A Ponte: Irresponsabilidade de W. Dias trás transtornos aos parnaibanos

Mais uma vez o caos se instalou na emblemática reforma da Ponte Simplício Dias, que liga Parnaíba a Ilha Grande. Na tarde desta segunda-feira (02), mais um grande tumulto se formou no início da ponte, do lado de Parnaíba. O sinal improvisado para controlar o acesso dos motoristas parou de funcionar e como um dos lados da ponte foi interditado para a reforma, que por sinal está parada já um bom tempo, alguns carros começaram a voltar de ré, tumultuando todo o trânsito no local.

Pelas redes sociais a população desabafou os transtornos com esta situação que está afetando a vida dos moradores.

Assista ao vídeo:

“Wellington Dias só aumenta impostos e contrai empréstimos“– diz Luciano Nunes

Em visita ao prefeito Mão Santa, nesta segunda-feira, o deputado estadual Luciano Nunes disse em entrevista ao blogdobsilva que Wellington Dias está há 12 ano no governo e ainda não disse a que veio. “Não melhorou em nada a vida dos piauienses. Está é piorando. Aumentou impostos e contraiu empréstimos só para distribuir com seus aliados políticos. Ele faz um governo para políticos. Deixou o povo de fora. Montou uma estrutura política grandiosa, acomodando os aliados. São 69 secretarias e coordenadorias, som status de secretaria, só para acomodar políticos, deixando o povo de fora. E esse quadro lembra muito 1994, quando o Mão Santa enfrentou um esquema poderoso e ganhou as eleições”, lembrou o deputado.

Luciano Nunes, que se fazia acompanhar do prefeito de Teresina, Firmino Filho e do ex-vereador da capital Renato Berger, visitaram o prefeito em seu gabinete na Federação das Indústrias e em seguida foram à residência dele, onde viram, juntamente com outros amigos, o jogo do Brasil versus México.

Pré-candidato ao governo do Estado pelo PSDB, Luciano disse que vai conversar com o povo para fazer um governo voltado para a população, “porque o governo existe é para cuidar das pessoas. Temos, por exemplo, que diminuir o tamanho dessas secretarias e coordenadorias, que são cargos apenas para acomodar aliados. É preciso fazer uma gestão honesta, com pessoas comprometidas em melhorar a vida das pessoas”, pontuou.

FIRMINO FILHO

O deputado também destacou a presença do prefeito Firmino Filho nas visitas que tem empreendido a alguns municípios. “Ele sempre esteve do nosso lado. Tem suas obrigações de prefeito da capital mas está conosco e, à medida que a campanha vai se aproximando, sua participação vai aumentando cada vez mais. E eu não tenho dúvida que com a experiência dele, da gestão que ele faz em Teresina; aqui com a experiência do prefeito Mão santa, que também faz uma grande gestão, vamos levar isso para todo o Estado. Fazer um governo para as pessoas. Acabar com a corrupção, a roubalheira, fazer um governo austero voltado para a produção; Investir num projeto de desenvolvimento que valorize quem quer produzir – desde o pequeno agricultor familiar, àquele pequeno comerciante; aquela pequena indústria de fundo de quintal, pessoas que queiram gerar emprego e renda. Temor que gerar emprego, fazendo do Piauí um Estado de oportunidades”.

Operação Parnaíba Municípios do Piauí são incluídos no Projeto Rondon

A coordenação do Projeto Rondon, do Ministério da Defesa, assinou acordos de cooperação com o governo do estado e municípios piauienses. As atividades, da operação batizada de “João de Barro”, começam em julho de 2019, com a participação de jovens de até 12 cidades.

O Projeto Rondon é conduzido em parceria com os Ministérios da Educação, do Desenvolvimento Social e Agrário, da Saúde, do Meio Ambiente, da Integração Nacional, do Esporte e da Secretaria de Governo da Presidência da República. O objetivo da iniciativa é promover junto aos jovens universitários a valorização do desenvolvimento sustentável e da melhoria da qualidade de vida na comunidade que residem.

O estado já recebeu o Projeto Rondon em 2008, 2011 e 2014. Em janeiro do próximo ano, também será realizada no Piauí a Operação batizada de Parnaíba.


Fonte: Com informações do Portal Brasil

Deputado recebe título de cidadão no norte do Piauí

Em sessão solene realizada no último sábado, 30, o deputado estadual Dr. Hélio Oliveira, recebeu da Câmara Municipal de Ilha Grande do Piauí, o título de cidadão ilhagrandense. O título reconhece a contribuição de pessoas e entidades para o desenvolvimento da cidade e da região.

“É com muita honra que recebemos o título de cidadão ilhagrandense, além de muito nós honrar, também é um estímulo para trabalhar ainda mais por essas pessoas, por essa região. Além de deputado, também sou médico e trabalho em Ilha Grande há mais de um década como médico concursado, atuando no Programa Saúde da Família, e sempre tivemos uma ótima relação e o município sempre nos apoiou e recebeu de braços abertos”, afirmou o Dr Hélio Oliveira.

Participaram da solenidade, o prefeito de Ilha Grande, Herbert Silva, o vice-prefeito e autor da proposta, Edmar Pereira, vereadores e a população da cidade.

O Município de Ilha Grande fica localizado no norte, sendo um dos quatro municípios litorâneos do Piauí e o mais setentrional do Estado, sendo a cidade portal para o delta do Parnaíba, um dos principais destinos turísticos do Piauí.

Terminal Rodoviário Intermunicipal da Quarenta divide opiniões

Prosseguem em Parnaíba as obras do Terminal Rodoviário de Transportes Intermunicipais, iniciadas há cerca de um mês, pela prefeitura, sobre uma vala existente nas imediações do Mercado da Quarenta, no Bairro Mendonça Clarck. O objetivo da obra é a organização do trânsito naquela área da cidade

Desde do início da construção que ela vem provocando opiniões divergentes. Uns acreditam ser uma boa ideia, para desobstruir algumas áreas de tráfego intenso no centro, onde param ônibus que fazem linha para municípios vizinhos. Outros não concordam com o fato da estrutura estar sendo levantada em cima da vala de esgoto.

Durante a semana a obra gerou mais uma polêmica porque alguns blogs noticiaram que a obra teria sido embargada devido algumas irregularidades na licitação.

Nossa equipe esteve no local na última quinta-feira, por volta de 10h da manhã, e verificou que não havia nenhum operário no local, nem ninguém para informar se as obras de fato estão paralisadas.

O secretário de transportes, Mauricio Machado, disse que desconhece o embargo ou paralisação da obra e que ela está sendo coordenada pela secretaria de infraestrutura. “A minha função será apenas, depois da conclusão, a de mudar o trânsito para local no momento certo”, pontuou o secretário.

O outro ponto a ressaltar é que o local que foi escolhido não tem boa fama, pois está localizado em um lugar, conhecido como “inferninho”, que possui traficantes e muitos usuários drogas, o que causa certo temor nas pessoas. Já os moradores da área acreditam que esse terminal será uma forma de mostrar o outro lado do bairro.

A moradora Sandy Ferreira disse que não acha perigoso o local e que tem os usuários de drogas, como em qualquer outro bairro da cidade. Ela vê essa obra de forma positiva. “Eu moro há 20 anos aqui e sempre vejo os policiais passando. Existem muitas críticas e preconceitos do nosso bairro, mas violência está em todo lugar. Estamos gostando desse terminal porque vai movimentar o local e as pessoas vão perceber que aqui o pessoal é gente de boa”, falou Sandy.

Fonte: Jornal “Tribuna do Litoral”

Texto/Fotos:Camila Neto

Governo não paga:Servidores contratados do Heda irão paralisar atividades

Os servidores contratados do HEDA (Hospital Estadual Dirceu Arcoverde), em Parnaíba decidiram pela paralisação de suas atividades a partir de segunda-feira (02).

Caso a paralisação venha se confirmar o atendimento do hospital ficará bastante comprometido. Vale ressaltar que dentre os contratados estão inclusive a maioria dos médicos e enfermeiros.

O motivo da paralisação alegado pelos servidores seria o atraso no pagamento dos salários. Segundo informações dos servidores o último salário recebido foi o de abril que foi pago no dia 13 de junho.

Por José Wilson |

Opinião: Assis Carvalho e Regina Sousa – mais atrapalham do que somam

Sempre se soube que o Governador Wellington Dias, não tem voz altiva para alguns petistas que não o vêm como Governador do Piauí e deles também, afinal, Governador é Governador, mas, para Assis Carvalho, o que vale é o interesse pessoal deles e não do todo que compõe a chapa que vai garantir a reeleição do governador.

São atrevidos e intransigentes – Imaginem se o PMDB e os demais partidos aliados, que lutam pela definição do vice e da chapa que vai eleger o Governador unindo todos os deputados no chamado chapão. Ora, os deputados querem apoiar ao governador, mas, querem a reciprocidade do apoio também à candidatura deles. Assis comanda os rebeldes que não querem o chapão, e, podem transformar a candidatura de Wellington Dias num TITANIC, caso os descontentes saiam para a oposição, deixando Wellington sozinho, com Assis e Regina, será que eles dois garantem a reeleição do governador? Huuum! Aí tem!!

Regina Sousa é a pedra do sapato de Wellington Dias:Muitos Votos é o que precisa o governador Wellington Dias, diante do desgaste de morte que vive o seu partido o PT no Brasil e que apenas no Piauí, tem ainda a possibilidade de reeleger seu governador. Mas, como andar, com uma pedra dentro do sapato e logo no calcanhar de Aquiles? A senadora Regina Sousa nada soma em ficando candidata à reeleição. O governador vai precisar da liderança de Júlio César Lima, o preferido dos prefeitos, pela sua dedicação diária na busca por recompensas de fundos negados aos municípios e que ele competentemente, coisa que não soube fazer Regina Souza, faz a toda semana e sempre triunfando com a sua luta persistente pela recuperação de créditos em favor dos municípios. Quem planta, um dia colhe. Daí, Wellington Dias, não poder contrariar a maioria e optar por Júlio César, a não ser que seja cego!!

Por: Tomaz Teixeira

Quase 5 mil fazem concurso para perito da Polícia Civil do Piauí neste domingo (1º)

Quase 5 mil candidatos fazem neste domingo (1º) a prova escrita objetiva e dissertativa para o cargo de perito criminal da Polícia Civil do Piauí. Segundo o coordenador do Grupo de Repressão ao Crime Organizado (Greco), delegado Willame Moraes, até as 10h, nenhuma situação suspeita havia sido flagrada. A aplicação da prova ocorria dentro da normalidade.

“Está tudo ainda no início, mas muito tranquilo, sem alterações. Estamos com uma grande equipe distribuída em quatro locais de prova, sendo policiais do Greco, da delegacia de homicídios, de repressão a entorpecentes, da inteligência e da corregedoria da Polícia Civil, além de agentes da delegacia geral e ainda a Polícia Militar. São 53 policiais, fora delegados”, explicou Willame.

A prova acontece das 8h30 às 13h30. De acordo com o Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos (Nucepe), da Universidade Estadual do Piauí, são 50 vagas para o cargo e 4.944 inscritos.

O concurso tem como objetivo o preenchimento de 350 vagas, sendo 50 para delegados, 50 peritos e 250 agentes. Ao todo, foram 21.356 inscritos. Na primeira fase, apenas candidatos aos cargos de delegado e agente de polícia foram submetidos à prova escrita objetiva.

Os candidatos classificados serão convocados de acordo com a necessidade do órgão contratante e a disponibilidade financeira do Estado. O concurso conta com três etapas para o cargo de perito: prova escrita objetiva e dissertativa, de caráter classificatório e eliminatório; exame de saúde; e investigação social. (G1)

Horário especial dos Bancos no jogo do Brasil contra o México

Por conta do jogo entre Brasil e México, às 11h, as agências bancárias de todo o país vão funcionar em dois períodos nesta segunda-feira (2 de julho): das 8h30 às 10h30 e das 14h às 16h.
Segundo informou a Febraban (Federação Brasileira de Bancos), o horário de atendimento foi reduzido a quatro horas nos dias dos jogos da Seleção Brasileira na Copa da Rússia em respeito a uma circular emitida pelo Banco Central (BC), que recomenda o corte por motivos de segurança das agências e de transporte de valores.

Quem tem conta que vence na segunda-feira (2) precisa ficar atento ao horário das agências. Se deixar de pagar, terá de arcar com multa e juros.

Wellington Dias limpa a área

Por: Zózimo Tavares

O governador Wellington Dias avança em seu projeto de engenharia política para as eleições de 2018. Ele começou a limpar a área para montar a chapa majoritária.

Primeiro, manteve no banco de reservas o PTB, que andou sonhando em indicar a deputada Janaína Marques para a vaga de candidato a vice. O governador deixou claro que o partido só tinha cacife para bancar tal reivindicação se o nome indicado fosse o do ex-senador João Vicente Claudino. Este, por sua vez, preferiu manter a distância regulamentar do governo.

Margarete sobra

No lance seguinte, Wellington Dias tirou de campo o Progressistas, hoje o seu principal e mais importante aliado. A vice-governadora Margarete Coelho foi comunicada que não havia espaço para ela ser candidata à reeleição.

O argumento usado, segundo ela, foi o de que cada partido só teria direito a indicar um candidato na chapa majoritária. O Progressistas fez a opção, naturalmente, pelo nome de seu presidente nacional, senador Ciro Nogueira, candidato à reeleição.

Banho-maria

Era de se esperar que, na jogada seguinte, Wellington confirmasse a vaga de vice para o MDB, que a reivindica desde que entrou no governo. O governador, porém, está cozinhando o galo. E em fogo brando.

Ele não veta o nome do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Themístocles Filho, como seu companheiro de chapa, mas não move uma palha para sacramentá-lo.

Pelo contrário, agora o governador dá uma bicuda na bola, ao chamar para o centro do campo o presidente regional do MDB, deputado federal Marcelo Castro, incluindo o nome dele na relação dos pré-candidatos a senador. Se essa ideia vingar, o MDB perde a vaga de vice.

Carta na manga

Essa movimentação do governador dá a entender que ele tem outro nome na cartola para a vice, mas o mantém a sete chaves. Há quem enxergue, no entanto, a senadora Regina Sousa como a preferida dele para essa posição.

Para tanto, ele teria que quebrar a regra criada por ele mesmo de um candidato para cada partido na chapa majoritária. Não seria um problema intransponível. Entre os aliados, a fidelidade ao governador é tanta que eles são capazes até de engolir gol contra e sair para o abraço, comemorando.

Governo do Piauí retira site do ar em obediência à legislação eleitoral

De olho no cumprimento da legislação eleitoral, o site institucional do Governo do Piauí já está parcialmente fora do ar. O governador Wellington Dias (PT) deve ser candidato à reeleição na eleição de outubro e as matérias relacionadas às ações da administração do governo de dele já foram retiradas do ar.

A medida antecipa o cumprimento à legislação que determina que no período eleitoral, entre 5 de julho e 07 de outubro, ocorra a limitação da publicidade institucional. Essa medida visa evitar que por já está no comando do governo, Wellington possa ser beneficiado com a propaganda oficial, saindo em vantagem em relação aos demais candidatos.

De acordo com o calendário eleitoral do Superior Tribunal Eleitoral (TSE), a partir do dia 06 de julho os agentes públicos da administração direta e indireta ficam proibidos de praticar várias condutas que possam ser consideradas como promoção pessoal.

O público e os servidores do Estado terão acesso apenas a informações como a agenda administrativa do governador, contracheque online e tabela de pagamento. As informações do Diário Oficial também ainda continuam acessíveis ao público.

De acordo com a lei eleitoral, três meses antes das eleições, os agentes públicos ficam proibidos de nomear, contratar ou de qualquer forma admitir, demitir sem justa causa, suprimir ou readaptar vantagens. Fica proibido  remover, transferir ou exonerar servidor público, com algumas exceções. 
Ainda são vedadas, a partir dessa data, a realização de inaugurações e a contratação de shows artísticos pagos com recursos públicos. 

Prosseguem obras de reforma e revitalização da Praça Mirócles Véras

A Praça Mirócles Véras, localizada nos cruzamentos das Avenidas São Sebastião e Chagas Rodrigues, em breve será entregue à população, após passar ampla reforma visando revitalizá-la, transformando-a em mais um atrativo para a população e aos que visitam a cidade.

O trabalho consistiu na renovação do piso e implantação de novas luminárias a led. Os jardins também passarão por manutenção. O objetivo é resgatar o projeto original e oferecer mais segurança e conforto a quem passa pelo local.

Toda a reforma está sendo supervisionada pela Secretária de Infraestrutura, Maria das Graças de Moraes Souza Nunes. Ela disse que “além de uma Praça que agora está bem iluminada, ela vai ter também acessibilidade, que antes não havia; as calçadas vão ser contínuas para serem usadas pela população para a prática de cooper e caminhadas; no meio está sendo construída uma ponte de madeira para facilitar o acesso de um lado para o outro.

Entre as melhorias realizadas no local estão: pintura, um playground e também uma academia ao ar livre que será disponibilizada para a população. Será criada ainda uma área com mesas e cadeiras, como já existe na Praça do Amor”, explicou a Secretária.

Além de todas essas melhorias, a praça vai receber ainda novas árvores, bancos de madeira no entorno.

Desde que assumiu a secretaria de infraestrutura, Gracinha Moraes Sousa tem sido criteriosa no que tange à recuperação das praças e jardins da cidade, de modo a torná-las mais agradáveis, causando boa impressão aos parnaibanos e àqueles que visitam a cidade.

Homem ateia fogo no irmão e na cunhada dentro de casa na zona Sul de Teresina

Um homem com transtornos mentais ateou fogo no irmão e na cunhada, enquanto eles dormiam na madrugada deste sábado (30), no bairro Piçarra, zona Sul de Teresina. 

De acordo com informações repassadas pela polícia, o irmão de Luís Pereira tem transtorno mental e teria ateado fogo no casal enquanto eles dormiam, depois teria trancado os dois pegando fogo dentro de casa.

Carla Pereira de Abreu, de 25 anos, teve queimaduras de 1º e 2º grau no tórax, pernas e braços, mas está consciente e orientada. As queimaduras cobriram 50% do seu corpo. Já Luís Pereira Gonzaga, de 54 anos, teve 80% do corpo coberto por queimaduras de 1º e 2º grau. Seu estado é gravíssimo, sendo encaminhado para UTI.

O Corpo de Bombeiros foi acionado por volta das 5horas por uma equipe da Polícia Militar que passava pelo local e ouviu os pedidos de socorro.

“A ocorrência foi por volta das 5horas, fomos acionados pela Polícia Militar. No local também funciona um comércio, mas o casal estava trancado dentro de casa. Os bombeiros debelaram o fogo pela janela do quarto que fica para rua, só depois arrombou a fechadura e entrou no cômodo, operação com sucesso”, afirma tenente Carlos Nascimento.

O local foi isolado para o trabalho da perícia, que deve investigar quais foram as causas do incêndio. Além do casal, outros familiares estavam na casa, mas não ficaram feridos. (Por: (Por Adriana Oliveira)

Fachin bateu palma para defesa de Lula dançar

Por: Josias de Souza

A defesa de Lula não dá sorte com magistrados paranaenses. Em Curitiba, esbarrou no estilo sanguíneo de Sergio Moro. Em Brasília, topou com o método cirúrgico de Edson Fachin. Aplicou contra Fachin a mesma tática de guerrilha judicial empregada contra Moro. Consiste num excesso de litigância que beira a má-fé. Tratado como magistrado que cerceia advogados, Fachin passou menos recibo do que Moro. E marcou dois gols em menos de uma semana. Num, expôs a fragilidade da defesa do principal preso da Lava Jato. Noutro, manteve Lula na tranca pelo menos até agosto.

Para azar de Lula, Fachin é uma discreta criatura. Sem vida social, costuma levar trabalho para casa. Aplicado, esteve sempre um lance na frente dos doutores. Desarmou a primeira jogada ao farejar o surto libertário que tomou conta da Segunda Turma do Supremo, a qual integra na condição de minoritário crônico.

Com antecedência premonitória, Fachin retirou o recurso de Lula da pauta de uma sessão avassaladora. Nela, a trinca Toffoli-Gilmar-Lewandowski anulou provas contra um petista (Paulo Bernardo), suspendeu ação penal contra um tucano (Fernando Capez), manteve solto um lobista ligado ao MDB (Milton Lyra) e abriu duas celas: a do petista José Dirceu e a do ex-tesoureiro do PP João Claudio Genu.

Antecipando-se a um pedido da defesa para a recolocação do “Lula livre” na agenda da segundona, Fachin enviou a encrenca para o plenário da Corte. Com um movimento de caneta, tirou da jogada Toffoli, Gilmar e Lewandowski. E deixou zonza a defesa. Quando os doutores protocolaram uma reclamação requerendo a troca de relator, o sorteio foi feito no plenário geral, não no Jardim do Éden da Segunda Turma.

Por obra e graça dos deuses do acaso, o sorteio enviou a reclamação da defesa para a mesa de Alexandre de Moraes, que chegou ao Supremo por indicação de Michel Temer. Os doutores alegavam que Fachin violara o princípio do juiz natural ao retirar o recurso de Lula da Segunda Turma. E Moraes: ”Inexistiu qualquer violação ao princípio do juiz natural, pois a competência constitucional é desta Suprema Corte, que tanto atua por meio de decisões individuais de seus membros, como por atos colegiados de suas turmas ou de seu órgão máximo, o plenário.”

A reclamação desceu ao arquivo sem que Moraes precisasse decidir sobre o pedido de liminar para que Lula fosse libertado imediatamente. Esse assunto volta à alçada de Fachin. Com um detalhe: o relator da Lava Jato cuidou de iluminar uma dobra do recurso que a defesa preferia manter invisível.

Está em jogo, além da libertação do preso, sua inelegibilidade, realçou Fachin no ofício em que encaminhou a matéria ao plenário. Os advogados tentam desconversar. Renegando a própria petição, alegam que nunca trataram de questões eleitorais, que jamais pretenderam nada além de libertar Lula. O feitiço da defesa acabou enfeitiçado. Raras vezes assistiu-se a tão poucos doutores fazendo tanta besteira em tão pouco tempo.

Sem vocação para o papel de bobo, Fachin pediu explicação sobre as segundas intenções eleitorais da defesa. No mais, afora o risco de uma bala perdida disparada por um dos libertadores do Supremo —disparo que nem Gilmar Mendesparece disposto a dar— Lula permanecerá preso pelo menos até que Cármen Lúcia decida pautar o julgamento do recurso no plenário. Algo que não ocorrerá antes de agosto. Com método, Fachin passou a última semana antes do recesso de julho batendo palma para a defesa de Lula dançar.

Trechos esburacados da BR 402 na zona urbana de Parnaíba sendo recuperados

Um velho problema para os condutores de veículos da região começa ser solucionado. Na manhã da ultima quinta feira (28), teve início a tão esperada obra de recuperação do trecho urbano da BR 402, dá acesso aos municípios de Luis Correia, no Piauí e Chaval, no Ceará e que há muito tempo necessitava de reparos.

O prefeito de Parnaíba Mão Santa fez pedidos junto a senadores e deputados federais; o vereador Carlson Pessoa (PPS), visitou o local por diversas vezes, tendo encaminhado vários requerimentos e conversado diretamente sobre o assunto com o senador Elmano Férrer (Podemos) e com o então  superintendente regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT-PI), Paulo de Tarso Cronemberg, assim como o atual engenheiro Raimundo José..

A obra é de extrema necessidade, pois o trecho da BR próximo a entrada de Parnaíba encontra-se todo esburacado, apresentando inúmeras crateras que, com o advento das chuvas, acabam se transformando em enormes lagoas, tornando o local ainda mais perigoso para os motoristas.

“Estou saindo daqui muito feliz porque esta era uma grande necessidade de toda a população, tanto dos habitantes das cidades que usam este trecho, quanto dos turistas. Felizmente estamos presenciando o início desta obra que facilitará bastante a vida de todos”, festejou Carlson. (Com informações de Luzia Paula)

Minas terá uma campanha divertida, com participação especial de Dilma Rousseff

Com criatividade, Dilma é sempre um show à parte

Jonathas Cotrim
Estadão

A presidente cassada Dilma Rousseff (PT) confirmou nesta quinta-feira, 28, que irá se candidatar ao Senado por Minas Gerais nas eleições 2018. Essa foi a primeira vez que petista falou como pré-candidata desde que transferiu, em abril, o domicílio eleitoral para o Estado onde nasceu.

“Eu não vou me furtar a participar de uma luta que eu julgava que não mais iria ter uma participação ativa, do ponto de vista eleitoral”, disse a petista, argumentando que a prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, condenado e preso pela Operação Lava Jato, teve bastante peso na decisão. 

PRÉ-CAMPANHA – Dilma se reuniu no começo da noite com a bancada estadual e federal do PT, além de outras lideranças do partido, incluindo o governador Fernando Pimentel (PT). A conversa foi fechada para a imprensa, mas a presidente do diretório estadual do partido, Cida de Jesus, afirmou que foram discutidos os primeiros passos da pré-campanha. Na próxima semana, a legenda deve começar a organizar a agenda e as propostas que serão apresentadas pela ex-presidente.

Sobre as críticas que recebeu de adversários pelo fato de não morar em Minas, Dilma disse que não saiu de seu Estado natal porque quis. “Podem falar o que quiserem, eu nasci aqui. Eu não saí daqui porque quis. Saí porque fui perseguida pela ditadura militar”, afirmou, justificando que Minas Gerais seria palco de um novo enfrentamento “entre dois projetos de governo”.  

AJUDAR PIMENTEL – O deputado federal Durval Ângelo (PT), líder do governo na Assembleia Legislativa, acredita que a disputa eleitoral em Minas Gerais será nacionalizada e que a presença de Dilma Rousseff no cenário poderá ajudar a candidatura à reeleição do governador Fernando Pimentel.

“A presença dela vai trazer a questão do golpe e da violação de princípios democráticos. O candidato que quiser centrar na crise do Estado, que é uma crise generalizada em todos os Estados, vai perder o bonde da história”, disse.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
 – Pelo menos os mineiros vão ter uma campanha eleitoral divertida. Ver Dilma em ação, fazendo aqueles improvisos fabulosos, é sempre garantia de humor e criatividade. Como diziam os romanos, o povo precisa de pão e circo. (C.N.)

O descompromisso do governo estadual continua: atraso nos salários de servidores

Os funcionários contratados do Hospital Estadual Dirceu Arcoverde(Heda), voltaram a reclamar nas redes sociais sobre o atraso no pagamento dos salários. Eles estavam sem receber desde abril, sendo que o pagamento do mês quatro só caiu no dia 13 de junho. Agora eles aguardam o pagamento de maio e junho que também já está se vencendo e que não há nem previsão se ser pago.

“O Secretário de Saúde Florentino Neto só posta inauguração, mas pagar os contratados em dia não paga. Os contratados também são eleitores, também tem que pagar suas contas e gastar combustível pra chegar no Dirceu. Ninguém sabe dizer nem uma provável data, essa situação é geral! Desde os serviços gerais aos médicos. A situação difícil. Mensagem de um chefe de família”, desabafa um trabalhador.

Com a palavra:

Vereadora Cristiane reafirma sua posição como representante do povo da Ilha

A vereadora da Ilha Grande, Cristiane Santos (PR), disse que está muito triste com as inverdades que estão divulgando naquele município, dando conta de que ela não mais faz parte da oposição, “por haver trocado o povo por favores que solicita ao prefeito Herbert Silva e que ele concede”.

“Desconheço de onde tenha surgido tamanha mentira e quais as intenções que existem por trás disso. Querem, na verdade, denegrir minha imagem perante a população, porque fui eleito em palanque de oposição e permaneço com no mesmo papel para o qual o povo me elegeu, ou seja, trabalhando em benefício de todos”, desabafa a vereadora.

Ela disse ainda que suspeita que tais fofocas estejam partindo de pessoas que até bem pouco tempo estavam do lado do prefeito e agora estão contra, porque tiveram interesses contrariados. “Nós temos procurado o prefeito Herbert apenas para pedir benefícios para a população, porque ele sabe que sua função é governar para todos, independentemente de ser situação ou oposição. Ele tem nos apoiado, por exemplo, no projeto “Cidadão Mirim”, que vai beneficiar muitas crianças e jovens e vamos buscar outros apoios para o povo, nunca para o meu benefício próprio”, destacou Cristiane.

Ela afirma que não é inimiga do prefeito Herbert Silva, é apenas uma parceira política que busca melhorias para o município, e não em benefício próprio. “Em tudo na vida são necessárias as parcerias, para que a população seja a grande beneficiada. A democracia pressupõe a convivência dos contrários e nós temos buscado essa boa convivência, até porque somos pessoas civilizadas”, finalizou.

Vereadora Neta participa de tratativas para a programação da Semana da Lei Maria da Penha

A vereadora Neta Castelo Branco de Sousa (DEM) esteve na manhã de hoje (29) reunida em seu gabinete com membros do Núcleo de Enfrentamento à Violência Doméstica de Parnaíba – NEV.

Estiveram presentes a Dra. Neves, Gestora Operacional do NEV; a Coordenadora Pedagógica, Edilene Soares; e a Assistente de Planejamento, Monitoramento e Avalição, Cristiane Almeida.

Na oportunidade, foram inciada as as tratativas dos preparativos e a definição da programação da Semana da Lei Maria da Penha, que acontecerá em agosto. “É preciso a união de toda a sociedade para juntos combatermos a violência, especialmente contra a mulher”, destacou a vereadora.

Lobisomens e cangaceiros desfilam no novo livro de Marcello Silva: Homo Cactus.

O escritor chavalense, radicado em Parnaíba, Marcello Silva, lançará no segundo semestre deste ano, seu mais novo trabalho literário. A obra em questão se trata do livro de contos denominado “Homo Cactus” que será publicado pela editora paulista “Editorial Hope”.

O livro trás estórias e lenda da vida interiorana. São 15 contos que se comunica com o tempo e o espaço rural. “Cresci ouvindo boa parte dessas estórias. Costumava ficar observando as conversas dos meus avós e anciões da comunidade onde eu morava. Prometi que um dia eu colocaria no papel” afirmou o autor.

Há mistérios e suspenses em quase todos os contos como, por exemplo, em "Cangaceiro Sem Face" onde numa vila um sujeito estranho e misterioso aparece em uma noite a procura dos bisnetos do rei do cangaço; "O Lobisomem de Santa Cecília" narra a estória de fatos estranhos ocorridos na Fazenda Santa Cecília depois do aparecimento do silencioso Manoel Redondo. O amor ganha faces nos contos "O Pecado de Maria" quando a narradora vai fazer um trabalho de campo da faculdade conhece dona Celeste e seus segredos; "Buk e as galinhas" relata a vida rotineira de dois eternos amantes. Angústia e fé nos contos "Canto do Urutau I e II" quando uma mãe ganha voz e

evidencia sua dor e drama ao esperar a volta de um filho que saíra de casa há quase três décadas; "Menino Vaqueiro" baseia-se em fatos, onde narra a angustia e a fé de uma família ao procurar pelo filho pequeno que se perdera no sertão. Enfim, os demais contos seguem essa temática e estilo.

Para o escritor e jornalista Pádua Marques “é bonito e gratificante ler uma obra igual a esta. E a gente acaba viajando entre os contos, seus títulos, frases e as letras, por entre as veredas que ninguém nunca imagina onde vão chegar…”

Para o escritor e professor Carvalho Filho: “nas narrativas de Marcello Silva um

universo de homens duros e práticos, embora suscetíveis à fantasia, vivendo em um mundo a um só tempo lógico e assombrado.”. Mais adiante continua o professor Carvalho “Suspense e misticismo são alguns dos elementos encontrados nos contos deste volume. Quanto ao espaço, a zona rural se destaca como cenário privilegiado.”

Por fim, ponderou a escritora Luana Silva: “Esse abraço nostálgico que Homo Cactus nos traz é espinhoso, porém necessário. Essa resiliência que inspira, é o símbolo do sertão!”

O livro “Homo Cactus” estará disponível em breve no site do Grupo Editorial Hope

(https://www.editorahope.com/ ) e será lançado no segundo semestre em Parnaíba/PI e Chaval/CE. Mais informações no blog do autor: www.marcellossilva.com.br