos direitos e os direitos dos aposentados, que não estão recebendo reajuste e são os maiores prejudicados já que não tiveram nenhum reajuste”, disse Lages.

O sindicalista explicou que a lei aprovada já estava em vigor e não poderia ser derrubada. “Vamos recorrer porque só quem poderia derrubar era o Supremo, vamos à Justiça na próxima segunda-feira”.

“Vamos continuar com a nossa movimentação nas ruas. Na briga por nossos direitos, por nosso reajuste salarial. O Iaspi vai ter reajuste duas vezes maior do que nós pedimos, praticamente”, alerta o vice-presidente.

A lei aprovou 2,95% de reajuste para os trabalhadores da Educação, indo de encontro ao cumprimento do acordo judicial com a primeira lei aprovada que é de 6,81% para os trabalhadores do magistério e de 3,15 (referente a 2017) e 3,95% (referente a 2018) para o setor administrativo.

“O governo dá dando auxilio alimentação como pagamento, mas isso prejudica os aposentados, que estão em casa, não estão em sala de aula e, por isso, não recebem. Só se eles quiserem entregar um auxilio saúde ou funeral”, lamenta o sindicalista.

O Sinte organizará uma panfletagem nesta terça-feira às 16 horas no cruzamento da Avenida Frei Serafim com a Rua Coelho de Resende. 

Carlienne Carpaso

Robert diz que governo WD paga mídia piauiense para lhe atacar após denúncias

DESVIO DE R$ 300 MILHÕES DOS SERVIDORES – 24 horas após exibir cópia de relatório de auditoria do Tribunal de Contas do Estado apontando uma diferença de R$ 300 milhões nos repasses de empréstimos consignados e do Plamta (plano de saúde dos servidores estaduais), o deputado Robert Rios (DEM) também foi alvo de matéria indicando o andamento de um processo em que responde por improbidade administrativa.  Para ele, o governo de Wellington Dias usa a mídia paga com recursos públicos para atacar os opositores.

LEIA E ENTENDA: 

Robert Rios apresenta relatório do TCE sobre suposto desvio de R$ 300 milhões

A informação é de que a audiência nesse processo em que Robert Rios é réu foi marcada para o dia 28 de agosto. Na denúncia, o Ministério Público Federal  aponta irregularidades no Convênio nº 471/2008 firmado entre a União e a Polícia Militar do Piauí com o Consórcio Motorola SP, pelo valor de R$ 3.655.000,00,  no período da gestão de Robert Rios como Secretário de Segurança, mas que ele garante que não teve qualquer participação nessa licitação conduzida pelo comando da Polícia Militar.

Robert diz que ataque é coordenado pelo Governo do PT de Wellington

O deputado Robert Rios declarou “tem sido incansável no combate à corrupção e desmando do governo de Wellington Dias, mas para isso paga um preço caro. ”

Segundo ele, a cada denúncia contra o governo, o Karnak paga a mídia para “alardear um suposto processo que Robert responde por uma licitação da época do Cel Prado na polícia militar, mesmo sabendo que a PM tem autonomia administrativa e financeira, sem qualquer interferência da segurança pública.”

“O governo quer apenas atirar sua lama podre sobre a oposição para parecer todos iguais. Vamos em frente com Deus e o povo”, declarou. (Código do Poder)

Ciro Nogueira convoca coletiva e gera expectativa

O senador Ciro Nogueira convocou a imprensa para entrevista coletiva que acontecerá nesta terça-feira (26/05).

Na pauta, segundo assessoria, as definições do Progressistas nas eleições 2018.

Há muita expectativa em torno do anúncio que Ciro possa fazer. 

Ainda mais se forem confirmados os rumores de que Wellington Dias bateu o martelo, definindo Themístocles para vaga de pré-candidato a vice-governador. O senador Ciro Nogueira, autor do projeto de lei que dispõe sobre a exploração de jogos de azar em todo o território nacional, durante sessão da CCJ Senado.

(Apoliana Oliveira)

Derrotas da defesa de Lula já incomodam o PT

Advogado Cristiano Zanin Martins

Dirigentes do PT já se queixam da impressionante coleção de derrotas da defesa de Lula, à qual se somou a decisão do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), há dias, que negou o encaminhamento de recurso ao Supremo Tribunal Federal (STF) pedindo suspensão da prisão do ex-presidente. O julgamento estava marcado para esta terça (26), mas, como esta coluna antecipou, poderia nem mesmo ocorrer. A informação é da Coluna Cláudio Humberto, do Diário do Poder.

A cúpula petista já não tem esperança de ver o líder fora da cadeia, e questionam a estratégia adotada pela defesa.

Petistas criticam os advogados de Lula, acusando-os de fazer “defesa política”, pelos jornais, quando deveriam ter priorizado os autos.

A quem o visita, Lula tem dito que confia na defesa, especialmente no compadre e advogado Roberto Teixeira, sogro de Cristiano Zanin.

Rafael Fonteles fracassou na Secretaria Estadual da Fazenda

Rafael Fonteles

Se saiu para tratamento de saúde ou não, não deve voltar. O setor fazendário do estado já não corresponde às reais dificuldades em que está envolvida a máquina pública do governo do Sr. Wellington Dias.

Bem que o governador deveria buscar os mesmos técnicos utilizados por Mão Santa, quando tinha 7 salários para atualizar dentro do mesmo ano. Foi buscar João Batista no BEP e Adão Castro, dois técnicos em operações financeiras de muito talento, pois, em um ano pagaram 17 folhas de pagamento no Governo de Mão Santa. Conduzir uma Secretaria de Fazenda não pode ser apenas matemático, mas, um técnico em operações financeiras, que esteja à altura de reger, comandar os destinos da mais complexa pasta da administração estadual, a Secretaria da Fazenda.

Está faltando competência técnica e o governador tem os dois nomes, que podem mudar esse quadro devolvendo a estabilidade econômica do seu Governo.  Repetimos, João Batista que presidiu o BEP e Adão Castro, Diretor de Operações financeiras, eles recuperaram e sanearam o BEP, até passar para o Banco do Brasil. Esse é o caminho, ou o caos!!!

Por: Tomaz Teixeira

A política do Piauí só tem artista

Os atos aprovados e anulados pela Assembleia Legislativa

Se algum diretor de cinema se aventurasse, por uma razão qualquer, a fazer um filme sobre a política do Piauí, no gênero faroeste, aquele com mocinho e bandido, não iria conseguir. Para o elenco desse tipo de filme, por aqui só existem heróis, aqueles que na época de ouro dessas películas muitos de nós chamávamos de ar-tis-tas.

Veja só este arremedo de roteiro baseado em fatos reais: o governador Wellington Dias, o artista principal, sabe mais que todo mundo que em janeiro de cada ano, faça chuva ou faça sol, entra em vigor o valor do novo piso nacional do magistério. Isso vem desde 2008.

Sabendo que o governador sabe disso, mas às vezes faz questão de esquecer, as lideranças do magistério avisaram logo no começo do ano: os professores só entrariam em sala de aula, para dar início ao ano letivo de 2018, com o novo piso na conta-salário.

Índio sabido

O governador usou, então, a sua lábia de “índio mais sabido do Brasil”, nas palavras do ex-presidente Lula. Alegou que o Estado havia ultrapassado o limite prudencial da Lei de Responsabilidade Fiscal, etc. e tal e mais isso e mais aquilo e acabou convencendo as lideranças do magistério que só poderia pagar o piso de duas vezes, uma em maio e a outra em setembro. Isso foi já em março.

Acordo fechado, o projeto de lei foi encaminhado pelo governo à Assembleia Legislativa. O reajuste salarial do magistério, de 6,81%, foi aprovado por unanimidade, pois nenhum parlamentar iria se arriscar a se queimar com os professores.

Quando o projeto chegou às mãos do governador para sanção, descobriu-se que o prazo para concessão de reajuste salarial já havia passado. Ele acabara em 10 de abril. A partir daí, começava o período proibitivo e conceder aumento salarial seria incorrer em crime eleitoral e tornar-se inelegível.

Governador veta sua lei

O governador decidiu, então, vetar uma lei proposta por ele mesmo. E devolveu o calhamaço para a Assembleia Legislativa, para que a Casa apreciasse seu veto: “Toma, que o filho é teu!”.

A Assembleia, dando uma de independente, mas na verdade de comum acordo com o governo, derrubou o veto governamental, para que fizesse valer a lei aprovada por ela e fosse assegurado o reajuste do piso do magistério.

“Quem ama, não mata!”

Ocorre que, na hora da promulgação da lei, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Themístocles Filho (MDB), outro cacique da tribo passado na casca do alho, saltou bem acolá: “Assino, não! Quem ama não mata!”

E mais não disse, porque não precisava. Em outras palavras, ele avisava: se o governador não pode sancionar porque é candidato, ele também não poderia, pois também vai concorrer às eleições deste ano. Ou seja, ele mesmo era que não iria ficar com essa batata quente nas mãos.

Os demais membros da Mesa Diretora – no total de oito – também tiraram o corpo de banda. Ninguém mais quis assinar a lei, nem o vice-presidente, deputado Luciano Nunes (PSDB), pré-candidato a governador pela oposição. Todos temiam ser alcançados pela inelegibilidade.

A deputada Juliana Falcão (PSDB), mesmo sendo a única que não será candidata nas próximas eleições, preferiu renunciar ao cargo de 4º. Secretária da Mesa a assinar o ato.

Mais sabedoria

Mas era preciso publicar a decisão, para que ela ganhasse força de lei. Resultado: o Decreto Legislativo derrubando o veto do governador e garantindo o novo piso do professor foi publicado no Diário Oficial do Estado sem assinatura. O ato saiu na edição do dia 14.

Além do Decreto Legislativo, saiu na mesma página do Diário Oficial um decreto do governador regulamentando o ato da Assembleia.

O governador, mostrando mais uma vez que não é menino, fixou em seu decreto o reajuste do professor em 2,95% , ou seja, menor que o aprovado anteriormente pela Assembleia e correspondente à inflação do período.

Anula tudo!

Quando se deram conta que a emenda havia saído pior que o soneto, governo e Assembleia decidiram por uma nova votação para ressuscitar o veto do governador e anular o aumento.

Alegaram que o Decreto Legislativo derrubando o veto fora publicado sem assinatura e que houve ainda outra falha: veto do governador não pode ser derrubado nem mantido em votação fechada, secreta, mas aberta.

Houve tumulto em sessão na Assembleia legislativa

Daí a celeuma ocorrida durante a semana para anular todos os atos relativos ao aumento de 6,81% e a concessão de um novo reajuste, de 2,95%, correspondente à reposição da inflação do período, na avaliação de todos permitida pela lei.

Dramalhão

Agora, os professores que entrem na justiça para cobrar a diferença. O governo está disposto a pagá-la, desde que esteja com uma ordem judicial em mãos.

Moral da história: na política do Piauí só tem artista. Se o governo tivesse dado o reajuste do piso do professor na época certa, como fizeram as Prefeituras de Teresina, de Parnaíba, de Morro Cabeça do Tempo, de Caxingó e de tantos outros municípios, todo esse dramalhão não estaria em cartaz.

Fonte: Coluna de Zózimo Tavares

A crise na Maternidade Dona Evangelina Rosa

A Maternidade Evangelina Rosa vive uma crise sanitária sem igual, com o Conselho Regional de Medicina e o Ministério Público em seus calcanhares para reduzir os riscos para gestantes e bebês. Pois bem, no dia 12 de junho a direção locou, sem licitação, um aparelho de raios-X pela módica quantia de R$ 241,8 mil.

Remédios
A maternidade em 16 de maio adquiriu aparelhos de ar condicionado no valor de R$ 211.766,00. No dia 21, adquiriu R$ R$ 178.937,00 em “medicamentos comuns e correlatos”. Neste último caso, a compra foi feita com dispensa de licitação. (Portalaz)

Ministros nomeados nos governos do PT condenaram a Petrobras no TST

Dos 13 que condenaram a estatal a pagar R$ 15 bi, 12 são ligados ao PT

Foram nomeados nos governos do PT, de Lula e Dilma, doze dos treze ministros do Tribunal Superior do Trabalho (TST) que condenaram a Petrobras a pagar R$15 bilhões por supostos direitos a um grupo de funcionários. É mais do dobro que os R$ 6,8 bilhões roubados da Petrobras por integrantes dos mesmos governos e seus aliados na política e no setor privado, segundo estimativa da operação Lava Jato. A informação é da Coluna Cláudio Humberto, do Diário do Poder.

Os “direitos” que resultaram na condenação da Petrobras são tão discutíveis que a votação foi bem apertada no TST: 13×12 votos.

Dos ministros que condenaram a Petrobras, só um foi nomeado no governo tucano de FHC: Brito Pereira, o próprio presidente do TST.

Curiosamente, o que motivou a decisão do TST, que abala as finanças da Petrobras, decorre de acordo coletivo… celebrado no governo Lula.

Ministros do TST ligados ao PT e advogados da área criticam o que a reforma trabalhista tem precisamente de melhor: respeito aos acordos.