A parceria terá por objetivos fortalecer a agricultura familiar no Estado, promover o acesso ao alimento às populações em situação de insegurança alimentar, e a inclusão social e econômica do campo. Pelo acordo, as frutas produzidas pelos colonos passarão a ser compradas pelo PAA, com isenção de licitação, a preços compatíveis aos praticados nos mercados regionais.Para a agilização da parceria, falta apenas uma avaliação por parte de técnicos da Conab sobre a qualidade do que é produzido no perímetro. O Programa Brasil sem Miséria é executado pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS).
O Tabuleiros Litorâneos, situado a 320 quilômetros da capital, na região norte do Estado, conta com 2,5 mil hectares implantados em sua primeira etapa, produzindo diversos tipos de frutas, a maioria orgânica. A acerola responde por boa parte das vendas.
Diversos
Julgamento de Wilson Martins:T.R.E. do Piauí nunca cassou governador empossado
PC do B fará festa dia 3 pela filiação do vereador parnaibano Fernando Gomes
Está marcada para o dia 3 de outubro uma festa organizada pelo PC do B para receber em seus quadros o vereador parnaibano Fernando Gomes, que semana passada deixou o Partido dos Trabalhadores pelo qual foi eleito em 2008.Além de Fernando, outros nomes também estão se filiando ao Partido Comunista do Brasil.
O evento acontecerá no auditório do Porto das Barcas, às 19 horas, com as presenças do Senador Inácio Arruda, senador do partido pelo Ceará, e do deputado piauiense Osmar Júnior, dentre outros convidados.
Apesar do Portalaz haver divulgado neste domingo que a festa de recepção a Fernando Gomes seria em Teresina, o presidente do PC do B de Parnaíba, José Clarindo Neto, confirmou que o local do evento será Parnaíba.
O dia dedicado ao rádio
No dia 25 de setembro, data do nascimento de Roquete Pinto – o “Pai do Rádio Brasileiro” -, comemora-se o Dia do Rádio. Em 1923, Roquete fundou a primeira emissora do país, a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro. Era uma fase experimental do veículo, sem grandes avanços tecnológicos.
A primeira transmissão radiofônica em terras brasileiras, no entanto, já havia ocorrido no ano anterior, mais precisamente em 7 de setembro de 1922, na comemoração do centenário da independência brasileira. Na ocasião, uma estação de rádio foi instalada no Corcovado, no Rio de Janeiro, para a veiculação de músicas e do discurso do então presidente Epitácio Pessoa.
De lá para cá, muita coisa mudou: das interferências e ruídos dos primeiros aparelhos de rádio (pesados, enormes e à válvula) aos pequenos, leves e modernos rádios de transistores. A década de 1950 foi marcada pela consolidação do veículo como meio de comunicação. Em 1968, surgiram as primeiras emissoras de freqüência modulada (FM).
O inventor do rádio foi o italiano Guglielmo Marconi, que criou o seu “telégrafo sem fio”, um modelo inicial que se desenvolveu até o sistema que conhecemos hoje. Em 1896, Marconi demonstrou a eficiência de seu aparelho numa transmissão na Inglaterra, do terraço do English Telegraphy Office para a colina de Salisbury. Ganhou do governo da Itália uma patente pela sua criação.
A história também cogita que um padre brasileiro, Roberto Landell de Moura, tivesse sido o inventor do rádio. Em 1894, Roberto havia desenvolvido aparelho semelhante e efetuado a emissão e recepção de sinais a uma distância de oito quilômetros, do bairro de Santana para os altos da avenida Paulista, em São Paulo.
Fanáticos religiosos, contudo, cientes de que o padre brasileiro tinha pactos com o demônio, destruíram seu aparelho e suas anotações, o que atrasou o reconhecimento de sua criação pelas autoridades científicas. Só em 1900 Roberto conseguiu fazer uma demonstração pública de seu invento.
TRE julga cassação do mandato de Wilson Martins e do seu vice
É o 1º de seis processos por propaganda ilegal impetrados pela coligação encabeçada pelo PSDB na eleição 2010.
Está na pauta do Tribunal Regional Eleitoral, para a próxima segunda (25), o julg…
ESTA MATÉRIA É DO PORTAL CIDADEVERDE.COM.O que me interessa mesmo é o seguinte:VOCÊ ACHA QUE VAI DAR EM QUÊ?
Façam suas apostas!
DESFEITA A DOBRADINHA JOÃOZINHO UNIMAGEM E IWELTMAN MENDES
A semana termina com a oficialização do fim da dupla que marcharia junta para disputar a prefeitura de Parnaíba em 2012: João Unimagem e professor IWeltman Mendes, ou vice versa. A definição de quem seria o candidato a prefeito sairia de uma pesquisa de opinião pública que iria medir a preferência do eleitor entre os dois nomes.
Iweltman, que é o PHS, resolveu continuar no bloco “suprapartidário” formados por pequenos partidos e que agora está sob o guarda chuva do governo do Estado. Joãozinho, do PDT, sai para outra experiência, com novos planos.
Tenho dito e repito: enquanto tudo isso acontece, com a oposição querendo se unir mas não conseguindo, por conta das vaidades, o prefeito José Hamilton deve estar deitado numa rede, dando boas gargalhadas, esperando que “o mar pegue fogo para comer peixe assado”.
Em tempo: Não deu para segurar a dobradinha porque enquanto um se esforçava para dançar na boquinha da garrafa o outro tentava segurar o tchan...
PSB em Parnaíba prega no deserto

O Partido do Mirócles Véras – PSB, que é o mesmo do governador Wilson Martins, também reuniu-se e decidiu que vai entrar no blocão de partidos da oposição, que vai para as próximas eleições com seus candidatos para enfrentar o esquema do prefeito José Hamilton, de quem Mirócles já foi secretário apenas e tão somente porque desistiu de uma candidatura a prefeito, em 2008, concorrendo com Zé Hamilton, para apoiá.lo em sua reeleição.
Hoje fala mal do governo a quem serviu e de onde saiu para servir o governo de Wilsão. É um dos homens fortes do governo. Mas não quer mais nenhuma aproximação com a prefeitura.
O único vereador que o PSB possui é Geraldo Alencar Filho, Geraldinho, que já participou de quase todos os partidos de Parnaíba. Algumas vezes eleito pela oposição( possui 5 mandatos) sempre dá um jeito de ficar do lado do governo. É um dos que já pode requerer aposentadoria mas não quer largar o osso.É um dos mais faltosos na Câmara.
O que o PSB tem para oferecer como contribuição para a melhoria de vida do povo da Parnaiba? Só esculhambar e falar mal do que está aí, à vista de dodos, não vale. Aliás, o PSB é um dos partidos que dá apoio na Câmara Municipal ao prefeito José Hamilton.
Cuspindo no prato
A coluna tem comentado de tempos em tempos a falta de investimentos federais relevantes no Estado do Piauí. No Governo Lula, que prestigiou e fez muitas obras importantes em vários Estados nordestinos, o Piauí contou apenas com migalhas da rotina administrativa de qualquer governo. Não se sabe se foi culpa do governo federal ou das forças políticas do Piauí. O que se tem visto de uns dias para cá são políticos de partidos que pertenceram à base governista que apoio Wellington Dias aqui e Lula em Brasília fazendo pesadas críticas a essa realidade. Deputados e ex-secretários da gestão petista, mas de partidos aliados, desandaram a falar que nos dois mandatos de Wellington Dias nada de grandioso ocorreu no Piauí. Esse discurso sairia mais coerentemente das bocas dos oposicionistas. Bem oportunamente, o deputado federal Jesus Rodrigues fez o comentário, em entrevista à televisão, de que achava justo que tais críticas continuassem sendo feitas pelos ex-senadores Mão Santa e Heráclito Fortes, que são da oposição e já faziam essas críticas antes. Os críticos de hoje, segundo Jesus, todos pertencem e pertenciam à base do governo e estavam convivendo com esses procedimentos administrativos sem reclamar. O próprio Wellington Dias traduziu o comportamento de seus ex-aliados como próprio daqueles que cospem no prato de que se serviram.
Arimatéia Azevedo
Exclusivo: VEREADOR FERNANDO GOMES DESFILIA-SE DO PT
O vereador Fernando Gomes protocolou, há pouco, junto ao Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores – PT em Parnaíba – PI, o pedido de desfiliação com o presidente Edivan França.
O vereador regularizou sua situação junto à Tesouraria do Partido negociando todo o seu débito…(Marcos Ayres)
PDT lança hoje Joãozinho Unimagem candidato a prefeito de Parnaíba
Em reunião que está marcada para às 19h30min na Metal Evento, o Partido Democrático Trabalhista -PDT, vai lançar hoje a pré-candidatura a prefeito de Parnaíba do ex- vereador Joãozinho Unimagem. Ao que parece, ele sai na frente e não vai esperar as tais pesquisas anunciadas anteriormente, onde ele e o professor Iweltman Mendes iriam consultar a opinião pública para saber qual dos dois tinha a maior preferência popular para sair como cabeça de chapa.
A reunião de hoje contará com a presença do presidente regional do partido, deputado estadual Flávio Nogueira Filho e do presidente municipal, ex-vereador Gentil Linhares, além de outros convidados.Na ocasião, estarão sendo feitas alguma novas filiações à sigla trabalhista.
A Metal Eventos fica na Rua Afonso Pena, 1463, no bairro Pindorama.
Na foto: o presidente Regional, deputado Flávio Nogueira
e Joãozinho Unimagem
MORAES SOUZA FILHO COMPARECE À AUDIÊNCIA DE CONCILIAÇÃO DO PROCESSO IMPETRADO CONTRA O JORNALISTA BERNARDO SILVA.
O Vice-Governador Moraes Souza Filho, apesar de estar com a sua agenda cheia com muitos compromissos políticos, e ter deixado de viajar com a sua esposa para as festas no municipio de Jaicós; compareceu na manhã de hoje(22), à audiencia no Juizado de “pequenas Causas”. A audiência de conciliação do processo impetrado pelo vice-governador contra o jornalista Bernardo Silva, foi bastante movimentada, com a presença da “Guarda Pessoal ” do vice-governador, de alguns puxa-sacos da FIEPI, e de boa parte da imprensa local.
O comparecimento de Moraes Sousa Filho à audiência, foi um fato inédito no meio politico e judiciário, já que pela primeira vez na história do Piaui, um Vice-Governador ,sentou-se em uma sala de audiência de um Juizado de “Pequenas Causas” .
O nobre Vice-Governador Moraes Souza Filho, deverá ainda fazer presença no mesmo Juizado Especial(Anexo Fap), nos dias 28 e 29 de Setembro, nas audiências dos processos contra os Blogueiros João Carlos Guimarães e Marcio Brito(Portal do Bikanca).
Fonte:Portal do Bikanca)
DE OLHO NA JUSTIÇA
Na cola
A Polícia Federal está investigando o juiz José de Ribamar Oliveira e Silva, de Parnaíba. Os policiais chegaram até ele através de uma investigação sobre tráfico de drogas no Piauí.
E o juiz parece ter se especializado em soltar traficantes de drogas condenados.
Desídia
O Ministério Público Estadual pediu a realização de correição extraordinária 1ª. Vara Criminal de Parnaíba para tirar da loca mais de mil processos que estão aguardando julgamento. O juiz recém-afastado José de Ribamar Oliveira e Silva os mantinha parados, longe das vistas dos promotores de Justiça.
Pelo visto, o juiz trabalhava pouco. E só nos processos que lhes interessava.
Arimatéia Azevedo
Parnaíba deixará de construir com recursos federais?
Parte desses pré-candidatos a prefeito de Parnaíba, que integram o “blocão de oposição” ao governo José Hamilton, é contra parcerias do município com o Governo Federal. Sim, porque criticam abertamente que tudo que o atual governo realiza, em termos de obras, é com recursos federais. Como se isso fosse um grande mal.Não sabem que sem parcerias empreendimentos relevantes não acontecem.Fundo de Participação só dá para gerenciar a folha de pessoal.
Magalhães deixa base governista e diz: ‘Eu que não aguento mais’
Magalhães revelou que não aguenta mais as hostilidades do governo para com ele e seu partido

O que está sendo feito com o dinheiro que entra na Federação Piauiense de Futebol?

Os desportistas querem saber o que está feito com o repasse que Federação Piauiense de Futebol recebe mensalmente no valor de R$ 60.000,00.
Quem está administrando a federação é o presidente do Parnahyba, José de Lima e Silva, o Zé Lima, por força da resolução n° 05/2011, da CBF.
Os repasses de junho a agosto para a federação atingem o total de 180 mil reais, conforme os extratos. Quem souber o que está sendo feito com o dinheiro, por favor, comunique ao blogueiro!
Jornalista Bernardo Silva no banco dos réus
Ao meio dia desta quinta feira estarei sentado no banco dos réus, no Juizado de Pequenas Causas, para a primeira audiência de um processo que respondo por danos morais (calúnia, infâmia e difamação), por me manifestar na imprensa (Internet), contra a omissão de governantesTransparência à moda do Brasil!

Nani
Suplicy adere na véspera ao ‘Dia Mundial Sem Carro’

Projeto para suprir carência de computadores nas escolas públicas
Observações da coluna: Quantos computadores e outros produtos de informática contrabandeados são apreendidos todo ano pela Receita Federal? Seria interessante que a autora do projeto tivesse essa informação para fortalecer a ideia. Não estaria faltando ao projeto o estabelecimento de critérios para a doação?