É preciso implantar “tolerância zero” às agressões sofridas por professores

Charge do Cícero (Arquivo Google)

Antonio Carlos Fallavena

O problema da educação e do ensino começa e termina em casa. Lamento que a imensa maioria da sociedade ache que a solução nasce e cresce na escola. A culpa é sempre do outro ou dos outros. O individualismo fincou raízes na sociedade e agora, para arrancá-las, teremos de lutar muito, e calar nunca. Acreditem, toda mudança terá de ser feita à força – pela lei, pela fiscalização e pela punição. Somente assim poderemos recomeçar o primeiro processo, a educação. O segundo, do ensino ou escolarização, pode ser mais facilmente resolvido, selecionando melhor os professores e oferecendo remuneração à altura.

Na verdade, queremos uma feijoada educacional da década de 60, mas usamos produtos com outra qualidade e acabamento nos dias atuais. Resultado: temos a feijoada, mas sem o gosto experimentado na década de 60.

NOVAS GERAÇÕES – Assim são as crianças. Décadas atrás, eram educadas pelos pais, notadamente pelas mães. Nos últimos tempos, tudo mudou e as mães são as primeiras a largar seus filhos na escolinha. É dessa forma que moldamos as novas gerações.

Sem perder a noção, não confundamos as coisas – a escola não educa. Embora, erroneamente sejam identificadas como “secretarias de educação” na verdade são “secretarias de ensino”.

Assim, enquanto a educação acabou (ou nem começou) em casa, a escola está sem qualidade para ensinar, não tinha e não tem mais capacidade e condições de educar.

MESMOS ERROS – Quem fez nascer as crianças que se responsabilize por educá-las. Como isso não ocorre, agravam-se os problemas do setor, com a degradação profissional dos professores, que hoje são ameaçados e até agredidos por alunos.

Cada vez mais assistiremos tais absurdos. E não escondamos que pelo menos parte da situação vivida hoje pelos professores foi plantada por uma parcela deles, que defendem a ocupação de escolas, participam de passeatas em defesa de corruptos e ladrões e tantas “coisinhas” mais.

Lamento que muitos professores atuais, na sua maioria, continuem repetindo os mesmos erros daqueles que foram seus professores no passado recente.

AGRESSÕES – Acompanho a escola pública nas últimas três décadas. Vivenciei muitos episódios e suas facetas nos temas educação e ensino. As agressões a todos os segmentos envolvidos (o correto seria comprometidos) demonstram não apenas a queda da qualidade no ensino, mas o desmonte das responsabilidades, das referências positivas e dos resultados produzidos.

Com a experiência  de alguém que sempre defendeu a escola pública e a recuperação da qualidade do ensino, através da valorização do magistério e da participação organizada e qualificada dos pais junto aos filhos, posso afirmar: a escola pública faliu e hoje vive das memórias de um tempo que não existe mais.

Quando um(a) professor(a) é agredido(a) e fica por isto mesmo, é preciso concluir que fracassamos como sociedade, como pais e como pessoas. Como poderemos ter uma escola de qualidade se aqueles que detêm formação e capacidade para escolarizar não conseguem sequer ser respeitados por seus alunos. Para ser respeitado, é preciso se dar ao respeito.

Multicine Cinemas se manifesta e pede direito de resposta sobre matéria “venda casada”

De acordo com a legislação vigente, publicamos abaixo o Direito de Resposta solicitado pela empresa Multicine Cinemas:

No último dia 16/07/2018, o Blog do B. Silva publicou matéria
de Destaque com a seguinte manchete(Click no link): “Cinema do Shopping faz venda casada e constrange clientes”

DIREITO DE RESPOSTA

“O MULTICINE CINEMAS NÃO PRATICA VENDA CASADA E É LEGÍTIMA A RESTRIÇÃO DE ALIMENTOS PRATICADA PELO CINEMA DO PARNAÍBA SHOPPING DE ACORDO COM O ENTENDIMENTO DO PROCON/DF, DO MINISTÉRIO PÚBLICO DO GOIÁS, DE DIVERSOS TRIBUNAIS e do SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA.

Equivocou-se a postagem anterior ao afirmar que o Multicine Cinemas pratica venda casada, pois, a empresa não pratica venda casada, ela não permite a entrada de alimentos adquiridos em outros estabelecimentos e sim, apenas restringe a entrada de determinados alimentos que possuem o seu consumo incompatíveis com o interior das salas de projeção, visando o bem comum.

De forma amplamente divulgada o Multicine Cinemas não permite a entrada em suas salas de projeção dos seguintes itens: sanduíches, sorvetes, milk shakes, cremes, pizzas e frituras em geral e também não comercializa estes tipos de alimentos.

Estas restrições já foram objeto de fiscalização pelo PROCON – DF, que lavrou o Auto de Constatação nº 1841/2015 garantindo: „Obs: Há uma placa com os dizeres: “Não é permitido a entrada dos itens abaixo: sanduiches, sorvetes, milk-shake, cremes, pizzas e frituras em geral‟. Contudo, eles não vendem esse tipo de produto no próprio cinema.

Ademais, os produtos que eles vendem, como refrigerantes, sucos, balas, chocolates e pipocas, eles não proíbem a entrada, isto é, não condiciona que estes produtos sejam adquiridos apenas no cinema não configurando venda casada. Procedimento usado para aqueles produtos do aviso, por questão de higiene dentro das salas‟.
O Superior Tribunal de Justiça vem entendendo que venda casada consiste na proibição da entrada de produtos similares aos comercializados próprio cinema, conforme matéria divulgada pelo site oficial do Tribunal, disponível em:
http://www.stj.jus.br/sites/STJ/default/pt_BR/Comunica%C3%A7%C3%A3o/noticias/Not%C3%ADcias/%C3%89-pr%C3%A1tica-abusiva-impor-ao-consumidor-a-exclusiva-aquisi%C3%A7%C3%A3o-de-alimentos-vendidos-em-cinemas, o que para tanto, destaca-se o seguinte trecho:

“Decisão da Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) garantiu o ingresso de consumidores em cinemas com produtos iguais ou similares aos vendidos nas dependências do estabelecimento.”, a matéria acima refere-se a decisão processo(s): REsp 1331948.

Desta feita restando assim esclarecido que o Multicine Cinemas está cumprindo integralmente o Código de Defesa do Consumidor, e o entendimento do Superior Tribunal de Justiça, portanto não tendo praticado venda casada.”

Pedro Henrique Fernandes de Amorim
Advogado – OAB/RN 6764

Alunos do Conexão Mundo encerram segunda etapa nesta sexta-feira(20)

Para boa parte dos estudantes, o mês de julho significa brincadeiras, passeios, cinema, e alguns ainda usam esse tempo para o descanso de um semestre cheio de atividades. Mas uma turminha que participa do programa Conexão Mundo, encara este mês como uma oportunidade de muito aprendizado.

Trata-se do programa de intercâmbio cultural Conexão Mundo, que é realizado pelos Departamentos do SESI e SENAI em parceria com a organização não governamental “US-Brazil Connect”,  e tem o apoio do Conselho Nacional do SESI. A iniciativa tem o objetivo de elevar o nível de proficiência em inglês dos estudantes, que vivenciam o intercâmbio cultural com outros jovens profissionais americanos.

O Programa está na sua segunda edição no Piaui. São 48 estudantes selecionados do Ensino médio do EBEP (Educação Básica Articulada com Educação Profissional) das unidades Escola SESI Integrada Deputado Moraes Souza e do Centro de Formação Profissional Jose de Moraes Correia – SENAI, localizados no município de Parnaíba, ao norte do estado.

As atividades tiveram inicio no mês de maio e os alunos já cumpriram a primeira etapa do programa, por meio de aulas ministradas em redes virtuais (aulas à distancia). A segunda etapa começou dia 2 de julho, com a fase presencial, onde a turma de alunos recebe aulas com as coaches americanas. Esta fase encerra dia 20, sexta-feira, e partir dai, o programa prossegue novamente com atividades e bate-papos virtuais, por conta do retorno das monitoras da US-Brazil Connect, aos Estados Unidos.

Segundo a interlocutora do Conexão Mundo no Piauí, professora Micheli Brito, estudar inglês no programa é uma maneira diferente de aprender um novo idioma. “Os alunos passam a assumir a responsabilidade de aprender e explorar a capacidade de se comunicar em outra língua, descobrindo a cultura de um outro País, fazendo algo que nunca fez antes”, declarou Micheli.

O Superintendente do SESI/PI e diretor regional do Senai, Mardonio Neiva, lembra que o grande diferencial do Conexão Mundo é o intercâmbio promovido no fim do ano, com os estudantes que obtiverem melhor desempenho. “Os que chagarem com os melhores resultados irão viajar para os Estados Unidos”. Ele diz que a proposta do programa vai além do ambiente escolar. “Na verdade, esta experiência acompanha os alunos pelo resto de suas vidas”, conclui.

Por Monica Pessoa

Corrida das Férias acontece neste domingo (22) em Parnaíba

A Corrida das Férias irá movimentar o final de semana no litoral piauiense. São percursos de 500 metros e sete quilômetros para crianças e adultos, respectivamente. A corrida inicia às 7h, nesse domingo (22), com largada no Parnaíba Shopping.

Como parte da programação de férias, o Parnaíba Shopping e o clube de corrida Carmem Castro estarão com as inscrições abertas até sexta-feira (20), na Ciclovia Bike, localizada no Ideal Center, próximo ao Mirante.

Na categoria Kids, as crianças de 4 a 12 anos terão prova de 500 metros, com custo de inscrição a R$ 20,00. Na categoria adulta, serão sete quilômetros de prova, divididas em subcategorias de 16 a 29 anos, 30 a 39 anos, 40 a 49 anos, 50 a 59 anos, e acima de 60 anos, com inscrição a R$ 55,00.

“Somos um clube novo na cidade e será a nossa primeira prova em Parnaíba, realizada em parceria com o Parnaíba Shopping, e a assessoria esportiva Zero86, de Teresina. Já temos inscritos do Maranhão e Brasília”, explicou Carmem Castro, organizadora da corrida.

Ainda de acordo com a organizadora, as inscrições encerrarão às 22h de sexta-feira. No sábado (21), de 18h às 20h, os participantes irão receber um kit da corrida no Parnaíba Shopping. Ao final da prova, os três primeiros colocados receberão troféus em cerimônia no pódio, e os demais participantes ganharão medalhas.

Pré-candidatura do deputado Dr. Hélio Oliveira recebe apoio de médicos de Parnaíba

O deputado estadual Dr. Hélio Oliveira (PR) recebeu novos apoios a sua pré-candidatura à Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi). O Dr. Thiago Almendra, médico oncologista, diretor-presidente da Clínica Dr. João Silva em Parnaíba e o médico Dr. Paulo Augusto, referência em cirurgia geral no litoral piauiense, declararam seu apoio ao parlamentar.

Durante a visita os profissionais também trataram sobre a necessidade de consolidação do projeto de estruturação do tratamento do câncer e outras especialidades em Parnaíba e região.

“Além do tratamento oncológico, temos profissionais capacitados em várias especialidades, como a Hemodinâmica, que é um tratamento com ótimos resultados para problemas de circulação, essencial em casos de infarto do miocárdio e outras patologias do coração. A parceria com esse setor da clínica é vital para promover avanços nos serviços de saúde prestados à população”, pontou o deputado Dr. Hélio Oliveira.

“E também ficamos muito felizes com o fato de a nossa pré-candidatura contar com o apoio dos amigos e também de profissionais renomados, porque com a troca de experiências, ouvindo a todos, podemos melhorar cada vez mais o nosso trabalho”, finalizou Dr. Hélio.

Douglas Ribeiro

Deu na TV MN: Vereadora Neta possível indicada a vice de Luciano Nunes

Vereadora Neta “ungida” pelo deputado Heráclito Fortes

Repercutiram em Parnaíba os comentários dos apresentadores do Programa “Bastidores do Poder”, da TV Meio Norte, querendo dar ares de seriedade às brincadeiras do prefeito de Parnaíba, Mão Santa, que diz ser a vereadora Neta Castelo Branco uma boa candidata a vice do pré-candidato a governador Luciano Nunes. “Ele diz isso sempre que passa perto da vereadora”, comentou o jornalista Arimatéia Carvalho.

Ele acrescentou ainda ser a vereadora presidente do DEM em Parnaíba, partido do deputado federal Heráclito Fortes, que é grande amigo de Mão Santa. “Neta está ungida por Heráclito Fortes”, complementou Arimatéia.

A vereadora Neta, consultada por este blog, disse que para ela tudo isso não passa de brincadeira do prefeito, que já fez a mesma afirmação a outros vereadores, inclusive ao presidente da Câmara, vereador Geraldinho.

EM TEMPO: Enquanto os problemas do Piauí se acumulam, comprometendo a vida das pessoas, a imprensa em Teresina passa o meio dia inteiro especulando em programas, fazendo previsões, como se não houve coisas mais sérias a comentar.

Deu na Globo | Enquanto estava em Portugal, Ciro locou aeronave para ir ao interior do PI

O senador Ciro Nogueira, presidente nacional do Progressistas, foi mais uma vez destaque no noticiário nacional, desta vez por ditas inconsistências em sua prestação de contas no uso da cota parlamentar do Senado. 

Segundo reportagem exibida nesta quarta-feira (18) pelo Bom Dia Brasil, da Rede Globo, no mesmo dia em que declarou a contratação de uma empresa de táxi aéreo para aluguel de uma aeronave, para viajar ao interior do estado do Piauí, Ciro postou fotos de sua participação em um evento em Portugal. 

Pela prestação de contas ao Senado, foram pagos R$ 18.750 à empresa Top Line, de Teresina.  

E, apesar da declaração de gasto feita pelo próprio senador, sua assessoria negou à reportagem do Bom Dia Brasil que tenha contratado fretamento aéreo. 

Além do caso de Ciro Nogueira, o jornalístico da Globo mostrou ainda o caso do senador Fernando Collor (PTC), que declarou uso de cota parlamentar para contratação de segurança privada. Acontece que a empresa que recebeu pelos serviços trabalha atendendo apenas condomínios.

Já no caso do senador Hélio José (PROS), que emprega 99 pessoas com a verba que recebe do senado, dos quais 41 são lotados em seu gabinete político. Porém, ao chegar no escritório, somente quatro pessoas foram encontradas trabalhando. (Apoliana Oliveira)

Comunismo só não deu certo porque o homem é o lobo do homem

Francisco Bendl

Li, mas não me lembro onde, que os três maiores avanços que a humanidade teve foram com relação a três notáveis homens pensadores e ativos, ao mesmo tempo: Karl Marx, a respeito das relações capital/trabalho; Sigmund Freud, sobre a Psicanálise; e Charles Darwin, com vistas à evolução, cujo termo grego usado à época queria dizer mudança, adaptação.

Já foi dito na TI inúmeras vezes e até por mim, leigo no assunto, que jamais o comunismo daria certo ou o socialismo, em face do ser humano. A vaidade, a ganância, o egoísmo, a busca pela superioridade sobre as demais pessoas, o exercício do poder, tudo isso impediria que movimentos com vistas à coletividade fossem aceitos, porque o homem seria o seu maior inimigo – o lobo do homem, na visão do filósofo inglês Thomas Hobbes.

CONTRIBUIÇÃO – Teoricamente, Marx e Engels contribuíram e muito para que os trabalhadores tivessem algum direito reconhecido pelos patrões, além de terem criticado o modo como o capitalismo seria cruel para a vida humana, explorador e alimentador de desigualdades sociais.

Dito isso, precisamos lembrar que Cuba se tornou comunista por causa dos americanos. Foi comandada pelo corrupto ditador Fulgêncio Batista, que havia transformado a ilha em cabaré da América, além de esconder o dinheiro da máfia dos Estados Unidos em seus bancos, até que o Movimento 26 de julho, liderado por Fidel Castro, destituiu o criminoso em 1959.

Foi uma das maiores importantes revoltas que o mundo conheceu, de um país se livrar do seu ditador mediante as forças do povo, comandado por um líder verdadeiro e autêntico.

SEM ELEIÇÕES – Fidel teria sido um dos maiores exemplos para o mundo se, após dois, três anos, do término da Revolução, ele tivesse instituído eleições e ter devolvido o poder ao povo.

Tendo optado forçosamente pelo lado soviético, porque os americanos lhe negaram apoio, e precisando de ajuda econômica, Fidel teve de seguir o modo soviético de governar, através da ditadura.

Mais: Emprestou o seu território para que Kruschev instalasse seus foguetes a poucos quilômetros dos Estados Unidos, gerando a famosa Crise dos Mísseis, em 1962, que por um triz quase nos levou à Terceira Guerra Mundial, sem previsibilidade de qual seria o desfecho, mas, certamente, o mundo seria riscado pelas bombas atômicas!

AMO E SENHOR – Fidel adorou o poder, os holofotes, a fama conquistada, e foi permanecendo como amo e senhor do país insular.

Seus dissidentes eram mortos fuzilados no “paredón” ou presos para o resto de suas vidas, e assim controlava o povo e o que acontecia na ilha.

Portanto, há quase sessenta anos, dificilmente Cuba irá alterar a sua Constituição, pois as gerações que lutaram a revolução, que dela fizeram parte, praticamente não existem mais, pois a população de hoje se acostumou a viver com as carências que A ditadura lhe impingiu, a ter direitos cerceados, tanto individuais quanto coletivos.

FALSO HERÓI – Fidel foi o herói que se transformou em um criminoso; um homem brilhante, que se deixou apagar por si mesmo; uma personalidade que deveria ser reconhecida e homenageada mundialmente, porém hoje o mundo o conceitua como um personagem maligno, um verdugo para o seu próprio povo.

Sem liberdade, não pode haver democracia nem justiça social.

Há quase 40 dias em greve, professores do Estado realizam panfletagem no centro de Teresina

O Sindicato dos Trabalhadores da Educação Pública do Piauí (Sinte) junto a categoria e demais setores simpatizantes com as reivindicações da classe dos educadores, realizaram nesta quarta-feira (18/07) uma campanha de conscientização, por meio da entrega de informativos. Na ocasião, o movimento grevista completará 40 dias de greve no Estado e os servidores públicos lutam pelo cumprimento do reajuste salarial de 6,81% e 3,95% para docentes e administrativos, respectivamente.

A concentração acontece às 16h, no cruzamento das Avenidas Frei Serafim e Avenida Coelho de Rezende, Centro de Teresina. O ato é uma das atividades da agenda para esta semana definida na última Assembleia da categoria, realizada na terça (17/07) onde os presentes votaram pela continuação da greve em todo o Piauí.

” Nós estaremos fazendo a panfletagem para que a sociedade saiba da importância da nossa pauta, que é justa e legal. A greve já está no 38° dia, e a sociedade precisa estar do nosso lado, entendendo que a nossa expectativa é que a justiça seja ao nosso favor, para que a decisão judicial que foi firmada em (12/03) de 2018, mediada pelo desembargador Joaquim Santana, seja cumprida”, explicou Paulina Almeida, presidente do Sinte, referindo-se a decisão do governador Wellington Dias, que segundo a categoria, em março, prometeu reajuste de 6,81%.

Ainda de acordo com a categoria, a panfletagem mostrará o caos que passa Estado do Piauí, e o descontrole a classe trabalhadora.” Queremos dar voz a situação dos consignados, do nosso plano de saúde Iaspi e Plamta. Vamos demonstrar o golpe e descontrole do Governo do Estado, para com a classe trabalhadora”, finalizou a presidente. (OitoMeia)

Maioria de votos brancos e nulos não invalida eleição, avisa consultor legislativo

Anular ou votar em branco invalida o voto, não a eleição

Mais uma eleição se aproxima e, com ela, surgem dúvidas sobre o efeito do voto em branco na contagem final da eleição. O Tribunal Superior Eleitoral esclarece que, ao tornar obrigatório o voto dos os maiores de 18 anos, a Constituição ressalta a importância da responsabilidade política do eleitor para o processo eleitoral e para a democracia como um todo. Porém, diante da urna, o eleitor é inteiramente livre para votar como quiser, conforme esclarece o consultor legislativo Roberto Pontes.

“Votar branco ou nulo significa invalidar o seu voto. Hoje em dia, não há diferença entre votos brancos e nulos. Eles simplesmente são votos inválidos. Os eleitores que votam dessa forma demonstram, com esse ato, o inconformismo e a insatisfação com o modelo, com os candidatos, enfim, com o quadro político em geral”.

Na prática, o eleitor anula sua participação no processo eleitoral. Porém, a Justiça Eleitoral reconhece esse direito: as urnas eletrônicas trazem a opção do voto em branco; já o voto nulo acontece, por exemplo, quando é digitado e confirmado um número diferente daqueles dos candidatos oficiais. Roberto Pontes enfatiza que, em hipótese alguma, os votos brancos e nulos serão motivos para a anulação de uma eleição.

“Em períodos pré-eleitorais, é comum surgirem alguns boatos e lendas urbanas no sentido de que, se houver um determinado número de votos brancos e nulos, a eleição seria nula. Não. A eleição é decidida por quem se manifesta, por quem escolhe alguém em termos de um voto válido. A manifestação apolítica do eleitor, ainda que em número elevado de votos brancos e nulos, não tem o condão de anular qualquer eleição”.

Portanto, mesmo se 99,9% dos eleitores votarem nulo ou em branco, a eleição será válida e os destinos do país serão guiados pelo 0,1% que compareceu às urnas.(Agência Câmara).

Indicação de Regina Sousa para vice não é novidade

Em mensagem compartilhada em alguns grupos de WhatsApp, nesta terça (17), o deputado estadual Robert Rios (DEM) disse que o desejo do governador Wellington Dias (PT) sempre foi indicar Regina Sousa (PT) como sua pré-candidata a vice, conjuntura que vem sendo especulada nos últimos dias.

Para Rios, é uma chance do PT “garantir 2022”, e ainda de atingir Ciro Nogueira (PP) ao ajustar a segunda vaga de Senado na chapa para Marcelo Castro (MDB).

Ciro, diz o deputado, tem sido uma “pedra no sapato” de Wellington, “devido seu prestígio em Brasilia fazendo sobra ao governador”.

Entendendo assim que o emedebista poderia deixar a pré-campanha de reeleição mais difícil para o senador do Progressistas. (Texto de Apoliana Oliveira)

Na visão de Divaldo Franco, a inveja é um dos mais graves defeitos humanos00

Charge do Cleverton (Arquivo Google)

Divaldo Franco
A Tarde (Salvador)

Entre as imperfeições do caráter humano, descendente direta do egoísmo, destaca-se a inveja, essa dissolvente manifestação da imperfeição moral. Muitas tragédias que ocorrem na sociedade são frutos espúrios do cultivo dessa conduta execranda.

A existência terrestre possui como finalidade psicossociológica, atendendo ao instinto gregário, a preservação da solidariedade, que se firma no auxílio fraternal que deve existir entre todas as pessoas e reciprocamente.

Nada obstante esse impositivo da sobrevivência, grande número de criaturas humanas opta pelo comportamento competitivo, incapazes de rejubilar-se com as conquistas e alegrias do seu próximo na viagem ascensional.

FUGAZ FELICIDADE – Deixando-se magoar pelos próprios insucessos ou atormentadas pela sede de viver em regime de exclusão, somente a si se permitindo usufruir da fugaz felicidade, as pessoas voltam-se com tenacidade contra todos aqueles que lhes parecem ameaçar o triunfo ou odeiam a glória não conseguida.

Apoiando-se na mesquinhez a que se entregam, elaboram verdadeiros programas de perseguição contra os demais, dando lugar a mentiras e calúnias que habilmente elaboram, assacando flechadas contínuas, envenenadas pelos sentimentos inferiores com os quais se comprazem.

Amigos de ontem que se mantinham em fraternidade, ante o destaque de um deles, o outro, ao invés de regozijar-se, intoxica-se de cólera e transforma-se em verdugo gratuito, escondendo-se em argumentos falsos para dar vazão à frustração que o invade.

EVOLUÇÃO MORAL – Todo processo de evolução moral e especialmente espiritual é realizado mediante a superação dos instintos agressivos, das imperfeições mantidas nas experiências primitivas e transatas.

A inveja consegue disfarçar-se e imiscuir-se no comportamento social e humano com habilidade, manifestando-se com expressões falsas, aparentemente ingênuas, quando não explode intempestivamente em combate viral.

O invejoso, sem dúvida, é muito infeliz, porquanto padece emoções perturbadoras, que a ele mesmo prejudica.

BEM COMUM – Por sua vez, o pensamento emitido faz-se portador de uma onda de energia negativa que, muitas vezes alcança aquele contra o qual é dirigido, desde que sintonize mentalmente em faixa vibratória equivalente.

A terapia de excelente qualidade para a vitória contra a inveja é o esforço que se deve oferecer em favor do bem de todos, auxiliando sem vacilação, de modo a contribuir para a felicidade geral.

(Artigo enviado por Isac Mariano)  http://www.divaldofranco.com.br/mensagens.php

O naufrágio do Plamta atinge 300 mil usuários

por:Cláudia Brandão

Em uma última tentativa de acordo, governo e sindicato dos hospitais e clínicas particulares se sentaram à mesa, intermediados pelo Ministério Público do Estado. A situação chegou ao nível do “insustentável”, de acordo com os hospitais, devido ao atraso no pagamento do repasse do Plamta. Sem receber pelos atendimentos feitos, os diretores da rede privada de saúde já anunciaram que vão suspender as atividades com os usuários do plano.

Pior para os servidores públicos, cujo pagamento é descontado mensalmente no contracheque. Ou seja, eles estão pagando regularmente, mas não terão direito ao benefício porque o estado não está repassando o dinheiro recolhido aos hospitais. O sindicato dos hospitais diz que não tem como continuar o atendimento se o governo não pagar dentro do prazo estabelecido n contrato, que é de 60 dias após a apresentação da fatura.

O Estado, por meio do Secretário de Fazenda, Antônio Luís Santos, mandou um recado, avisando que não tem como pagar no prazo por conta da dificuldade financeira que o Piauí está atravessando. As contas estão no vermelho, é fato. Mas é preciso estabelecer prioridades e a saúde é a principal delas. O Piauí teve sua máquina pública inchada e hoje conta com mais de 60 órgãos com status de secretaria. Algumas obras, como construção de estradas, estão pulverizadas em várias secretarias ao mesmo tempo.

Um bom começo é otimizar os serviços, diminuir o número de cargos públicos e apertar o cinto onde não haja prejuízo para a população. Certamente, deixar de pagar compromissos assumidos com a saúde não é um bom caminho. Os quase 300 mil usuários do Plamta em todo o Estado têm  o direito de receber o benefício correspondente ao que pagaram.

Para evitar suspensão do Iaspi/Plamta, hospitais e governo tentam acordo mais uma vez

Mais uma tentativa de chegar a um acordo, o Sindicato dos Hospitais, Clínicas, Casas de Saúde e Laboratórios de Pesquisas e Análises Clínicas do Estado do Piauí (Sindhospi) e representantes do Governo do Estado se reúnem mais uma vez nesta segunda(16) sobre o cronograma de pagamentos dos atendimentos IASPI/Plamta. Caso isso não aconteça, a previsão é que o atendimento seja suspenso no mesmo dia. 

Na última reunião, realizada dia 10 de julho, o Sindhospi solicitou que os meses de março, abril e maio fossem pagos até 31 de julho. Mas, o cronograma apresentada pela Secretaria da Fazenda (Sefaz) inclui apenas março e abril no pagamento deste mês. Por isso, não houve acordo.

O Sindhospi solicita que os pagamentos sejam atualizados de acordo com o contrato, ou seja, cada competência deverá ser paga 60 dias após o recebimento da fatura. 

No entanto, uma nova pauta pode fazer com que as partes consigam realizar um acordo. A informação é do promotor de Justiça, Fernando Santos, que está mediando as conversas. 

“A questão do Glosa é que quando os hospitais apresentam uma fatura, o IASPI faz uma critica dessa fatura e os hospitais lamentam que toda vez é cortada 20% dessa fatura e eles alegam que o corte substancial e ainda há o atraso. Chegando a um consenso pode abrir uma possibilidade de acordo”, explica o promotor. 

Caroline Oliveira

Cinema do Shopping faz venda casada e constrange clientes

Pipoca quentinha, que pede um refrigerante: uma combinação prefeita que para quem vai ao cinema. Mas você sabia que ninguém não é obrigado a comprar os lanches só na lanchonete dos cinemas?

As salas que obrigarem os clientes a fazerem isso podem ser acusadas de estarem fazendo venda casada, uma prática considerada abusiva, que limita a liberdade de escolha do consumidor.

Pensando nisso a estudante Paloma Nunes, do último período do curso de direito, da Universidade Estadual do Piauí, resolveu fazer seu trabalho final de curso com esse tema tão polêmico e que a poucos chama à atenção e está ligado à venda casada que ocorre no Multicine Cinemas, do Parnaíba Shopping.

Paloma narra que já se sentiu constrangida ao entrar no cinema por causa de um sanduíche. “O funcionário me rodou e percebeu que eu estava com sanduíche. Ele disse que eu não poderia entrar com o lanche e solicitou que eu comesse lá fora ou jogasse no lixo. O próprio funcionário já foi falando que o local não praticava venda casada. Questionei ele sobre essa prática e ele não soube falar e nem conseguiu dar explicações”.

Segundo Código de Defesa do Consumidor, qualquer pessoa pode entrar no cinema com quaisquer alimentos vendidos em outros lugares, mas devem ser similares aos que são vendidos na lanchonete do próprio cinema. Garrafas de vidro, por exemplo, não costumam ser permitidas.

A estudante Paloma realizou uma pesquisa na internet com 57 pessoas, durante dois dias. Segundo os dados, 86,8% vão uma vez ao cinema e são barradas ao tentar entrar com algum lanche. Já 58,2% afirmam que compram em outros lugares.

52,8% foram barrados e foi feito vistoria e 9,4% foram barrados, o que se conclui que esses são os que vão ao cinema mais de uma vez por semana. 78.6% sabem o que é venda casada. 16,1% já ouviram falar, mas não sabem identificar.

Segundo Paloma, a partir do momento que  o consumidor vai ao cinema e compra um ingresso, ele está adquirindo um serviço que nada tem a ver com a comida. “Agora no meu trabalho eu coloquei que, para evitar acidentes, a entrada de alguns tipos de embalagens pode ser restrita como, bebidas alcoólicas e garrafas de vidro, por exemplo,”.

Venda Casada

A venda casada ocorre quando alguém condiciona, subordina ou sujeita a venda de um bem ou utilização de um serviço à aquisição de outro bem ou ao uso de determinado serviço. É uma prática expressamente proibida pelo Código de Defesa do Consumidor e considerada uma infração contra a ordem econômica

O outro lado

Procuramos ouvir os responsáveis pelo Multicine Cinemas em Parnaíba e fomos informados que qualquer declaração neste sentido só poderia ser dada por diretores da matriz, em Goiânia. Lá nos informaram que no momento nada poderiam falar. Só depois.

(Com informações do Jornal “Tribuna do Litoral”)

Tabuleiros Litorâneos: O ganho político de Mão Santa e Heráclito Fortes

Mão Santa já conta com o ganho político que terá caso o governo federal de fato viabilize os recursos que está prometendo para concluir a 2ª etapa dos Tabuleiros Litorâneos.

Ele tem solicitado isso ao governo federal desde que assumiu a prefeitura no ano passado. E pediu em Brasília ao próprio presidente Temer. Agora o deputado federal Heráclito Fortes entrou no circuito e tem conseguido grandes avanços.

Se tudo se consolidar, Mão Santa terá motivos de sobra para pedir votos para a reeleição de Fortes, que foi seu companheiro de senado durante 8 anos. Será um tapa na cara deste povo do PT e do PC do B, que estiveram com o DNOCS e tudo mais nas mãos, durante 13 anos, e não conseguiram concluir a obra. E é porque morriam de amores pelo Lula e pela Dilma que nunca lhes deram nada mais que migalhas e bico de pão.

Acadêmico Fernando Ferraz lança o livro “Alicerce: História de Edméa e Ferraz Filho”

Foi no início da noite de sábado último(14) a solenidade de lançamento do livro “Alicerce: História de Edméa e Ferraz Filho”, de autoria do acadêmico e escritor Fernando Basto Ferraz, neto do casal que inspirou a obra

Presidente da APAL José Luís de Carvalho

O evento, organizado pela Academia Parnaibana de Letras (Apal) e Academia Cearense de Cultura, das quais faz parte o escritor, aconteceu no Núcleo de Cinema e Experimentação Cênica Edméa Ferraz, no Centro Cultural Sesc Caixeiral, com a participação do representante da Academia Cearense de Cultura, José Luís, intelectuais locais, familiares do escritor, convidados e do prefeito de Parnaíba, Mão Santa, que é membro da Academia Parnaibana de Letras. Ele se fazia acompanhar da esposa, Adalgisa Moraes Sousa.

A obra foi apresentada pelo acadêmico Roberto Cajubá, membro da Apal, que contou um pouco da vida simples do casal Edméa e Ferraz Filho, avós paternos do autor. Falou da vida simples e da dignidade do casal e destacou a contribuição de Ferraz Filho ao comércio e indústria local, fundando o sindicato da indústria gráfica de parnaíba. “Ele foi presidente de sindicatos patronal e laboral na cidade”, destacou.

O escritor Fernando Feraz foi muito elogiado ao discorrer sobre mais esta obra, agora focalizando a vida de seus avós, que possuem uma enorme folha de serviços prestados à cidade e Parnaíba, como foi lembrado pelo prefeito de Parnaíba Mão Santa, que teve na pessoa de dona Edméa a sua primeira professora. Ele lembrou também de haver sido dona Edméa precursora do turismo na região, “quando ninguém conhecia Luís Correia e ela, juntamente com Carlos Araken promoviam as festas no Lions Club”, salientou.

Ao final da solenidade, foi servido um coquetel aos presentes enquanto o autor autografava seu livro para os amigos presentes.

Texto: Bernardo Silva

Fotos: Camila Neto

Prisão de 100 dias de Lula já custou aos brasileiros mais de R$1 milhão

Presos custam em média R$1,4 mil ao mês; Lula custa R$10 mil por dia

A prisão especial de Lula, gentilmente decidida pelo juiz federal Sérgio Morto, completa 100 dias neste domingo e já custou R$1 milhão aos cofres públicos. Condenado a 12 anos e 1 mês de prisão pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro, em vez de cumprir a pena em penitenciária comum do Paraná, onde foi condenado, ou de São Paulo, onde morava, Lula tem na carceragem da PF “sala” e banheiro individual e banho quente, além de TV, ao custo diário de R$10 mil. A informação é da Coluna Cláudio Humberto, do Diário do Poder.

Comparada a presídios comuns, a prisão é precária. E atrai adoradores e malucos variados, que põem em risco a segurança do próprio Lula.

e fosse enviado para presídio de São Paulo, Lula ficaria mais perto da família, custaria R$ 1,4 mil/ mês e o bolso do contribuinte agradeceria.

Em média, cada preso no Brasil gera um custo mensal de R$ 2,5 mil. Um dia da prisão especial de Lula equivale a 4 meses do gasto normal.

No Amazonas, onde o custo está entre os mais altos, o gasto por preso é pouco mais de R$ 4 mil por mês, ou cerca de 10h de prisão de Lula.

Processos contra Wellington Dias e Assis Carvalho não andam

A especulação de que existe um processo contra o Dep. Assis Carvalho, é verdadeiro, mas, o deputado é maquiavélico, ele sabe segurar processo e apagar “incêndio” que surjam contra ele. O Gov. Wellington Dias, também tem um processo suspenso quando já tinha número de votos para condená-lo, mas, também suspenso no STJ.

Acontece que a impunidade é o marco negativo do judiciário brasileiro. Assis, se condenado, será ficha suja e não poderá ser candidato. Mas, quem disse que ele vai ser julgado? No Brasil? Os que estão presos estão sendo soltos e serão todos soltos e alguns candidatos por força de liminares, duvidam? Não duvidem! Essa é a Justiça do nosso país!!!

 Por:Tomaz Teixeira

 

Vídeo: Catedral de Teresina é invadida e imagens sacras são quebradas

A Catedral de Nossa Senhora das Dores, localizada na Praça Saraiva, foi invadida durante a madrugada deste domingo (15). Segundo informações da Arquidiocese de Teresina, os assaltantes chegaram a derrubar e quebrar algumas das imagens sacras da igreja. Dois cofres também foram quebrados pelos assaltantes, mas nenhuma quantia foi roubada.

A igreja teve vários cômodos revirados e foi encontrada com várias manchas de sangue no piso, nas paredes e até mesmo nas batinas utilizadas pelos padres durante as celebrações. De acordo com a Arquidiocese, os assaltantes conseguiram adentrar a igreja após quebrar um dos vitrôs na parte superior da capela e roubaram dois ventiladores.

Até o momento não há informações sobre as identidades dos suspeitos de envolvimento no crime.

Por: Nathalia Amaral